Começa hoje exposição Olinda Rumo aos 500 Anos - História, Cultura e Patrimônio, por Severino (Biu) Vicente da Silva*
10/11/2025 -
A mostra foi pensada por associados do Instituto Histórico de Olinda e agregada, posteriormente, ao Projeto Viva Pernambuco - Cultura, Memória e Patrimônio. Com o incentivo do Iphan, o programa congrega Institutos Históricos de vários municípios de Pernambuco. Cada município apresenta aspectos de suas formações histórico-culturais, em mostras fotográficas e didáticas para estudantes e o público em geral.
Grito de República
O Instituto Histórico de Olinda apresenta seu projeto, com início hoje, coincidindo com as celebrações da Proclamação da República, pela Câmara de Olinda, ocorrida a 10 de novembro de 1710, durante a chamada Guerra dos Mascates, ou Mazombos.
Objetivo
Nossa Exposição ocorre em nossa sede, e objetiva apresentar aos moradores de Olinda, seus visitantes, estudantes, alguns aspectos formadores de nossa cidade, desde 1527 até os anos do Golpe Civil/Militar ocorrido em 1964, seguindo décadas após os incidentes e acidentes promovidos pela ditadura.
Divulgar a história local
Temos a clareza de que nem todos os moradores e visitantes da cidade, conhecem a nossa história. Daí a necessidade de iniciarmos a preparação para celebrar o Quinto Centenário, que ocorrerá daqui a 10 anos.

Preparativos
Nada melhor que iniciar os preparativos oferecendo uma visão geral do nosso processo histórico. Por isso convidamos a todos a nos visitarem, apreciarem e, caso seja sentida a necessidade, oferecerem sugestões para outras realizações com o mesmo sentido. Para que possamos preparar uma celebração do IV Centenário à altura da data e da importância da nossa cidade, Patrimônio da Humanidade.
Agradecimento
Agradecemos o apoio do Iphan e a dedicação da senadora Teresa Leitão nessa empreitada. E agradecemos a todos os associados diretamente envolvidos na exposição, e a todos que nos visitarem.
Serviço
A exposição acontece nos dias 10, 11, 12, 13,14, 17, 18 e 19 de novembro. O local é a sede do IHO, na Avenida da Liberdade, bairro do Carmo. O horário: diariamente das 9 às 12h; e 14 às 17 h.
*Biu Vicente é doutor em História, professor aposentado da UFPE e autor de vários livros importantes sobre aspectos pouco conhecidos da História de Pernambuco.


