Zohran Mamdani é eleito prefeito de NY. Socialista e primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos EUA
05/11/2025 -
O prefeito eleito da cidade de Nova York, é Zohran Mamdani. Com a vitória, ele se torna o primeiro muçulmano a comandar a maior cidade dos EUA. Na disputa eleitoral, Mamdani, socialista democrático de 34 anos, enfrentou Andrew Cuomo, de 67 anos, um democrata que concorreu de forma independente após perder para Mamdani nas primárias.

Propostas do Democrata
As propostas do candidato do Partido Democrata incluem um plano para criar o primeiro programa universal de creche da cidade de Nova York, tornar os ônibus municipais gratuitos e congelar o aluguel para 1 milhão de inquilinos com aluguel estabilizado na cidade, e o acesso universal a creches. O socialista energizou jovens eleitores e progressistas com uma campanha que pode representar o primeiro esboço de uma nova estratégia dos democratas. A vitória de Mamdani coroa uma ascensão meteórica de um deputado estadual de 3 mandatos que lançou sua candidatura à Prefeitura há um ano, ainda no anonimato, prometendo tornar uma das cidades mais caras do país acessível para sua classe trabalhadora.

Zohran Mamdani também afirmou que sua vitória é para todos os nova-iorquinos, de taxistas a cozinheiros. Ele contou uma história sobre como fez uma greve de fome de 15 dias em frente à Prefeitura com um taxista chamado Richard. “Meu irmão, estamos na Prefeitura agora”, disse ele. Mamdani relatou outras conversas que teve com pessoas da classe trabalhadora ao longo dos anos. Ele disse que sua campanha foi para que essas pessoas fossem representadas. “Esta cidade é a sua cidade e esta democracia também é sua”, disse ele. Ainda durante o discurso de vitória, Mamdani apresentou sua visão para a administração, que descreveu como uma "nova era". "Esta noite, demos um passo do velho para o novo", disse para a uma multidão de apoiadores. "Portanto, vamos falar agora com clareza e convicção, sem deixar margem para dúvidas, sobre o que esta nova era trará e para quem", afirmou. Mamdani prosseguiu dizendo que, nesta era, ele entregaria aos nova-iorquinos "uma visão ousada", em vez de desculpas. "Fundamental para essa visão será a agenda mais ambiciosa para enfrentar a crise do custo de vida que esta cidade vê desde os tempos do ex-prefeito Fiorello La Guardia", disse o democrata.

