Assembleia Legislativa homenageia hoje ex-ministro e empresário Armando Monteiro Filho
03/11/2025 -
Espírito visionário, simplicidade e compromisso com o progresso e a democracia. São traços marcantes do perfil do empresário e político Armando Monteiro Filho, Dr Amandinho, como era tratado pelos mais próximos. No contexto do aniversario de 100 anos, se vivo fosse, os deputados e a sociedade prestam um merecido tributo. Recifense, Armando Monteiro Filho (1925-2018) terá sua trajetória celebrada hoje em sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A proposição da solenidade foi do deputado Izaías Régis (PSDB), também autor do requerimento da homenagem, que tem coautoria do deputado João Paulo Lima e Silva (PT).

Homenagens
Diversos atos estão sendo realizados para marcar o centenário. Em setembro, familiares, amigos e admiradores se reuniram em uma missa solene na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife, para um momento de congregação e lembrança do legado dele. Em outubro, a Alepe aprovou o projeto de lei que dá o nome de Complexo do Fragoso Armando Monteiro Filho ao conjunto de obras de infraestrutura para o canal e entorno do Fragoso, em Olinda, no Grande Recife. A iniciativa abrange o canal e todas as obras do seu entorno, incluindo duas lagoas de retenção, três conjuntos habitacionais, praças e sistema viário que contorna toda a área.

Perfil
Nascido em 11 de setembro de 1925 no Recife, e falecido no dia 2 de janeiro de 2018, aos 92 anos, Armando Monteiro Filho era um empreendedor visionário, líder político conciliador e democrático. Além de pai e marido dedicado, dividiu as atividades de empresário com a política, tornando-se referência para Pernambuco e para o país. Genro do ex-governador Agamenon Magalhães e casado com Maria do Carmo Magalhães de Queiroz Monteiro (1926-2020), teve como filhos o líder empresarial, ex-deputado, senador e ministro Armando Monteiro Neto; o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, líder empresarial e grande empreendedor do agronegócio Eduardo de Queiroz Monteiro; a pesquisadora e imortal da Academia Pernambucana de Letras (APL) Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti; Sérgio (falecido aos 15 anos); Horácio e Cláudio. Dr Armandinho foi deputado federal e estadual e ministro da Agricultura e Pecuária no governo João Goulart. Deixou contribuições significativas, como o Fundo Agropecuário, o novo Código Florestal e um projeto de Reforma Agrária para o país. Como líder empresarial, presidiu organizações e promoveu o fortalecimento da indústria brasileira.

Luta pela democracia
Líder de um grupo empresarial dos mais importantes do Nordeste, formado por usinas, revendas de veículos, fábricas de equipamentos pesados e um expressivo banco regional, Armando Monteiro Filho fez oposição à ditadura implantada em 1964. Foi referência na resistência legal ao regime militar, atuando no MDB, o único partido de oposição, na época. Com a volta da democracia manteve fidelidade ao trabalhismo. Amigo pessoal de Leonel Brizola, integrou o PDT que, naquela época, tinha um perfil muito diferente do comportamento do grupo que comanda nacionalmente o partido no momento atual.
Local e hora
A homenagem acontecerá hoje, segunda-feira 03/11, às 18h, no auditório Sérgio Guerra da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

