Turismo enriquecedor em Piranhas - Alagoas, por Malude Maciel*
17/11/2025 -
O nome não é sugestivo, nem fascinante, porém é bela a cidade de Piranhas -AL, que foi assim denominada devido as piranhas que avançavam nos tripulantes que ali chegavam pelo rio São Francisco, nos tempos idos.
Saindo de Caruaru, de ônibus, vamos observando os fenômenos climáticos e vegetativos que se modificam, distinguindo o Agreste do Sertão, com quilômetros de pura caatinga em terras secas e desabitadas que faz dó olhar e pensar em tamanha falta de condições habitacionais, a não ser que exista um investimento em estudo do solo com agronomia especializada e muito capital a fim de reverter o sistema territorial, o que não seria impossível se houvesse determinação governamental.Em meio a tanta secura encontramos uma planta que se destaca em algumas áreas pela harmonia das folhas amarelas, é o ipê do cerrado, diferindo um pouco do ipê que conhecemos em outras plagas.
Passamos por Iati, Águas Belas, Delmiro Gouveia (com um histórico fabuloso sobre o personagem que lhe dá nome), vamos ao mirante de Piranhas e ver o Velo Chico é algo magnético, uma beleza incrível, emocionante.

Paisagens deslumbrantes
Os cânions de Xingó são formações rochosas de rara beleza onde desfrutamos de passeio memorável, conhecendo a famosa Gruta do Talhado, navegando em pequenas canoas remadas manualmente.
O passeio de catamarã pelas águas do São Francisco é inesquecível, com paisagens de tirar o fôlego, incrivelmente maravilhosas.
Centro de Piranhas
A cidade de Piranhas, atualmente é voltada totalmente ao turismo onde visitamos o Centro Histórico com guia, com trajes típicos de cangaceiro, contando a história de Lampião, o Rei do Cangaço que ali passou momentos marcantes da sua trajetória, pois foi em Piranhas que houve um combate onde faleceu o cangaceiro Gato, sendo até hoje lembrado. Existe a Rota do Cangaço por dentro da caatinga, o mesmo percurso no qual o grupo comandado pelo Capitão Virgulino Ferreira (Lampião), foi emboscado em 1938 na Grota de Angico, Estado de Sergipe.
Tudo ali respira História e Turismo. O edifício da Câmara Municipal tem o nome de Dom Pedro II que visitou o local, proporcionando a vinda do transporte ferroviário há época, beneficiando a população.

Outro personagem que marcar presença em Piranhas foi o cantor Altemar Dutra que recebeu o título de cidadão piranhense e é muito reverenciado com banda filarmônica tendo seu nome, a qual apresentou-se na praça, cujo repertório constou dos sucessos de Altemar, tendo um cantor muito especial interpretando suas músicas.
Forró
Segundo informações, em todos os finais de semanas há um show de forró pé de serra, danado de bom, no centro da cidade e tivemos a oportunidade de apreciar, classificando-o de muito animado e concorrido, onde muita gente dança e brinca ao som da sanfona. As canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, não podem faltar num evento dessa linhagem.
CHESF
Conhecemos também a CHESF do Xingó, a hidroelétrica maravilhosamente encrustada nas rochas, pois a região é muitíssimo pedregosa e imagino o trabalho incrível para fazer funcionar aquela base de energia elétrica.
País continental
Nosso país é bastante rico e diversificado em Cultura e possui lugares realmente fantásticos em suas regiões tão peculiares.
Agradeço ao SESC/Caruaru, por nos proporcionar um final de semana sensacional, cheio de novos conhecimentos numa viagem prazerosa e tranquila.
*Malude Maciel, Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, ACACCIL, cadeira 15 pertencente à professora Sinhazinha.
NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o livre confronto de ideias e acolhe o contraditório. Todas as pessoas e instituições citadas têm assegurado espaço para suas manifestações.


