Literatura - Academia Recifense de Letras empossa novos acadêmicos nesta quarta-feira
28/10/2025 -
Em sessão solene marcada para amanhã, quarta-feira (29/10), às 15h, a Academia Recifense de Letras, presidida pelo acadêmico Heitor Bezerra de Brito, dará posse aos novos acadêmicos.
Os escritores
Serão empossados os escritores: Conceição Rodrigues (cadeira n° 33), Marcelo Reis Rodrigues da Silva (cadeira n°39), Luiz Gonzaga da Cunha Silva (cadeira n° 04), Raphaela Nicácio da Silva Lopes (cadeira n° 34) e Wanderson Sobral Florêncio (cadeira n° 21).
A solenidade
A solenidade será realizada na sede da Academia Pernambucana da Letras, na Avenida . Rui Barbosa, 1596, no bairro das Graças, em Recife-PE).

Conceição Rodrigues
A nova imortal Conceição Rodrigues é natural de Arcoverde-PE, é professora, poeta, contista, romancista e cronista. Graduada em Letras pela UNIFIRE, tem especialização em Literatura brasileira pela mesma universidade, faz especialização em Escrita Criativa pela UNIUBE. É mestra em Estudos da Linguagem, PROGEL/ UFRPE.
Livros
É autora dos livros: “Molhada até os ossos”, “Os dedos das santas costumam faiscar”, “Para dançar na cerca elétrica” (poemas) e de “E Deus não acudiu ninguém” (contos). É coautora da obra Semear, resultado de projeto homônimo que visou o letramento literário dos estudantes de PE.
Organiza
Participa e organiza antologias, faz leitura crítica e mentoria de obras literárias. Recebeu Menção Honrosa no IV Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro de contos “Corda para nós” e no V Prêmio Pernambuco de Literatura com o romance “323”.

Raphaela Nicácio
Natural de Recife-PE, é professora, jornalista, escritora e editora. Especialista em Jornalismo Cultural pela UNICAP, graduada em Letras/ Língua Portuguesa (Universidade Estácio de Sá) e em Jornalismo (Faculdades Integradas Barros Melo).
Mestranda
Atualmente é mestranda em Estudos da Linguagem pela UFRPE/ PROGEL. É autora dos livros: "Seu Joaquim e Dona Maria: Os Famosos Contadores de Histórias do Vale do São Francisco", a "Biografia do escritor Nelson Brandão - Viver é ter histórias para contar", além de organizar várias antologias como "Novos Horizontes", "Lendas do Nordeste", "Antologia das Águas" e "Somos mais + 20 Autores Pernambucanos" (Vol. I e Vol II).
Menção Honrosa
Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Elita Ferreira da Academia Pernambucana de Letras com o livro “As Histórias de Seu Joaquim e Dona Maria” e Menção Honrosa da Fundação Nacional Assis Chateubriand com a redação “Minha Cidade, Minha Vida”.

Luiz Gonzaga da Cunha Silva
Natural de Vertentes-PE, graduado em filosofia, também fez estudos nas áreas de teologia e sociologia.
Obras
É autor das obras infanto-juvenil: O Menino que Encantava Borboletas, As Travessuras de Luizinho e Seus Primos e Novas Aventuras de Luizinho e Seus Primos: Contos: A Viúva Virgem e Outros Contos, O Ancião e a Solidão: Romances: O Fim do Mistério no Palácio do Lago Azul e O Reino de Vênus; Biográfico: O Menino que Queria ser Rico.
Marcelo Reis
Natural de Recife-PE, escritor, geólogo, foi professor titular do Departamento de Geologia da UFPE, mestre em Geologia pela UFPE e doutor em Geologia pela Universidade de Munique (Alemanha). É autor dos livros de contos/crônicas: “Café da Manhã com Chet Baker” (2013), “Histórias Curtas Fortuítas” (2015) e “Reminiscências Visitadas & Verdades Camufladas” (2025). Também publicou contos em duas edições da Coletânea Literária Safira, editada pela Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE).
Wanderson Florêncio
Escritor, advogado e deputado estadual por Pernambuco, natural de Caruaru e recifense por adoção. Une, em sua trajetória, o olhar de suas origens e a sensibilidade urbana de quem há mais de duas décadas vive e constrói ideias na capital.
Caminho
Seu caminho na vida pública e nas letras tem sido o mesmo: o de transformar amor em ação e sentimento em palavra. Autor do livro “Conversando com o Recife” e prestes a lançar suas novas obras “A Caminho da Boulangerie” e “Haicais – Notas Poéticas do Autor”.
Academia de Letras e Artes
É membro honorário da ALANE - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro e filiado à União Brasileira de Escritores (UBE). Tem artigos publicados nos principais jornais de Pernambuco e um compêndio de discursos que registram, com lirismo e memória, a história e as tradições do nosso povo.
O Poder
Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

