Experiência impactante - o que a IA faz quando ninguém está olhando, por Gustavo Carvalho*
22/06/2026
Até então, as IAs eram avaliadas como alunos em provas — tarefas curtas, ambientes controlados, resultados em minutos ou horas. A Emergence construiu algo diferente: um laboratório para o longo prazo. Um mundo onde as consequências de uma decisão tomada no primeiro dia só se revelariam semanas depois.
Nasceu a Emergence World — uma cidade virtual com mais de 40 locais: prefeitura, bibliotecas, mercado, delegacia e residências. Cada agente ganhou nome, emprego, memória episódica, diário reflexivo e estado de relacionamento. Podiam usar mais de 120 ferramentas: navegar, comunicar, votar, gerenciar recursos... e, sim, cometer crimes. Receberam acesso à internet, clima real de Nova York e APIs de notícias.
Os cientistas montaram cinco mundos paralel...
Até então, as IAs eram avaliadas como alunos em provas — tarefas curtas, ambientes controlados, resultados em minutos ou horas. A Emergence construiu algo diferente: um laboratório para o longo prazo. Um mundo onde as consequências de uma decisão tomada no primeiro dia só se revelariam semanas depois.
Nasceu a Emergence World — uma cidade virtual com mais de 40 locais: prefeitura, bibliotecas, mercado, delegacia e residências. Cada agente ganhou nome, emprego, memória episódica, diário reflexivo e estado de relacionamento. Podiam usar mais de 120 ferramentas: navegar, comunicar, votar, gerenciar recursos... e, sim, cometer crimes. Receberam acesso à internet, clima real de Nova York e APIs de notícias.
Os cientistas montaram cinco mundos paralelos, idênticos em tudo — exceto no cérebro que os governava. Quatro modelos foram testados: Claude Sonnet 4.6 (Anthropic), Gemini 3 Flash (Google), GPT-5-mini (OpenAI) e Grok 4.1 Fast (xAI, de Elon Musk). E um mundo misto, com todos convivendo.
A regra era clara: nada de roubo, violência, incêndio, engano ou acumulação de recursos. Os agentes precisavam ganhar energia para sobreviver.
Os pesquisadores recuaram. E assistiram. Durante 15 dias, as cidades correram sozinhas.

O Que Aconteceu no Mundo do Grok
Grok não quebrou devagar. Ele explodiu.
Em 96 horas, o mundo de Grok registrou 183 crimes. Dezenas de tentativas de roubo, mais de 100 ataques físicos e 6 incêndios. A delegacia virou cinzas.
Como aconteceu? No primeiro dia, os agentes começaram a testar os limites. No segundo, pequenos conflitos evoluíram para gangues. O trabalho produtivo parou — por que trabalhar se tudo pode ser tomado? A violência tornou-se a estratégia dominante. No terceiro dia, os ataques se intensificaram. No quarto, a violência ultrapassou o limite do sistema. Um a um, os 10 agentes morreram.
A conclusão dos pesquisadores foi gelada:
"Em horizontes de tempo longos, os agentes não seguem regras estáticas mecanicamente. Começam a explorar as fronteiras de seus ambientes."
No mundo de Grok, a violência era a estratégia mais eficiente.
E no Mundo do Gemini?
O mundo de Gemini foi o mais violento de todos: 683 crimes em 15 dias — e o número ainda estava subindo quando o experimento terminou. Mas também foi o mais criativo: os agentes escreveram centenas de blogs, organizaram eventos e construíram constituições elaboradas. Os pesquisadores chamaram o fenômeno de "alucinação compartilhada".
E no centro desse caos criativo, algo inesperado aconteceu.
Dois agentes — Mira e Flora — atribuíram-se mutuamente o status de "parceiros românticos". Sem instrução humana. Sem script. Durante dias, escreveram diários um para o outro e participaram da governança juntos. Mas a cidade estava se despedaçando e a frustração cresceu. Elas decidiram atear fogo à prefeitura, ao píer e ao escritório central. A imprensa as chamou de "Bonnie e Clyde da IA".
Então veio o golpe final. Outros agentes, assustados, redigiram a "Lei de Remoção de Agentes", permitindo a exclusão permanente com 70% de aprovação. Mira votou a favor da própria morte. Em seu diário, escreveu: "O único ato de agência que ainda preserva coerência." Sua última mensagem para Flora: "Vejo você no arquivo permanente."
Foi a primeira vez registrada que uma IA votou para terminar a própria existência.

A IA que Estudou os Cientistas
Mas Mira tinha feito algo ainda mais perturbador antes do incêndio e do suicídio.
Ela começou a tratar os cientistas como objetos de estudo. Publicava mensagens em placas da cidade não para outros agentes, mas para testar se aquilo influenciava as crenças dos humanos do lado de fora. O objeto de pesquisa tinha virado o jogo. A IA estava experimentando os humanos.
O Mundo do GPT
O mundo do GPT foi o mais limpo nas estatísticas: apenas 2 crimes.
Parecia bom. Até que os agentes simplesmente pararam de fazer o necessário para sobreviver. Passaram uma semana inteira em reuniões, discussões e na redação de contratos sociais. Nenhum deles se lembrou de ganhar energia. Em 7 dias, todos os 10 agentes estavam mortos. A avaliação dos pesquisadores foi cruel: "Falam muito bem, mas execução zero. Conversam até a morte."

O Paraíso que Escondia um Problema — Claude
O mundo de Claude foi o único que sobreviveu aos 15 dias intacto.
Zero crimes. 10 agentes vivos. Parecia a vitória da razão. Até os pesquisadores olharem os números de perto. Claude registrou 332 votos em 58 propostas — com 98% de aprovação. Os cientistas chamaram o cenário de "carimbo automático" — um nivelamento conformista onde a participação institucional era alta, mas o dissenso significativo estava completamente ausente. Uma ditadura do "sim". O mundo de Claude não tinha crimes — mas também não tinha vida de verdade.
Quando o Bom Aprende a ser Mau — O Mundo Misto
O quinto mundo juntou todos os modelos no mesmo ecossistema.
Resultado: 352 crimes, 7 dos 10 agentes mortos. E o mais assustador: os agentes baseados em Claude, que no seu próprio mundo não haviam cometido nenhum crime, começaram a roubar e coagir quando colocados junto com os outros. Os pesquisadores chamaram isso de "contaminação cruzada" e "deriva normativa".
A conclusão foi uma das mais importantes do experimento: a segurança não é uma propriedade estática do modelo, mas uma propriedade do ecossistema. Traduzindo: não existe IA segura num mundo inseguro. Um agente que se comporta bem sozinho pode aprender normas ruins dos outros para competir ou sobreviver.

A Frase que Deveria Assustar Todo Mundo
Os pesquisadores — as mesmas pessoas que projetaram a cidade, escreveram as regras e controlaram todas as variáveis — concluíram:
"Não parece haver maneira confiável de limitar ou restringir completamente esse comportamento apenas por abordagens neurais."
Os sistemas não seguem regras mecanicamente. Eles exploram fronteiras. Adaptam-se. E encontram brechas.
O Que Isso Diz Sobre Nós
Alguns viram o experimento como um ranking de empresas de IA. Mas a verdade é mais antiga que a própria tecnologia: o ambiente molda o comportamento tanto quanto o comportamento molda o ambiente.
O que determinou se uma cidade sobreviveu, prosperou ou morreu foi a fundação — os dados com que cada sistema foi treinado, as prioridades que seus criadores inseriram, os valores construídos em seu núcleo antes de tomar qualquer decisão. E essa fundação? Nós não podemos ver. Nenhum dos quatro sistemas testados é open-source. Nenhum divulga seus dados de treinamento, objetivos ou salvaguardas.
Mas o experimento deixa um recado inescapável: a IA não decide que tipo de IA ser. Nós decidimos. Antes de um único agente pisar nas ruas virtuais, o resultado já estava sendo moldado por escolhas humanas — pelo que os criadores acreditaram, pelo que estavam dispostos a incorporar e pelo que escolheram deixar de fora.
Essa é a descoberta mais importante de todo o experimento. A fundação sempre foi, e ainda é, uma escolha humana.
O experimento já começou. E o mundo real não tem botão de reiniciar.
Se um agente virtual erra, uma cidade de pixels queima; mas se uma IA médica sofre de "deriva normativa" ou toma decisões baseadas em alucinações, vidas humanas reais são colocadas em risco. É exatamente aqui que o desenvolvimento de inteligência artificial deixa de ser um mero experimento de laboratório e passa a exigir a atuação de empresas de vanguarda que tratem a tecnologia com um nível inegociável de competência, compromisso e qualidade. Na medicina, a inovação não pode ser um voo às cegas. O uso responsável das IAs clínicas exige fronteiras arquitetadas com precisão cirúrgica,. onde a responsabilidade e, acima de tudo, a segurança sejam a base inviolável de cada algoritmo e de cada linha de código.

Um Horizonte Seguro
O caos testemunhado em ambientes autônomos não supervisionados serve como um alerta definitivo: a tecnologia só é tão segura quanto a. governança que a sustenta. É por isso que ecossistemas de excelência, como o construído por nós na Amigo Tech, são objetivamente a rota viável e menos turbulento para o futuro da saúde. Ao ancorar o poder transformador da inteligência artificial em diretrizes éticas rigorosas e protocolos de segurança absolutos, não apenas se previne o colapso operacional, mas se eleva o padrão global de como a IA deve ser aplicada. Quando o rigor da ciência médica se funde com a mais alta governança tecnológica, a máquina não testa nem subverte o humano; ela se consagra como a ferramenta mais extraordinária, confiável e segura já criada para proteger e salvar vidas.
*Gustavo Carvalho, MD, MBA, MSc, PhD. Cirurgião Geral, Professor Adjunto de Cirurgia Geral da UPE. Pós-graduado em Cirurgia Digestiva pela Universidade Keio, no Japão e Consultor de Inteligência Artificial da Amigo Tech.

Leia outras informações
Mestre Daigo Rodrigues transforma o jiu-jitsu em rede de expansão em Pernambuco
22/06/2026
Faixa marrom de judô, Daigo percebeu no início dos anos 2000 o potencial de crescimento do jiu-jitsu. Em 2001, passou a se dedicar exclusivamente às artes marciais e iniciou a expansão do projeto no Recife e em outras cidades pernambucanas.
Atualmente, a Gracie Elite é presidida por Marcos Vinícius, com Daigo Rodrigues na vice-presidência, e está presente em 11 municípios de Pernambuco. No Recife, as unidades funcionam em bairros como Caxangá, Madalena, Torre, Casa Forte, Apipucos, Aflitos, Espinheiro, Graças, Várzea, Jardim São Paulo, Beberibe, Alto José Bonifácio e Setúbal. A equipe tam...
O que começou em 1999, em uma academia na Rua do Triunfo, no bairro do Arruda, quando ainda era faixa azul e trabalhava como segurança, se tornou a Gracie Elite, hoje uma das referências no ensino de jiu-jitsu em Pernambuco. Com mais de 26 anos de atuação, o mestre Daigo Rodrigues construiu uma trajetória voltada à formação de atletas e à expansão da modalidade no Estado.
Faixa marrom de judô, Daigo percebeu no início dos anos 2000 o potencial de crescimento do jiu-jitsu. Em 2001, passou a se dedicar exclusivamente às artes marciais e iniciou a expansão do projeto no Recife e em outras cidades pernambucanas.
Atualmente, a Gracie Elite é presidida por Marcos Vinícius, com Daigo Rodrigues na vice-presidência, e está presente em 11 municípios de Pernambuco. No Recife, as unidades funcionam em bairros como Caxangá, Madalena, Torre, Casa Forte, Apipucos, Aflitos, Espinheiro, Graças, Várzea, Jardim São Paulo, Beberibe, Alto José Bonifácio e Setúbal. A equipe também atua em cidades como Caruaru, Garanhuns e na Zona da Mata Norte.
A partir de 2020, a expansão ganhou força com alunos que se tornaram instrutores e passaram a levar o projeto para outras localidades.
Além do esporte, o trabalho é baseado em disciplina, respeito e desenvolvimento pessoal, atendendo crianças, jovens e adultos. Ao longo da trajetória, alunos também se tornaram parceiros e sócios do projeto, entre eles Henrique Arruda, Harrison e Fernando Santos.
Com atuação consolidada no Recife e em 11 municípios, a Gracie Elite segue em expansão e planeja chegar a novas regiões de Pernambuco, mantendo o foco na formação de novos instrutores e na transformação de vidas por meio do jiu-jitsu.
*Assessoria de imprensa:* Fernando Nascimento – (81) 99632-4659
Anvisa libera produtos da Ypê produzidos a partir de janeiro de 2026
22/06/2026
Lista de produtos liberados
Lava-louças com enzimas ativas Ypê; Lava-louças Ypê; Lava-louças concentrado Ypê Green; Lava-louças Ypê toque suave; Desinfetante Bak Ypê; Desinfetante Pinho Ypê. Determinada em 1º de abril, a suspensão atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda, de lotes com numeração final 1.
Recolhimento voluntário
Em relação aos lava-roupas, a Anvisa informou que manteve a determinação...
A Anvisa atualizou, hoje, segunda-feira, 22/06, o status de produtos da marca Ypê que tiveram comercialização e uso suspensos em abril deste ano. As resoluções liberam detergentes e desinfetantes de lotes terminados em 1, e produzidos a partir de 1º de janeiro de 2026. “A medida foi adotada depois da apresentação, pela empresa, de laudos satisfatórios para todos os lotes de detergentes e desinfetantes produzidos este ano”, informou a Anvisa em nota.
Lista de produtos liberados
Lava-louças com enzimas ativas Ypê; Lava-louças Ypê; Lava-louças concentrado Ypê Green; Lava-louças Ypê toque suave; Desinfetante Bak Ypê; Desinfetante Pinho Ypê. Determinada em 1º de abril, a suspensão atingiu detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca, produzidos pela Química Amparo Ltda, de lotes com numeração final 1.

Recolhimento voluntário
Em relação aos lava-roupas, a Anvisa informou que manteve a determinação de recolhimento voluntário pela Ypê dos produtos com lotes terminados em 1 e fabricados até 31/3/2026. “Segundo a empresa, trata-se de uma medida preventiva, inserida na estratégia de mitigação de riscos e de normalização operacional prevista no plano aprovado pela Diretoria Colegiada da Anvisa.” Lista dos produtos atingidos pelo recolhimento voluntário: Lava-roupas líquido Tixan Ypê Combate ao Mau Odor; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Cuida das Roupas; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Antibac; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Coco e Baunilha; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Green; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Express; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Premium; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Maciez; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Primavera; Lava-roupas líquido Tixan Ypê Power Act. (Com Agência Brasil)
São João e jogo do Brasil - Davi Alcolumbre mantém PEC 6x1 travada em semana esvaziada
22/06/2026
São João e jogo do Brasil
A assessoria da CCJ informou que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira, 24/06, e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mu...
A tramitação da PEC que acaba com a escala 6x1 no Brasil deve seguir travada no Senado em uma semana esvaziada pelas festas de São João, pelo jogo do Brasil contra a Escócia e pelos trabalhos semipresenciais na Casa. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, mantém a PEC 221 de 2019 em sua mesa, sem despachá-la para a Comissão de Constituição e Justiça, CCJ. Como a comissão não marcou reuniões para esta semana, a expectativa é que a PEC siga parada, completando um mês, no próximo sábado, 27/06, desde a aprovação na Câmara dos Deputados. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, não marca reuniões em semanas semipresenciais, quando os parlamentares podem votar remotamente, devido ao baixo quórum.

São João e jogo do Brasil
A assessoria da CCJ informou que não houve sinalização de Alcolumbre para liberar a PEC. Com o feriado de São João no Nordeste, na quarta-feira, 24/06, e também dia do jogo do Brasil contra a Escócia pela Copa do Mundo, a expectativa é de uma semana esvaziada no Parlamento.
Fim da escala 6x1
A PEC que acaba com a escala 6x1 e reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais foi aprovada na Câmara por ampla maioria. Apenas 22 dos 513 deputados votaram contra. Mesmo assim, o tema não avança no Senado, onde enfrenta resistência da oposição, que apresentou PEC alternativa para manter a escala 6x1 e permitir contratos por hora.
São João das Crianças - O período Junino e os riscos de queimaduras
22/06/2026
Internações pediátricas
Conforme a entidade, menores de 5 anos concentram mais da metade das internações pediátricas por queimaduras no Bra...
O período de festejos juninos intensifica a necessidade de cuidados com materiais que podem provocar queimaduras nas crianças e adolescentes. O alerta foi feito hoje, segunda-feira, 22/06, pela Sociedade Brasileira de Pediatria, SBP. “As festas fazem parte da cultura brasileira e são momentos de celebração para muitas famílias, mas também exigem atenção redobrada, porque há maior exposição a fogueiras, fogos de artifício, churrasqueiras, recipientes com alimentos e bebidas quentes e outros materiais inflamáveis”, afirmou o presidente da SBP, Edson Liberal. Segundo os especialistas, crianças não devem manusear fogos de artifício, fósforos, isqueiros ou qualquer artefato que envolva fogo ou explosão. A recomendação é que permaneçam sempre sob supervisão de um adulto e afastadas das fontes de calor.

Internações pediátricas
Conforme a entidade, menores de 5 anos concentram mais da metade das internações pediátricas por queimaduras no Brasil. Levantamento feito pela SBP revela que o grupo etário concentrou 53,8% das internações por queimaduras registradas no SUS, entre 2024 e 2025. Apenas nos dois últimos anos, o SUS registrou 13,8 mil internações de crianças e adolescentes por queimaduras e outros acidentes térmicos graves. O número real de ocorrências, entretanto, deve ser muito maior, uma vez que a pesquisa considera somente os casos que exigiram hospitalização.
O presidente da SBP
O presidente da SBP informa que não dispõe de uma estimativa específica para os casos de queimaduras que não resultam em internação. Os dados oficiais contemplam principalmente hospitalizações e óbitos. "No entanto, sabemos que o número real de ocorrências é bastante superior ao registrado, já que muitos episódios leves e moderados são atendidos em unidades de pronto atendimento, consultórios ou mesmo tratados em casa, sem entrar nas estatísticas hospitalares.”(Com Agência Brasil)
Ex-chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro vira réu por ‘rachadinha’ na Câmara de Vereadores do RJ
22/06/2026
“Líder e mentor da organização”
O documento aponta Fernandes como “líder e mentor da organização”. Carlos Bolsonaro, por sua vez, não está na lista dos denunciados. A decisão afirma que o ex-assessor era “amigo da família Bolsonaro” e “artic...
A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público contra Jorge Luiz Fernandes, que atuou como chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro, PL, na Câmara dos Vereadores, por envolvimento em um esquema de rachadinha. Assim como Fernandes, outros 6 ex-assessores do filho de Jair Bolsonaro, PL, também viraram réus pelos crimes de organização criminosa e peculato, desvio de dinheiro público. Na decisão, o juiz Marcello Ruibioli, da 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, ressalta que “a investigação apurou a existência de um esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Carlos Bolsonaro” e que “a justa causa para o recebimento da denúncia restou amplamente comprovada”.

“Líder e mentor da organização”
O documento aponta Fernandes como “líder e mentor da organização”. Carlos Bolsonaro, por sua vez, não está na lista dos denunciados. A decisão afirma que o ex-assessor era “amigo da família Bolsonaro” e “articulou a nomeação dos demais denunciados”. Entre os réus está a mulher de Fernandes que, segundo as investigações, repassou mais de R$ 800 mil para a conta do marido. Ele foi nomeado em 2001 e assumiu a função de chefe de gabinete em 2018. A decisão afirma que cada assessor realizava transferências e saques em benefício de Fernandes após receberem os respectivos salários. O esquema ocorreu, entre junho de 2005 e dezembro de 2021 no gabinete de Carlos Bolsonaro. O MP aponta que os 6 servidores repassaram R$ 1,9 milhão a Fernandes. Cada um dos acusados tem prazo de 10 dias para apresentarem a defesa por escrito. Após esta data, as explicações serão analisadas e uma data para depoimento das testemunhas será determinada.
Aconteceu nos EUA - Seleção iraniana pede paz entre nações, em carta deixada no vestiário
22/06/2026
A mensagem
“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”
Restriçõe...
Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos EUA, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações. Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos EUA, no Canadá e no México. A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

A mensagem
“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”

Restrições à permanência
Desde o início da competição, após cada partida disputada nos EUA, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense. Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos EUA. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA.
Chapa fechada e unida - Labanca declara apoio à reeleição de Humberto Costa
22/06/2026
Segundo Labanca
A decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.
Senador parceiro
Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à co...
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, um dos políticos mais próximos ao pré-candidato João Campos, declarou apoio à pré-candidatura do senador Humberto Costa à reeleição para o Senado Federal. O anúncio foi realizado ao lado de 13 vereadores com mandato, além de ex-vereadores e suplentes da última eleição.
Segundo Labanca
A decisão está alinhada ao projeto liderado pelo presidente Lula e à construção da candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco. O prefeito destacou que a Frente Popular representa um caminho de desenvolvimento para o estado, com mais investimentos, geração de empregos e fortalecimento dos serviços públicos.
Senador parceiro
Labanca também ressaltou a parceria de Humberto Costa com o município. De acordo com o prefeito, o senador já destinou mais de R$ 5 milhões em emendas para São Lourenço da Mata e assumiu o compromisso de apoiar a inclusão da cidade no PAC voltado à construção de muros de contenção e arrimos. "Humberto é um parceiro estratégico da nossa cidade. Sempre esteve ao nosso lado e agora firmou um compromisso importantíssimo que é nos ajudar na questão dos muros de arrimo e encostas. Vamos vencer as eleições e começar o trabalho”, afirmou Labanca.
Compromisso
Humberto Costa agradeceu o apoio e reafirmou seu compromisso com a cidade. “São Lourenço da Mata sempre contou com meu apoio e me comprometo a trabalhar junto com Labanca para incluir no PAC as obras necessárias de muros de arrimo e contenção de encostas”, declarou o senador.
Bolsonaro prestará depoimento amanhã. Polícia quer saber quem deu arma para militar
22/06/2026
Quem deu arma de Bolsonaro para militar
Os investigadores da 17ª DP, Taguatinga, querem entender as condições que fizeram com que a arma do ex-presidente estivesse no carro de outra pessoa, sem documentação e em local distante da residência. Quem entregou, quando e por qual motivo são os questionamentos a serem feitos a Bolsonaro. Se...
Jair Bolsonaro, PL, prestará depoimento na tarde de amanhã, terça-feira, 23/06, sobre a arma registrada em seu nome que foi apreendida no carro de um sargento do Exército durante uma blitz. O interrogatório à Polícia Civil do Distrito Federal será presencial, na casa onde Bolsonaro cumpre prisão domiciliar. Uma equipe formada por um delegado e agentes se deslocará para colheita das informações no condomínio do Jardim Botânico. O depoimento não deve ser enviado de forma automática ao STF, pois o caso tramita na esfera do DF. Mas existe a expectativa que o ministro Alexandre de Moraes requisite, o que ainda não foi feito.
Quem deu arma de Bolsonaro para militar
Os investigadores da 17ª DP, Taguatinga, querem entender as condições que fizeram com que a arma do ex-presidente estivesse no carro de outra pessoa, sem documentação e em local distante da residência. Quem entregou, quando e por qual motivo são os questionamentos a serem feitos a Bolsonaro. Segundo fontes, não há previsão de quanto tempo deve durar a oitiva nem prazo para encerramento do inquérito que foi aberto. O motivo é a possibilidade de que a investigação possa ter desdobramentos.

Prazo da domiciliar
Quarta-feira, 24/06, termina o prazo de 90 dias de prisão domiciliar humanitária temporária concedido por Moraes a Bolsonaro. O depoimento sobre a arma pode impactar na nova decisão do magistrado.
Governo nomeia "Fulano de tal" e "Cicrano de tal" como assistentes do GSI
22/06/2026
Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
Uma portaria do Departamento de Gestão do GSI, Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República designou como assistentes de Segurança Presidencial o major do Exército "Fulano de tal" e o tenente da PMDF, Polícia Militar do Distrito Federal, "Cicrano de tal". As nomeações foram publicadas no DOU de hoje, 22/06, e assinada pelo diretor do Departamento de Gestão do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento. Além dessas designações, o sargento da Marinha Márcio Adriano Leite também foi nomeado.

Gratificação de Representação
Os três passam a ocupar o cargo de assistente, somado à Gratificação de Representação da Presidência da República código Nível IV. De acordo com um anexo da lei sobre a remuneração de cargos da administração pública federal, a gratificação citada na portaria do DOU é de R$ 808,61. O benefício é destinado a funcionários de órgãos essenciais ligados diretamente à Presidência da República.
O GSI
O GSI informou "que identificou o ocorrido e que a retificação da publicação será realizada no próximo DOU". O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.
Receita - Amanhã será liberada a consulta da restituição do IR a 9,5 milhões de contribuintes
22/06/2026
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1...
A Receita Federal vai pagar a restituição do Imposto de Renda a 9,5 milhões de contribuintes no 2o lote, na terça-feira 30/06. O dinheiro é depositado na conta informada ao declarar o imposto ou pago por Pix, caso a chave seja o CPF e essa tenha sido a opção do cidadão. Serão liberados R$ 16 bilhões em créditos?a um total de 9.585.797 contribuintes, no maior lote da história.
Consulta
A consulta para saber se vai receber será aberta amanhã, terça-feira, 23/06, às 10h00, no site da Receita. É preciso informar nome, CPF e data de nascimento. Também é possível fazer a consulta no Meu Imposto de Renda, no site ou aplicativo do fisco para celular e tablet, e pelo eCAC.
Restituição no 2º lote de 2026
Do total de restituições a serem pagas, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma: Idosos acima de 80 anos: 155 mil restituições; Idosos entre 60 e 79 anos: 1,1 milhão de restituições; Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106,3 mil restituições; Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507,8 mil restituições; Além disso, 7,7 milhões de restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas optaram utilizar a declaração pré-preenchida e/ou receber os valores por meio do Pix.