Executivo Federal, governo do PR e entidades humanitárias atuam em busca de desaparecidos e no atendimento às famílias desabrigadas
08/11/2025 -
Hylda Cavalcanti
O tornado que assolou municípios do oeste paranaense e colocou em estado de alerta estados do Sul e Sudeste do país provocou repercussões no Brasil e no exterior, pelo seu tamanho e também pela possibilidade de ter continuidade. A preocupação provocou expectativas e cuidados de várias autoridades, independentemente de questões e ideologias partidárias.
O presidente Lula lamentou, neste sábado (08/11) o ocorrido. O governador do Paraná, Ratinho Júnior, está com equipes diversas do estado na área, colaborando pessoalmente com as buscas e tomando as devidas providências.
Por parte do Executivo Federal, foram enviados para os locais atingidos a ministra de Relações Institucionais Gleisi Hoffmann (PT), que é paranaense, e o ministro interino da Saúde Adriano Massuda.

Ajuda humanitária
Além disso, entidades humanitárias já disseram que estão se organizando para entregar alimentos e ajudar as mais de mil pessoas desabrigadas em função do acidente — número que ainda não se sabe qual é exatamente.
O tornado causou destruição nas cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava mas passou por outros 12 municípios e deixou ao menos seis pessoas mortas e cerca de 600 feridas.
Em publicação em sua conta no X (antigo Twitter), Lula reiterou apoio ao estado do Paraná e à população e disse que ministros e técnicos já estão a caminho da região para auxiliar o governo estadual. “Quero expressar meu profundo sentimento e minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas”, escreveu o presidente, que está viajando para a Colômbia, para participar de reunião da Cúpula da (Comunidade dos Estados Latino-Americanos (Celac), e não poderá ir pessoalmente à região.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, anunciou o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas. O governador Ratinho Júnior informou que bombeiros foram enviados para várias cidades do estado, além de equipes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), tropa de elite da corporação. Também vão se deslocar junto com os agentes, cães de busca especializados em encontrar pessoas soterradas neste tipo de acidente.
“O estado colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais. Além disso, ambulâncias de vários municípios estão auxiliando no atendimento aos feridos”, destacou o governador. Segundo ele, os hospitais da região estão sobrecarregados e a Secretaria da Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades se a demanda aumentar nas próximas horas.
— Com informações das agências de notícias

