
Fenômeno da natureza - Baía da Traição tem perda de 80 metros devido o avanço do mar no Litoral Norte da Paraíba
13/10/2025 -
O avanço do mar na Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, vem destruindo habitações, e causado outros transtornos, especialmente na área da Praia do Forte. Moradores denunciam por meio de vídeos publicados nas redes sociais, os estragos.
Virou de ponta-cabeça
Um morador mostrou que uma casa virou de ponta-cabeça na faixa litorânea do município, devido ao avanço do nível do mar, recentemente.
A perda
Um trecho da cidade sofreu com a perda de 80 metros de território devido esse avanço, que é acompanhado desde 1984, pelo professor e pesquisador Celso Santos, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Os dados
De acordo com dados da pesquisa que ainda não foi publicada e segue em curso, todo o litoral da cidade de Baía da Traição perdeu 12 metros, em média, entre 1984 e 2025, período em que vigora a pesquisa, com uma taxa de recuo de território de 0,29 metros a cada ano.
12 metros
Segundo a pesquisa, os 12 metros perdidos são correspondentes às somas dos trechos analisados em toda a faixa litorânea da cidade, o que gera esse número de média. Há ainda outros trechos dentro da faixa litorânea em que houve ganho de território
Concentração urbana
Foi observado que, de modo geral, a porção central da cidade onde há maior concentração urbana e turística, são encontrados os índices mais acentuados de erosão, enquanto as extremidades do município ainda mantêm certa estabilidade devido à presença de dunas e vegetação nativa.
A erosão
A erosão costeira foi motivo para um decreto de situação de calamidade pública. Um dos locais mais afetados pela erosão é a Praia do Forte, onde passa a rodovia PB-008, que conecta Baía da Traição às aldeias indígenas. O município tem cerca de 86,64% da população composta por indígenas, segundo o Censo 2022.
Informou
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informou que disponibilizou as licenças ambientais para que a prefeitura de Baía da Traição possa iniciar as obras recomendadas pelos técnicos que fazem o monitoramento da área. (O Poder)