Prevenção - Ministério Público orienta vistoria em todos os reservatórios de água da Cagepa em Campina Grande
11/11/2025 -
Após o rompimento que deixou uma pessoa morta em Campina Grande, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil, e orientou a realização de uma vistoria em todos os reservatórios da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), na cidade.
Oficiado
De acordo com o MPPB, a previsão é de que o órgão seja oficiado hoje, terça-feira (11/12). O inquérito, de autoria do promotor Hamilton Neves, determina que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) faça uma vistoria nos reservatórios em até 15 dias a partir da data que a Cagepa for oficiada.
A inspeção
A inspeção técnica foi determinada pelo MPPB em decorrência do rompimento do reservatório de água da Cagepa no bairro da Prata no último sábado (08), em Campina Grande. O rompimento deixou uma idosa morta, duas pessoas feridas, provocou o desabamento de três casas e degradou de forma grave outras três residências.
Sem água
Por conta do rompimento, 40 bairros de Campina Grande e os municípios de Lagoa Seca, Lagoa de Roça, Areial e Montadas ficaram com o abastecimento de água temporariamente interrompido no decorrer do sábado. O retorno do abastecimento ocorreu gradualmente no domingo (09/11).
Postes
Devido a força da enxurrada provocada pelas águas do reservatório, alguns postes da rede de energia elétrica ficaram danificados.
50 residências
Segundo informações da Defesa Civil da Paraíba, 50 residências foram atingidas pela força da água. Pelo menos seis delas apresentam risco de desabamento e deverão ser demolidas. Além das casas, diversos estabelecimentos comerciais da região também sofreram perdas materiais expressivas.
O Poder

