
Israel diz que um dos corpos entregues pelo Hamas não é de nenhum refém
15/10/2025 -
O exército de Israel declarou hoje, 15/10, que um dos quatro corpos entregues pelo Hamas ontem, 14/10, não pertence a nenhum refém israelense. “Após a conclusão dos exames no Instituto Nacional de Medicina Legal, o quarto corpo entregue a Israel pelo Hamas não corresponde a nenhum dos reféns”, disseram as Forças de Defesa de Israel em um comunicado. “O Hamas deve empenhar todos os esforços necessários para devolver os reféns falecidos.” Uma fontes israelense disse que os restos mortais parecem ser de um palestino da Faixa de Gaza. Outra fonte afirmou que as avaliações iniciais sugerem que o Hamas identificou o corpo incorretamente, em vez de ter enviado o corpo errado intencionalmente. “Esperamos a liberação de mais corpos ainda hoje”, disse.
Os 3 corpos identificados
Os outros três corpos de reféns israelenses foram identificados pelas famílias como Uriel Baruch, Tamir Nimrodi e Eitan Levi. Baruch tinha 35 anos quando foi sequestrado pelo Hamas no festival de música Nova. O Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas informou que ele foi posteriormente morto em cativeiro. A família de Nimrodi também confirmou a identificação do corpo dele. Nimrodi era um soldado israelense e foi sequestrado de sua base perto da travessia de Erez, entre Israel e Gaza, em 7 de outubro de 2023. Ele tinha 20 anos na época. Levi foi sequestrado enquanto levava uma amiga para sua casa no kibutz Be'eri em 7 de outubro de 2023. Sua família foi informada 2 meses depois que o homem de 53 anos havia sido morto e seu corpo levado para Gaza.

Caso Shiri Bibas
Durante um acordo de reféns em fevereiro de 2025, o Hamas entregou um corpo que alegou ser de Shiri Bibas, a mãe israelense de 32 anos sequestrada do Kibutz Nir Oz com seus 2 filhos pequenos. Exames forenses revelaram posteriormente que os restos mortais pertenciam a uma mulher palestina, não a Bibas, uma revelação que Israel condenou como uma grave violação dos termos do acordo. O Hamas devolveu os restos mortais de Shiri Bibas no dia seguinte.