Ursula Von der Leyen: Meta da UE é ambiciosa e respeita 'Acordo de Paris'
07/11/2025 -
Após a União Europeia anunciar, às vésperas da COP30, o compromisso sobre a meta de redução de emissão de gases de efeito estufa para 2035 e 2040, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, classificou a proposta como "ambiciosa" e alinhada com o 'Acordo de Paris'. "Penso que é uma NDC muito ambiciosa. [...] Ela respeita o 'Acordo de Paris', o que é sempre importante. Outro ponto é que temos unanimidade. Todos os 27 membros estão de acordo. Na democracia é um processo que é preciso ser trabalhado, que leva tempo, mas o resultado final é o mais importante", disse.

UE aprovou sua nova meta climática
Na quarta-feira, 05/11, a UE aprovou sua nova meta climática. A proposta estabelece o objetivo de reduzir em 90% até 2040 as emissões de gases que causam o aquecimento global. Após muito debate, os ministros do clima dos 27 países do bloco concordaram em permitir que até 5% da meta seja cumprida por meio da compra de créditos de carbono estrangeiros, o que, na prática, reduz o esforço real de cortes dentro da Europa para cerca de 85%. O pacto também abre espaço para que, no futuro, outra fatia de 5% possa ser compensada externamente, o que poderia baixar o corte europeu ainda mais: para 80%.
Fala Ursula von der Leyen
"Estamos no caminho certo para atingir nossa meta até 2030. Nós elaboramos uma lei que garante a neutralidade climática na União Europeia até 2050. Portanto, a direção dessa viagem está muito clara para todos nós", disse a presidente.
As chamadas NDCs
Contribuições Nacionalmente Determinada: incorporam os esforços de cada país para reduzir as emissões nacionais e adaptar-se aos impactos da mudança do clima.

