Assuntos do bate papo da segunda, por Severino Lopes
12/01/2026
O longa brasileiro O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, fez história na 83ª cerimônia do Globo de Ouro e levou dois prêmios para o Brasil: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, com Wagner Moura.
A torcida e a expectativa
O Brasil torceu. Muitos brasileiros foram dormir mais tarde do que o normal na noite de domingo. Uma noite considerada histórica. Épica para o cinena nacional. Não tiraram o olho da TV até o esperado anúncio. O sonho parecia coletivo. E a estatueta veio em dose dupla. Aguardada com muita expectativa, a premiação da 83ª edição do Globo de Ouro, um dos principais eventos da temporada do cinema, aconteceu na noite de ontem, em Los Angeles e credenciou ainda mais o Agente Secreto para o Oscar.
O anúncio
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito...
O longa brasileiro O Agente Secreto, de Kléber Mendonça Filho, fez história na 83ª cerimônia do Globo de Ouro e levou dois prêmios para o Brasil: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, com Wagner Moura.

A torcida e a expectativa
O Brasil torceu. Muitos brasileiros foram dormir mais tarde do que o normal na noite de domingo. Uma noite considerada histórica. Épica para o cinena nacional. Não tiraram o olho da TV até o esperado anúncio. O sonho parecia coletivo. E a estatueta veio em dose dupla. Aguardada com muita expectativa, a premiação da 83ª edição do Globo de Ouro, um dos principais eventos da temporada do cinema, aconteceu na noite de ontem, em Los Angeles e credenciou ainda mais o Agente Secreto para o Oscar.
O anúncio
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o vencedor, Driver saudou o público brasileiro com um “Parabéns”, dito em português. Na categoria, O Agente Secreto superou produções de cinco países: Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha), A Única Saída (Coreia do Sul), A Voz de Hind Rajab (Tunísia) e Foi Apenas um Acidente (França).
Concorria
Nessa categoria, o filme brasileiro concorria com "Valor Sentimental", "Foi Apenas um Acidente", "A única saída", "Sirat" e "A Voz de Hind Rajab".
Primeira vez
Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de "Central do Brasil". Apresentadora da categoria, a atriz Minnie Driver fez o anúncio com uma palavra em português. Ela disse "Parabéns", antes de falar o nome do filme em inglês.

A saudação
Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho iniciou o discurso saudando o país. “Eu quero dar um alô ao Brasil: alô, Brasil”, disse. Em seguida, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo. Eu dedico esse filme aos jovens cineastas.
Esse é um grande momento”, afirmou o diretor.
A vitória coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, onde o filme teve estreia concorrendo à Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou a Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição.

Melhor ator
Já Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Em seu discurso, falou em português e celebrou a cultura brasileira. “Viva a cultura brasileira”, disse o ator, ao destacar a parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem definiu como “um gênio”, e a amizade construída ao longo do projeto.
Concorriam
Além de Wagner Moura, concorriam à categoria Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Pecadores) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido).
Resgata
A vitória de O Agente Secreto resgata uma tradição brasileira na premiação: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999, e, no ano passado, Fernanda Torres conquistou o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Outros vencedores
Entre os demais vencedores do Globo de Ouro, o prêmio de Melhor Direção em Filme ficou com Paul Thomas Anderson, por Uma Batalha Após a Outra. Já Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia foi conquistado por Timothée Chalamet, por Marty Supreme.
Drama
Apesar do desempenho expressivo, o longa brasileiro não levou o prêmio de Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, que ficou com Hamnet. Ainda assim, a chamada “noite do Brasil” consolidou a presença do país entre os destaques da premiação.
Três categorias
Aclamado pela crítica, o longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho, concorreu nas categorias: Melhor Filme de Drama -- outro feito inédito para o Brasil -- e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa e Melhor Ator em filme de Drama, com Wagner Moura.
Conquistas
Filmado em Recife, O Agente Secreto chegou no Globo de Ouro já tendo mais de 50 prêmios nacionais e internacionais no currículo.

56 troféus
O longa-metragem já conquistou 56 troféus em 36 premiações, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, e chegou a à premiação americana com uma campanha numericamente mais robusta do que a de Ainda Estou Aqui no ano passado.
Em 4 de janeiro de 2025, véspera do Globo de Ouro, o filme de Walter Salles havia vencido 17 prêmios em 12 festivais e premiações, no Brasil e no exterior.
O desempenho
O desempenho quantitativo ajuda a entender uma parte da força da campanha atual. Ainda Estou Aqui ganhou fôlego após a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz - Drama. O filme encerrou a temporada com 70 prêmios em 42 festivais.
Simbolismo
Dora Amorim, produtora executiva de O Agente Secreto, ressalta que cada obra percorre um caminho próprio. Segundo ela, o fato de O Agente Secreto ser uma produção nordestina, realizada no Recife por uma produtora de pequeno porte, amplia o simbolismo do momento.
"Esse lugar é muito significativo para os técnicos do audiovisual brasileiro e também para os brasileiros, por causa da representatividade cultural", disse.
Amorim destaca ainda o impacto simbólico de ver um filme falado em português disputar espaço em premiações tradicionalmente dominadas por Hollywood.
A estreia
O Agente Secreto estreou mundialmente em maio de 2025, no Festival de Cannes, e chegou ao Globo de Ouro com oito meses de circulação internacional, o que amplia sua presença em festivais, premiações e campanhas de divulgação.
Reconhecimento
Desde que estreou em Cannes, o filme de Kleber Mendonça Filho vem acumulando reconhecimento de importantes associações de críticos norte-americanos, como o New York Film Critics Circle, a Los Angeles Film Critics Association e o National Board of Review.
Camiseta de bloco de carnaval usada por Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’ tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil
Sucesso
O sucesso internacional do filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, tem repercussões que vão além das telonas de cinema. Gravado em cenários icônicos do Recife e ambientado em 1977, o longa-metragem que disputou o Globo de Ouro no domingo (11) exalta símbolos da cultura local e movimenta tradições pernambucanas.
Efeitos
Entre os efeitos econômicos provocados pelo filme, está a procura pela camiseta da troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, que aparece em duas cenas da produção. As vendas dispararam e a peça retrô, criada em 1978, tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil.
Sobre o que fala "O Agente Secreto"?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
- Globo de Ouro premia Wanger Moura como melhor ator, O Agente Secreto melhor filme em lingua não inglesa
- O Agente Secreto faz história no Globo de Ouro com dois prêmios
- "O Agente Secreto" brilha no Globo de Ouro; veja destaques da noite

Bola rola para estaduais com surpresas e decepções
Do cinema para o futebol. Que o brasileiro gosta de futebol, todos sabem. Afinal, o futebol é uma paixão nacional. Não tem como passar o domingo sem acompanhar o time do coração. Enquanto aguardam o inicio do Campeonato Brasileiro, os torcedores voltaram as atenções para os campeonatos estaduais. Muitos deles já começaram. E o primeiro final de semana, teve de tudo, desde a volta de Gerson aos futebol brasileiro, até o retorno em grande estilo de Gabigol ao Santos.
A estreia de Tite
A estreia de Tite como treinador do Cruzeiro não deixou boa impressão. Com um time alternativo, a Raposa perdeu para o Pouso Alegre, por 2 a 1, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. Ainda sem contar com seus principais jogadores, entre eles o meio-campista Gerson, que foi anunciado como a contratação mais cara da história do futebol brasileiro, Tite escalou um time recheado de garotos.
Quebrando a maldição das estreias
A Vila Belmiro foi palco da estreia do Santos no Campeonato Paulista, marcando também a reestreia de Gabigol com a camisa alvinegra. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o Peixe ganhou por 2 x 1 do Novorizontino, em partida válida pela 1ª rodada, com o camisa 9 balançando as redes e quebrando a “maldição” das estreias.
Atropelou
Em outro jogo pelo campeonato paulista, o Mirassol atropelou o São Paulo por 3 x 0. O clube paulista mostrou que segue forte igual a 2025.

Com dois de Raphinha, Barcelona bate Real Madrid e é campeão da Supercopa
Barcelona e Real Madrid fizeram uma final daquelas neste domingo (11), em Jedá, na Arábia Saudita. Na decisão da Supercopa da Espanha, o clube catalão saiu com o título após vencer por 3 a 2.

Governo inicia ano na Câmara pressionado pelo vencimento de cinco medidas provisórias
A Câmara dos Deputados inicia em 2 de fevereiro os trabalhos legislativos do ano com cinco medidas provisórias próximas do vencimento.
As Medidas Provisórias
As medidas provisórias são editadas pelo governo federal e enviadas ao Congresso Nacional. Para se tornarem leis definitivamente precisam ser votadas em até 120 dias na Câmara e no Senado Federal.
A medida provisória do Gás do Povo, bandeira do governo e publicada em setembro, perde a validade no dia 10 de fevereiro.
Irã ameaça retaliação contra bases militares em caso de ataque dos EUA
O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Baqer Qalibaf, alertou no domingo que Teerã consideraria as bases e instalações militares dos Estados Unidos e de Israel no Oriente Médio como “alvos legítimos” caso Washington adote uma ação militar contra o Irã.
- Repúdio internacional cresce após repressão do Irã contra manifestantes
- ‘Não acho que será necessário’, diz Trump sobre a possibilidade de capturar Putin
- Cuba rejeita ameaças de Trump de que não receberá mais petróleo e dinheiro
- Derrota no Paulistão amplia pressão sobre Casares em semana de impeachment.
- Calor extremo no Rio e São Paulo dá lugar a chuva e queda no termômetro
- Ministro relator do caso Master no TCU indicou emendas que ‘sumiram’ e viraram buracos em Roraima
- Presidentes do BC e TCU se reúnem hoje para discutir caso Master
- Investigação apura 'desvios estruturados e sistemáticos' no São Paulo, diz delegado
- Jornais espanhóis exaltam Raphinha na decisão da Supercopa da Espanha: "Um craque"
- Caixa aposta na consolidação de uma cultura ágil, diz Carlos Vieira
- Empresa brasiliense lança satélite em parceria com escolas públicas
O Poder
Leia outras informações
Jô Mazzarolo toma posse na Academia Pernambucana de Letras na próxima quarta-feira
12/01/2026
A nova “imortal”. A jornalista e comunicadora Jô Mazzarolo tomará posse na Academia Pernambucana de Letras (APL) na próxima quarta-feira (14/01) às 19h, em cerimônia marcada para a sede da instituição, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife. A cerimônia será presidida pelo acadêmico e presidente da Casa Lourival Holanda.
Cadeira nº 14
Eleita por unanimidade, Jô ocupará a cadeira nº 14, vaga aberta com o falecimento da pianista Elyanna Caldas. O convite para a solenidade é assinado pelo presidente da APL, Lourival Holanda.
Atuação destacada
Jô Mazarollo tem atuação destacada no jornalismo pernambucano e nacional, com passagens por veículos de grande imprensa. Com a eleição, passa a integrar o quadro de imortais da APL.
Trajetória
Natural de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, Jô Mazzarolo construiu uma trajetória consolidada no jornali...
A nova “imortal”. A jornalista e comunicadora Jô Mazzarolo tomará posse na Academia Pernambucana de Letras (APL) na próxima quarta-feira (14/01) às 19h, em cerimônia marcada para a sede da instituição, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife. A cerimônia será presidida pelo acadêmico e presidente da Casa Lourival Holanda.
Cadeira nº 14
Eleita por unanimidade, Jô ocupará a cadeira nº 14, vaga aberta com o falecimento da pianista Elyanna Caldas. O convite para a solenidade é assinado pelo presidente da APL, Lourival Holanda.
Atuação destacada
Jô Mazarollo tem atuação destacada no jornalismo pernambucano e nacional, com passagens por veículos de grande imprensa. Com a eleição, passa a integrar o quadro de imortais da APL.
Trajetória
Natural de Veranópolis, no Rio Grande do Sul, Jô Mazzarolo construiu uma trajetória consolidada no jornalismo brasileiro. Iniciou a carreira na TV Bandeirantes, integrou a RBS a partir de 1984 e, em 1988, passou a atuar na Rede Globo, no Rio de Janeiro, onde exerceu funções como editora do Jornal Hoje e chefe de produção do Jornal Nacional e do Jornal da Globo. Posteriormente, esteve à frente da diretoria de jornalismo da Globo Recife por 23 anos, período em que ocupou cargos de liderança e participou de mudanças estruturais nas redações da emissora.
Autora
Além da atuação profissional, Jô Mazzarolo é autora do livro “Mude o conceito – Quando inovar não era opção”, no qual aborda temas ligados à comunicação e inovação, e também atua como palestrante. Sua eleição para a Academia reconhece a contribuição ao jornalismo e à produção intelectual, reunindo trajetória profissional, experiência editorial e participação no debate contemporâneo sobre comunicação.
Ações implantados
Durante os 23 anos da autora como diretora de jornalismo da Globo Nordeste, no Recife, adotou a inovação como lema. Nos relatos, uma série de nomes com raízes nordestinas e uma ampla lista de jornalistas chefes, amigos e colaboradores. Jô compõe um retrato das transformações da cultura que a emissora ajudou a colocar no mapa das importâncias do Brasil, do forró às fanfarras.
Jô Mazzarolo
Debruçou sobre suas histórias durante três anos para fazer o livro. Procurou ser fiel ao conceito adotado logo na chegada a Pernambuco – “se não proíbe, permite” – e foi adiante. Sempre com apoio de excelentes profissionais e equipes, como faz questão de destacar, sua atuação levou a emissora nordestina a figurar entre as principais da Rede Globo de Televisão. Como demonstra, foi pioneira na mudança dos apresentadores dos telejornais – saindo da posição fixa da bancada para circular no cenário –, adotada por toda a Globo.
Ampliar
Jô Mazzzarolo chega à APL com 30 votos, em 31 possíveis. Houve um voto nulo. O único concorrente não recebeu nenhum voto. A cadeira 14 a APL está enraizado uma opção dos acadêmicos de ampliar a participação social na Academia, com a inclusão na Casa de personalidades com inserção social, capazes de estender as relações do mundo acadêmico com setores importantes da coletividade, que também tenham ligação com as letras.
Posse prestigiada
" Graças ao prestígio que essa gaúcha/pernambucana goza nos mais diversos setores da sociedade, espera-se uma das mais prestigiadas posses dos últimos anos".
O Poder

Caixa completa 165 anos como um banco público sustentado pela luta de seus empregados e presidente aposta na consolidação de cultura ágil
12/01/2026
A Caixa completa hoje, segunda-feira (12/01) 165 anos, de olho no futuro e totalmente modernizada, conectado com os novos tempos. Criada para incentivar a poupança popular, a instituição consolidou papel de destaque na história do país, por meio da execução de programas sociais e de políticas públicas de moradia, infraestrutura e saneamento.
Reflexão
Mais do que uma data comemorativa, o aniversário do maior banco público da América Latina é, conforme destacou ao O Poder, o presidente Carlos Vieira, consiste em um momento de reflexão sobre seu papel estratégico para o Brasil e, sobretudo, sobre quem garante, diariamente, que essa missão siga viva: as empregadas e os empregados da Caixa.
Contexto tecnológico
Diante de um novo contexto tecnológico e de mudanças aceleradas no comportamento dos clientes, a Caixa, conforme garantiu o presidente Carlos Vieira, aposta na consolidação de uma cultur...
A Caixa completa hoje, segunda-feira (12/01) 165 anos, de olho no futuro e totalmente modernizada, conectado com os novos tempos. Criada para incentivar a poupança popular, a instituição consolidou papel de destaque na história do país, por meio da execução de programas sociais e de políticas públicas de moradia, infraestrutura e saneamento.
Reflexão
Mais do que uma data comemorativa, o aniversário do maior banco público da América Latina é, conforme destacou ao O Poder, o presidente Carlos Vieira, consiste em um momento de reflexão sobre seu papel estratégico para o Brasil e, sobretudo, sobre quem garante, diariamente, que essa missão siga viva: as empregadas e os empregados da Caixa.
Contexto tecnológico
Diante de um novo contexto tecnológico e de mudanças aceleradas no comportamento dos clientes, a Caixa, conforme garantiu o presidente Carlos Vieira, aposta na consolidação de uma cultura ágil e na integração de serviços e produtos para melhorar a experiência das pessoas.
Transformações
Em entrevista, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, fala sobre como a instituição tem aplicado essas transformações. Ele avalia que, no futuro bancário, a tecnologia é um meio, e não um fim, e que o elemento humano segue como eixo central da atuação do banco.
Reforçar
Segundo o presidente, a Caixa pretende reforçar, em 2026, sua estratégia de construção de um futuro mais inovador, com foco na transformação digital contínua e na personalização da forma de atuar.
Soluções
Essas iniciativas, segundo ele, resultarão em soluções bancárias cada vez mais integradas e novos modelos de atendimento, voltados a facilitar o dia a dia das pessoas e ampliar o acesso a serviços financeiros.
Exemplo
Como exemplo desse movimento, Vieira destaca o lançamento do Super App Caixa, previsto para o primeiro semestre deste ano. A plataforma vai reunir diferentes funcionalidades em um ambiente integrado, oferecendo uma experiência completa, com serviços embarcados de forma mais segura e personalizada.
"Nosso desafio é usar a transformação digital para ganhar eficiência e melhorar permanentemente a experiência de atendimento e relacionamento, respondendo às necessidades da população. O banco estará ainda mais integrado ao dia a dia das pessoas, com a tecnologia a serviço do humano", afirmou Vieira.
História
Carlos Vieira lembrou que a Caixa tem uma história que se mistura com a do próprio país. Desde 1861, existimos para oferecer segurança e inclusão, e olhamos nosso passado com muito orgulho, por tudo o que foi construído até aqui. E até por isso, não podemos descuidar do futuro.
“Fazemos parte da vida dos brasileiros, acompanhando momentos importantes e garantindo acesso a serviços financeiros e políticas públicas que transformam realidades. Hoje, o banco é líder na carteira habitacional, com 67% de share do mercado, possui a maior carteira de crédito do país, está entre os principais players na originação de crédito sustentável, tem a maior rede de atendimento bancário e atende mais de 157 milhões de clientes’ destacou
Futuro
Para o futuro, o foco segundo ele, é unir tecnologia e proximidade, investindo em capacitação e ferramentas digitais para oferecer soluções mais ágeis e personalizadas, liberando tempo do nosso empregado para ouvir, orientar e criar vínculos com quem mais importa: o cliente
“Na Caixa, a inteligência artificial vem sendo incorporada como uma aliada para fortalecer a relação com os nossos clientes, ampliar o acesso a serviços financeiros e tornar a experiência mais personalizada. Não entendemos tecnologia como um fim em si, mas como um meio para nos aproximar ainda mais das pessoas. Esse movimento já produz resultados concretos. O banco implantou soluções baseadas em inteligência artificial generativa tanto para o público interno quanto para os clientes, com uma média de 55 mil perguntas processadas por dia em 2025” enfatizou.
Crédito ao trabalhador
Como exemplo ele citou o Crédito ao Trabalhador, uma solução 100% digital, com processos integrados, concessão rápida, e que desde o lançamento conta com suporte de inteligência artificial no atendimento.
“Isso permite dar mais autonomia ao cliente e direcionar a atuação humana para situações que exigem maior sensibilidade e análise, fortalecendo o papel humano no relacionamento. A inteligência artificial também tem sido decisiva para ganhos de eficiência. A digitalização de processos e o uso de automação inteligente permitiram reduzir filas, encurtar tempos de atendimento e oferecer serviços mais preditivos e personalizados, apoiados por analytics e modelos avançados de CRM” disse.
Diferencial
O diferencial, segundo ele, não está apenas na tecnologia em si, mas na forma como ela é utilizada para antecipar necessidades e melhorar a experiência. O avanço da inteligência artificial caminha junto com investimentos em cultura digital e capacitação contínua dos empregados. Entendemos que o capital humano segue sendo o principal ativo para orientar o uso responsável da tecnologia.
Contribuição
Ele destacou a contribuição da Caixa para a execução da agenda de crescimento econômico do Brasil, como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O banco é responsável pelo pagamento do Bolsa Família e aderiu ao Desenrola Brasil, programa de facilitação do pagamento de dívidas em atraso.
Políticas públicas
Responsável por mais de 70% do financiamento imobiliário nacional e pela gestão das lotéricas, a Caixa também é fundamental na execução das políticas sociais do Governo Federal. Somente no primeiro semestre de 2025, o banco pagou R$ 229,8 bilhões em programas sociais, beneficiando cerca de 56 milhões de pessoas em todo o país. Desse total, R$ 81,4 bilhões foram destinados ao Bolsa Família, além de bilhões em pagamentos do INSS, seguro-desemprego, abono salarial e no programa Pé-de-Meia, demonstrando a dimensão social e econômica da instituição .
Resistência
A trajetória da Caixa é traçada pela resistência e mobilização do movimento sindical e de seus trabalhadores. Foi essa luta coletiva que, ao longo de décadas, impediu tentativas de enfraquecimento, privatização e desmonte da instituição. Graças a essa resistência, conforme destacou o presidente, a Caixa permanece como um banco público essencial ao desenvolvimento econômico, social e regional do país.
Severino Lopes
O Poder
Fotos: Rafa Neddermeyer e José Cruz,Agência Brasil)

Prefeito Zé Luiz, de Lagoa do Carro, quer município reconhecido como cenário de O Agente Secreto
12/01/2026
A barragem resolveu até hoje a questão das enchentes. Na época, localizava-se em Carpina porém hoje fica em Lagoa do Carro.
O lugar
Lagoa do Carro é um simpático município da Zona da Mata de Pernambuco, conhecido como a "Terra dos Tapetes" por sua forte tradição em artesanato. Abriga o Museu da Cachaça, considerado o mais completo do Brasil, onde também é possível degustar cachaça diversas, acompanhadas de tira-gostos regionais.
'O agente secreto', filme vencedor do Globo de Ouro em duas categorias, foi gravado no Recife, mas não apenas na capital. O prefeito Zé Luiz, de Lagoa do Carro, já solicitou através de ofício que seja reconhecida a participação do seu município na vitoriosa película. Trata-se de uma cena, protagonizada na 'Barragem de Carpina', construída pelo governo federal logo após a grande enchente do Rio Capibaribe, de 1975, que devastou a capital Pernambucana.

A barragem resolveu até hoje a questão das enchentes. Na época, localizava-se em Carpina porém hoje fica em Lagoa do Carro.

O lugar
Lagoa do Carro é um simpático município da Zona da Mata de Pernambuco, conhecido como a "Terra dos Tapetes" por sua forte tradição em artesanato. Abriga o Museu da Cachaça, considerado o mais completo do Brasil, onde também é possível degustar cachaça diversas, acompanhadas de tira-gostos regionais.

Localizado a cerca de 60 km do Recife e emancipado em 1991, com população de aproximadamente 18 mil habitantes (Censo 2022) e IDH de 0,609, apresenta economia com participação significativa da administração pública e agropecuária. Localiza-se entre os rios Tracunhaém e Capibaribe, próximo às cidades de Carpina e Limoeiro.

O território tem raízes históricas, tendo pertencido a Olinda, Igarassu, Nazaré da Mata e Carpina antes da emancipação em 1991. E conta com sua pequena mas famosa lagoa, circundada por pista de caminhada, onde os visitantes podem, com alguma sorte, contemplar pacíficos jacarés em suas atividades naturais.
Concurso do Paulista é realizado com reforço na segurança e registra quatro prisões por tentativa de fraude
12/01/2026
As provas
As provas aconteceram em dois turnos, sendo pela manhã para o cargo de Guarda Civil Municipal e à tarde para Agente de Trânsito. A operação de segurança contou com a atuação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Comissão do Concurso e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil de Pernambuco.
Lisura
De acordo com o secretário Ricardo Medeiros, a ação integrada foi fundamental para garantir a lisura do certame. “Tivemos uma operação em conjunto envolvendo várias secretarias e a DRACO, que...
O concurso público do Município do Paulista foi realizado ontem, domingo (11/01) com um esquema especial de segurança e integração entre forças municipais e estaduais, resultando na prisão em flagrante de quatro pessoas suspeitas de tentativa de fraude durante a aplicação das provas para os cargos de Guarda Civil Municipal (GCM) e Agente Municipal de Trânsito.
As provas
As provas aconteceram em dois turnos, sendo pela manhã para o cargo de Guarda Civil Municipal e à tarde para Agente de Trânsito. A operação de segurança contou com a atuação conjunta da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Comissão do Concurso e da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil de Pernambuco.
Lisura
De acordo com o secretário Ricardo Medeiros, a ação integrada foi fundamental para garantir a lisura do certame. “Tivemos uma operação em conjunto envolvendo várias secretarias e a DRACO, que já vinha investigando uma quadrilha. Conseguimos identificar e deter os envolvidos, assegurando mais transparência e segurança ao concurso”, afirmou.
Registradas
Ao todo, foram registradas quatro prisões em flagrante, sendo três durante a aplicação das provas no período da manhã e uma no turno da tarde. As ocorrências aconteceram em quatro unidades de ensino diferentes, localizadas em duas escolas no município de Abreu e Lima, uma em Igarassu e uma em Paulista, próximo ao terminal de ônibus da linha Pau Amarelo. Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam pontos eletrônicos para tentar fraudar o concurso.
Destacou
Ricardo Medeiros destacou ainda que o treinamento e os protocolos adotados pelo IGEDUC foram decisivos para a detecção das irregularidades. “Foram utilizados equipamentos de alta frequência, detectores de metais e realizadas revistas rigorosas na entrada das escolas, no acesso aos banheiros e também inspeções visuais, especialmente nos ouvidos, para identificar possíveis pontos eletrônicos”, explicou.
Detidos
Segundo o secretário, entre os detidos estão dois integrantes da quadrilha investigada e dois candidatos envolvidos diretamente na tentativa de fraude. “Essa ação demonstra a preocupação da gestão municipal, da Secretaria e da Comissão do Concurso em garantir um processo sério, transparente e justo para todos os candidatos”, completou.
Organizado
O concurso público do Município do Paulista é organizado pelo Instituto IGEDUC e oferta 120 vagas para os cargos de Guarda Civil Municipal e Agente Municipal de Trânsito. A gestão municipal reforça que todas as etapas do certame seguem critérios rigorosos de segurança e transparência, e que qualquer tentativa de irregularidade será tratada com o rigor da lei pelos órgãos competentes.
Foto: Juan Marvin/Divulgação)

Com Sport e Retrô, veja como ficaram os jogos da segunda fase da Copinha
12/01/2026
Os confrontos
Agora, os confrontos valem a permanência na competição e, em caso de empate no tempo normal, a vaga à 3ª fase será decidida nos pênaltis.
Avançaram
Ao todo, 64 clubes avançaram para a etapa, sendo dois deles pernambucanos: Sport e Retrô. O Leão duela noite de hoje, segunda-feira (12/01) contra o América-RN, em Bálsamo. Já a Fênix entra em campo amanhã perante o Internacional. Náutico e Santa Cruz já foram eliminados.
Campanhas
O Sport foi o líder do Grupo 4. Na primeira fase, a equipe estreou ganhando por 2x1 do Linense. Depois, empatou em 1x1 com o Forte-ES e, por fim, encerrou a participação na primeira fase ao derrotar o Mirassol por 3x0.
Retrô
No Grupo 31...
Com o fim da fase de grupos ontem, domingo (11/01), começa nesta segunda-feira (12), a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026, que inaugura os mata-matas.
Os confrontos
Agora, os confrontos valem a permanência na competição e, em caso de empate no tempo normal, a vaga à 3ª fase será decidida nos pênaltis.
Avançaram
Ao todo, 64 clubes avançaram para a etapa, sendo dois deles pernambucanos: Sport e Retrô. O Leão duela noite de hoje, segunda-feira (12/01) contra o América-RN, em Bálsamo. Já a Fênix entra em campo amanhã perante o Internacional. Náutico e Santa Cruz já foram eliminados.
Campanhas
O Sport foi o líder do Grupo 4. Na primeira fase, a equipe estreou ganhando por 2x1 do Linense. Depois, empatou em 1x1 com o Forte-ES e, por fim, encerrou a participação na primeira fase ao derrotar o Mirassol por 3x0.
Retrô
No Grupo 31, o Retrô também terminou na liderança, com sete pontos. A equipe venceu os dois primeiros jogos, contra São Bento (3x2) e Cascavel (2x0) e terminou com um empate em 0x0 com a Juventus.
Jogos
Onde assistir aos jogos da Copinha nesta segunda-feira (12):
11h - Cruzeiro x Meia-Noite (Xsports)
14h45 - Botafogo-SP x Vasco (Xsports)
15h - Bahia x Atlético-PI (CazéTV)
15h15 - Grêmio x Atlético-BA (Xsports)
17h30 - Santos x Cuiabá (CazéTV)
18h - América-MG x Inter de Limeira (YouTube "Paulistão")
18h30 - Goiás x Mirassol (YouTube "Paulistão")
18h45 - Athletico-PR x Ceará (Xsports)
19h - Grêmio Prudente x Osasco Sporting (YouTube "Paulistão")
19h - Chapecoense x Votuporanguense (YouTube "Paulistão")
19h - Guanabara City-GO x Tuna Luso (YouTube "Paulistão")
19h - Ferroviária x Real Brasília (YouTube "Paulistão")
20h - Athletic-MG x XV de Jaú (YouTube "Paulistão")
20h30 - Ponte Preta x Francana (YouTube "Paulistão")
21h - Sport x América-RN (Xsports)
21h20 - Corinthians x Guarani (CazéTV)
Outros jogos
Amanhã, é a vez de RB Bragantino x Comercial de Tietê, Canaã-DF x Figueirense, São Paulo x Portuguesa, Operário-PR x Independente-AP, Juventude x Águia de Marabá, Botafogo x São José-AP, Fortaleza x Novorizontino, IAC x União Mogi, Fluminense x Referência, Ituano x Água Santa, Palmeiras x Vitória, Flamengo-SP x Monte Roraima, Audax x Santo André, Ibrachina x Atlético-MG, Retrô x Internacional e Nacional x Juventus.
O Poder
Foto: Igor Cysneiros/Sport
Camiseta de bloco de carnaval usada por Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’ tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil
12/01/2026
Cenários
Gravado em cenários icônicos do Recife e ambientado em 1977, o longa-metragem exalta símbolos da cultura local e movimenta tradições pernambucanas.
Efeitos
Entre os efeitos econômicos provocados pelo filme, está a procura pela camiseta da troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, que aparece em duas cenas da produção. As vendas dispararam e a peça retrô, criada em 1978, tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil.
Frevo
O frevo também ganhou espaço na trajetória do filme. O grupo Guerreiros do Passo, que preserva o ritmo tradicional,?participou da estreia internacional, no Festival de Cannes, com um cortejo que levou o estandarte r...
Vencedor de dois Globo de Ouro, e cotado para ser o representante do Brasil no Oscar 2026, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, tem repercussões que vão além das telonas de cinema.
Cenários
Gravado em cenários icônicos do Recife e ambientado em 1977, o longa-metragem exalta símbolos da cultura local e movimenta tradições pernambucanas.
Efeitos
Entre os efeitos econômicos provocados pelo filme, está a procura pela camiseta da troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos, que aparece em duas cenas da produção. As vendas dispararam e a peça retrô, criada em 1978, tem fila de espera com pedidos de todo o Brasil.
Frevo
O frevo também ganhou espaço na trajetória do filme. O grupo Guerreiros do Passo, que preserva o ritmo tradicional,?participou da estreia internacional, no Festival de Cannes, com um cortejo que levou o estandarte reproduzindo o histórico Cinema São Luiz.
Visto
Dois meses após o lançamento, “O Agente Secreto” já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas nos cinemas brasileiros e acumula 51 prêmios, incluindo Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes. Na quinta-feira (08/01), o filme foi premiado no The New York Film Festival com o troféu "Golden Beast" pela atuação da gata Carminha, que interpreta as personagens Liza e Elis.
Dois Globo de Ouro
O longa brasileiro O Agente Secreto, fez história na 83ª cerimônia do Globo de Ouro e levou dois prêmios para o Brasil: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator de Drama, com Wagner Moura.
Abriu a temporada
A premiação, considerada um dos principais termômetros para o Oscar, abriu a temporada de prêmios e ampliou as expectativas de que o longa seja indicado à estatueta em 2026, repetindo o sucesso de “Ainda Estou Aqui”. ...
A obra brasileira disputou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa com “Foi Apenas um Acidente”, “Sem Outra Chance”, “Valor Sentimental”, “Sirat” e “A Voz de Hind Rajab”. O filme brasileiro também foi indicado à categoria de Melhor Filme Dramático, mas não levou o prêmio....
Outra aposta
Outra aposta para o Oscar é o ator Wagner Moura, que venceu o Globo de Ouro deste ano na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama por “O Agente Secreto”. O artista brasileiro superou os outros indicados: Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Jeremy Allen White (“Springsteen”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Dwayne Johnson (“Smashing Machine”). Essa foi a 1ª vez na história que o Brasil venceu 2 prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro....
SL
O Poder

Concursos em Pernambuco oferecem mais de mil vagas de emprego com salários de até R$ 4,8 mil
12/01/2026
Vagas
Há vagas disponíveis para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 4,8 mil.
Confira os concursos:
Prefeitura de Terezinha
Inscrições até quarta-feira (14);
21 vagas temporárias para professores de educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e finais;
Salários de R$ 2.471,10;
Prefeitura de Garanhuns
Inscrições até quinta-feira (15);
300 vagas temporárias de nível médio;
Salários de R$ 1.518;
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
Inscrições a partir de quinta-feira (15) até 29 de janei...
Mais oportunidades de emprego e com bons salários. Pernambuco oferece ao menos, 1.075 vagas de emprego em seleções simplificadas e concursos públicos neste começo de ano. Os processos seletivos com inscrições abertas são no Recife e nos municípios de Garanhuns , Iati e Terezinha, no Agreste do estado .
Vagas
Há vagas disponíveis para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 4,8 mil.
Confira os concursos:
Prefeitura de Terezinha
Inscrições até quarta-feira (14);
21 vagas temporárias para professores de educação infantil e ensino fundamental, anos iniciais e finais;
Salários de R$ 2.471,10;
Prefeitura de Garanhuns
Inscrições até quinta-feira (15);
300 vagas temporárias de nível médio;
Salários de R$ 1.518;
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
Inscrições a partir de quinta-feira (15) até 29 de janeiro;
133 vagas para níveis médio e superior;
Salários de até R$ 3.825;
Prefeitura de Iati
Guarda Municipal:
Inscrições até 19 de janeiro;
12 vagas de nível médio;
Salários de R$ 1.518;
Inscrições até 19 de janeiro;
609 vagas de nível fundamental, médio e superior;
Salários de até R$ 4.867,67;
O Poder
Policial morre e outro fica ferido em acidente com viatura da PM no Recife
12/01/2026
Destruído
O carro da polícia ficou completamente destruído após colidir com um poste na Rua São Miguel, bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. Outro agente, que também estava no veículo, se feriu.
Entre as ferragens
Os dois policiais ficaram presos às ferragens da viatura e tiveram que ser removidos com auxílio do Corpo de Bombeiros. O local do acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Quitério Inácio de Melo e perto do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil.
A viatura
A viatura era do 12º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento em parte da Zona Oeste do Recife. Os dois policiais se deslocavam para uma ocorrência no bairro da Caxangá...
Uma tragédia no Recife na manhã de hoje, segunda-feira (12/01). Uma policial morreu e outro ficou ferido em um acidente de trânsito envolvendo uma viatura da Polícia Militar (PM) e um carro.
Destruído
O carro da polícia ficou completamente destruído após colidir com um poste na Rua São Miguel, bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife. Outro agente, que também estava no veículo, se feriu.
Entre as ferragens
Os dois policiais ficaram presos às ferragens da viatura e tiveram que ser removidos com auxílio do Corpo de Bombeiros. O local do acidente aconteceu próximo ao cruzamento com a Rua Quitério Inácio de Melo e perto do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil.
A viatura
A viatura era do 12º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento em parte da Zona Oeste do Recife. Os dois policiais se deslocavam para uma ocorrência no bairro da Caxangá quando colidiram com o outro veículo.
Tombou
A viatura tombou e ficou virada de lado após atingir o poste. A policial que faleceu foi a soldado Leidy Emily dos Santos Ferreira. Ela era a comandante da guarnição e morreu na hora. Ela estava na corporação há menos de um ano.
Identificado
O outro policial, que dirigia o carro, foi identificado como Lucas Farias. Ele sofreu traumatismo craniano e fraturas nas pernas e braços. O PM foi socorrido por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital da Restauração, no Derby, Centro do Recife.
O Poder
Foto: Bruno Fontes/TV Globo
Paraíba tem 618 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
12/01/2026
Oferecidos
Os concursos estão sendo oferecidos pela Ebserh na Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e diversas prefeituras. Os salários podem ultrapassar os R$ 14 mil.
Confira os certames:
Concurso da prefeitura de Serraria
Vagas: 131
Nível: todos
Salário: de R$ 1,5 a R$ 5 mil
Inscrições: até o dia 29 de janeiro
Provas objetivas: 22 de março de 2026
Resultado final: 22 de abril de 2026
Concurso da Ebserh na Paraíba
Nível: superior completo;
Salários: de R$ 11.464,35 (24 horas semanais) até R$ 19.107,31 (40 horas semanais);
Inscrições: de 5 a 30 de janeiro de 2026;
Provas objetivas: 29 de março de 2026;
Concurs...
Oportunidade de emprego e com bons salários. A Paraíba tem sete editais de concurso público e processos seletivos com vagas abertas neste mês de janeiro. São 618 oportunidades em diferentes áreas.
Oferecidos
Os concursos estão sendo oferecidos pela Ebserh na Paraíba, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e diversas prefeituras. Os salários podem ultrapassar os R$ 14 mil.
Confira os certames:
Concurso da prefeitura de Serraria
Vagas: 131
Nível: todos
Salário: de R$ 1,5 a R$ 5 mil
Inscrições: até o dia 29 de janeiro
Provas objetivas: 22 de março de 2026
Resultado final: 22 de abril de 2026
Concurso da Ebserh na Paraíba
Nível: superior completo;
Salários: de R$ 11.464,35 (24 horas semanais) até R$ 19.107,31 (40 horas semanais);
Inscrições: de 5 a 30 de janeiro de 2026;
Provas objetivas: 29 de março de 2026;
Concurso para professor da UFPB
Vagas: 32
Nível: superior com doutorado
Salário: de R$ 5.367,43 até R$ 14.288,85
Inscrições: 2 fevereiro a 2 de março de 2026
Concurso da prefeitura de Nova Floresta
Vagas: 136
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Salário: de R$ 1,5 mil a R$ 14 mil
Inscrições: 12 de janeiro até 15 de fevereiro de 2026
Provas objetivas: 12 de abril de 2026
Resultado final: 29 de maio de 2026
Concurso da prefeitura de Cuité
Vagas: 142
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Salário: de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil
Inscrições: 12 de janeiro até 15 de fevereiro de 2026
Provas objetivas: 15 de março de 2026
Resultado final: 30 de abril de 2026
Concurso da prefeitura de Cajazeiras
Vagas: 75
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Salário: de R$ 1.518 a R$ 4.423,30
Inscrições: 7 de janeiro até 8 de fevereiro de 2026
Provas objetivas: 8 de março de 2026
Resultado final: 25 de maio de 2026
Concurso da prefeitura de São Domingos
Vagas: 87
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Salário: de R$ 1.518 a R$ 4.960,18
Inscrições: até 20 de janeiro de 2026
Provas objetivas: 22 de fevereiro de 2026
Resultado final: 24 de março de 2026
O Poder
Presidente do TCU se reúne com Galípolo para discutir inspeção no BC relacionada ao Banco Master
12/01/2026
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, vai se reunir hoje, segunda-feira (12/01), com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os diretores da autoridade monetária Ailton de Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação), Izabela Correa (Cidadania e Supervisão de Conduta) e Rogério Lucca (Secretário-Executivo). O encontro acontece em meio a um imbróglio envolvendo o Banco Master. O relator do caso Master no Tribunal de Contas, ministro Jhonatan de Jesus, também deve participar da reunião.
Objetivo
O encontro acontece às 14h, na sede do BC. O objetivo, segundo Vital do Rêgo, é encontrar uma forma de conciliar o poder de fiscalização do TCU com a autonomia do BC, que questiona a possibilidade de inspeção técnica em suas dependências. O pano de fundo do encontro é a liquidação do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro, determinada pelo Banco Central e analisada pelo TCU.
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, vai se reunir hoje, segunda-feira (12/01), com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e os diretores da autoridade monetária Ailton de Aquino (Fiscalização), Gilneu Vivan (Regulação), Izabela Correa (Cidadania e Supervisão de Conduta) e Rogério Lucca (Secretário-Executivo). O encontro acontece em meio a um imbróglio envolvendo o Banco Master. O relator do caso Master no Tribunal de Contas, ministro Jhonatan de Jesus, também deve participar da reunião.
Objetivo
O encontro acontece às 14h, na sede do BC. O objetivo, segundo Vital do Rêgo, é encontrar uma forma de conciliar o poder de fiscalização do TCU com a autonomia do BC, que questiona a possibilidade de inspeção técnica em suas dependências. O pano de fundo do encontro é a liquidação do Banco Master, do banqueiro Daniel Vorcaro, determinada pelo Banco Central e analisada pelo TCU.
Inspeção
O ministro do TCU Jonathan de Jesus determinou a inspeção presencial no BC para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do Master, ocorrida em novembro.
O processo
Em entrevista Vital do Rêgo negou que tenha sido um erro a entrada do TCU no processo sobre a liquidação do Banco Master e afirmou que não haverá reversão da decisão do Banco Central.
"O que nós veremos é que o BC teve toda razão em liquidar o Banco Master, como faz qualquer agência reguladora", disse o ministro do TCU.
Entenda o caso
A conversa vai acontecer na semana seguinte ao ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, suspender a inspeção presencial no Banco Central , determinada por ele para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do Banco Master, ocorrida em novembro. O ministro ainda submeteu o caso ao plenário, em decisão assinada na quinta-feira.
A decisão
A decisão ocorreu após o Banco Central apresentar um recurso chamado de embargo de declaração contestando a competência do ministro para autorizar, de forma monocrática, uma inspeção desse porte.
Argumenta
O BC argumenta que tal diligência deveria ser aprovada por um órgão colegiado do TCU. Embora Jhonatan de Jesus tenha defendido que o regimento interno do TCU lhe confere poderes para determinar inspeções necessárias à instrução processual, o ministro optou por conferir efeito suspensivo ao recurso para evitar instabilidade institucional.
Reagiu
O BC reagiu à decisão e recorreu, argumentando que o procedimento não poderia ser determinado por um único ministro, mas deveria ser submetido à deliberação do colegiado do TCU.
O Poder
Foto: Ruy Baron/Valor
