COP30: Navios luxuosos com altura de prédio de 24 andares viram hotéis flutuantes
06/11/2025 -
Os dois navios de cruzeiro que chegaram a Belém para servirem de hotel para estrangeiros durante a COP 30 têm alturas maiores que prédios de 24 andares. Com piscinas e quartos luxuosos, o MSC Seaview e o Costa Diadema saíram da Itália no dia 23 de outubro rumo à capital paraense, apenas com a tripulação e 60 passageiros, e foram abastecidos para receber os hóspedes. Juntos, eles têm 3.900 cabines, com capacidade para até 6 mil leitos de hospedagem, segundo o governo federal, 1.700 já foram reservados. O MSC Seaview foi construído pelo italiano Fincantieri em Monfalcone e tem 20 decks, com total de 74 metros de altura e 323 metros de comprimento, pesando 150 mil toneladas. Já o Costa Diadema, tem 19 decks, possui 61,4 metros de altura e 306 metros de comprimento, pesando 133 mil toneladas. Este também foi construído na Itália, e entrou em operação em 2014.

Sistema rigoroso de segurança
Ambos os navios ficarão ancorados no recém-inaugurado Terminal Portuário de Outeiro, uma ilha que fica a 20 km do Parque da Cidade, onde será a Blue Zone da COP 30. Eles foram contratados pelo governo brasileiro para servirem de hotel para delegações estrangeiras entre 10 e 21 de novembro. De acordo a Secretaria Extraordinária da COP30, Secop, do governo federal, os hóspedes passarão por "raio-x", num sistema rigoroso de segurança na área restrita do porto e também vão contar com um esquema de trânsito para facilitar a mobilidade. "Os hóspedes dos navios primeiro pegam um dos 50 veículos que fazem um trajeto de 1,2 km, feito em 3 minutos, para acessar a área de receptivo. Deste ponto, eles passam a utilizar os transportes oficiais da COP para ter acesso a outros pontos da cidade. Esse serviço vai funcionar 24h, chegando à Blue Zone em 30 minutos", explicou.
"Porto Sem Papel"
A oferta de acomodações será mediada pela UNFCCC, órgão da ONU responsável pela conferência do clima, com prioridade inicial a 73 países e diárias de até US$ 200. Após os navios atracarem, a PF começou a atuar no controle migratório dos tripulantes dos navios. Também são feitas pela PF as permissões nos passes de entrada e saída do terminal portuário pelo sistema "Porto Sem Papel".


