Ambientalistas debatem Escola de Sargentos logo mais na OAB
25/11/2025
O horário é 17h. O local é o Plenário da OAB/PE. O tema: 'Direitos Humanos e meio Ambiente: os impactos da Escola de Sargentos na APA Aldeia/Beberibe'. Os participantes: Vânia Fialho, antropóloga, professora e pesquisadora. Herbert Tejo, presidente do Fórum Ambiental de Aldeia. E Leonardo Autran, advogado e procurador do Estado do Espírito Santo.
Contra o projeto oficial
"Enquanto o Brasil discursava por clima em Belém, o Exército mantém projeto que derruba 200 mil árvores em Pernambuco", esbraveja o militante ambientalista Milton Tenório. E prossegue: "A mobilização em defesa da APA Aldeia-Beberibe, maior área contínua de Mata Atlântica da Região Metropolitana do Recife, ganhou novos contornos após a COP 30, em Belém. Durante os dias finais da conferência, representantes de movimentos socioambientais de Pernambuco realizaram uma série de ações para denunciar a ameaça de desmatamento provocada pelo projeto da Escola de Sargentos do Exército (ESE), prevista para ser instalada dentro da área protegida. Apesar da visibilidade conquistada no maior evento climático do planeta, o governo brasileiro não apresentou qualquer posicionamento público sobre o caso, o que elevou o tom das cobranças", afirma o ambientalista.
Estudos
O Fórum Sociambiental de Aldeia afirma que apresentou estudos com alternativas de localização para a escola, situadas em áreas já degradadas de canavial, fora da APA e da bacia do Catucá. O local proposto permitiria a obra sem supressão de vegetação nativa. Mesmo assim, o Exército rejeitou a alternativa e também propostas de mitigação que reduziriam a área afetada. Para os movimentos, trata-se de uma contradição direta com o discurso ambiental assumido por autoridades brasileiras durante a COP30.
Nossa posição
Nenhum argumento apresentado pelos ambientalistas, inclusive os que foram publicados aqui, em O Poder, foi suficiente para mudar nossa posição editorial. Defendemos a construção da Escola de Sargentos conforme o projeto do Exército que já passou por adaptações. Mas nossa opinião não é lei Sagrada. Estimulamos o livre debate sobre qualquer tema, bem como noticiamos e acolhemos pensamentos que discordam de nossa posição editorial ou da opinião dos articulistas.


