UPE - Honoris Causa para José Múcio Por Milton Tenório*
17/11/2025 -
A UPE concederá o título de Doutor Honoris Causa ao Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho.
O evento esta marcado para quarta-feira, 19 de novembro de 2025, na Escola Politécnica de Pernambuco, às 19h30.
UPE
A UPE tem reconhecido outras personalidades em diversas áreas do conhecimento e atuação e também tem docentes envolvidos em redes de pesquisa sobre as mudanças climáticas , o que destaca a complexidade e a diversidade de visões dentro de uma universidade pública.
O Conselho da UPE
Já foi palco de críticas dos próprios docentes daquela instituição por apoiar o projeto da Escola de Sargentos do Exército. E agora o Conselho vem a conceder o Titulo Honoris Causa ao maior incentivador para que o exército continue com a implantação do projeto em cima da Bacia do Catucá e, com isso, desmatar 200 mil árvores no maior fragmento de Mata Atlântica ao Norte do Rio São Francisco, na APA Aldeia Beberibe no Grande Recife /Pernambuco/ Nordeste brasileiro.
Controvérsia
Ativistas e críticos têm explicitamente classificado o ministro José Múcio como o "maior símbolo do negacionismo climático" por patrocinar a destruição dessa área sensível.
A Adupe - Associação dos Docentes da UPE ) já censurou em outra ocasião diretamente o Conselho da UPE pelo apoio ao projeto da escola de Sargentos do Exército.
A preocupação com o impacto da ESA (Escola de Sargentos das Armas ) já foi pauta dentro da própria Universidade de Pernambuco, com a realização de mesas-redondas sobre o tema na Faculdade de Administração e Direito (FCAP/UPE) , o que demonstra que a controvérsia alcança o ambiente acadêmico da instituição.
A concessão do título a José Múcio Monteiro Filho é, portanto, vista por grupos da sociedade civil e ambientalistas como um endosso institucional da UPE a um projeto que representa uma grave ameaça ecológica ao bioma local e à segurança hídrica da região.
Para construir Escola de Sargentos do Exercito não precisa desmatar.
*Milton Tenório é
ativista ambiental , fundador do Movimento Gato-Maracajá e morador de Aldeia.
NR - Os artigos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o debate e acolhe o contraditório.
No caso específico, defendemos a construção da Escola de Sargentos conforme a proposta do Exército.

