Transporte - Greve no Metrô do Recife chega ao 3º dia; todas as estações continuam fechadas e ônibus ficam lotados
05/11/2025 -
Tá difícil ir para o trabalho no Recife. Mais de 170 mil pessoas afetadas. Trajetos mais longos. A greve do Metrô do Recife mantém fechadas todas as 36 estações do sistema hoje, quarta-feira (05/11), o 3º dia da paralisação do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro).
Não foi encerrada
A mobilização não foi encerrada na audiência de conciliação com a Companhia Brasileira dos Trens Urbanos (CBTU) realizada ontem, terça-feira (04/11) na Justiça do Trabalho .
170 mil passageiros
Com isso, cerca de 170 mil passageiros que utilizam o metrô diariamente seguem precisando recorrer a outros meios de transporte, como ônibus e veículos por aplicativo.
A greve
A greve dos metroviários é por tempo indeterminado e foi motivada por um incêndio em um trem da Linha Centro, em 25 de outubro, que interditou a operação do Ramal Camaragibe por cinco dias seguidos, de 27 a 31 de outubro.
Decidida
A mobilização, que foi decidida em uma assembleia realizada em 30 de outubro, busca reivindicar melhorias no metrô e protestar contra a privatização anunciada pelo governo federal e que deve acontecer até 2026, com previsão de início da nova gestão em 2027. Na segunda (3), o primeiro dia da greve, o presidente do Sindmetro, Luiz Soares, foi detido pela Polícia Militar e liberado horas depois.
Trajeto longo
Com as estações fechadas e os trens fora de operação, o que era um trajeto comum virou um percurso mais longo, cheio e cansativo para os passageiros de ônibus. Desde o início da greve, os ônibus ficaram mais lotados, assim como terminais integrados localizados na Região Metropolitana.(O Poder)

