
Futebol - Treze realiza eleição para escolha do novo presidente no próximo domingo
15/10/2025 -
Após ser adiada por falta de candidatura, o Conselho Deliberativo do Treze confirmou para o próximo domingo (19/10), a nova data para as eleições da Diretoria Executiva do clube. No calendário eleitoral, o prazo para a inscrição de chapas vai até às 17h desta quarta-feira (15).
Segunda vez
Esta é a segunda vez que as eleições do Treze foram adiadas. Anteriormente, nenhuma chapa havia se inscrito para concorrer ao pleito, em nenhum dos dois prazos estabelecidos pelo Conselho Deliberativo. Apesar de que nomes foram cotados ao clube, como o do ex-presidente João Paiva e o tabelião Raul Pequeno.
Os conselheiros
Para a inscrição de chapas, vão ser considerados adimplentes os conselheiros que estiverem com as suas obrigações quitadas até o prazo final de registro. Ou seja, às 17h desta quarta-feira, dia 15 de outubro.
Deve ser homologada
A chapa encabeçada pelo conselheiro João de Paiva Filho deve ser homologada pelo Conselho Deliberativo para administrar o Treze nas próximas três temporadas.
Primeira data
Inicialmente a eleição estava marcada para o dia 5 de outubro. Como nenhuma chapa foi inscrita para participar do processo eleitoral do Galo, o pleito foi adiado.O pleito anterior estava previsto para acontecer no último dia 06, e mesmo com as pretensões de João Paiva e Raul Pequeno, de concorrer ao cargo, nenhuma chapa foi inscrita.
Recuperação judicial
Um dos fatores que está atrapalhando o andamento da eleição é a recuperação judicial vivida pelo clube. Isso porque, após a apresentação da proposta dos credores e das exigências feitas por eles, o processo acabou sendo diretamente afetado.
A dívida
A dívida do Treze, hoje, gira em torno de 28 milhões de reais. No processo de recuperação judicial, o Galo da Borborema apresentou duas propostas para negociar os seus créditos. Todas as tentativas foram negadas.
A proposta
A proposta formulada pelos credores ao Treze afirma que o pagamento deve ser pago em três anos. Em que o primeiro pagamento deve acontecer após 10 meses da homologação. As dívidas também vão sofrer correções de 1,5% ao ano. O plano de pagamento para credores trabalhistas ainda divide os créditos em subclasses.
SAF
Prestes a deixar o cargo, o presidente do Treze, Artur Bolinha, defendeu a transformação do Galo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) como caminho indispensável para a sobrevivência do clube.
Articulações
Paralelamente às articulações políticas, e a negociação com os credores, o conselheiro tem mantido contato com possíveis reforços e também com treinadores. Inicialmente, o nome mais cotado para comandar o Galo era o de Moacir Júnior, mas, com o adiamento da eleição, o cenário pode mudar. Diante dessa indefinição, outros técnicos passaram a surgir no radar do Treze, caso o retorno de Moacir não se concretize.
Severino Lopes
O Poder
Foto: Reprodução / TV 13
