
MANHÃ
Quinta-feria, 03 de Abril de 2025
Comece o dia bem informado
Ideia de Jerico

O governo do Pará, que prepara com verbas milionárias a capital, Belém, para receber a 'COP30', não poderia ter tido ideia pior. Para quem só ouviu falar, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30, é a 30a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, no Pará. Pois bem. Para tornar a cidade mais atrativa e mostrar aos visitantes os esforços do governo brasileiro pela preservação da amazônia, o governo paraense resolveu reflorestar a capital. De uma hora para outra, Belém ganhou centenas de lindas árvores. Só que de plástico. É isso mesmo. Reflorestamento com árvores de plástico para o mundo ver. Já ganhou o troféu de ideia mais inadequada e burra do milênio.
'Tarifaço': Governo diz que “não reflete a realidade” e avalia ir à OMC

O governo federal avalia que a tarifa de 10% sobre produtos brasileiros anunciada ontem pelo presidente Trump, “não reflete a realidade”. Em nota conjunta dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e das Relações Exteriores, as pastas afirmam que avaliam “todas as possibilidades de ação para assegurar a reciprocidade no comércio bilateral”, e destacou a aprovação no Senado do projeto de lei da Reciprocidade Econômica. O texto estabelece critérios para o governo acionar mecanismos de reciprocidade caso barreiras comerciais sejam levantadas contra produtos brasileiros. O governo disse lamentar a decisão e apontou que a “alegação da necessidade de se restabelecer o equilíbrio e a ‘reciprocidade comercial'” não é verossímil. “A nova medida, como as demais tarifas já impostas aos setores de aço, alumínio e automóveis, viola os compromissos dos EUA perante à OMC e impactará todas as exportações brasileiras de bens para os EUA”, apontam as pastas. O governo avalia a possibilidade de entrar com recurso junto à OMC. O MDIC e o MRE dizem que vão trabalhar “em defesa dos trabalhadores e das empresas” do país.
Hoje
Lula vai mostrar o que o governo tem feito

Como parte da estratégia para reverter índices de rejeição, o governo Lula realiza, hoje, 03/04, um evento para fazer um balanço das ações realizadas desde o início do mandato, em janeiro de 2023. Estarão presentes ministros, parlamentares e representantes da sociedade civil. Com o mote “O Brasil Dando a Volta Por Cima“, a solenidade terá início às 10h00. O objetivo do evento, idealizado pelo ministro da Secom, Sidônio Palmeira, é mostrar que o país se recupera dos efeitos do governo Bolsonaro. Visa mostrar à população que Lula assumiu em um cenário adverso, mas avançou na direção de uma solução. Sidônio assumiu há 3 meses com a missão de melhorar a aprovação de Lula. O diagnóstico feito pelo governo é de que o slogan adotado na 1a metade do governo, “União e Reconstrução”, sugere que problemas herdados pela atual gestão ficaram no passado. Sidônio tem destacado que o governo federal realizou feitos grandiosos nos 2 últimos anos, mas acredita que a sociedade em geral ainda não teve conhecimento ou não atentou para a magnitude de tudo o que foi realizado.
Musk não fica no governo Trump

O Poder, perplexo com a alianca entre avanço tecnológico, Musk, e poder político, Trump, lançou várias dúvidas sobre a longevidade desse casamento entre jacaré e cobra d'água. Além do mais, uma coisa é o sujeito ser brilhante na iniciativa privada, onde tem muito mais flexibilidade para implantar e decidir. Outra é se dar bem administrando com as amarras e interferências normais do poder público. De um jeito ou de outro, dividindo espaço com o 'tarifaço' de Trump, circulou a notícia sobre a provável saída de Musk do governo. Apesar de Trump afirmar que Musk está prestigiado, o desembarque é muito provável. Não de imediato. Mas até o meio do ano deve estar feito. A conferir.
Agenda do Presidente:
09h00 - Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e Secretário de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Laércio Portela
10h00 - "Brasil dando a volta por cima" - Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília
14h40 - Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
15h00 - Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo
16h00 - Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Agenda da Governadora Raquel Lyra:
09h00 - Entrega de sistemas de dessalinização em Iati - Povoado Bela Vista, BR-423, Iati
11h00 - Entrega de sistemas de dessalinização em Águas Belas - Povoado Campo Grande, Zona Rural, BR-423, Águas belas
14h00 - Entrega de sistemas de dessalinização em Itaíba - Sítio Cacimba do José, Zona Rural, Distrito de Negras, Itaíba
16h30 - Entrega da PE-220 em Arcoverde - Local: Avenida Conselheiro João Alfredo, Boa Vista, Arcoverde
Manchetes da manhã:
O Poder no Brasil e no Mundo
- 'Tarifaço' de Trump atinge até mesmo ilha habitada só por pinguins. Território das Ilhas Heard e McDonald
- 'Tarifaço' de Trump: 126 países ficam com taxa mínima de 10%
- 'Tarifaço': aço e alumínio não serão sobretaxados com novas tarifas anunciadas por Trump
- Em meio à visita de Netanyahu, Hungria afirma estar se retirando do TPI
- Rússia lança bombardeio com duração de 1 hora em Kharkiv na Ucrânia
- Mianmar: passa de 3 mil o número de mortos após terremoto. Chuvas podem atrapalhar a busca e resgate
- Ontem Alcolumbre recebeu Lula para reunião com líderes do Senado. Presidente foi acompanhado de Gleisi, SRI
- Lula sanciona projeto de reciprocidade até amanhã. Texto foi aprovado pelo Congresso em menos de 1 semana
- 'Quaest': Lula empata com Bolsonaro e vence demais candidatos em cenários de 2o turno em 2026
- 'Quaest': Brasileiros têm mais medo da volta de Bolsonaro do que da reeleição de Lula
- 'Quaest': para 62%, Lula não deveria se candidatar à reeleição
- STF retoma hoje o julgamento da chamada “ADPF das Favelas”. Sobre violência policial no RJ
- STF julga se 'Google' deve oferecer nomes de quem fez pesquisas por Marielle antes do assassinato da vereadora
- STF: Moraes decreta prisão de Léo Índio, réu pelo '8 de janeiro'. Primo dos filhos de Bolsonaro fugiu para Argentina
- STF: Moraes rejeitou um pedido de prisão preventiva de Bolsonaro e arquivou o processo. PGR foi contra a ação
- Câmara aprova Lei da Reciprocidade, em resposta a 'tarifaço'. Votação aconteceu em meio ao anúncio de Trump
- Saúde: Padilha diz que ministério enfrenta legado de negacionismo da pandemia
- 'Olimpíadas até 2050': aquecimento global tornará cidades quentes demais. Estresse por calor excederá limites permitidos, podendo causar o cancelamento de eventos esportivos
- INSS paga R$ 750 milhões por erros em cálculos de benefícios concedidos entre 2002 e 2009
- 'Fipe/Zap': Recife renovou a marca de aluguel mais caro do Nordeste no último mês de fevereiro
- 'Fipe/Zap': Recife já acumula uma valorização no preço cobrado pela locação residencial de 14,86% em 12 meses
- Transnordestina: obras do trecho pernambucano devem ser concluídas só em 2029. 38% do serviço foi finalizado
- PE: MAC-PE, em Olinda, em obras há 10 anos, impedindo acesso a obras de Portinari, Tarsila do Amaral e Gottlieb
- Recife é a capital do Brasil onde mais se brinca carnaval. Levantamento 'Cultura nas Capitais' do Ministério da Cultura
Plano de Raquel para o PSDB deu errado

A governadora Raquel Lyra montou uma manobra engenhosa: trocar o PSDB pelo PSD, partido de Kassab. Que tem mais estrutura, mais verba partidária e faz parte da base de Lula, embora também participe do governo Tarcísio, em SP. E, de quebra, continuar controlando o ex-partido no Estado. A vice-governadora Priscila Krause foi designada para a missão e mudou-se para o PSDB de armas e bagagens. Só que deu errado. O PSDB nacional não engoliu a "traição" de Raquel, que, na visão deles, cuspiu no prato que comeu. Ontem, quarta-feira 02/03, foi decretada intervenção no diretório de Pernambuco. Quem dá as cartas, agora, é o presidente da Assembleia, Álvaro Porto, que não se alinha com Raquel. À primeira vista, o que deveria ser uma grande jogada se transforma em tiro na água. Raquel mantém o PSD, que já tinha, e perde o PSDB.