Livro de Roberto Vieira já é o segundo mais vendido entre novidades na Amazon
11/11/2025 -
'Como vencer a guerra no Rio', livro lançado na sexta-feira passada, aqui, em O Poder, amanheceu no dia seguinte entre os mais vendidos da Amazon, em três categorias. E a escalada positiva só fez crescer desde então. O livro já é o segundo mais vendido na categoria 'novidades', no Kindle. A fórmula do sucesso: o autor, que é médico e cronista, considerado um dos melhores do Brasil, hoje, aplicou o pensamento de 100 estrategistas, sejam militares, políticos ou pensadores às circunstâncias da guerra contra o narcoestado.

Como vencer?
"O Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, não está em crise Devemos ser cirúrgicos em nossa linguagem: o Brasil, e em particular o Rio, vive uma Guerra Civil de Baixa Intensidade. O ponto de virada foi a tragédia de 28 de Outubro de 2025, a data em que o diagnóstico da falência estatal foi definitivamente assinado com o sangue de civis e de bravos agentes de segurança. A pergunta que paira sobre a nossa política de segurança pública é desoladora: Por que perdemos a guerra?", reflete Roberto Vieira.
Guerra
No livro, o autor propõe uma tese. Afirma que "perdemos a guerra porque nunca a tratamos como uma. O narcoterrorismo evoluiu de crime para uma organização paramilitar e econômica. Enquanto o Estado insistia em táticas policiais de incursão e eliminação de varejo, o inimigo adotava as estratégias de logística de Peter Drucker, os códigos de guerrilha de Carlos Marighella e a tática de propaganda de Edward Bernays. A derrota não é militar. É intelectual"
Estado ausente, crime se instala
"Observe o símbolo da mais conhecida organização criminosa: o Yin-Yang, emblema do PCC. Ele não representa apenas o crime. Representa a ordem e a disciplina que o crime impõe onde o Estado se ausentou. É a promessa de hierarquia e punição, a dura disciplina de Dostoiévski aplicada nas vielas", prossegue o autor.
Protocolo para vencer
Roberto Vieira diz ainda que precisamos abandonar a política do lamento. Precisamos de um Protocolo, analisa. E prossegue: "Por isso, dediquei minha obra 'Como vencer a guerra no Rio' a um experimento: reunir 100 Personagens da História em um único manual de estratégia. O autor aborda de Sun Tzu, que nos ensina sobre a inteligência, ao filósofo Frantz Fanon, que dissecou a violência como parteira de uma nova ordem, e ao próprio Peter Drucker, que mapeia a logística do inimigo. "Cada um desses mestres nos entrega uma peça do quebra-cabeça. A solução está na destruição da base financeira do inimigo e na retomada da narrativa de autoridade. O Brasil tem os recursos e a inteligência para vencer. O que falta é a Estratégia Definitiva. Meu livro é a busca por esse mapa.
Como vencer a guerra
"A Guerra no Rio é a guerra final pela alma do Brasil. A única forma de vencê-la é tratando-a com a inteligência e a coragem que a História exige. O livro 'Como vencer a guerra no Rio' foi elaborado e lançado em caráter de urgência no final de semana passado e está disponível exclusivamente no formato eBook Kindle na Amazon", finaliza Roberto Vieira.
Para comprar
https://a.co/d/aonOb3L


