João Campos participa da retomada da Transnordestina e destaca papel estratégico da ferrovia para o futuro de Pernambuco
31/10/2025 -
O Prefeito do Recife participou hoje, sexta-feira, 31/10, do lançamento do edital para retomada das obras da ferrovia no estado, que prevê R$ 200 milhões em investimentos e geração de seis mil empregos.
O anúncio, feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, marca a reativação de um trecho de 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde, com investimento previsto de R$ 200 milhões. A iniciativa recoloca Pernambuco no centro do maior projeto logístico do Nordeste e abre caminho para novas oportunidades de crescimento no estado.
Importância
Durante o evento, João Campos ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento de Pernambuco. “A retomada das obras da Ferrovia Transnordestina, no trecho que liga Salgueiro a Suape, representa muito mais do que concreto, trilhos e dormentes. Ela simboliza a força de uma luta antiga e o sonho de integrar nosso estado ao grande corredor logístico do Nordeste e ao futuro do Brasil”, afirmou o prefeito.

Ação
João Campos também elogiou o presidente Lula e o ministro Renan Filho pela reinclusão do trecho pernambucano no Novo PAC. A obra vai beneficiar diretamente os municípios de Custódia, Sertânia, Buíque e Arcoverde, com a geração de cerca de seis mil empregos. A ferrovia é considerada uma das mais emblemáticas do país, e seu avanço no estado representa a chegada de infraestrutura, desenvolvimento econômico e dignidade para milhares de famílias.
Projeto
Ao todo, o traçado da Transnordestina terá mais de 1,2 mil quilômetros, conectando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com ramal até Suape (PE), cruzando 53 municípios.
Em Pernambuco
179 quilômetros já foram concluídos, o que representa 38% da obra no estado. A expectativa é que a ferrovia reduza os custos logísticos, facilite o escoamento da produção local e conecte o interior ao litoral, fortalecendo a economia regional. “Essa conquista é fruto de compromisso, trabalho e sensibilidade com o Nordeste e com o Brasil que produz”, reforçou João Campos.
A solenidade
Foi realizada em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes.


