Obra - Livro sobre a história da Faculdade de Direito do Recife será lançado nesta quinta na UFPE
05/11/2025 -
O livro “Uma história das histórias da Faculdade de Direito do Recife – no Bicentenário dos Cursos Jurídicos no Brasil”, de autoria do jurista André Melo Gomes Pereira, será lançado amanhã, quinta-feira (06/11), às 19h, na Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
A obra
A obra é resultado da tese de doutorado do autor, defendida em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília, e apresenta uma rica análise das diversas obras sistemáticas que refletiram sobre a história da FDR ao longo destes quase 200 anos.
O autor
Bacharel em Direito e mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito do Recife (FDR), André Melo Gomes Pereira é professor da UFRN e juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), e integra a comissão que organiza as comemorações dos 200 anos da FDR, a serem comemorados em 2027.
Publicado
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e contará com versão digital. Os componentes da banca, professores Vamireh Chacon, Torquato de Castro Júnior (diretor da FDR), Márcio Iorio Aranha, Marcelo Casseb Continentino, e George Galindo, orientador da pesquisa e autor do prefácio, ressaltam o caráter original e essencial do tema.
Trava discussão
Na obra, o autor trava uma discussão sobre a cultura jurídica em que se inserem as Faculdades de Direito e a própria historiografia sobre elas, e também faz uma profunda análise das diversas obras sistemáticas que refletiram sobre a história da FDR, de autoria de Phaelante da Câmara, Odilon Nestor, Clóvis Beviláqua, Vamireh Chacon, Nelson Saldanha, Pinto Ferreira, Nilo Pereira, Gláucio Veiga e João Maurício Adeodato.
“De fato, a trajetória intelectual de André Melo Gomes Pereira sempre esteve envolvida com a história da Faculdade de Direito do Recife. Como seu contemporâneo nos bancos de graduação, tal qual muitos de meus colegas, sempre tomei o autor como possivelmente a maior autoridade na história da Velha Casa de Tobias. Os anos só fizeram confirmar esse juízo, que migrou da possibilidade para a certeza”, destaca o professor George Galindo.
Responsável
Galindo diz ainda que é diretamente responsável pela escolha do tema objeto deste livro:
“Falo-o não como motivo de vanglória, mas pela responsabilidade que tenho como professor e pesquisador. Ao me apresentar um tema bastante diverso para sua tese de doutorado, insisti que André deveria escrever sobre a história da FDR. Ainda que inicialmente tenha relutado, aceitou de bom grado. Afinal, por mais que digam o contrário, o amor é inefável. E o amor de André pela história da FDR é tão grande que não cabe em palavras, que sempre serão teto para o voo” destacou.(O Poder)


