
Negociação - Empresa chinesa tem interesse em metrô do Recife e Alepe realiza audiência para debater futuro do transporte
21/10/2025 -
Um meio de transporte essencial para milhares de pessoas no Grande Recife, mas que se tornou sinônimo de transtorno. O metrô, que deveria oferecer agilidade, opera com um sistema complexo e repleto de falhas que se arrastam por anos. Agora, os governos federal e estadual apostam na privatização do serviço para tentar resolver esses problemas crônicos.
A empresa
Em entrevista, direito de Pequim, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD) disse que a empresa chinesa CRRC –maior fabricante de trens de metrô do mundo– tem interesse na concessão do sistema metroviário de Recife. O metrô da capital pernambucana deve ser leiloado no 1º semestre de 2026.
Reunião
Raquel Lyra disse que se reuniu com representantes da companhia para tratar da encomenda de trens para o metrô o pernambucano. Foram apresentados 4 planos para a compra dos vagões. A companhia realizará uma visita de vistoria no Recife em novembro.
Os problemas
"Superlotação agonia, empurra-empurra”. Os principais problemas estão diretamente ligados a falhas na rede aérea. Nos últimos dois anos, foram registradas pelo menos 18 paralisações.
A empresa vencedora
A empresa vencedora da concessão assumirá a gestão de um sistema com 37 estações que atendem uma média diária de 137 mil passageiros. A estrutura do metrô do Recife é dividida em, Linha Centro: sai do Centro do Recife, vai até Coqueiral e se divide em dois ramais para Jaboatão e Camaragibe; Linha Sul, que completa o sistema, ligando a Estação Cajueiro Seco à Estação Recife e Linhas a diesel, compostas por veículos leves sobre trilhos (VLTs), vão até o Cabo de Santo Agostinho, partindo da Estação Curado, na Linha Centro, e da Estação Cajueiro Seco, na Linha Sul.
Principais problemas
Os principais problemas estão diretamente ligados a falhas na rede aérea. Nos últimos dois anos, foram registradas pelo menos 18 paralisações.
Concessão
A discussão sobre a concessão do metrô do Recife não é recente. O projeto está em pauta desde 2019. A concessão, para ser efetivada, depende de um acordo entre o estado, a União e o BNDES.
Debate
Ontem, segunda-feira (20/10), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, uma audiência pública para discutir o futuro do Metrô do Recife e lançar a Carta ao Presidente Lula em Defesa do Metrô do Recife, documento que será entregue ao presidente por meio da comissão formada durante o encontro.
Expressa
O texto, articulado pelo deputado João Paulo (PT), expressa a posição contrária à privatização do sistema e defende investimentos públicos como caminho para garantir a modernização e a manutenção do transporte.
Acompanha
Representando o Governo do Estado, o secretário executivo de Mobilidade, Pedro Neves, afirmou que a gestão estadual acompanha os estudos do Governo Federal e do BNDES sobre o modelo de concessão, mas reforçou a importância da participação conjunta de todos os entes federativos.
Severino Lopes
O Poder
