
Transporte - Catracas elevadas já estão em teste nos ônibus do Grande Recife para combater invasão
17/10/2025 -
O transporte público na Região Metropolitana do Recife iniciou a instalação de catracas elevadas em alguns coletivos. A medida faz parte de testes conduzidos pela Urbana-PE, em atendimento a uma determinação do órgão gestor do sistema.
Objetivo
Os novos dispositivos têm o objetivo de combater a invasão e o não pagamento de passagens nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR.
Linhas
Esta semana, algumas linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife passaram a testar as novas catracas elevadas, que voltaram a ser instaladas nos coletivos para tentar inibir a evasão de receita.
Pulos
As linhas escolhidas têm um alto número de pulos de catraca na operação diária, como é o caso da linha 262 – TI Jaboatão/Malvinas, operada pela empresa Metropolitana, que começou a rodar com os novos equipamentos.
Prejuízo
O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) não tinha informado o início dos testes?das novas catracas elevadas, mas confirmou que ele iria acontecer. Além de desmoralizar o sistema, as invasões geram um prejuízo estimado em R$ 20 milhões por mês e desorganizam todo o planejamento operacional da frota.
Ergonômicas e acessíveis
A promessa é de que as catracas elevadas serão mais ergonômicas e acessíveis aos passageiros. O projeto piloto prevê a implementação de dois tipos de dispositivos anti evasão de receita tarifária - uma forma mais técnica de definir as catracas elevadas -, com um cuidado com a ergonomia dos equipamentos. (O Poder)
