Meio ambiente - Belém encara desafios dos 10 anos do Acordo de Paris em cúpula pré-COP30
07/11/2025 -
Belém amanhece hoje, sexta-feira (07/11), com o último dia da Cúpula de Líderes, que antecede a COP30, prevista para iniciar na próxima segunda-feira (10/11).
Programação
Na programação, líderes de todo o mundo se reúnem para debater desafios e compromissos no enfrentamento da mudança do clima. Um dos principais debates diz respeito aos dez anos do Acordo de Paris, onde mais de 100 países concordaram em buscar limitar o aquecimento global a 1,5°C até 2030.
Cobrou
No dia anterior, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cobrou metas climáticas de outros países, destacando que muitos ainda não apresentaram suas Contribuições
Nacionalmente Determinadas (NDCs).
Defendeu
O mandatário também defendeu que o multilateralismo é o caminho no enfrentamento das mudanças climáticas.
Agendas
Dentre as agendas do dia inteiro, o presidente deve presidir uma sessão temática sobre os dez anos do Acordo de Paris.
Saída dos Estados Unidos
A COP30 enfrenta uma situação diferente das outras, uma vez que os Estados Unidos, chefiados pelo presidente Donald Trump, decidiram deixar o pacto.
Pouco depois de assumir a cadeira da Presidência, em janeiro deste ano, Trump afirmou que revogaria "dezenas de ordens executivas e ações destrutivas".
A decisão
A decisão colocou os Estados Unidos ao lado do Irã, Líbia e Iêmen como os únicos países do mundo fora do acordo de 2015.
O que é o Acordo de Paris?
Em 2015, cerca de 190 países se reuniram em uma cúpula climática das Nações Unidas, em Paris para aprovar o que ficou conhecido justamente como Acordo de Paris, ou então, Acordo Climático de Paris.
Aquecimento global
A ideia era limitar o aquecimento global abaixo dos 2°C. No entanto, a resolução não é vinculativa; os países não são obrigados a reduzir sua poluição climática sob a lei internacional, de forma que cada nação define sua própria meta de poluição e os meios para alcançá-las.

