Ciência - Congresso de Biomedicina destaca avanços no diagnóstico e pesquisa científica no Recife
07/11/2025 -
Entre os dias 11 e 13 de novembro de 2025, estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde se reúnem para o 1º Congresso de Biomedicina – “Entre o Teste e a Doença: O olhar biomédico no diagnóstico”.
O evento
O evento, aberto ao público, promete promover debates e trocas de experiências sobre os principais desafios e avanços no diagnóstico laboratorial. As atividades acontecem na UNIFBV Wyden, localizada na rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira, Recife – PE.
A programação
A programação, distribuída ao longo de três dias, conta com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos, abordando desde doenças infecciosas até distúrbios hematológicos e práticas laboratoriais inovadoras.
Diagnostico laboratorial
Na terça-feira (11/11), após o credenciamento, a palestra de abertura será conduzida pela biomédica e doutoranda em Medicina Tropical, Maria Eduarda, que discutirá “O papel do biomédico na pesquisa científica e no diagnóstico laboratorial da Esquistossomose”.
Palestra
Na sequência, o biomédico especializado em Toxicologia Clínica e Forense, André Silva, sobre “Intoxicação por Metanol: fisiopatologia e investigação laboratorial”.
Minicursos
O dia se encerra com minicursos da doutora em Medicina Tropical Lilian Alves, que abordará “Identificação de bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e enterobactérias com discussão de caso clínico e dos profissionais de biomedicina João Pedro e Matheus Gomes, intitulado "Dilema do Hematologista: Diferenciando Leucocitose Reacional de Leucemia Mieloide Crônica (LMC)".
Palestras
O segundo dia, quarta-feira (12/11), terá início com palestra da biomédica e especialista em Hematologia, Jenniffer Mirely, de tema: “Talassemia Beta: interpretação laboratorial e diagnóstico das anemias hemolíticas.”.
Painel
Depois acontece o painel da Doutora em Biociências, Ana Carla Silva, intitulado “Streptococcus agalactiae na gestação: implicações clínicas e desafios no diagnóstico”. Os minicursos do dia serão ministrados pela pós-doutora em Biociência Animal, Isvânia Lopes, com o tema “Identificação de cristais e cilindros com aplicação em estudo de caso”, e pelo mestre em genética, Gustavo Barbosa, em “Aplicação prática de VDRL e teste de látex para o diagnóstico da sífilis”.
Conclusão
Encerrando o congresso, na quinta-feira (13/11), a palestra “Hepatite B: interpretação dos marcadores e o papel da Biomedicina no diagnóstico”, ministrada pela Doutora em Biociência e Biotecnologia, Renata Pêssoa.
Apresentações de trabalhos
As atividades do último dia também incluem apresentações de trabalhos científicos. Com uma programação diversificada e foco no aprimoramento científico, o 1º Congresso de Biomedicina, segundo os organizadores, se consolida como um espaço essencial de atualização e integração para os profissionais da área, reforçando o papel do biomédico na prevenção, diagnóstico e promoção da saúde.

