
Desmantelo - Ramos pede empréstimo para pagar salários, Vereadores do Paulista aprovam, prefeito veta Por Ricardo Andrade*
13/10/2025 -
A aprovação, dias atrás, na câmara de Vereadores do Paulista, sem um único voto contrário, da mensagem enviada pelo Prefeito Ramos, pedindo autorização para tomar um empréstimo junto à PreviPaulista, para pagar salário aos servidores, expõe aquilo, que já não é mais novidade pra ninguém: a subserviência do legislativo ao executivo, o controle das câmaras municipais e a quase extinção da oposição, em toda RMR. No dia seguinte, com receio das implicações, o Prefeito Ramos, vetou o projeto, por ele mesmo, encaminhado à Câmara. Tirando o Recife, Jaboatão e Olinda, quase todas as demais câmaras da RMR, convivem com um poder quase absoluto, por parte dos Prefeitos de cada município.
Descalabro
Isso tem enfraquecido a cidadania, e se não fosse iniciativas locais, por parte de lideranças e de ONG's, a sociedade estaria calada, amordaçada. Até o MP e os Juízes de cada região, e o próprio TCE, parecem fazer vista grossa, face a algumas medidas adotadas por Prefeitos e secretários, nepotismo, dispensa de licitações, seleções simplificadas, super faturamento, cachês altíssimos etc são práticas corriqueiras, e os vereadores seguem abdicando de sua função fiscalizadora no legislativo.
O Congresso da UVP(União dos Vereadores de Pernambuco), realizado recentemente em Paulista, debateu temas relevantes, numa teorização edificante, mas que na prática, limita-se a uma pequena parcela de nossos representantes municipais. Democracia se faz com os contrários, com alternância do poder e com transparência. Não se admite mais, vereadores, do tipo, "lobistas" ou "múmias", que entram calados e saem mudos do Plenário. Os tempos são outros, precisamos melhorar nossa representação, em todos os níveis.
*Historiador e Cientista Político.
NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. Títulos e intertítulos são responsabilidade da edição. Todas as pessoas e instituições citadas têm espaço para suas versões.
