
Festival - Websérie pernambucana “Antártica Terra de Todos” disputa o Rio Webfest em duas categorias
18/10/2025 -
Severino Lopes
Do calor do Recife ao frio extremo do continente branco, a jornalista e documentarista pernambucana Patrícia Azvdo chega ao Rio Webfest 2025 com uma produção indicada a Melhor Série de Variedades e Melhor Fotografia. O Festival acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro.
Impacto
Dirigida e produzida por Azvdo após três expedições à Antártica, a websérie — publicada no canal Terra de Todos, no YouTube — revela o impacto das mudanças climáticas, a rotina da comunidade científica, o turismo sustentável e os desafios ambientais no extremo sul do planeta. O projeto tem patrocínio da Petrobras e apoio da Marinha do Brasil, Swan Hellenic e Brasileiros em Ushuaia.

A seleção
A seleção no festival coroa a trajetória de visibilidade internacional do trabalho: já são 13 prêmios internacionais — incluindo Melhor Série no ART&TUR (rede CIFFT) e Grand Winner + Melhor Filme Ambiental no Cannes World Film Festival - além de 1 prêmio nacional, 5 menções honrosas (Berlim, Nova York, Los Angeles e Hollywood), finalista em Londres, 3 indicações (Londres, Cambridge e Barcelona) e 55 semifinais ao redor do mundo.
“A Antártica é um patrimônio global; preservá-la é um dever compartilhado entre governos, sociedade e a comunidade científica”, afirma Patrícia.
O evento
O evento incluirá palestras com convidados internacionais, painéis, exibição de conteúdo, oficinas, rodadas de negócios e premiação.