imagem noticia

"Desculpe-me 'professor'... que se identifica como esquerdista" - Por Jarbas Beltrão*

26/06/2026

imagem noticia
'Reação'

Não poderia deixar passar em branco. Me sinto na obrigação de apresentar publicamente minha reação em relação ao artigo editado pelo "O Poder" com título de: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo" (De 19/06/2206) cuja o autor sempre tem trazido colaboração para este jornal Digital. Doravante irei identificá-lo como 'professor'.

Conheci o 'professor', em questão, na minha época de docente de colégios e cursos nos anos 1970/1980; sei que ele fez mestrado e doutorado em Ciência Política, pela UFPE.

Apresento meus respeitos por sua pessoa, mas o mesmo não posso dizer das idéias que ele revela, na sua matéria, editada no jornal "O Poder".

O 'professor' desenvolve um texto, que não se afasta em momento algum da sua crença ideológica, que considero "anos luz" distante da realidade.

A crença ideológica do 'professor' é o marxismo-leninismo, que ele já revelou ter...

imagem noticia
'Reação'

Não poderia deixar passar em branco. Me sinto na obrigação de apresentar publicamente minha reação em relação ao artigo editado pelo "O Poder" com título de: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo" (De 19/06/2206) cuja o autor sempre tem trazido colaboração para este jornal Digital. Doravante irei identificá-lo como 'professor'.

Conheci o 'professor', em questão, na minha época de docente de colégios e cursos nos anos 1970/1980; sei que ele fez mestrado e doutorado em Ciência Política, pela UFPE.

Apresento meus respeitos por sua pessoa, mas o mesmo não posso dizer das idéias que ele revela, na sua matéria, editada no jornal "O Poder".

O 'professor' desenvolve um texto, que não se afasta em momento algum da sua crença ideológica, que considero "anos luz" distante da realidade.

A crença ideológica do 'professor' é o marxismo-leninismo, que ele já revelou ter adotado, e se apresenta como dirigente de uma entidade que defende a implantação do socialismo (socialismo científico) no Brasil.

Socialismo que já fez muitos estragos aos povos e países, ao longo da História, sempre fracassando enquanto regime político e econômico.

O socialismo marxista se apoia em promessas de justiça e igualitarismo social; que já tive oportunidade de afirmar a partir de estudos/revelações da "escola austríaca de economia" que, aquela "engenharia social" é impossível de se realizar, mas, que sobrevive no âmbito do campo ideológico, onde a "ciência" tão decantada pelos mesmos marxistas, não tem vez.

Gorbachev, o último dos "czares soviéticos", tentou salvar o sistema que só conseguia satisfazer os anseios de sua delirante e cleoptocrática elite estatal/partidária, ou seja, construiu uma potência bélica e espacial, sem nenhum compromisso com uma sociedade de demandas comuns a qualquer sociedade, isto é, atender uma agenda de consumo de bens e serviços para sobrevivência e outras satisfações humanas.

Gorbachev, convidou o economista da "Escola Austríaca", Frederick Hayeck, para avaliar e buscar saídas para a crise soviética, o prêmio nobel de economia Hayeck, estudou e posteriormente informou ao dirigente comunista o resultado de seus estudos, como um diagnóstico para o último dos "czares soviéticos": "o socialismo é impossível de ser praticado enquanto sistema econômico. Senhor Gorbatchev desmonte essa engenharia". Eu chamaria de "geringonça".

0 'professor' no seu artigo mostrou fidelidade a sua escolha ideológica e, não a realidade histórica do passado e do presente; e mostra que não se libertou da "prisão cognitiva", que só enxerga o mundo como: A luta entre "explorados e exploradores" ...meu Deus, tende misericórdia. Demonstrando pouca preocupação com a "verdade histórica"; o 'professor' descamba para a construção de um cenário divorciado da realidade.

'A unção da classe operária'

O texto do 'professor' é uma confissão de fidelidade, a esse negócio de "visão classista", o indivíduo é enchotado do seu direito de pensar como ser individual, e se encaixa na classe social dos trabalhadores ou dos burgueses

Embora, o 'professor' seja pertencente as camadas de uma classe média, ele fala em nome de uma classe de proletários fabris, com imagens que vamos encontrar no século 19.

Classe fabril (operária), ungida por Marx, como aquela estrela que brilhará com sua luz, em direção ao futuro feliz da humanidade - o comunismo.

O proletário do século 19, era o que chamaríamos de "operário de chão de fábrica", todos reunidos num galpão trabalhando entre 14/16 horas dia a dia, dentro de um galpão, tomado pela fumaça dos fornos alimentados por pedras de carvão mineral.

Numa sala à frente em pequena espaço elevado, um homem gordo de cartola, fumando seu charuto caribenho, degustando seu Whisky escocês caro, usando seu terno de "brim ou casemira inglêsa, fiscalizava o trabalho dos explorados. Um vidro dessa sala superior, separava o burguês do galpão da produção, e o protegia da fumaça poluidora e do barulho das máquinas. Ainda é o cenário visto pela ortodoxia marxista. Alguns dirão, isto mudou, o cenário é moderno, mas a exploração continua a mesma

'Divórcio da realidade'

O divórcio da realidade é característica de quem abraçou/abraça a ideologia revolucionária, no caso o "marxismo leninismo/revolução socialista-comunista".

imagem2


As teses do respeitável 'professor' (suas "teses", não merecem a minima consideração, a não ser como testemunho de grau de sanidade mental), é um desfile de ofensas às idéias e instituições que estão do lado contrário ao que ele pensa; o que é a marca do ideal revolucionário moderno/contemporâneo, desde a Revolução Francesa (republicanismo Jacobinista) até chegar ao socialismo científico, revolucionário dos bolcheviques).

Sempre procurando um tom marcado por agressividade, o 'professor', carrega na sua mente um cenário histórico, que só serve para justificar seu "aprisionamento cognitivo", nenhum compromisso com a verdade histórica.

"Prisão cognitiva" gera bolhas de verdades construídas pelas mentes revolucionárias, que foi, e, é, marca por uma cultura que dominou gerações, formadas sob a orientação materialista de que: "a 'história' tem uma determinada trajetória e que vai culminar no futuro comunista, que necessita da intervenção revolucionária do proletariado"

'O fascismo como ofensa'

As idéias do artigo do 'professor' com a denominação: "Academias e escolas cívico-militares correias de transmissão do fascismo", é um material de confirmação de uma "doença juvenil (não infantil ) do esquerdismo", perigoso esquerdismo que já fez/faz/fará muitos estragos nas mentes de muitas gerações

O fascismo, empregado pelo 'professor', é uma repetição de acusações da "esquerda" em toda parte do mundo, e, já é palavra de um dicionário de ofensas pessoais ,e, também daqueles que não querem manter um debate franco, aberto, democrático, ou não se sentem com preparo intelectual para um debate sincero e consistente.

Diz nosso 'professor':

"O fascismo é a ditadura mais extremada dos monopólios capitalistas. Ditadura exercida pelos serviçais mais reacionários da direita e da burguesia. Não é mera contingência histórica da Itália de Mussolini".

Trata-se de simples/simplista retórica, sem fundamento histórico, se apresenta só com rotulações e com muito ódio, "classista" (?), porém de uma pessoa que não enxergou a vida, como ela é.

Desconhece até que Mussolini, o líder fascista italiano, foi leitor de quase toda obra de Karl Marx e tornou-se a seu modo um seguidor de Marx.

O 'professor' usando o "modus pensante' do marxismo ortodoxo, também da "ciência stalinista", retirou o fascismo daquele palco que lhe deu origem, ou seja, o burburinho de idéias e movimentos sindicalistas, socialistas, anarquistas, revolucionárias, nacionalistas, do final do século 19, algumas delas já vinham se desenvolvendo na segunda metade 18. Jogou-as no colo de uma fantasiosa "burguesia contemporânea, monolítica e exploradora dos trabalhadores. O que se encontra em qualquer mentalidade simplista de marxistas revolucionários, inspirados na "genialidade de Stalin".

'Ruinas da intelctualidade nazista e sua "diáspora". '

Segundo o 'professor', a nação potência americana "albergou", após a segunda guerra mundial, cientistas que ajudaram a produzir armamentos de destruição em massa, bomba atômica, usados pelos Estados Unidos para o exercício de sua "dominação imperialista" .

É verdade 'professor', muitas mentes foram usadas pela nação americana na sua produção científica e tecnológica, e de armas de dissuasão, principalmente depois do lançamento de bombas atômicas em solo japonês; mas a União Soviética fez o mesmo, e levou fábricas inteiras da Alemanha Oriental, para seu território.

A União Soviética, tinha uma importante e numerosa indústria de armamentos, blindados e aviação militar, antes da eclosão da segunda guerra , porém, indústria para atender demandas civis, "nota zero", só muita produção bélica no pré-2a.guerra e depois.

A União Soviética, ajudou a armar o Exército nazista.

O 'professor' diz que o engenheiro alemão/nazista/SS, responsável pelo projeto da bomba V2 do nazismo foi a base do projeto da "Nasa". Terá sido uma das bases, mas o destino do projeto "Nasa" foi diferente e diversificado, e muitíssimo além de apenas interesses bélicos.

A "Nasa" trouxe e tem trazido realizações científicas que tem beneficiado e muito a humanidade: satélites, avanços nas comunicacões, tecnologias de orientações em viagens aéreas e terrestres, naves espaciais e por aí segue.

A mente original de Von Braun, não foi muito além do V2, enquanto produção para destruição, porém foi base para novas e revolucionárias invenções no Ocidente.

Prosseguindo, nosso 'professor', afirma ,que o General alemão Franz Galder teria sido o inspirador das Academias militares pelo Ocidente.

Ora, essas Academias transformaram-se em centros de Estudos militares - não só militares - que são fundamentais para estudos de realidade nacionais e de pesquisa também permitiram a produção de mentalidades da Segurança Nacional, inerentes a qualquer Estado ou país.

A Alemanha foi berço de muitas das teorias de Defesa e Segurança Nacional e da Geopolítica - econômica e militar - que temos hoje. Daí citamos, Frederick Ratzel, o pai da Geopolítica. Temos também Karl Haushofer, e o grande inspirador das estratégias de guerra Clausevitz (germano- prussiano).

'Casamento União Soviética e Alemanha'

A União Soviética foi centro de fornecimento de armas à Alemanha nazista, e de grãos para alimentar a população na Alemannha nazista.

Armou a Alemanha, isso é omitido (ou desconhecido) pelo 'professor'. Porém, a União Soviética não evitou, bem depois o ataque militar nazista em seu território (Operação Barbarossa - 1941).

Nos anos anos 1930 e precisamente em 1939, o Tratado Molotov- Ribentrop, o Tratado de Amizade e não-agressão, os Protocolos secretos que permitiram a divisão/agressão à Polônia - invadida pelas tropas nazistas e o Exército Vermelho em setembro de 1939, esses tratados, confirmaram a Amizade do comunismo e nazismo.

A amizade dos dois regimes totalitários (comunismo e nazismo) permitiu para o lado Oriental polonês que o Exército Vermelho, realizasse a invasão sovietica; no momento em que ocorre a invasão do território no polonês, efetuou-se o criminoso "Massacre da floresta Katyn" que provocou a morte por fuzilamento de mais de 25 mil poloneses (militares, trabalhadores do campo e cidade, professores, cientistas e intelectuais), pelos comunistas.

(Prof. Jarbas em frente ao monumento em Homenagem as 25 mil vítimas do Massacre da Floresta de Katin. Foto tirada em 2025, Varsovia, Polônia.)

imagem3


Até a chegada da era Gorbachev, a União Soviética, negou o massacre da floresta de Katyn, colocou a responsabilidade na conta dos seus aliados (aliados até setembro de1939) os criminosos nazistas.

Com os últimos suspiros do governo da glasnost/ perestroika, Gorbachev reconheceu a culpa soviética, comprometendo-se a pagar indenização aos poloneses.

A abertura dos "Arquivos secretos de Moscou" permitiu a revelação do crime comunista.

'A Escola Superior de Guerra e as escolas civico-militares, visão do 'professor'. '

O 'professor' ao abordar sobre a Escola Superior de Guerra, afirma, o que é verdadeiro: "a mesma tem como objetivo declarado preparar militares e civis com funções diretivas, lideranças, em planejamento e assessoramento superior, com foco estratégico na segurança, defesa e desenvolvimento nacional" , depois o 'professor' afirma, de maneira pouco modesta, que:

"é propósito para inglês ver.

Logo depois o 'professor' desfere acusações (não críticas), à ESG, acusando a Instituição de ser "uma correia de transmissão da ideologia do alinhamento automático aos Estados Unidos, e da doutrina anticomunista".

Militares e civis 'intelectuais orgânicos' são ali formados e cooptados sob a batuta do império do Norte", digno de um panfleto de organização comunista.

No plano econômico,segundo o 'professor' , a Escola defende o liberalismo absoluto e abertura do mercado, leia-se o entreguísmo. Das riquezas nacionais. No plano político o alinhamento à geopolítica estadunidense na guerra ao comunismo e deslumbramento pelo capitalismo do “american way of life”.
Linguagem caracterista do "extremismo de esquerda".

O 'professor' joga pedra na ESG, não reconhece ser importante nosso mais importante Centro de estudos estratégicos de Estado, Segurança/Defesa Nacional base de produção de conhecimentos militares e civis para elaboração de projetos nacionais com seu sistema ESG/Adesg.

Além da ESG, ser importante, centro de formação de cérebros da Geopolítica, caso de intelectuais como, Meira Matos, Golbery do Couto e Silva, Terezinha de Castro e outros; além do sistema ESG/Adesg, ser promotor de inúmeros cursos centrados em estudos de Estado, Estratégias, Geopolítica, Cibernética, Economia Nacional e Internacional e outros.

A partir de afirmações do 'professor', percebe- se que ele vê o mundo como um confronto entre Estados Unidos e mundo comunista; fora dessa paisagem, ele não admite, comunismo, o mocinho e liberalismo dos Estados Unidos, o vilão.

'Comunismo mocinho, liberalismo vilão'

A postura de idéias do 'professor' pode ser facilmente encontrada também em lideranças estudantis secundaristas ou dos cursos de graduação universitária que temos por aí, com estudante não admitindo "vozes contrárias": "recua fascista," agressões a professores, e dirigentes.

No caso nos Estados Unidos, temos testemunhado atentados a vida dos opositores.

No nosso país já tá se chegando a este estágio avançado, com ameaças de morte aos que discordam das teses esquerdopatas

O 'professor', confirmando seu credo ideológico afirma que o Exército Vermelho, teve o mais importante papel na derrota aos nazistas.

Desconhece, o que hoje, tá revelado com a abertura dos Arquivos Secretos de Moscou (hoje fechados para muitos temas pelo ditador Putin).

A União Soviética, ajudou a Alemanha nazista com armas, alimentou a população alemã com grãos. Era aliada nazista até 1941, porém com a "Operação Barbarossa" (invasão nazista às terras da União Soviética, resultando na ocupação da Bessarábia na Romênia, Stalingrado, ex-Leningrado e Moscou), o lugar do governo stalinista mudou e aproximou-se das forças aliadas democráticas ocidentais (Estados Unidos e Inglaterra ).

imagem4


Com a Operação Barbarossa, o ditador Stalin, passou de aliado nazista a inimigo.

Mãos dadas até 1941; a partir de então Stalin, chamou "sua" guerra, de "Guerra Patriótica", convocou seu povo para enfrentamento aos inimigos alemães. Defender o socialismo, não dava prá mobilizar uma população, que já começara a desacreditar nas promessas que não se cumpriam do socialismo da justiça social.

"Guerra Patriótica sovietica" foi a guerra da "pátria soviética" contra o invasor alemão, não foi guerra em defesa da Democracia, da liberdade, vista por Churchill, Franklin Roosevelt, ou mesmo do bloqueado general americano Patton, que com a rendição nazista, afirmaria: " "vencemos um inimigo, que não era o da vez, sigamos para Moscou".

As Forças aliadas, Churchill , General Montgomery, Eisenhower estavam juntamente com suas tropas exaustos, ignoraram o alerta/ convocação, de Patton, chegara a hora de parar .

'Escolas cívico- militar"

Quanto as escolas cívico-militares que o 'professor' entende, também como "correia de transmissão do fascismo" é um modelo de escola, que seria um esforço de restauração de sentimentos perdidos nos últimos tempos nos modelos dominante da "escola de hoje". A proposta para essas escolas, seus revalorização da família, religião, disciplina, ordem, oral, pátria e por ai vai. Ora estrutura basilar de uma nação, mas odiada por quem quer sua desintegração, esquerda marxista e cultura Woke.

Na verdade não tinha necessidade de carregar essa denominação

Seria minha voz e meus sentimentos, sabendo que o 'professor', não conseguirá responder fora de "seu quadrado ideológico", ele não e indivíduo, ele e "classe trabalhadora".

Então seguirão as ofensas "classistas", e as fantasias ideológicas... fazer o quê?


Em defesa da verdade histórica


*Jarbas Beltrão é historiador e professor de História da Universidade de Pernambuco - UPE. Mestre em Educação pela UFPB. Especialista (MBA) em Política Estratégia Defesa e Segurança Nacional. (Adesg Famesc).Especialista (MBA) em Geopolítica/Novas Fronteiras/Cibernética e IA. (Adesg/Instituto Venturo)


NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o livre confronto de ideias e acolhe o contraditório. Todas as pessoas e instituições citadas têm assegurado espaço para suas manifestações.
imagem5

Leia outras informações

imagem noticia

Barragem rompe. Trânsito João Pessoa/ Recife interrompido. Confira o vídeo

27/06/2026

As fortes chuvas que atingem a Paraíba provocaram novos transtornos hoje, sábado (27/06). O rompimento de uma barragem nas proximidades de Mata Redonda causou alagamentos e levou à interdição de um trecho da BR-101, no sentido João Pessoa–Recife. Com o bloqueio da rodovia, motoristas passaram a retornar na contramão para escapar do congestionamento, aumentando o risco de acidentes no local.

Fique em casa

Diante da situação, a recomendação é que os condutores evitem trafegar pelo trecho interditado, utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção até que as condições da via sejam restabelecidas pelas equipes responsáveis. O fluxo de veículos segue comprometido em razão do grande volume de água acumulado na pista.

Alertas

Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de chuvas intensas para o estado. Todos os municípios paraibanos permanecem sob alerta amarelo, classificado como de...

imagem noticia

As fortes chuvas que atingem a Paraíba provocaram novos transtornos hoje, sábado (27/06). O rompimento de uma barragem nas proximidades de Mata Redonda causou alagamentos e levou à interdição de um trecho da BR-101, no sentido João Pessoa–Recife. Com o bloqueio da rodovia, motoristas passaram a retornar na contramão para escapar do congestionamento, aumentando o risco de acidentes no local.

Fique em casa

Diante da situação, a recomendação é que os condutores evitem trafegar pelo trecho interditado, utilizem rotas alternativas e redobrem a atenção até que as condições da via sejam restabelecidas pelas equipes responsáveis. O fluxo de veículos segue comprometido em razão do grande volume de água acumulado na pista.

Alertas

Enquanto isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou os alertas de chuvas intensas para o estado. Todos os municípios paraibanos permanecem sob alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, válido até as 23h59 deste sábado. A previsão indica precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h.

João Pessoa

O órgão também mantém João Pessoa sob alerta laranja, que representa alto grau de perigo. Para a Capital, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, acompanhadas de ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h. O cenário aumenta o risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e ocorrência de descargas atmosféricas. O aviso segue válido até as 23h59 do domingo (28/06). Dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) mostram que João Pessoa registrou 91,4 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, medição realizada até as 10h30 deste sábado. No acumulado de junho, a capital soma 162,2 milímetros de precipitação, o equivalente a 44,08% da média histórica do mês, estimada em 368 milímetros.

Cautela

Com a previsão de continuidade das chuvas, os órgãos de monitoramento orientam a população a acompanhar os avisos meteorológicos e evitar áreas sujeitas a alagamentos, além de adotar cuidados durante tempestades e deslocamentos pelas rodovias afetadas. Assota ao vídeo enviado por leitorea

O Poder com o Portal Fonte 83








imagem noticia

Festas juninas: Saiba quais arraiás do NE encerram suas programações com grandes shows e festas neste fim de semana

27/06/2026

Junho entra nos seus últimos dias, e o São João começa a recolher as bandeirinhas. Caruaru (PE), Mossoró (RN), Maracanaú e o Forró Caju, em Aracaju (SE), encerram suas programações neste fim de semana (27/06 e 28/06) e só Campina Grande (PB) estica a festa até 5 de julho. Para quem deixou o chapéu de palha guardado, ainda dá tempo de festejar. Segue um guia dos arraiais que ainda valem a viagem na reta final da temporada 2026.

Caruaru (PE)

As festividades da “Capital do Forró” se encerram justamente quando o mês vira. Considerada por muitos a face mais autêntica do São João nordestino, Caruaru espalha sua festa por cerca de 27 polos culturais e tem o Pátio de Eventos como coração da celebração, que segue até este sábado (27/06).

O encerramento será com shows de: Xandy Avião e Thiaguinho. Mas o verdadeiro tesouro de Caruaru está fora do palco principal. No Alto do Moura, maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a Unesco,...

imagem noticia

Junho entra nos seus últimos dias, e o São João começa a recolher as bandeirinhas. Caruaru (PE), Mossoró (RN), Maracanaú e o Forró Caju, em Aracaju (SE), encerram suas programações neste fim de semana (27/06 e 28/06) e só Campina Grande (PB) estica a festa até 5 de julho. Para quem deixou o chapéu de palha guardado, ainda dá tempo de festejar. Segue um guia dos arraiais que ainda valem a viagem na reta final da temporada 2026.

Caruaru (PE)

As festividades da “Capital do Forró” se encerram justamente quando o mês vira. Considerada por muitos a face mais autêntica do São João nordestino, Caruaru espalha sua festa por cerca de 27 polos culturais e tem o Pátio de Eventos como coração da celebração, que segue até este sábado (27/06).

O encerramento será com shows de: Xandy Avião e Thiaguinho. Mas o verdadeiro tesouro de Caruaru está fora do palco principal. No Alto do Moura, maior centro de arte figurativa das Américas, segundo a Unesco, o forró pé-de-serra resiste em sua forma mais pura, e a temporada das "Comidas Gigantes" oferece releituras monumentais da culinária típica. É o tipo de experiência que justifica qualquer passada por lá, mesmo de última hora.

Campina Grande (PB)

Se há um arraial que ignora o fim de junho é esse. Detentora do título oficial de "O Maior São João do Mundo", a festa de Campina Grande se estende por 33 dias ininterruptos, de 3 de junho a 5 de julho, transformando o Parque do Povo, uma área de 42 mil metros quadrados, em uma verdadeira cidade cenográfica sob um teto de bandeirinhas coloridas.

Para quem só consegue ir até lá agora, a aposta mais segura é o fato de a programação atravessar julho com shows de Martinho da Vila, Mart’nália e Taty Girl. O encerramento, em 5 de julho, fica por conta de Pablo e Yasmin Sensação. A edição deste ano ganhou estrutura ampliada, com setores premium e atrações culturais espalhadas pela cidade, além dos distritos e ilhas de forró que descentralizam a festa para além do palco principal.



imagem 2




Mossoró (RN)

Nenhuma festa subiu tanto no ranking junino dos últimos anos quanto o Mossoró Cidade Junina. De 6 de junho até este sábado, o Corredor Cultural da cidade potiguar recebe uma programação que mistura música, cultura popular e tradição nordestina em mais de 50 atrações. A reta final concentra nomes como Claudia Leitte. Para quem busca um São João de grande porte sem a multidão dos dois colossos pernambucano e paraibano, Mossoró é o meio-termo perfeito - robusto, badalado e ainda assim respirável.

Maracanaú (CE)

Na Região Metropolitana de Fortaleza, Maracanaú abriga o maior festejo junino do Ceará, e a edição 2026 abraçou o espírito do ano com o tema "No País do Futebol, quem domina é o Forró". A festa acontece no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo, até 28 de junho, com entrada gratuita e áreas de camarote comercializadas à parte.

Os últimos dias reúnem um line-up com nomes como Simone Mendes - somado a centenas de apresentações culturais e concursos de quadrilha que mantêm viva a tradição cearense. Por encerrar só em 28 de junho, é uma das melhores opções para quem quer esticar a folia até o último domingo do mês.

São Luís (MA)

Em São Luís, o forró divide o palco com algo maior. O São João maranhense tem no Bumba-meu-boi -reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - sua alma e seu diferencial. Ao longo de cerca de 70 dias, mais de 700 atrações se espalham por arraiais da capital e do interior, com pico justamente na virada de junho.

Os "arraiás" de São Luís misturam o forró aos sotaques e ritmos do boi, criando uma experiência sensorial que nenhuma outra cidade reproduz: tambores, encenações e figurinos bordados à mão compõem um espetáculo de cultura viva.

Aracaju (SE)

Sergipe entra na disputa com dois cartões de visita: o tradicional Forró Caju, nos Mercados Centrais, e o Arraiá do Povo, na orla da Atalaia. Juntos, integram um Ciclo Junino que soma cerca de 60 dias de festejos pelo estado e se estende, também, até hoje. A graça de Aracaju está no clima litorâneo: é o São João de quem quer celebrar a tradição nordestina com brisa de mar e estrutura de capital.

-Com Revista Vogue Brasil



imagem 3





imagem noticia

Ex-técnico Carlos Alberto Parreira tem piora na saúde e será submetido a cirurgia

27/06/2026

O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, apresentou piora do seu estado de saúde nas últimas horas e precisará passar por um procedimento cirúrgico no final da tarde deste sábado (27/06). A notícia foi divulgada por meio de uma nota distribuída à imprensa pelo Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, onde Parreira está internado.

Conforme destaca o documento, ele apresentou "complicações clínicas", segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, está sedado e voltou a respirar com auxílio de aparelhos. O campeão mundial está internado desde o dia 16 de junho. Deu entrada com um quadro de inflamação pulmonar.

Sem previsão de alta

Parreira, que está sendo acompanhado por pneumologista e pela equipe assistencial e multidisciplinar do hospital, não tem previsão de alta da UTI. Técnico tetracampeão mundial com a seleção, ele fez recentemente tratamento contra um Linfoma de Hodgkin, t...

imagem noticia

O ex-técnico da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, apresentou piora do seu estado de saúde nas últimas horas e precisará passar por um procedimento cirúrgico no final da tarde deste sábado (27/06). A notícia foi divulgada por meio de uma nota distribuída à imprensa pelo Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, onde Parreira está internado.

Conforme destaca o documento, ele apresentou "complicações clínicas", segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, está sedado e voltou a respirar com auxílio de aparelhos. O campeão mundial está internado desde o dia 16 de junho. Deu entrada com um quadro de inflamação pulmonar.

Sem previsão de alta

Parreira, que está sendo acompanhado por pneumologista e pela equipe assistencial e multidisciplinar do hospital, não tem previsão de alta da UTI. Técnico tetracampeão mundial com a seleção, ele fez recentemente tratamento contra um Linfoma de Hodgkin, tipo de câncer raro, que afeta o sistema linfático, mas que tem cura. O diagnóstico veio à tona em janeiro de 2024.

Parreira esteve em sete Copas do Mundo. Pela seleção brasileira, participou de três edições — como treinador nas campanhas de 1994 e 2006 e como coordenador técnico em 2014. Fora do Brasil, ele comandou as seleções de Kuwait (1982), Emirados Árabes Unidos (1990), Arábia Saudita (1998) e África do Sul (2010). Antes disso, integrou a comissão da equipe campeã mundial de 1970 como preparador físico

— Com Agências de Notícias




imagem noticia

Após proibir “penduricalhos” a magistrados, STF forma maioria para liberar pagamento retroativo desses valores

27/06/2026

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou pelo seu plenário virtual, neste sábado (27/06), maioria de seis votos para autorizar o pagamento de penduricalhos retroativos aos magistrados — nome dado aos vários auxílios que vinham engordando os contracheques dos magistrados e ampliando em muito o teto constitucional de salários e que foram proibidos pela própria Corte.

Os votos dos ministros Luiz Edson Fachin, presidente da Corte, e Luiz Fux validaram o entendimento no sentido de ser feita uma flexibilização neste primeiro momento de vigência da nova regra para liberar o pagamento de férias, licenças-prêmio e plantões anteriores ao julgamento de março do STF (o que proibiu esses valores extras no salário dos juízes, desembargadores e ministros brasileiros).

Voto conjunto

O julgamento sobre o tema foi iniciado nesta sexta-feira (26/06), com um voto conjunto dos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino so...

imagem noticia

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou pelo seu plenário virtual, neste sábado (27/06), maioria de seis votos para autorizar o pagamento de penduricalhos retroativos aos magistrados — nome dado aos vários auxílios que vinham engordando os contracheques dos magistrados e ampliando em muito o teto constitucional de salários e que foram proibidos pela própria Corte.

Os votos dos ministros Luiz Edson Fachin, presidente da Corte, e Luiz Fux validaram o entendimento no sentido de ser feita uma flexibilização neste primeiro momento de vigência da nova regra para liberar o pagamento de férias, licenças-prêmio e plantões anteriores ao julgamento de março do STF (o que proibiu esses valores extras no salário dos juízes, desembargadores e ministros brasileiros).

Voto conjunto

O julgamento sobre o tema foi iniciado nesta sexta-feira (26/06), com um voto conjunto dos ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino sobre os recursos contra a decisão que libera em até 70% o pagamento dos valores extra teto constitucional para os integrantes do Judiciário e do Ministério Público.

Em 25 de março, o plenário fixou que o pagamento de benefícios chamados de “indenizações”, que inflam os salários de juízes e integrantes do Ministério Público, será permitido até 35% do teto, com mais 35% recebidos como uma gratificação por tempo de serviço — ou seja, a cada cinco anos na carreira, os juízes ganham um adicional de 5%.

Tempo de antiguidade

Agora, os ministros analisam uma série de recursos contra o acórdão. Os relatores autorizaram o pagamento imediato da chamada “parcela de valorização por tempo de antiguidade na carreira”, sob a sigla PV TAC. Na prática, o benefício retoma a lógica dos quinquênios, que adiciona ao pagamento um aumento aos salários a cada cinco anos.

Também permitiram valores tidos como “indenização” das férias, licenças-prêmio e plantões, desde que os valores não ultrapassassem 35% do valor do teto constitucional.

Principais mudanças

As principais mudanças na decisão anterior sobre o tema são as seguintes: Em relação ao reembolso de valores, magistrados e integrantes do Ministério Público poderão receber em dinheiro por férias, licenças-prêmio e plantões acumulados antes do julgamento. Mas a conversão só será permitida se o descanso tiver sido negado por “absoluto interesse público” e o total das verbas indenizatórias não poderá ultrapassar o teto de 35% do subsídio mensal.

Quanto ao fim do auxílio-saúde em valor fixo, continua a proibição do Supremo ao pagamento de parcelas fixas mensais por esse auxílio. A partir de agora, a verba terá caráter estritamente indenizatório e funcionará por sistema de reembolso, exigindo a comprovação detalhada dos gastos com a saúde do operador do direito e de seus dependentes.

Venda de plantões

Em relação ao limite para a venda de plantões, ficou definido que dias trabalhados em plantões judiciais ou audiências de custódia só poderão ser convertidos em dinheiro de forma excepcional, com um limite máximo de 30 dias por ano. Além disso, o pagamento fica restrito aos plantões presenciais ou virtuais em que houve convocação efetiva para a prática de atos processuais.

Os ministros também decidiram que fica permitida a acumulação da gratificação por excesso de trabalho com o pagamento por acumulação de varas. A condição para isso é que o pagamento duplo só é legal se houver um aumento real na entrada de novos processos, ficando proibido o bônus para secretarias que só tenham ações acumuladas.

Criação de regra única

E autorizaram a soma do bônus de difícil acesso com a indenização por acumulação de varas, desde que respeitado o teto constitucional. Mas contanto que o mapa do benefício tenha sido congelado e que novas concessões fiquem suspensas até que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) criem uma regra nacional unificada.

Por fim, decidiram que os pagamentos de passivos anteriores a fevereiro de 2026 que estavam suspensos vão passar a ter um cronograma de retorno. A Corregedoria Nacional de Justiça terá prazo de 30 dias para elaborar um relatório detalhado auditando a legalidade dessas verbas. Os pagamentos só serão efetivamente liberados após o referendo desse relatório pelo plenário do STF.

Apesar de ter sido formada maioria, o julgamento só se encerra na próxima terça-feira (30/06). A partir de 2 de julho o Judiciário entra em recesso do meio de ano.

— Com informações do STF




imagem noticia

Eleições nem começaram e TSE já recebeu 141 denúncias de irregularidades em pesquisas, propaganda antecipada e uso de IA

27/06/2026

As eleições deste ano ainda não começaram, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 141 denúncias sobre o pleito de janeiro até agora, sobre pesquisas eleitorais com irregularidades, propaganda e impulsionamento irregular e até mesmo uso indevido de Inteligência Artificial (IA).

Conforme um levantamento realizado pelo Portal Metrópoles, desse total, o TSE já registrou ao menos nove denúncias envolvendo o uso de IA. A maioria delas foi representada pela Federação Brasil da Esperança, que reúne o PT, PCdoB e PV. Ao todo, a federação registrou cinco denúncias onde alega o uso da ferramenta em manipulação de vídeos ou imagens.

Conteúdo removido

Em uma delas, a federação acusa o senador Marcos do Val (Avante-ES) de publicar uma imagem manipulada por IA que mostra o presidente Lula (PT) associado ao banqueiro Daniel Vorcaro. A foto faz alusões ainda aos bancos Master e BTG.

O caso foi analisado pelo ministro And...

imagem noticia

As eleições deste ano ainda não começaram, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 141 denúncias sobre o pleito de janeiro até agora, sobre pesquisas eleitorais com irregularidades, propaganda e impulsionamento irregular e até mesmo uso indevido de Inteligência Artificial (IA).

Conforme um levantamento realizado pelo Portal Metrópoles, desse total, o TSE já registrou ao menos nove denúncias envolvendo o uso de IA. A maioria delas foi representada pela Federação Brasil da Esperança, que reúne o PT, PCdoB e PV. Ao todo, a federação registrou cinco denúncias onde alega o uso da ferramenta em manipulação de vídeos ou imagens.

Conteúdo removido

Em uma delas, a federação acusa o senador Marcos do Val (Avante-ES) de publicar uma imagem manipulada por IA que mostra o presidente Lula (PT) associado ao banqueiro Daniel Vorcaro. A foto faz alusões ainda aos bancos Master e BTG.

O caso foi analisado pelo ministro André Mendonça, atual vice-presidente da Corte eleitoral, que determinou a remoção do conteúdo das redes sociais. Na decisão, Mendonça esclareceu que o conteúdo não foi removido pela crítica a Lula, mas por entender que houve uso de imagem aparentemente gerada por inteligência artificial sem a transparência exigida pela legislação eleitoral.

Associação a facções

Em outro caso, a federação entrou com uma ação contra o Partido Liberal (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL) por publicarem conteúdo manipulado com IA que associava o presidente Lula a facções criminosas. O caso foi relatado pela ministra Estela Aranha que determinou a remoção dos conteúdos por entender que havia indícios de desinformação e de propaganda eleitoral antecipada negativa.

A magistrada determinou ainda a retirada dos três vídeos apontados pela Federação Brasil da Esperança e proibiu a republicação até o julgamento definitivo do caso — que ainda tramita no Tribunal.

Cuidado com deepfakes

Nessa semana, o TSE determinou a remoção de uma publicação deepfake — conteúdo manipulado por inteligência artificial para imitar, de forma realista, a imagem, a voz ou os gestos de uma pessoa — com imagem falsa sobre o senador Flávio Bolsonaro.

A ação foi movida contra o perfil de uma pessoa física que publicou uma imagem apresentada como: “foto vazada de um brunch organizado por Daniel Vorcaro“. A legenda dizia ainda que a foto apresentava Ciro Nogueira (PP) e Rogério Marinho (PL), apontados como articuladores da candidatura de Flávio Bolsonaro. O registro era falso.

Desinformação eleitoral

A denúncia foi registrada pelo PL, que argumentou ainda que havia a probabilidade de 78% de a imagem ter sido gerada por Inteligência Artificial (IA). O caso também foi analisado por André Mendonça que determinou a remoção do conteúdo.

No voto, o magistrado alegou que não considerou ilegal a crítica feita pelo internauta, mas defendeu que o uso de imagem criada por inteligência artificial, publicada como imagem verdadeira, “caracteriza, em tese, desinformação eleitoral e justifica a remoção imediata da publicação até o julgamento definitivo do caso”.

PL e Federação do PT se equivalem

O levantamento apontou que entre o período de 1º de janeiro até essa sexta-feira (26/06), do total de denúncias registradas, 86% foram protocoladas ou pelo PL ou pela Federação do PT. Na comparação entre as duas siglas, os números são praticamente idênticos: o PL protocolou 61 representações, enquanto o PT apresentou 60 delas.

Na maior parte das denúncias, os partidos dos dois principais candidatos à presidência da República trocam acusações. Das ações do PL, de acordo com os dados disponibilizados pelo TSE, oito delas citam diretamente o presidente Lula. Do outro lado, das 60 ações protocoladas pela federação do PT, 18 citam Flávio Bolsonaro.

— Com informações do Metrópoles


imagem 2





imagem noticia

As aventuras de Cacimba 47 — O tribunal da linha cruzada, por Zé da Flauta*

27/06/2026

Carnaúba Seca parou para assistir ao impasse que se instalou na calçada de Seu Antônio. O rádio da mercearia tinha acabado de anunciar: a grande ferrovia do progresso ia passar pela região, trazendo emprego e fartura, mas o traçado dos trilhos exigia a demolição imediata da igrejinha de bueiro velha e da casinha de palha de Dona Lurdes, a benzedeira mais antiga do lugar.

O engenheiro da capital, com um mapa cheio de cálculos debaixo do braço, exigia uma assinatura do conselho comunitário para liberar as máquinas. O povo, dividido e inflamado, cercou Cacimba.

De um lado, os comerciantes exigiam o progresso; do outro, os mais humildes choravam pelo altar e pelo teto da velha senhora. O mestre do pífano se viu num beco sem saída: se assinasse, matava a história e o amparo dos pobres; se não assinasse, condenava a cidade ao isolamento e à miséria eterna.

Foi na mesa de madeira rústica, sob os olhos atentos da multidão, que o milagre da mente d...

imagem noticia

Carnaúba Seca parou para assistir ao impasse que se instalou na calçada de Seu Antônio. O rádio da mercearia tinha acabado de anunciar: a grande ferrovia do progresso ia passar pela região, trazendo emprego e fartura, mas o traçado dos trilhos exigia a demolição imediata da igrejinha de bueiro velha e da casinha de palha de Dona Lurdes, a benzedeira mais antiga do lugar.

O engenheiro da capital, com um mapa cheio de cálculos debaixo do braço, exigia uma assinatura do conselho comunitário para liberar as máquinas. O povo, dividido e inflamado, cercou Cacimba.

De um lado, os comerciantes exigiam o progresso; do outro, os mais humildes choravam pelo altar e pelo teto da velha senhora. O mestre do pífano se viu num beco sem saída: se assinasse, matava a história e o amparo dos pobres; se não assinasse, condenava a cidade ao isolamento e à miséria eterna.

Foi na mesa de madeira rústica, sob os olhos atentos da multidão, que o milagre da mente de Cacimba se materializou na figura dos seus dois companheiros.

Simão, ajeitando os óculos redondos com o dedo mindinho, abriu sua pastinha de couro e bateu com o rabo na mesa, apontando para os relatórios do engenheiro. Era a Razão pura, fria e calculista, sussurrando no ouvido esquerdo do velho que o progresso salvaria centenas de crianças da fome nos próximos anos e que duas paredes velhas eram um preço lógico a se pagar.

Do outro lado, no ombro direito, Sebastião, a Emoção escancarada, puxava a gola da camisa de Cacimba com os olhos cheios de lágrimas, apontando para Dona Lurdes encolhida no canto da praça. Sebastião guinchava com paixão, lembrando o velho de cada parto que aquela mulher benzeu e de como a memória de um povo não se reconstrói com dormentes de ferro.

Cacimba sentia a cabeça latejar, preso no fogo cruzado entre o cérebro de Simão e o coração de Sebastião. O engenheiro já batia o pé, estendendo a caneta-tinteiro:

"E então, Cacimba? Vai travar o futuro por causa de sentimentalismo ou vai assinar?". O velho olhou para os dois macaquinhos, que agora travavam uma verdadeira batalha silenciosa na mesa, Simão empurrando os papéis com precisão matemática e Sebastião jogando o chapéu de palha por cima para cobrir os números.



imagem 2




Foi olhando para aquela dança que Cacimba entendeu o segredo: a razão sem emoção é crueldade, mas a emoção sem razão é cegueira. Ele deu um sorriso manso, acariciou a cabeça dos dois e achou a terceira via que ninguém tinha enxergado no mapa.

O desfecho deu um nó tão grande na cabeça do engenheiro e das autoridades que o povo explodiu em choro e aplausos. Cacimba pegou a caneta, mas em vez de assinar o papel do governo, usou o lápis de Simão para desenhar uma curva suave no mapa, contornando a igrejinha e a casa de Dona Lurdes, avançando cinco metros para dentro do terreno ocioso da própria prefeitura.

"O progresso que precisa esmagar o passado para caminhar é um progresso manco, doutor", disse Cacimba, a voz mansa arrancando lágrimas até dos comerciantes mais duros.

"A caneta de Simão achou o espaço que sobra, e o coração de Sebastião salvou o que não se compra. Os trilhos vão passar, mas a nossa alma fica de pé." O engenheiro, desarmado pela lógica perfeita e pela humanidade do velho, guardou o mapa alterado em silêncio, enquanto Carnaúba Seca descobria que, para caminhar direito na vida, o homem precisa ter a cabeça de um macaco e o peito do outro.

*Zé da Flauta é músico, compositor, filósofo e escritor.



imagem 3





imagem noticia

De tudo o que a usina de escândalos do Brasil pariu, roubo do INSS é o mais repugnante, por Marcelo S. Tognozzi*

27/06/2026

Foram dois longos anos. Desde junho de 2023, quando o então ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, recebeu as denúncias sobre os descontos indevidos nas aposentadorias de mais de 4 milhões de aposentados, até a deflagração da ‘Operação sem Desconto’, em abril do ano passado, e a instalação da CPMI em agosto. O que saiu daquela caixa de Pandora foi pior que assombração. Pessoas humildes, a maioria gente vulnerável com aposentadoria de um ou dois salários-mínimos sendo enganada por larápios públicos e privados.

De tudo o que a operosa usina de escândalos do Brasil pariu recentemente, este roubo do INSS é seguramente o mais repugnante. Atacaram pessoas indefesas, muitas delas com baixa capacidade cognitiva, incapazes de reagir. Vamos lembrar que a ‘Operação Sem Desconto’, deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, apurou que associações e sindicatos descontavam sem autorização mensalidades diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas.

imagem noticia

Foram dois longos anos. Desde junho de 2023, quando o então ministro Carlos Lupi, presidente do PDT, recebeu as denúncias sobre os descontos indevidos nas aposentadorias de mais de 4 milhões de aposentados, até a deflagração da ‘Operação sem Desconto’, em abril do ano passado, e a instalação da CPMI em agosto. O que saiu daquela caixa de Pandora foi pior que assombração. Pessoas humildes, a maioria gente vulnerável com aposentadoria de um ou dois salários-mínimos sendo enganada por larápios públicos e privados.

De tudo o que a operosa usina de escândalos do Brasil pariu recentemente, este roubo do INSS é seguramente o mais repugnante. Atacaram pessoas indefesas, muitas delas com baixa capacidade cognitiva, incapazes de reagir. Vamos lembrar que a ‘Operação Sem Desconto’, deflagrada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, apurou que associações e sindicatos descontavam sem autorização mensalidades diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas.

4,1 milhões de vítimas

O prejuízo chega a R$ 6,3 bilhões, drenados ao longo de anos. Ao menos 4,1 milhões de aposentados foram vítimas. Vamos supor que cada um desses 4,1 milhões tivesse descontado, em média, R$ 5. São R$ 20,5 milhões por mês ou R$ 246 milhões por ano. Dinheiro que não acaba mais.

Crime bilionário de crueldade ímpar. Sangraram os idosos, muitos deles semianalfabetos que preferem falar no celular ao invés de escrever, vivem modestamente, não sabem mexer em aplicativo, não têm advogado nem conhecem seus direitos.

Gente que passou a vida inteira trabalhando duro e, quando passa a sobreviver de aposentadoria, é enganada por uma malandragem a bordo de Ferraris e Porshes, relojão de grife no pulso, jatinho no hangar. Pelo menos seis entidades, de acordo com o próprio INSS, usaram programas para imitar a assinatura de aposentados. Outras quatro enviaram gravações de áudio como "prova" de filiação. Pense: podia ser sua mãe, seu pai, seu avô, sua avó, aquela pessoa que criou você. Qual família no Brasil não tem idoso e aposentado?

Dinheiro veio do Tesouro

Não dá para entender por que o INSS deixou de ser assunto importante neste ano eleitoral. A usina de escândalos produziu o Caso Master, desnudando os encastelados na política, justiça e na Faria Lima. Aqueles que o saudoso armador Paulo Ferraz (1910-1985) chamava de deslumbretes. Mas há uma diferença: o dinheiro roubado dos velhinhos veio do Tesouro, enquanto as fraudes do Master apuradas pela Polícia Federal, foram cometidas contra o setor privado. Os bancos que sustentam o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) não são vulneráveis, muito menos pobres.

Na CPMI, cujo relator deputado Alfredo Gaspar (União-PB) é promotor público, o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, admitiu ter sido alertado sobre irregularidades em junho de 2023 e não tomou providências. Deixou o governo e está muito bem obrigado. Alessandro Stefanutto, ex-presidente do INSS, foi preso em novembro. O governo criou programa de devolução do dinheiro roubado e usou R$ 2,84 bilhões dos pagadores de impostos para ressarcir parte dos lesados.

Não será fácil recuperar o que foi roubado. A começar pelo fato de que o Ministério Público, leia-se Procuradoria-Geral da República, até hoje não ofereceu denúncia ao ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo.

Sociedade de empresas

A imprensa mostrou que investigações apontavam o filho do presidente, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, como suspeito de envolvimento. Um ex-funcionário de Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", operador central do esquema, o ligou a Lulinha em depoimento. A viagem a Portugal bancada pelo Careca, em 2024, foi admitida pelo próprio Lulinha, embora ele negue qualquer relação com o operador ou participação no esquema. Depoimentos colhidos pela CPMI mencionam suposta sociedade em empresas no exterior e muito dinheiro em jogo.

O irmão do presidente, José Ferreira da Silva, o Frei Chico, é vice-presidente do Sindnapi, sindicato alvo de operação da PF em outubro de 2025 e cujos bens foram bloqueados em R$ 500 milhões em março deste ano. Frei Chico não é formalmente investigado. E Lula fez questão de deixar claro que “se tiver filho meu metido nisso, ele será investigado". Com o assunto pausado, não há quem e o que investigar.

Delações começando

Enquanto isso, delações começam a pipocar. Em fevereiro, o ex-procurador do INSS Virgílio Oliveira e o ex-diretor de benefícios André Fidelis fecharam acordos. Em abril, o empresário Maurício Camisotti, personagem chave do esquema, assinou a primeira delação com a Polícia Federal. Prometeu devolver R$ 400 milhões. O acordo foi encaminhado ao STF e o ministro André Mendonça o remeteu à Procuradoria-Geral da República para análise.

Os investigados delatam. As provas se acumulam. Os bens se amontoam nos depósitos da PF. Mas não sai a denúncia, capaz de transformar inquérito em processo. É compreensível que esta seja uma investigação complexa, mas ninguém explica o motivo de ter sido tirada do holofote a ponto de candidato algum tratar este assunto com a seriedade que ele merece. O jovem de hoje será o aposentado de amanhã. O eleitor olha isso tudo e lembra daquele poema do Carlos Drummond de Andrade chamado Quadrilha: Zema odeia o Supremo, que odeia Bolsonaro, que detesta Caiado, que critica Flávio, alvo do Renan Santos, que odeia todo mundo.

Quanto mais a campanha avança, mais o escândalo do INSS vai sumindo no horizonte, seja pelo Caso Master, a Copa do Mundo, a influencer acusada de lavar dinheiro do crime organizado, o baculejo no político ou a mãe omissa que deixou o filho ser morto e foi perdoada.

Falta de respeito

Perder de vista o escândalo do INSS é falta de respeito com parte da população que deu muito suor e muita energia para este país e agora merecia, no mínimo, um pingo de respeito e solidariedade. São 4,1 milhões de pessoas reais, com nomes, CPFs, histórias e décadas de contribuição, sem que o poder público tenha demonstrado um mínimo de competência para impedir o roubo na cara dura.

O sistema está dizendo “bye, bye meu velho. Perdeu, mané”. E os que não se conformam vão lembrar daquela frase do Sergio Porto, na boca do seu imortal Stanislaw Ponte Preta: “ou instaure-se a moralidade ou nos locupletemos todos”. Mas os tempos de moralidade passaram há muito. Só poucos se locupletam.

*Marcelo S. Tognozzi é jornalista e consultor. Uma das principais referências da imprensa brasileira contemporânea.

NR - Autorizada a postagem do artigo, originalmente publicado no Poder360. O título foi mudado e os intertítulos inseridos à revelia do autor.




imagem noticia

Sem anistia para golpistas e torturadores, por Natanael Sarmento*

27/06/2026

Liberdades e instituições democráticas no “Estado democrático de direito” são conquistados com sangue, suor e lágrimas. Liberdades e democracia não são cabeças coladas ao pescoço, e se perdem, facilmente.

Fragilidade

As democracias liberais burguesas lembram a fragilidade daquelas flores que mal desabrocham e começam a definhar até morrer. Daí a triste constatação histórica: da democracia liberal ao fascismo totalitário, é a distância curta entre o poder corruptivo dos monopólios capitalistas em congressos venais e quartéis de Capitães- do-Mato golpistas.

O Brasil do 1º de abril

A tradição golpista dos militares brasileiros marca a história política nacional e não começou nem acabou no golpe da ditadura implantada no país em 1º de abril de 1964.

Contumácia

Rebelados, amotinados, insurgentes, dirigentes ou dirigidos, militares brasileiros são useiros e vezeiros protagonistas de...

imagem noticia

Liberdades e instituições democráticas no “Estado democrático de direito” são conquistados com sangue, suor e lágrimas. Liberdades e democracia não são cabeças coladas ao pescoço, e se perdem, facilmente.

Fragilidade

As democracias liberais burguesas lembram a fragilidade daquelas flores que mal desabrocham e começam a definhar até morrer. Daí a triste constatação histórica: da democracia liberal ao fascismo totalitário, é a distância curta entre o poder corruptivo dos monopólios capitalistas em congressos venais e quartéis de Capitães- do-Mato golpistas.

O Brasil do 1º de abril

A tradição golpista dos militares brasileiros marca a história política nacional e não começou nem acabou no golpe da ditadura implantada no país em 1º de abril de 1964.

Contumácia

Rebelados, amotinados, insurgentes, dirigentes ou dirigidos, militares brasileiros são useiros e vezeiros protagonistas de golpes, tentados ou consumados, dos tempos coloniais, aos dias atuais.

Resumindo a opereta

Para caber no espaço do jornal O Poder, recortamos os golpes desde a posse de JK, o presidente Bossa Nova, do lema “50 anos em 5”. Tomou posse em 31 de janeiro de 1956.

Menos de mês

Em 10 de fevereiro, dias depois da posse, Juscelino sofria a primeira da série de tentativas de golpe. Militares golpistas da FAB, se apossam da base de Santarém, Pará, na tomada de Jacareacanga. O Major-aviador Haroldo Veloso e o Capitão José Chaves Lameirão, lideram a baderna numa nova conspiração - dois reincidentes de atos de “indisciplina” contra a posse de JK.

Estratégia dominó

A estratégia da “reação patriótica” dos amotinados era provocar efeito dominó noutras bases aéreas e unidades militares para desestabilizar o governo JK. Tomar a base de Jacareacanga (Pará), interditar a pista de Santarém e paralisar o tráfego aéreo na região norte.

“Fiel” procurador da legalidade

Os oficiais da Aeronáutica se recusaram a reprimir os “colegas’ de farda. E o Major Paulo Victor da Silva, enviado pelo governo para conter a rebelião mudou o patrocínio e aderiu ao motim dos baderneiros da FAB.

De novo Lott

Mais uma vez a frágil democracia brasileira ficava a dever a ação determinada desse militar legalista Marechal Henrique Lott General, Ministro da Guerra. Coordenou as forças legalistas do Exército e dos paraquedistas para acabar a baderna.

Morreu de besta

O impasse com os rebelados durou 19 dias, os jogadores esperavam que as pedras do dominó caíssem umas sobre as outras. No desembarque houve choque armado e morreu o civil José Nascimento Barbosa, o “Cazuza” auxiliar do Major Haroldo Veloso, principal líder do motim.

Desfecho

Em 29 de fevereiro de 1956, alguns amotinados fogem num avião e se exilam em países vizinhos da América do Sul. O Major Haroldo foi detido.

Anistia excludente

JK envia ao Congresso projeto de anistia aprovado em Lei para livrar os amotinados, mas não aplicável para os comunistas cassados em 1946/47.

Tem mais

A completar o perdão classista e vergonhoso das classes dominantes, o Major Veloso, beneficiado é reintegrado à FAB e promovido por bons serviços a brigadeiro do ar.

Uma vez golpista, sempre golpista

Três anos mais tarde -1959, o mesmo Major Veloso liderava outro motim em Aragarças. Agradecendo a anistia dada por JK, queria derrubá-lo a todo custo.

Anistia como impunidade

A anistia é o perdão dado pelo governo para extinguir a punibilidade de crimes políticos. No Brasil, historicamente, a leniência é seletiva - receberam golpistas de Jacareacanga e Aragarças – que não pacificaram a nação, mas se sentiram encorajados a praticar mais conspiratórias e golpistas, haja vista que esses anistiados ajudaram a desferir o golpe militar de 1964.

O golpista contumaz brigadeiro Haroldo Veloso de pijama recebe o prêmio de mandato de deputado federal pela Arena/PA.

Sem anistia para golpistas e torturadores

A Unidade Popular pelo Socialismo – UP condena e combate todas as manobras dos fascistas para beneficiar com a anistia os réus e condenados pelos atentados terroristas do golpe contra a democracia tentado no 8 de janeiro.

Defende que o crime de tortura é imprescritível e não se aplica aos criminosos torturadores e assassinos dos porões da ditadura, a revisão da aplicação da Lei de Anistia para processar, julgar e condenar, com o devido processo legal, cada culpado, de acordo com a sua culpabilidade, consoante os princípios do direito penal e da Constituição brasileira. Sem anistia para golpista !

*Natanael Sarmento é professor e escritor, integrante do diretório nacional da Unidade Popular – UP.

NR - Os textos assinados expressam a opinião dos seus autores. O Poder estimula o livre debate de ideias e acolhe o contraditório.




imagem noticia

Depois da Venezuela, na AL, terremoto atinge Afeganistão, no sul da Ásia

27/06/2026

Enquanto o mundo inteiro está voltado para ações humanitárias e de socorro à Venezuela, na América Latina, que foi alvo de dois terremotos na última quinta-feira (25/06), um terremoto de magnitude 6 atingiu o Afeganistão, país do sul da Ásia, neste sábado (27/06).

A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que informou que o tremor abalou províncias do leste, incluindo Khost e Nangarhar. O epicentro foi registrado no nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 208,3 quilômetros.

Mas o abalo também foi sentido na capital do Paquistão, Islamabad, e no distrito de Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão, onde moradores saíram correndo de suas casas em pânico. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas nos dois países.

— Com Agências internacionais de notícias

imagem noticia

Enquanto o mundo inteiro está voltado para ações humanitárias e de socorro à Venezuela, na América Latina, que foi alvo de dois terremotos na última quinta-feira (25/06), um terremoto de magnitude 6 atingiu o Afeganistão, país do sul da Ásia, neste sábado (27/06).

A informação foi confirmada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) que informou que o tremor abalou províncias do leste, incluindo Khost e Nangarhar. O epicentro foi registrado no nordeste do Afeganistão, a uma profundidade de 208,3 quilômetros.

Mas o abalo também foi sentido na capital do Paquistão, Islamabad, e no distrito de Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no norte do Paquistão, onde moradores saíram correndo de suas casas em pânico. Ainda não há informações oficiais sobre vítimas nos dois países.

— Com Agências internacionais de notícias




imagem noticia

Conar suspende anúncios de bets da CazéTV enquanto investiga denúncias de publicidade irregular

27/06/2026

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, em caráter liminar, a suspensão de peças publicitárias consideradas abusivas envolvendo apostas esportivas exibidas durante as transmissões da Copa do Mundo pela Cazé TV. A medida também envolve as empresas Bet 365 e KTO.

A decisão foi assinada na sexta-feira (26/6) pelo conselheiro relator Luiz Celso de Piratininga Jr. e tem natureza emergencial, já que o caso ainda não foi analisado de forma definitiva pelo Conselho de Ética da entidade. As empresas terão cinco dias úteis para informar quais providências adotaram para adequar suas campanhas às regras de publicidade responsável, incluindo ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

Violação a código

Na avaliação do relator, as inserções comerciais podem ter descumprido o Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), conjunto de normas específico para o mercado de apostas...

imagem noticia

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) determinou, em caráter liminar, a suspensão de peças publicitárias consideradas abusivas envolvendo apostas esportivas exibidas durante as transmissões da Copa do Mundo pela Cazé TV. A medida também envolve as empresas Bet 365 e KTO.

A decisão foi assinada na sexta-feira (26/6) pelo conselheiro relator Luiz Celso de Piratininga Jr. e tem natureza emergencial, já que o caso ainda não foi analisado de forma definitiva pelo Conselho de Ética da entidade. As empresas terão cinco dias úteis para informar quais providências adotaram para adequar suas campanhas às regras de publicidade responsável, incluindo ações voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

Violação a código

Na avaliação do relator, as inserções comerciais podem ter descumprido o Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), conjunto de normas específico para o mercado de apostas em vigor desde dezembro de 2023.

O foco da apuração está em ações de merchandising realizadas ao longo das transmissões esportivas, nas quais narradores e comentaristas apresentavam ofertas de apostas em tempo real, com destaque para odds (cotações de apostas) consideradas improváveis de se concretizar.

Mais transparência

O documento também apontou que as inserções podem não deixar suficientemente claro ao espectador seu caráter publicitário, assim como destacar o uso de mensagens com senso de urgência para estimular apostas imediatas.

Além da exigência de esclarecimentos por parte das empresas envolvidas, o Conar informou que acompanhará de forma mais rigorosa as futuras transmissões do projeto esportivo. Caso sejam identificadas novas publicidades com características semelhantes às investigadas, o Conselho poderá instaurar um processo ético formal.

Alterações em curso

Em nota, a CazéTV iressaltou que já promoveu alterações na exibição de anúncios de plataformas de apostas após receber manifestações do público.

Segundo o comunicado emitido pelo canal, vai ser adotado "um padrão mais específico e conservador para ativações de marcas de apostas” para preservar “a espontaneidade que marca o canal em todos os demais segmentos”.

As outras duas empresas não se pronunciaram publicamente até o fechamento desta edição. O espaço continua aberto.

— Com Agências de Notícias




Confira mais

a

Telefone/Whatsapp

Brasília

(61) 99667-4410

Recife

(81) 99967-9957

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar