
Mano Medeiros da exemplo capacitando comerciantes da orla para garantir bebidas seguras
16/10/2025 -
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promoveu, hoje, quinta-feira (16/19), uma capacitação voltada para comerciantes das praias de Piedade e Candeias, com o objetivo de orientar sobre os riscos da comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. O encontro foi realizado no auditório do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), em Piedade.

A iniciativa
Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, contou com a parceria do Procon Jaboatão, da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, e da Vigilância Sanitária. Durante a capacitação, os participantes receberam orientações sobre como identificar produtos falsificados, reconhecer sinais de adulteração — como lacres violados, ausência de selo fiscal e rótulos irregulares — e sobre a importância de adquirir bebidas apenas de fornecedores confiáveis.
Relevância
A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, destacou a relevância da ação e o papel dos microempreendedores na prevenção.
“É fundamental estarmos juntos neste momento de aprendizado e qualificação, para que possamos enfrentar, da melhor forma possível, os desafios relacionados à venda segura de bebidas alcoólicas. Essa iniciativa beneficia não só os comerciantes, mas também toda a população. As equipes da Vigilância Sanitária e do Procon Jaboatão estão empenhadas em manter esse diálogo próximo com vocês, que podem nos ajudar a construir soluções com responsabilidade e respeito. Esse é um compromisso que o prefeito Mano Medeiros reforça diariamente conosco e que repassamos a todos vocês”, afirmou Zelma.

Fiscalização
Nos últimos meses, a Vigilância Sanitária e o Procon Jaboatão intensificaram as ações de fiscalização e conscientização, com foco na prevenção de intoxicações por metanol. Mais de 1.400 unidades de bebidas com indícios de adulteração já foram apreendidas em operações preventivas realizadas no município.
Plataforma
Além das fiscalizações, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a plataforma digital Saúde Vigilante https://saudevigilante.jaboatao.pe.gov.br/ onde a população pode denunciar produtos suspeitos e relatar casos de possível intoxicação.
Saúde
“O nosso objetivo, enquanto órgão de fiscalização, é garantir a saúde de quem consome e a tranquilidade de quem vende. Esperamos que este momento seja de aprendizado e orientação para todos, para que possamos enfrentar juntos esse cenário de alerta que afeta nosso município, o estado e todo o país”, destacou a diretora do Procon Jaboatão, Tacyana Sales.
Foto: Josué da Mata
