COP30: sabores da floresta para almoço oferecido aos chefes de Estado em Belém
07/11/2025 -
O presidente Lula ofereceu um almoço para os chefes de Estado e de governo presentes na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém. O menu destacou ingredientes e preparos tradicionais da culinária amazônica, com opções também vegetarianas e veganas. O menu foi preparado pelo Chef Saulo Jennings. Logo no início do almoço, os convidados foram recebidos com palitos de jambu acompanhados de requeijão do Marajó, com alternativa de requeijão de castanha para dietas veganas, além de mujica de peixe, caldo tradicional preparado com peixe assado na brasa e farinha de mandioca. Também foi servido um consomé de legumes com ervas amazônicas, opção sem produtos de origem animal.
De entrada, a escolha foi a Salada Santarém, que combina feijão regional, tomate, cebola, manga e mix de folhas ao molho cítrico agridoce.
Entre os pratos principais, 2 versões: o “Filhote Salvação”, posta de filhote grelhado ao molho de taperebá acompanhada de risoto de feijão de Santarém. E o “Filé Salvaterra”, tornedor de filé mignon com demiglace de puxuri, mousseline de macaxeira e farofa com vinagrete. Para os convidados veganos, a opção foi o “Palmito Caboco”, palmito assado servido com mousseline de jerimum e farofa de sementes.
A sobremesa também manteve o foco regional: bolo de macaxeira com creme de cumaru e, como alternativa vegana, carpaccio de frutas com pesto de hortelã.
O almoço reforçou a intenção do governo brasileiro de valorizar a sociobiodiversidade e os saberes culinários da Amazônia diante da comunidade internacional reunida na COP30.


