
Livro 'Apologia da Fé Católica', de Alexandre C. de Almeida, está nas mãos do Papa
18/10/2025 -
Lançado em agosto, nas versões física e digital, o livro do engenheiro Alexandre Almeida foi entregue ao papa Leão XIV pelo presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego Filho. Acompanharam Vital sua esposa, Vilauba Moraes do Rego e sua mãe, a ex-senadora Nilda Gondim.
O livro
É uma obra desafiadora, a partir do perfil do autor. Alexandre C. de Almeida não é teólogo, clérigo ou integrante da hierarquia eclesiástica. É um engenheiro e consultor de alto nível, articulista com intimidade no uso das palavras. Que tem como credencial mais importante para assinar a obra uma vida de católico praticante, estudioso e decidido a entender e explicar, em linguagem acessível e envolvente, os mistérios da religião e da fé.

Visão geral do livro
De forma resumida, o livro "A Apologia da Fé Católica" apresenta a história do povo judeu a partir da criação do homem, descrito como a obra-prima de Deus. Contudo, mesmo tendo recebido o dom de ser imagem e semelhança do Criador, o ser humano cedeu sucessivamente à ilusão da soberba, fazendo com que a relação entre Deus e a humanidade se tornasse um constante recomeço. Este trecho da apresentação bem expressa o que o leitor vai encontrar ao longo da obra. A história repassada pelas lentes da fé e a fé interpretada no quadro dos acontecimentos históricos.
O autor consegue encarar narrativas bíblicas, acontecimentos sobrenaturais, seres humanos prodígios, além da evolução do mundo e da sociedade. Sempre combinando as dúvidas próprias ao ser humano com as certezas de crenças inabaláveis. Desse modo, cada página engrandece o espírito e enriquece a cultura humanística, tanto para católicos, quanto para os seguidores de outras religiões. Até os não religiosos têm muito o que aprender para engrandecimento do espírito.
Etapas
O livro é dividido em duas partes. Na primeira, o autor aborda desde a origem dos tempos até os sete sacramentos de Jesus, passando por Noé, Abraão, a formação do povo israelita, e personagens e episódios marcantes da trajetória dos hebreus.
A exemplo de José do Egito, Moisés e os Dez Mandamentos, Davi, Salomão, prosperidade e queda do Reino de Israel, o profeta Elias, a Sagrada Família e o Ministério de Jesus. Inclusive as dores, a morte e ressurreição. Concluindo com os sacramentos e Pedro, o primeiro papa.
Na segunda parte
O autor aborda a fundação da igreja, o papel de São Paulo, o prodigioso crescimento do cristianismo e a consolidação da doutrina católica. Também são explanados fatos históricos essenciais, como os Concílios de Jerusalém, de Nicéia, e de Trento, o Imperador Constantino, os Cismas e o surgimento dos anticatólicos.

Alexandre explana que a santidade da Igreja não se fundamenta na perfeição moral de seus membros, nem em sua estrutura visível ou nos seus edifícios, mas na sua união com Cristo e na presença constante do Espírito Santo.
Segundo afirma Alexandre, a Igreja "expandiu-se pelo mundo inteiro, superou divisões étnicas, ganhou credibilidade, permaneceu fiel mesmo diante do martírio, preservou intacta a fé frente às diversas heresias enfrentadas, transmitiu o Evangelho a povos estrangeiros, resistiu a impérios e revoluções, e sobreviveu até mesmo defronte do comportamento suspeito de alguns de seus membros".
Desejo da fé
Conforme dito na apresentação da obra, este breve e elucidativo trabalho de Alexandre Almeida, fruto de sua fé em Deus e do desejo de se aprofundar nos mistérios divinos, “revela-nos o tesouro que muitas vezes desconhecemos: o desejo da fé.”
Para adquirir
Na biblioteca Amazon, ao preço de R$ 24,99, através do link abaixo:
https://amz.onl/069c9pF