imagem noticia

Polícia Federal pediu autorização ao STJ para investigar hospital do marido da vice-governadora

22/06/2026

imagem noticia
A PF enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo autorização, para investigar a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD). O pedido decorre do foro privilegiado de Priscila.

Retomada

Como já noticiou a imprensa, meses atrás, a gestora repassou recursos do estado ao hospital do marido, em operações esquisitas e suspeitas.

Como e porque

A unidade de saúde do marido da vice-governadora, foi alvo de uma investigação por parte do SUS, cujos resultados nao foram divulgados. No entanto, levantaram muitas suspeitas que, agora, a Polícia Federal quer passar a limpo.

O que a PF quer saber

Segundo documento, obtido pela reportagem, a PF pretende investigar a destinação de recursos federais à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A unidade tem como sócio o empresário Jorge Bra...

imagem noticia
A PF enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo autorização, para investigar a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD). O pedido decorre do foro privilegiado de Priscila.

Retomada

Como já noticiou a imprensa, meses atrás, a gestora repassou recursos do estado ao hospital do marido, em operações esquisitas e suspeitas.

Como e porque

A unidade de saúde do marido da vice-governadora, foi alvo de uma investigação por parte do SUS, cujos resultados nao foram divulgados. No entanto, levantaram muitas suspeitas que, agora, a Polícia Federal quer passar a limpo.

O que a PF quer saber

Segundo documento, obtido pela reportagem, a PF pretende investigar a destinação de recursos federais à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A unidade tem como sócio o empresário Jorge Branco Neto, marido da vice-governadora.

Denúncia

Assinado pelo diretor-geral substituto da Polícia Federal, William Marcel Murad, o ofício informa que a denúncia sobre possíveis irregularidades na aplicação de recursos do SUS, feita por deputados estaduais, foi vinculada ao procedimento já em curso. A própria Priscila Krause chegou a destinar R$ 3 milhões ao hospital do marido enquanto exercia a gestão do governo do estado. Em 2025, a unidade de saúde da família chegou a receber mais de R$ 25 milhões.

Investigação do SUS

O caso envolvendo a vice também já é alvo de auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que apura suspeitas de superfaturamento em repasses realizados à instituição privada.

Posicionamento do hospital

Em nota, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro informou que “presta serviços de alta complexidade à rede estadual de saúde há 55 anos, tendo atuado durante as gestões de 15 governadores diferentes“.

A empresa também informou que “todas as contratações foram realizadas dentro da legalidade, sem interferência política”, e que sempre tiveram como “único objetivo garantir atendimento à população pernambucana”.

“Nos últimos anos, a instituição foi submetida a diferentes auditorias e procedimentos de fiscalização de praxe, incluindo análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e do Denasus, sem que fossem apontadas irregularidades graves ou prejuízo ao erário.

Leia outras informações

imagem noticia

Andy Burnham é favorito para substituir Keir Stamer no cargo de premiê do Reino Unido

22/06/2026

O político britânico Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, anunciou hoje, segunda-feira (22/06) que irá se candidatar à liderança do Partido Trabalhista, logo depois de Keir Starmer anunciar que vai renunciar ao cargo.

Agradeceu

Em uma publicação nas redes sociais, Burnham agradeceu a Starmer por sua liderança e disse: “Sua decisão marca o início de uma transição e é importante que esse processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Eu me candidatarei para fazer parte desse processo.”

Grande favorito

Considerado o grande favorito – e com o principal adversário em potencial, Wes Streeting, ex-secretário de Saúde, descartando-se da disputa – o ex-prefeito de Manchester é amplamente visto como o principal candidato a se tornar o próximo primeiro-ministro do país.

Concorreu

Andy Burnham já concorreu duas vezes, sem sucesso, à liderança do Partido Trabalhista, que atua...

imagem noticia

O político britânico Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester, anunciou hoje, segunda-feira (22/06) que irá se candidatar à liderança do Partido Trabalhista, logo depois de Keir Starmer anunciar que vai renunciar ao cargo.

Agradeceu

Em uma publicação nas redes sociais, Burnham agradeceu a Starmer por sua liderança e disse: “Sua decisão marca o início de uma transição e é importante que esse processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Eu me candidatarei para fazer parte desse processo.”

Grande favorito

Considerado o grande favorito – e com o principal adversário em potencial, Wes Streeting, ex-secretário de Saúde, descartando-se da disputa – o ex-prefeito de Manchester é amplamente visto como o principal candidato a se tornar o próximo primeiro-ministro do país.

Concorreu

Andy Burnham já concorreu duas vezes, sem sucesso, à liderança do Partido Trabalhista, que atualmente governa o Reino Unido. Agora, a vitória decisiva em uma eleição parlamentar suplementar e a renúncia do primeiro-ministro Keir Starmer o aproximam não apenas deste objetivo, como também da possibilidade de se tornar chefe-de-governo.

O Poder




imagem noticia

Sobrou o Brasil, por Marcelo Tognozzi

22/06/2026

O Brasil acabou cercado por governos de direita. A partir de 7 de agosto, Abelardo de La Espriella (Defensores da Pátria), 47 anos, comandará a Colômbia depois de campanha dura, permeada de violência. Há exatamente 1 ano, o pré-candidato conservador Miguel Uribe Turbay foi assassinado durante ato político em Bogotá.

Forte polarização

A forte polarização entre os apoiadores do presidente Gustavo Petro (Pacto Nacional) e do candidato Ivan Cepeda, também veio acompanhada de confrontos armados entre dissidentes das FARC e dos guerrilheiros ligados ao ELN (Exército de Libertação Nacional) e aos narcos. Foram muitos os mortos nas áreas rurais.

Polarização

Todo o Cone Sul vive uma polarização, com a esquerda fazendo das tripas coração para se manter no poder e, quando derrotada, tenta desestabilizar os eleitos, como acontece na Bolívia. O ex-presidente Evo Morales teima em fomentar protestos contra o presidente Rodrig...

imagem noticia

O Brasil acabou cercado por governos de direita. A partir de 7 de agosto, Abelardo de La Espriella (Defensores da Pátria), 47 anos, comandará a Colômbia depois de campanha dura, permeada de violência. Há exatamente 1 ano, o pré-candidato conservador Miguel Uribe Turbay foi assassinado durante ato político em Bogotá.

Forte polarização

A forte polarização entre os apoiadores do presidente Gustavo Petro (Pacto Nacional) e do candidato Ivan Cepeda, também veio acompanhada de confrontos armados entre dissidentes das FARC e dos guerrilheiros ligados ao ELN (Exército de Libertação Nacional) e aos narcos. Foram muitos os mortos nas áreas rurais.

Polarização

Todo o Cone Sul vive uma polarização, com a esquerda fazendo das tripas coração para se manter no poder e, quando derrotada, tenta desestabilizar os eleitos, como acontece na Bolívia. O ex-presidente Evo Morales teima em fomentar protestos contra o presidente Rodrigo Paz, que foi obrigado a usar a força para conter as tentativas de derrubar seu governo.

Não terá vida fácil

Espriella não terá vida fácil. A começar pelas negociações que terá de fazer com os partidos de centro e de direita num Congresso onde ninguém tem maioria. Não será tarefa simples para alguém que nunca exerceu o poder, mesmo tendo aliados importantes, como o ex-presidente Alvaro Uribe, que declarou abertamente o voto em Espriella.

Dividida

A Colômbia está dividida, assim como a Bolívia, o Brasil, ou o Peru, onde Keiko Fujimori acaba de ser eleita presidente. Filha do ex-presidente Alberto Fujimori, cujo governo perseguiu e acabou com o grupo terrorista Sendero Luminoso. O líder senderista, Abimael Gusman, preso numa gaiola num cortejo que percorreu as ruas de Lima para não restarem dúvidas da sua captura. Fujimori acabou metendo os pés pelas mãos, foi impichado, fugiu para o Japão, depois condenado e acabou sendo preso quando viajou ao Chile. Morreu na Cadeia. Keiko derrotou Roberto Sanchez, candidato do ex-presidente de esquerda Pedro Castillo, preso por tentativa de golpe de estado.

Ambiente tenso

O governo de Aberlado de La Espirella começará num ambiente tenso, com uma forte oposição radical, que se acha dona das ruas e com o direito de criar todo tipo de problema. No primeiro turno, o presidente Petro disse que não reconhecia o resultado, no que foi acompanhado pelos próceres do Pacto Histórico. Mais tarde, Cepeda acabou vencido pelo bom senso. Mas neste domingo, logo após o pleito, Petro voltou a insinuar fraude eleitoral e a dizer que só os juízes diriam quem venceu de fato.

A vitória

Depois da vitória de Milei na Argentina, Kast no Chile, Noboa no Equador, Paz na Bolivia e Keiko no Peru, a onda de mudança varreu a América do Sul e o último o bastião da esquerda é o Brasil de Lula.

Os resultados

Os resultados na Colômbia e no Peru afetam diretamente o Foro de São Paulo, espécie de clube da esquerda latino-americana. A Venezuela, que durante muito tempo se aliou ao Brasil no financiamento do Foro, agora virou um protetorado dos Estado Unidos e Cuba está sendo consumida por sua própria decadência.

O nome

O nome disso é fim de ciclo. Não é uma questão meramente ideológica ou de empatia, mas de uma transformação da realidade que tirou a esquerda latino-americana da zona de conforto. Isso tem muito a ver com a influência de Trump, mas também com a fadiga de material depois de décadas de governos como os de Cristina Kirchner, Evo Morales, Lula e o Bolivarianismo.

Alternância no poder

A alternância no poder é um dos pilares da democracia. Pode demorar um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre acaba chegando. Foi assim com Getúlio Vargas, que governou de 1930 a 1945, com os militares entre 1964 e 1985 e os Kirchner que ficaram entre 2003 e 2015.

Nossos vizinhos

Os resultados dos nossos vizinhos indicam que até a eleição de 4 de outubro teremos muitas emoções. Não é apenas o Brasil que está dividido. O continente inteiro rachou. Apertem os cintos. Até o fim da campanha será pressão o tempo todo.




imagem noticia

Messi e Mbappé entram em campo nesta segunda em busca de artilharia isolada da Copa

22/06/2026

A briga pelas vagas no mata-mata da Copa do Mundo 2026 promete, e hoje, segunda-feira (22/06), as favoritas França e Argentina entram em campo para selarem o acesso à próxima fase da competição.

Entram em campo

Os liderados por Messi são os primeiros a entrarem em campo, às 14h, no estádio AT&T, em Dallas, no Texas, contra a Áustria, em jogo válido pelo Grupo J.

Embalado

O time de Scaloni vem embalado depois de uma grande vitória sobre a Argélia em uma noite histórica para o camisa 10, que busca a artilharia geral de todas as edições do Mundial.

A França

Quem também briga no ranking é Kylian Mbappé. A França do atacante do Real Madrid joga às 18h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelo Grupo I, contra o Iraque. Os venceram Senegal na estreia por 3 a 1, com dois gols do craque.


Noruega e Portugal

Noruega e Senegal se enfrent...

imagem noticia

A briga pelas vagas no mata-mata da Copa do Mundo 2026 promete, e hoje, segunda-feira (22/06), as favoritas França e Argentina entram em campo para selarem o acesso à próxima fase da competição.

Entram em campo

Os liderados por Messi são os primeiros a entrarem em campo, às 14h, no estádio AT&T, em Dallas, no Texas, contra a Áustria, em jogo válido pelo Grupo J.

Embalado

O time de Scaloni vem embalado depois de uma grande vitória sobre a Argélia em uma noite histórica para o camisa 10, que busca a artilharia geral de todas as edições do Mundial.

A França

Quem também briga no ranking é Kylian Mbappé. A França do atacante do Real Madrid joga às 18h, no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, pelo Grupo I, contra o Iraque. Os venceram Senegal na estreia por 3 a 1, com dois gols do craque.


Noruega e Portugal

Noruega e Senegal se enfrentam às 21h também pelo Grupo I, no MetLife Stadium, em Nova Jersey. A Noruega é líder do grupo, à frente da França pelos critérios de desempate.

O último jogo

Fechando o dia e já avançando pela madrugada de terça-feira, Jordânia e Argélia se enfrentam pelo grupo J, na tentativa de pontuar para ficar com o terceiro lugar do grupo.

Agenda da Copa do Mundo neste domingo (22)
14h: Argentina x Áustria - Texas -
18h: França x Iraque - Filadélfia -
21h: Noruega x Senegal - Nova Jersey -
00h: Jordânia x Argélia - São Francisco

O Poder



imagem 2





imagem noticia

Inverno terá frio concentrado, chuva no Sul e tempo quente no Nordeste

22/06/2026

O inverno de 2026 começou oficialmente ontem, domingo, (21/06), 5h24 , no horário de Brasília — instante dono horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

Tendência

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

Nordeste

No Norte e no Nordeste, o tempo deve ficar predominantemente seco e quente.
Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

Ar frio

Uma dessas investidas polares pod...

imagem noticia

O inverno de 2026 começou oficialmente ontem, domingo, (21/06), 5h24 , no horário de Brasília — instante dono horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.

Tendência

De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.

Nordeste

No Norte e no Nordeste, o tempo deve ficar predominantemente seco e quente.
Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.

Ar frio

Uma dessas investidas polares pode empurrar o ar frio até as regiões de Goiânia (GO) e Brasília (DF), o norte de Minas Gerais e o extremo sul da Bahia.

Neve

A neve, sempre rara, tem mais chance de aparecer nas serras gaúchas e catarinenses nos primeiros dias da estação e ao longo de julho.
A primeira onda de frio, porém, chega antes disso. A previsão é de que uma forte massa de ar polar avance pelo interior do país entre os dias 22 e 30 de junho.

Primeira semana

A primeira semana de inverno começa com previsão de temporais na Região Sul do país, além da possibilidade de queda de granizo no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil Gaúcha, as áreas mais afetadas ficam na parte Norte do estado. O alerta é válido entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (22/06).

Destaque

Já a partir de terça-feira (2/063), o destaque é para as baixas temperaturas. Uma massa de ar polar deve resultar em mínimas negativas e geada generalizada.

Como fica o tempo no Rio Grande do Sul
Na terça-feira (23), as mínimas variam entre -1°C e 9°C, com geada na maioria das regiões. As máximas oscilam entre 5°C e 14°C. Rajadas de vento aumentam a sensação de frio, e há condições para congelamento de pista na Serra.

Previsão para Santa Catarina

No estado vizinho, a segunda-feira também tem retorno de chuva e temporais, que começam durante a madrugada, nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, e se estendem para as demais regiões no decorrer do dia.

O Poder



imagem 2





imagem noticia

Concursos em Pernambuco reúnem empregos com salários de até R$ 35,8 mil

22/06/2026

Concursos públicos e seleções simplificadas com inscrições abertas em Pernambuco somam, ao menos, 86 vagas de emprego. As oportunidades são para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários de até R$ 35,8 mil.

As vagas

As vagas estão distribuídas entre os municípios de Venturosa e Pombos, no Agreste, e Salgueiro, no Sertão, além do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que oferece oportunidades para o cargo de juiz.

Confira:

Conselho Tutelar de Venturosa
Inscrições até segunda-feira (22);
Seis vagas de nível médio;
Salário não informado;


Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Inscrições até 10 de julho;
30 vagas de nível superior;
Salário de R$ 35,8 mil;


Câmara de Pombos
Inscrições até 15 de julho;
Oito vagas de nível médio;
Salário de R$ 1,6 mil;


Prefeitura de Salg...

imagem noticia

Concursos públicos e seleções simplificadas com inscrições abertas em Pernambuco somam, ao menos, 86 vagas de emprego. As oportunidades são para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários de até R$ 35,8 mil.

As vagas

As vagas estão distribuídas entre os municípios de Venturosa e Pombos, no Agreste, e Salgueiro, no Sertão, além do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que oferece oportunidades para o cargo de juiz.

Confira:

Conselho Tutelar de Venturosa
Inscrições até segunda-feira (22);
Seis vagas de nível médio;
Salário não informado;


Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
Inscrições até 10 de julho;
30 vagas de nível superior;
Salário de R$ 35,8 mil;


Câmara de Pombos
Inscrições até 15 de julho;
Oito vagas de nível médio;
Salário de R$ 1,6 mil;


Prefeitura de Salgueiro
Inscrições até 21 de julho;
42 vagas de níveis médio, técnico e superior;
Salário de até R$ 3,2 mil;
O Poder




Paraíba tem mais de 1,5 mil vagas abertas em concursos com salários que passam de R$ 8 mil

22/06/2026

A Paraíba começa a semana com 9 editais de concursos públicos com vagas abertas neste mês de junho. São mais de 1.505 oportunidades em diferentes áreas. Os salários podem ultrapassar os R$8 mil.

Os concursos

Os concursos estão sendo oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Instituto Brasileiro de Geongrafia Estatística (IBGE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelas prefeituras de Cajazeiras, Trinunfo, Zabelê e Assunção

Confira:

Concurso da Prefeitura de Campina Grande
Vagas: 955 vagas
Nível: médio, técnico e superior[
Salários: de R$ 1,6 mil a R$ 8,8 mil
Inscrições: até 13 de julho
Provas objetivas: 29 e 30 de agosto
Resultado final: 26 de novembro de 2026

Seleção do IBGE para o Censo Agropecuário 2026 na PB
Vagas: 190 na Paraíba
Nível: médio
Remuneração: R$ 2.128...


A Paraíba começa a semana com 9 editais de concursos públicos com vagas abertas neste mês de junho. São mais de 1.505 oportunidades em diferentes áreas. Os salários podem ultrapassar os R$8 mil.

Os concursos

Os concursos estão sendo oferecidos pela Prefeitura de Campina Grande, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Instituto Brasileiro de Geongrafia Estatística (IBGE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelas prefeituras de Cajazeiras, Trinunfo, Zabelê e Assunção

Confira:

Concurso da Prefeitura de Campina Grande
Vagas: 955 vagas
Nível: médio, técnico e superior[
Salários: de R$ 1,6 mil a R$ 8,8 mil
Inscrições: até 13 de julho
Provas objetivas: 29 e 30 de agosto
Resultado final: 26 de novembro de 2026

Seleção do IBGE para o Censo Agropecuário 2026 na PB
Vagas: 190 na Paraíba
Nível: médio
Remuneração: R$ 2.128 a R$ 4.008 + benefícios
Prazo de inscrição: até 1º de julho[[[[[[[
Local de inscrição: site da organizadora, IBFC
Taxa de inscrição: R$ 53

Concurso da UEPB
Vagas: 8
Nível: fundamental, médio/técnico
Salário: de R$ 2.104,23 a R$ 3.768,36
Inscrições: de 26 de maio a 12 de julho
Provas objetivas: 23 de agosto de 2026
Provas práticas: 18 de outubro
Resultado final: 28 de outubro

Concurso da prefeitura de Mãe D'Água
Vagas: 91
Nível: fundamental, médio, técnico e superior
Salário: de R$ 1.621 a R$ 7.272
Inscrições: de 26 de maio a 28 de junho
Provas objetivas: 2 de agosto
Provas práticas: 27 de setembro
Resultado final: 9 de outubro

Concurso da STTP de Campina Grande
Vagas: 40 vagas
Nível: superior
Salário: R$ 3.170,83
Inscrições: 19 de maio a 22 de junho
Taxa de inscrição: R$ 150,00
Prova objetiva: 30 de agosto
Resultado final: a ser divulgado pela STTP

Concurso da Prefeitura de Triunfo
Vagas: 102
Nível: fundamental incompleto, médio/técnico e superior
Salário: de R$ 1.621 a R$ 7 mil
Inscrições: 27 de maio a 30 de junho
Prova objetiva: 30 de agosto
Resultado final: 7 de dezembro
Edital do concurso da Prefeitura de Triunfo

Concurso da Prefeitura de Cajazeiras
Vagas: 32
Nível: médio
Salário: R$ 3.242,00
Inscrições: de 25 de maio a 28 de junho
Prova objetiva: 26 de julho
Resultado final: 30 de setembro

Concurso da Prefeitura de Zabelê
Vagas: 40
Nível: fundamental, médio/técnico e superior
Salário: entre R$ 1.621 e R$ 8 mil
Inscrições: 1.º de junho até 5 de julho
Prova objetiva: 26 de julho
Resultado final: 9 de outubro

Concurso da Prefeitura de Assunção
Vagas: 50
Nível: fundamental, médio/técnico e superior
Salário: de R$ 1.621 a R$ 4.554
Inscrições: 1º a 30 de junho
Prova objetiva: 30 de agosto de 2026.
Resultado final: 27 de novembro
O Poder




imagem noticia

Alvo de investigação, Jaques deve se reunir com Lula nesta semana para definir futuro, confira essa e outras manchetes quentes da manhã

22/06/2026

Semana tensão. Decisiva para o Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para definir a permanência ou não do senador no cargo.

A investigação

A investigação da PF (Polícia Federal) que atingiu o senador na quinta-feira (18/06) deixou o cargo de líder do governo no Senado na mira. A possibilidade de uma troca na posição ganhou força, mas o congressista resiste – também de olho em se reeleger nas eleições deste ano.

Compromisso

A conversa, no entanto, depende dos compromissos de Lula. Hoje, segunda-feira (22/06), o presidente cumpre agendas no Rio de Janeiro e depois deve ir a São Paulo no início da semana. A expectativa é que Jaques se encontre com lideranças do partido antes da conversa com o presidente da República.



- Eleição na Colômbia: De la Espriella comemora resultado; Cep...

imagem noticia

Semana tensão. Decisiva para o Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta semana com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), para definir a permanência ou não do senador no cargo.

A investigação

A investigação da PF (Polícia Federal) que atingiu o senador na quinta-feira (18/06) deixou o cargo de líder do governo no Senado na mira. A possibilidade de uma troca na posição ganhou força, mas o congressista resiste – também de olho em se reeleger nas eleições deste ano.

Compromisso

A conversa, no entanto, depende dos compromissos de Lula. Hoje, segunda-feira (22/06), o presidente cumpre agendas no Rio de Janeiro e depois deve ir a São Paulo no início da semana. A expectativa é que Jaques se encontre com lideranças do partido antes da conversa com o presidente da República.



imagem 2




- Eleição na Colômbia: De la Espriella comemora resultado; Cepeda contesta

Deu “direita”. Venceu o candidato pró-Trump. O advogado e empresário Abelardo de la Espriella venceu ontem, domingo ,(21/06), o segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia e será o sucessor de Gustavo Petro. A vitória marca uma mudança brusca de rumo no país, que nos últimos quatro anos foi governado pela esquerda. Ele tomará posse em 7 de agosto.



imagem 3




De acordo com a apuração preliminar, Abelardo de la Espriella, da direita, conquistou a maioria dos votos.

Esperar contagem

Entretanto, ainda é necessário esperar a contagem final, supervisionada por tabeliães e juízes, que é exigida pela lei colombiana. Iván Cepeda, candidato governista, afirmou ainda que seu partido contestará resultados de mais de 30 mil urnas.



imagem 4




- Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer anuncia que irá renunciar

Surpresa na realeza. O primeiro-ministro Keir Starmer anunciou hoje, segunda-feira (22/06) que renunciará ao cargo, e um novo líder deverá assumir o cargo até o retorno do parlamento em setembro.

Conversou

Starmer disse que conversou com o rei Charles nesta manhã e que renunciará ao cargo em uma transição de poder tranquila.



imagem 5




- Pré-candidatos participam de debate em Brasília nesta segunda-feira

O “tirenete” vai começar. Pré-candidatos à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL), e os ex-governadores Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo) participarão, hoje, segunda-feira (22/06), de um debate com empresários da indústria, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento tem abertura oficial marcada para as 14h, com participação restrita a convidados e credenciados.


É segunda-feira, 22 de junho. No Nordeste estamos chegando no ápice dos festejos juninos. Na Colômbia, o resultado do 2º turno da eleição realizado neste domingo foi apertado. Venceu o candidato de direita pró-Trump. O candidato derrotado contestou o resultado e pediu recontagem dos votos. No Reino Unido teve ministro que renunciou o cargo nas primeiras horas de hoje. Vamos conferir as primeiras quentes do dia:

- Candidato pró-Trump ganha na Colômbia por pequena margem na apuração preliminar, mas presidente Petro pede para aguardar contagem

- Colômbia ele De la Espriella e entra na onda de ultradireita após 1 governo de esquerda, diz apuração
Abelardo De La Espriella vence eleições para presidente da Colômbia em 2º turno
Petro acusa Israel de vulnerar sistema eleitoral da Colômbia e pede apuração oficial

- Juízes e desembargadores flexibilizam divisão de férias para terem seis meses de folga por ano, diz Folha
- TCU vê brecha para uso irregular de dinheiro injetado em estatais e alerta gestão de Lula
-Como as bets estão mudando o varejo e disputando o bolso do consumidor, destaca Estadão
- Rivais mantêm 'pacto de silêncio' e evitam explorar operação contra Jaques
- Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, renuncia ao cargo
- STF derrubou três em cada quatro leis julgadas em 2025, diz Anuário da Justiça



imagem 6




E no futebol? Vamos ao boletim da Copa. O domingo teve soneca durante o jogo, falta de fair play e comemoração especial. O Egito conseguiu um triunfo histórico, ao bater a Nova Zelândia por 3 a 1, de virada, em Vancouver. Depois da má impressão deixada na estreia com empate diante de Cabo Verde, a Espanha se recuperou e goleou a Arábia Saudita por 4 a 0. O jovem Lamine Yamal, de 18 anos, marcou o primeiro gol dele em Copas. O domingo foi marcado pelo retorno de Rebeca Andrade às competições foi em grande estilo. A campeã olímpica conquistou o ouro no Pan de ginástica artística. Vamos conferir as novidades da Copa neste começo de semana.



imagem 7




- Egito vence Nova Zelândia com gols de xarás de craques
-Espanha desencanta e vence a 1ª na Copa goleando a Arábia Saudita
- Messi, Kylian Mbappé e Erling Haaland entram em campo hoje
Argentina enfrenta Áustria em segundo confronto do time de Messi na Copa
Cabo Verde arranca empate com Uruguai após falha de Muslera e embola grupo



imagem 8




-Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística

Por enquanto é isso. A semana está apenas começando. E promete. No Nordeste é São João. Festa em todos os cantos da região. Forró e Copa do Mundo. O inverno de 2026 começou oficialmente neste domingo (21/06). Aliás, neste domingo aconteceu o solstício de inverno no hemisfério sul da Terra que trouxe a noite mais longa do ano.



imagem 9




Que seja um 22 de junho de boas notícias. Continuem acompanhando O Poder. Bom dia a todos.

Severino Lopes




imagem noticia

Apoio de Inácio Falcão fortalece pré-campanha de Veneziano

21/06/2026

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Inácio Falcão (PC do B) realizou na noite deste sábado (20), em Campina Grande, a 6ª edição do Arraiá do Falcão. Durante o evento, que reuniu amigos, correligionários e apoiadores do deputado, ele anunciou apoio à pre-campanha de reeleição do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).



Senador necessário

“Campina precisa de Vené. Nós precisamos de Vené. Eu preciso de você no Senado pra que eu e você possamos trazer para Campina muitos investimentos, construir mais hospitais, trazer escolas técnicas. Não posso apoiar quem seja contra Lula, quem não é de Campina”, afirmou Inácio Falcão.



Lutador coerente

“Eu tenho uma relação com este cidadão de três décadas. Nos conhecemos quando ele, sozinho, com limitações extremas e sem recursos, alcançava seu primeiro mandado como vereador em Campina. De lá pra cá, nunca deixamos de ter uma relação a...

imagem noticia

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Inácio Falcão (PC do B) realizou na noite deste sábado (20), em Campina Grande, a 6ª edição do Arraiá do Falcão. Durante o evento, que reuniu amigos, correligionários e apoiadores do deputado, ele anunciou apoio à pre-campanha de reeleição do Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).



imagem 2




Senador necessário

“Campina precisa de Vené. Nós precisamos de Vené. Eu preciso de você no Senado pra que eu e você possamos trazer para Campina muitos investimentos, construir mais hospitais, trazer escolas técnicas. Não posso apoiar quem seja contra Lula, quem não é de Campina”, afirmou Inácio Falcão.



imagem 3




Lutador coerente

“Eu tenho uma relação com este cidadão de três décadas. Nos conhecemos quando ele, sozinho, com limitações extremas e sem recursos, alcançava seu primeiro mandado como vereador em Campina. De lá pra cá, nunca deixamos de ter uma relação amigável, respeitável e fraterna. Campina Grande é prova testemunhal do trabalho que este cidadão faz no social”, destacou Veneziano.



imagem 4





imagem noticia

Copa do Mundo perde público de 230 Maracanãs lotados no Brasil, informa Ibope

20/06/2026

Por Sandro Nascimento*

Com metade dos jogos da Copa do Mundo deste ano sem serem transmitidos pela TV Globo nem pelo SBT e exibidos com exclusividade pela Cazé TV, o público alcançado pelo evento encolheu 18,1 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a cerca de 230 Maracanãs lotados, na comparação com a última Copa (em 2022).

É isso o que aponta a metodologia SAM (Sports Audience Measurement), do Ibope, referente aos seis primeiros dias do torneio. Entre 11 e 16 de junho, a soma da audiência de todas as plataformas de transmissão (Globo, SBT e Cazé TV) mostrou que a Copa do Mundo atingiu 114,1 milhões de brasileiros, contra 132,2 milhões em 2022.



TV Cazé

A grande diferença entre as duas edições do evento é que, neste ano, a Cazé TV adquiriu os direitos de todos os jogos, mantendo metade deles (54 partidas) sob exclusividade. Analisando os dados do SAM (Sports Audience Measurement), esse cenári...

imagem noticia

Por Sandro Nascimento*

Com metade dos jogos da Copa do Mundo deste ano sem serem transmitidos pela TV Globo nem pelo SBT e exibidos com exclusividade pela Cazé TV, o público alcançado pelo evento encolheu 18,1 milhões de pessoas no Brasil, o equivalente a cerca de 230 Maracanãs lotados, na comparação com a última Copa (em 2022).

É isso o que aponta a metodologia SAM (Sports Audience Measurement), do Ibope, referente aos seis primeiros dias do torneio. Entre 11 e 16 de junho, a soma da audiência de todas as plataformas de transmissão (Globo, SBT e Cazé TV) mostrou que a Copa do Mundo atingiu 114,1 milhões de brasileiros, contra 132,2 milhões em 2022.



imagem 2




TV Cazé

A grande diferença entre as duas edições do evento é que, neste ano, a Cazé TV adquiriu os direitos de todos os jogos, mantendo metade deles (54 partidas) sob exclusividade. Analisando os dados do SAM (Sports Audience Measurement), esse cenário provocou uma perda significativa da principal vitrine do esporte no Brasil.

Sozinhas, Globo e SBT conseguem atingir 90% do público da Copa. Por outro lado, mesmo detendo jogos exclusivos, a Cazé TV alcança apenas 34% desse universo, evidenciando o abismo de alcance que ainda existe entre a TV tradicional e o streaming.

Para se ter uma ideia da força da TV aberta, só a Globo foi sintonizada por 8 a cada 10 pessoas que acompanharam o evento no período, segundo a metodologia do Ibope.



imagem 3




Alcance das pessoas

Dos 114,1 milhões de brasileiros que assistiram aos seis primeiros dias da Copa do Mundo, a Globo liderou o alcance com 96,1 milhões de pessoas. Na sequência, a parceria SBT/NSports atingiu 43 milhões, enquanto a Cazé TV alcançou a marca de 38,7 milhões de espectadores.

Se for analisado o público exclusivo, 44 milhões de pessoas só assistem à Copa na Globo, contra apenas 10,9 milhões que são exclusivos da CazéTV. Os dados do Ibope mostram que ao concentrar metade dos jogos exclusivamente no streaming, o evento sofre com uma exclusão de público, deixando milhões de torcedores sem acesso aos jogos por falta de conectividade ou familiaridade com as plataformas online.

Público na TV nos países sedes

Um comunicado emitido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) à imprensa na última semana ajuda a dimensionar a força da TV aberta no Brasil.

Segundo a entidade, a audiência combinada de Canadá, Estados Unidos e México nos jogos de abertura da Copa do Mundo somou 54 milhões de espectadores. O número representa quase a metade do alcance registrado apenas pela TV aberta brasileira, de acordo com os dados do Ibope.

O que é o SAM do Ibope

Para solucionar o desafio de medir o público do futebol diante da fragmentação dos direitos de transmissão, desde ano passado, o Ibope implementou o SAM (Sports Audience Measurement).

A ferramenta funciona como uma métrica unificada, capaz de somar e comparar, sob os mesmos critérios técnicos, a audiência que acompanha os jogos pela TV tradicional e por plataformas de streaming. São incluídos todos os dispositivos consumidos em domicílio. Ou seja, ele não contempla os dispositivos out-of-home (de deslocamento).

*Sandro Nascimento é titular da Coluna do Sandro/Veiculada pelo ‘Na Telinha’/ Portal UOL



imagem 4





imagem noticia

As aventuras de Cacimba 46 — O campeonato das vaidades

20/06/2026

Zé da Flauta*

A ideia de Cacimba nasceu simples como um drible de vaca: dar aos jovens de Carnaúba Seca um chão nivelado para correr atrás de uma bola de couro. O Prefeito Anselmo, de olho nos votos da juventude, correu para doar um terreno cheio de cansanção e cascalho nos arredores da cidade.

Até o Padre Teodoro apoiou, doando três pares de chuteiras velhas e abençoando as traves de madeira de jurema.

A cidade virou um fervilhar só: costureiras varavam a noite fazendo calções de saco de farinha, e os meninos limpavam o campo tirando os bodes na base do grito.

Simão, com seus óculos redondos na ponta do focinho, sentava-se em cima do travessão com sua pastinha de couro, anotando a escalação dos times como um legítimo comissário da FIFA, enquanto Sebastião corria pela lateral com uma lata d'água, fazendo as vezes de massagista irreverente da molecada.

O inesperado aconteceu quando a bola de fato ameaço...

imagem noticia

Zé da Flauta*

A ideia de Cacimba nasceu simples como um drible de vaca: dar aos jovens de Carnaúba Seca um chão nivelado para correr atrás de uma bola de couro. O Prefeito Anselmo, de olho nos votos da juventude, correu para doar um terreno cheio de cansanção e cascalho nos arredores da cidade.

Até o Padre Teodoro apoiou, doando três pares de chuteiras velhas e abençoando as traves de madeira de jurema.

A cidade virou um fervilhar só: costureiras varavam a noite fazendo calções de saco de farinha, e os meninos limpavam o campo tirando os bodes na base do grito.

Simão, com seus óculos redondos na ponta do focinho, sentava-se em cima do travessão com sua pastinha de couro, anotando a escalação dos times como um legítimo comissário da FIFA, enquanto Sebastião corria pela lateral com uma lata d'água, fazendo as vezes de massagista irreverente da molecada.

O inesperado aconteceu quando a bola de fato ameaçou rolar. Cacimba, observando a meninada no chão batido, montou o Juazeiro Futebol Clube, um esquadrão legítimo com os melhores jogadores da terra, meninos que jogavam descalços, mas tinham o vento nos pés e a malícia do sertão no corpo.

Vendo que o time do velho ia levar a taça e a glória, a vaidade do Prefeito Anselmo falou mais alto. Usando o dinheiro das obras da prefeitura, ele montou o Esporte Clube Municipal, trazendo de fora, a peso de ouro, jogadores profissionais de Petrolina e Recife, com direito a camisa de marca e chuteira de cravo.

O Padre Teodoro, para não ficar por baixo no prestígio, resolveu botar o bloco na rua e fundou o São Pedro Apóstolo, escalando os coroinhas mais parrudos e trazendo três seminaristas corpulentos da capital para garantir que a paróquia não saísse de campo humilhada.

O clima na cidade azedou antes mesmo do apito inicial. O que era para ser uma festa do povo virou uma guerra de aparências. No dia do grande triangular, o prefeito chegou de jipe, com foguetório e fotógrafo oficial, enquanto o padre entrou em campo de batina erguida, aspergindo água benta na trave do seu time para ver se o santo ajudava contra os profissionais do político.



imagem 2




Cacimba assistia a tudo da beira do campo, com o pífano na cintura e os dois macaquinhos nos ombros.

"Doutor Anselmo, o senhor trouxe chuteiras que brilham, mas esqueceu que o campo aqui é de terra pura", disse o velho, com sua mansidão certeira.

"E o senhor, Padre, quer que Deus escolha um lado no jogo, quando o único milagre do futebol é fazer a gente esquecer a miséria por noventa minutos?"

Foi no primeiro toque na bola que a lição de Cacimba se fez carne, arrancando lágrimas de quem estava no barranco assistindo.

Os jogadores importados do prefeito, cheios de pose, começaram a escorregar no poeirão e a reclamar do mormaço; os seminaristas do padre cansaram na primeira subida de ladeira.

Mas os meninos de Cacimba, impulsionados pelos gritos de Dona Lurdes e do povo humilde, jogavam por amor à própria terra. Cada passe era uma resposta aos anos de esquecimento.

Quando o moleque birote, descalço e com o calção rasgado, driblou o zagueiro de Recife e estufou a rede feita de corda de sisal, a poeira subiu junto com o choro de orgulho da torcida.

Carnaúba Seca entendeu que o dinheiro compra o passe e a batina dita a regra, mas a alma do jogo pertence a quem tem o sertão correndo nas veias.


*Zé da Flauta é músico, compositor, filósofo e escritor.



imagem 3





Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar