Piscina natural famosa é interditada em Fernando de Noronha
18/11/2025 -
Famosa por ter uma foto de Neymar e Bruna Marquezine, a piscina natural “Buraco do Galego", em Fernando Noronha, foi interditada ontem, segunda-feira (17/11), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O "Buraco do Galego", é uma das atrações de Fernando Noronha. A visitação à piscina “Lasca da Velha”, na mesma região, também foi proibida por tempo indeterminado .
A decisão
De acordo com o ICMBio, a decisão foi tomada em conjunto com a Administração da Ilha após diversas denúncias de uso irregular das piscinas naturais.
Organizar
O coordenador de Ordenamento Territorial do ICMBio, Mário Douglas Fortini, afirmou que a ideia inicial era organizar a visitação sem fechar os atrativos. Porém, o grande número de denúncias — que incluíam conflitos entre visitantes e guias — tornou a interdição necessária para garantir a segurança das pessoas e a proteção da área.
Lasca da Velha
O ICMBio reforçou que a piscina natural conhecida como “Lasca da Velha” também está interditada, pelos mesmos critérios de proteção e segurança.
Aviso
O ICMBio informou que vai instalar placas de aviso na terça-feira (18). Bombeiros também estarão no local para orientar os visitantes. O órgão reforçou que quem desrespeitar a interdição pode ser abordado pela Polícia Militar e responder a medidas administrativas do próprio ICMBio.
Afogado
O turista de São Paulo, que teve uma parada cardiorespiratória após se afogar na Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, morreu na tarde de ontem, segunda-feira (1711). O rapaz tinha 25 anos e não teve o nome revelado. A morte foi confirmada pela Administração da Ilha. O jovem recebeu os primeiros socorros ainda na praia.
Nota
Em nota, a Superintendência de Saúde da Administração de Fernando de Noronha confirmou a morte e informou que "o turista faleceu após o afogamento na Praia do Cachorro" .
Informou
A nota informou, ainda, que o jovem foi retirado do mar por um guarda-vidas e levado ao Hospital São Lucas. O rapaz chegou à unidade de saúde em parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.
O Poder
Foto: Raul Aração/Divulgação

