De que lado você esta? Amauri Caminha* contesta artigo de José Nivaldo
02/11/2025 -
O artigo "Guerra ao crime muito bem organizado. De que lado você está", foi recebido com elogios e críticas. O escritor palmarense Amauri Cavalcanti Caminha enviou o seguinte contraditório:
Camarada Zé, boa noite! Caríssimo, sinceramente, na minha opinião, a megaoperação contra o narcotráfico não teve assim grandes méritos. Por esse caminho não resolverá a questão. Muitos inocentes, tombaram a ermo e os principais líderes, pelo que assisti, nenhum deles caiu. Doca o líder mor da facção criminosa, saiu ileso. Portanto, esse caminho, trambolhado não leva ao êxito.
Explico
Os pequenos traficantes pertencentes ao Comando Vermelho, que foram mortos, são substituídos imediatamente, simples assim. Outra coisa, é que as forças policiais, depois dessa tragédia, voltaram aos quarteis e não ocuparam os espaços dos traficantes.
Lavagem de dinheiro
Também, a lavagem de dinheiro através das fintechs e pelo menos um "respeitável" banco internacional, além de redes formais de negócios, como em postos de gasolinas, não mereceu 1% do tratamento truculento dado aos 'pés de chinelo' das comunidades. A influência de alguns políticos de direta, principalmente da extrema direita, eleitos com apoio dessas facções CV e o PCC de São Paulo, continua a olhos vistos. Todo mundo sabe quem sao e nada é feito contra eles. Hoje estão operando no coração de Brasília, centro político, e dentro da Farias Lima, grande símbolo do capitalismo financeiro. Onde a ação letal contra esses apoiadores é cúmplices dos narcotraficantes de colarinho branco? Tudo marcha para acabar em pizza, sem esses meliantes que usam roupas caras, carros de luxo e relogios extravagantes sofram sequer exposicao na imprensa, dedicada com suspeito zelo aos peixes pequenos.
Bastaria esse "dois pesos, duas medidas" para desqualificar a operacao do RJ. Acho, meu amigo Zé, que o governo do Rio deu um tiro de canhão no pé.
*Amauri Caminha é escritor e militante político.

