Halloween: origens e curiosidades sobre uma das festas mais emblemáticas do mundo
31/10/2025 -
Outubro é marcado por uma das festas mais emblemáticas do mundo: o Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas, que é celebrado hoje, quinta-feira, 31/10. Esta ocasião se destaca pela transformação dos espaços de convivência, que se enchem de decorações assustadoras, trajes inspirados em filmes de terror e crianças batendo de porta em porta em busca de doces. Nos Estados Unidos, onde o Halloween é uma das tradições mais populares, cerca de 65% da população participa das celebrações, totalizando aproximadamente 210 milhões de pessoas. Essa festa movimentou cerca de 9 bilhões de dólares por ano entre 2017 e 2020, refletindo seu impacto no mercado.

Halloween na Casa Branca
Trump hoje celebra Halloween com crianças na Casa Branca, acompanhado da esposa, Melania, presidente dos EUA distribuiu doces. Crianças vestidas como personagens de desenhos animados e filmes, e até mesmo como o próprio Trump, faziam fila para ganhar doces ou um autógrafo do presidente.
A origem do Halloween
Os historiadores apontam que a origem do Halloween se deu pela fusão de um festival celta com os valores do cristianismo, entre os séculos XIV e XVIII, durante a colonização das Ilhas Britânicas. Chamado de "Samhaim", a festa marcava o fim do verão e possuía um significado místico. Os celtas acreditavam que, durante o festival, que acontecia anualmente em 1 de Novembro, a barreira do mundo dos mortos e dos vivos se quebrava, e as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra.

Halloween brasileiro
No Brasil, o Halloween também ganhou destaque, com eventos onde as fantasias são as principais atrações, unindo diversão e uma pitada de mistério. Apesar disso, algumas pessoas sentiram a importância de ressaltar a cultura brasileira nessas festividades. Em 2003, foi aprovada a Lei nº 2.762, proposta pelo deputado Aldo Rebelo, que determinou o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, uma importante figura do folclore brasileiro.


