É Findi - A História registra os fatos, Crônica, por Malude Maciel*
14/11/2025 -
"Há certas memórias que são como pedaços da gente" ( Machado de Assis)
Quando a história de repete em nossas vidas é por demais impressionante, emocionante e gratificante. Especialmente quando o acontecimento se refere à uma data de muita felicidade e realização.
Quando minha primeira neta teve sua formatura em "Doutora do ABC", foi simplesmente maravilhoso vê-la, entre os coleguinhas, numa alegria contagiante, maravilhosamente bela, vestida de branco, carregando a Bandeira de Pernambuco, adentrando no auditório da antiga Rádio Difusora de Caruaru, sob a música, aplausos e canto geral do majestoso Hino de nosso Estado. Nunca cantei um hino patriótico com tanto entusiasmo, pois essa cerimônia cívica fez parte da programação de encerramento das atividades escolares do colégio: Arte do Saber, que todos os anos apresenta a despedida do ano letivo com o tema: O auto do Natal, juntando o útil ao agradável, aproveitando o momento natalino de confraternização e finalizando mais uma etapa do dever cumprido.
Educação
A laboriosa equipe do educandário, com a direção da profa. Iolanda Alencar, faz um trabalho importantíssimo na educação, em nossa cidade há vários anos. Nessa festa, em que minha neta Rebecca recebeu seu diploma de alfabetização, vimos a síntese do primoroso ensino daquele educandário. Ali foi coroada de êxito toda aquela dedicação cotidiana que vem dando os melhores frutos ao longo dos anos. Por tudo isso, enaltecendo o valor da base educacional transmitida às crianças, porque é de fundamental importância para as preciosas existências daquele alunado que, sem dúvidas, é o futuro do país.
Emoção
A emoção tomou conta de mim, pois na ocasião estavam presentes naquele recinto, quatro gerações da minha família: meus pais, filho, neta e eu, e também porque justamente no mesmo local, há meio século, fui personagem de solenidade, nos mesmos padrões. É que naquela ocasião, conduzida pelas mãos da querida professora Sinhazinha era eu levada ao mesmo palco a fim de proferir o discurso da turma do ABC do Grupo Escolar Prof. Vicente Monteiro.
Nem posso calcular o bem que me fez aquela cerimônia, aparentemente simples, mas de um potencial extraordinário, pois sei que ficou gravada nas memórias da garotada como instantes inesquecíveis, escritos com amor nas páginas do Livro da Vida. Mesmo porque: "Quem não tem memórias, não tem alma."
Atualmente
Nos primeiros dias do próximo dezembro, a mesma neta, será diplomada em Medicina, desta vez no Recife, para orgulho de seus pais e familiares. São novos horizontes, novas emoções e o futuro se tornando presente.
É certo que: " o ideal que tanto nos acalentou renascerá em outros corações", e a gente fica imensamente feliz, colhendo os saborosos frutos de tanto esforço, fé e graça divina, pois vale a pena lutar pela verdade, dignidade, conhecimento, estudo e engrandecimento físico e espiritual como maior riqueza nesse mundo.
*Malude Maciel, Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, ACACCIL, cadeira 15 pertencente à professora Sinhazina.


