Éramos apenas 13 - Lançado livro que resgata biografia dos fundadores do Treze
05/11/2025 -
No ano do centenário do Treze, a torcida do clube ganhou um documento histórico. Foi laçado na noite de ontem, terça-feira (04/11), o livro que conta a história dos fundadores do Galo.
O autor
O livro “Éramos apenas 13”, de autoria do historiador Mário Vinícius, foi lançado às 19, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAAP), em Campina Grande, e reuniu dirigentes, ex-jogadores e torcedores.
Homenagem
A obra busca homenagear os 13 fundadores do Treze, que se uniram no dia 7 de setembro de 1925, na casa de Antônio Bióca, líder do grupo que deu origem ao Galo da Borborema. O livro resgata a biografia dos 13 homens que há 100 anos se reuniram para fundar o Galo da Borborema.
Realizou
Autor de outras obras que fazem referência à história do Alvinegro, como “Treze Futebol Clube: 80 anos de história”, Mário Vinícius realizou uma ampla pesquisa em cartórios, jornais da época e entrevistas com descendentes dos fundadores. Com 86 páginas e mais de 30 fotografias, o historiador explicou que o principal objetivo da obra é preservar os nomes e as lembranças daqueles que deram origem ao clube.
“O nome Éramos apenas 13 é uma homenagem aos fundadores do nosso clube. São 13 capítulos, cada um dedicado a um deles. Fizemos um trabalho de pesquisa histórica e documental para registrar quem foram esses homens que deram início à história do Treze” explicou Mário.
Destacou
O pesquisador destacou que o avanço da tecnologia facilitou o processo de investigação e permitiu localizar descendentes dos fundadores, o que enriqueceu o conteúdo da obra. O livro traz mais de 30 fotos e detalhes inéditos, revelando curiosidades e fatos pouco conhecidos sobre o início do clube, fundado em 1925.
“Éramos apenas 13” é o terceiro livro do autor sobre o Treze Futebol Clube. Antes dele, Mário publicou “Treze Futebol Clube: 80 anos de história” e “Deu Treze em 23”, sobre o campeonato de 2023. O novo lançamento promete emocionar torcedores e preservar a memória de um dos clubes mais tradicionais da Paraíba.
História
A história do Galo da Borborema, teve início quando Antônio Fernandes Bióca se reuniu com mais doze desportistas em sua residência para fundar um novo clube de futebol na cidade.
Segundo encontro
No segundo encontro dos amigos apaixonados pelo esporte, foi colocado em discussão qual seria o nome que o clube receberia e a proposta aceita foi a do Sr. José Casado que disse “que o clube deveria tomar o nome de Treze Futebol Clube, em virtude de ter sido este número coincidido os fundadores que são Treze pessoas”.
Os títulos
Com uma longa trajetória composta por 17 títulos estaduais (Campeão invicto em 1966), o Treze está presente nas maiores competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. O Galo está prestes a ser reconhecido como um dos campeões da Série B de 1986.
Severino Lopes
O Poder


