Livro com soluções para a guerra ao narcotráfico lançado ontem em O Poder amanhece no top da Amazon
08/11/2025 -
'Como Vencer a Guerra do Rio', é o título do livro do médico e cronista Roberto Vieira lançado virtualmente ontem, sexta-feira 07/11, através de matéria publicada aqui, em O Poder. Confirmando a importância do tema, a seriedade do trabalho e a qualidade do texto do autor, o livro amanheceu o dia de hoje, sábado, 08/11, em três categorias da lista dos mais vendidos da Amazon - História Militar, Política e História (Loja Kindle). Roberto Vieira, colaborador de O Poder, é considerado um dos melhores cronistas do Brasil na atualidade.

O livro
Roberto parte de uma premissa não considerada nos discursos oficiais. O Brasil, em especial o Rio de Janeiro, vive uma "Guerra Civil de Baixa Intensidade". A obra, preparada em tempo recorde, tem como motivação a tragédia de 28 de Outubro de 2025, "data em que o diagnóstico da falência estatal foi definitivamente assinado com o sangue de civis e de bravos agentes de segurança", registra o autor.
Prosseguindo
Roberto diz ainda: "A pergunta que paira sobre a nossa política de segurança pública é desoladora: "Por que estamos perdendo a guerra?" E esclarece o sentido do livro:
"Proponho uma tese: Nós, o Estado formal e a sociedade, estamos perdendo a guerra porque nunca a tratamos como uma. O narcoterrorismo evoluiu de crime para uma organização paramilitar e econômica. Enquanto o Estado insistia em táticas policiais de incursão e eliminação de varejo, o inimigo adotava as estratégias de logística de Peter Drucker, os códigos de guerrilha de Carlos Marighella e a tática de propaganda de Edward Bernays. A derrota não é militar. É intelectual", afirma.

Nova estratégia
Roberto chama a atenção para um importante detalhe. "Observe o símbolo: o Yin-Yang, emblema do PCC. Ele não representa apenas o crime; representa a Ordem e a Disciplina que o crime impõe onde o Estado se ausentou. É a promessa de hierarquia e punição, a dura disciplina de Dostoiévski aplicada nas vielas. Para vencer, precisamos abandonar a política do lamento. Precisamos de um Protocolo. Por isso, dediquei minha nova obra a um experimento: reunir 100 Personagens da História em um único manual de estratégia". E prossegue: "De Sun Tzu, que nos ensina sobre a inteligência, ao filósofo Frantz Fanon, que dissecou a violência como parteira de uma nova ordem, e ao próprio Peter Drucker, que mapeia a logística do inimigo, cada um desses mestres nos entrega uma peça do quebra-cabeça. A solução está na destruição da base financeira do inimigo e na retomada da narrativa de autoridade. O Brasil tem os recursos e a inteligência para vencer. O que falta é a estratégia definitiva. Meu livro é a busca por esse mapa", prossegue.

Como vencer a guerra
"A Guerra no Rio é a guerra final pela alma do Brasil. A única forma de vencê-la é tratando-a com a inteligência e a coragem que a História exige", diz o autor. O livro está sendo lançado em caráter de urgência neste final de semana e está disponível exclusivamente no formato ebook Kindle na Amazon.
Confira mais notícias
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Jornal O Poder - Política de Privacidade
Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos
projetos
gerenciados pela Jornal O Poder.
As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas
apenas para
fins de comunicação de nossas ações.
O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar
diretamente o
usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como
geolocalização,
navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações
sobre
hábitos de navegação.
O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a
confirmação do armazenamento desses dados.
O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus
formulários
preenchidos.
De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados
pessoais.
Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a
Jornal O Poder
implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as
informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

