
Futebol - Conquista do acesso do Náutico para a Série B fez torcida relembrar “Batalha dos Aflitos e duelo de 2019”
13/10/2025 -
Foi sofrido, dramático e com lance polêmico no último minuto e pênalti desmarcado pelo VAR. Mas o Náutico está na Série B do Campeonato Brasileiro de 2026. E a conquista do acesso do Náutico para a Série B, como em 2019, foi decidida numa mesma cobrança de pênalti, e construiu o seu roteiro semelhante. Com gol de pênalti aos 42 minutos do segundo tempo e susto até o final, o Timbu venceu o Brusque por 2 a 1, nos Aflitos, e saiu do buraco que é a Série C.
A cena se repetiu
Assim como em 2019, a cena se repetiu. E com Hélio dos Anjos, dessa vez, do lado da "casa". Após o apito final do árbitro, uma multidão alvirrubra tomou conta do estádio dos Aflitos, correndo pelo gramado para comemorar a conquista. Hélio dos Anjos, Muriel, Vinícius, todos muito celebrados pelos torcedores.
Fez a sua parte
Com o estádio lotado, o Timbu fez a sua parte ao vencer o Brusque, nos Aflitos, por 2 a 1, e a Ponte Preta derrotar o Guarani no Dérbi, em Campinas. Eram os resultados da última rodada do quadrangular da Série C que interessavam ao Alvirrubro. E assim ocorreram. Marcaram para o Timbu Hélio Borges e Paulo Sérgio, de pênalti, e João Maistro, contra, diminuiu para o Quadricolor.

Os quatro que subiram
A última rodada do quadrangular do acesso da Série C, disputada neste sábado à tarde, definiu os quatro clubes promovidos para a Série B de 2026. Além da Ponte Preta, classificada com duas rodadas de antecedência, Náutico, Londrina e São Bernardo sobem à Segundona do ano que vem.
A final
A final da Série C será entre Londrina e Ponte Preta, com datas e horários a serem definidos pela CBF. Ambas as equipes terminaram no primeiro lugar de seus respectivos quadrangulares.
Londrina e São Bernardo no grupo B
No grupo B, a composição ficou da seguinte forma: Londrina, em primeiro, São Bernardo, em segundo, Floresta em terceiro e Caxias em quarto lugar.
Acesso encaminhado
No estádio Vitorino Dias, o Londrina, que estava com o acesso encaminhado, sacramentou a vaga na Série B de 2026 ao empatar com o São Bernardo por 1 a 1.
Só precisava
O time paulista só precisava de um empate também, caso o Floresta não vencesse, então também subiu. O time cearense ficou no 1 a 1 com o Caxias, no Centenário, em Caxias do Sul.
Ponte e Náutico no grupo C
Os Aflitos
Nos Aflitos, o Timbu precisava vencer o Brusque – não havia ganhado uma partida sequer dentro de casa neste quadrangular – e torcer por um tropeço do Guarani no Dérbi contra a Ponte. Assim aconteceu.
O jogo
O jogo terminou 2 a 0 para a Macaca, líder do grupo C, e os alvirrubros venceram o Quadricolor, que chegou com chances de acesso após emendar duas vitórias seguidas, por 2 a 1.
Ficou pelo caminho
Assim, o Guarani, arquirrival da Ponte Preta, ficou pelo caminho. O Bugre terminou em terceiro lugar do grupo e jogará a Terceira Divisão em 2026. Já a Ponte, além do acesso, carimbou passagem rumo à finalíssima, tendo a chance de conquistar o primeiro título brasileiro da sua história. (O Poder)
