
Economia - Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem ter reunião em breve
17/10/2025 -
Em declaração conjunta, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, informaram que "mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento".
A reunião
Mauro Vieira e as autoridades norte-americanas reuniram-ontem, quinta-feira (16/10), na Casa Branca, em Washington, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
O comunicado
O comunicado diz ainda que as autoridades estão empenhadas em marcar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
O Palácio
Fontes garantem que o Palácio do Planalto vê a desvinculação do trilho político do trilho econômico-comercial após a reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, em Washington.
Os relatos
Os relatos que chegaram de Washington e Brasília após a reunião ontem (16) entre ambos foi visto como uma confirmação de um aspecto considerado importante para a diplomacia brasileira de que será possível focar as negociações em termos econômicos e comerciais.
Não tratou
Segundo o Planalto, não tratou da situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro nem do mérito das sanções aplicadas pela Casa Branca contra autoridades brasileiras, como o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Chamou a atenção
Além disso, chamou a atenção a presença do representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, que comanda o USTR — sigla para United States Trade Representative (em tradução livre, Representante Comercial dos Estados Unidos).