
É Findi - 15 de Outubro, Dia do Professor - Crônica, por Maria Inês Machado*
18/10/2025 -
A Educação Muda o Mundo
A família tinha poucos recursos, e Joaquim se preocupava com o futuro. Aluno inteligente, destacava-se na escola. Suas notas brilhavam no boletim. Os colegas solicitavam ajuda e, de maneira prazerosa, ele os ajudava com explicações inteligentes, principalmente em Matemática.
O garoto cresceu. Na adolescência, prometeu aos pais uma nova morada, com árvores no quintal e flores no jardim. Aprendera, nas durezas da vida, a colocar a gratidão na esteira da existência. No percurso da adolescência, ministrava aulas particulares na área que amava: Matemática. O desejo de transitar pela vida com independência financeira o levou à realização do concurso para a vida militar. Aprovado, deixou a casa paterna aos 17 anos. Escola de Especialistas da Aeronáutica. Formado na área de voos, passou doze anos nas cabines de avião.
No ar, enfrentou muitas situações vexatórias, mas não desistia. Continuava firme nas aeronaves. Nesse percurso, voltou o foco para a área dos seus sonhos. Tornou-se professor de Matemática. Laureado. Momento de escolha. Trocou o pouso pelas aterrissagens nas salas de aula. Veio a pós-graduação. Escolas e faculdades permeavam o universo de ensino do professor Joaquim.
Novo ciclo.
Ali, transformava números em linguagem, fórmulas em pontes e dados em decisões. Paciência, método e afeto transitaram pela sua vida de professor. Transformava cada gráfico interpretado e cada limite compreendido em flores no quadro branco. No tabuleiro dos números e na paisagem dos gráficos, transformava dúvidas em descobertas. Entre limites e derivadas, médias e variâncias, probabilidades e integrais, a lousa era bússola: orientava, acolhia e desafiava.
O envolvimento dos alunos provocava o sorriso largo do mestre dos números. Normalmente, no final da aula, após as demonstrações das fórmulas da Matemática, olhava para o quadro branco e, numa contemplação surreal, socializava com os alunos os sentimentos do coração em expressões de alegria: “A Matemática é linda!” “Arretado demais!”
Por inúmeras vezes, foi paraninfo das turmas. Homenagens significativas: placas, medalhas, troféus — entre elas, um prêmio em Chicago. A vida do professor Joaquim representa a de muitos professores e educadores: profissionais que adentram o território do magistério não para guerrear com os baixos salários, a carga horária exorbitante, a ausência de políticas públicas, ou as escolas municipais, estaduais e universidades sucateadas.
A sua proposta era a formação do cidadão ético, crítico, participativo, capaz de atuar com responsabilidade para a formação de uma sociedade mais fraterna, justa e igualitária. O professor não é apenas quem ensina, mas quem descobre, junto com o aluno, os caminhos da curiosidade, da dúvida e da construção do conhecimento.
Professor Joaquim o teu nome ficou registrado na vida de muitos alunos, hoje profissionais.
15 de Outubro: Uma data para comemorar.
*Maria Inês Machado é psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Intervenção Psicossocial à família. Possui formação em contação de histórias pela FAFIRE e pelo Espaço Zumbaiar. Gosta de escrever contos que retratam os recortes da vida. Autora do livro infantojuvenil 'A Cidade das Flores'.
