Edição de N° 868

BRASIL

Sexta-feria, 20 de Outubro de 2023
Edição de N° 868

BRASIL QUER DRIBLAR VETO DOS EUA

imagem manchete

Na tentativa de driblar o veto dos Estados Unidos no Conselho de Segurança e aprovar uma resolução pedindo a desescalada do conflito Israel-Hamas, o Brasil resolveu apoiar a iniciativa de convocação extraordinária da Assembleia-Geral da ONU. Desta vez, dois blocos — o Grupo Árabe (formado por 20 países) e a Organização para a Cooperação Islâmica (que reúne 57 nações de maioria muçulmana) — apresentaram formalmente um pedido para convocação da Assembleia-Geral. Leia mais nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE ABIN MONITOROU POLÍTICOS E JORNALISTAS NO GOVERNO PASSADO

imagem manchete

A novidade do dia para enquadrar o ex-presidente Bolsonaro como infrator de lei, depois da proposta de indiciamento dele para CPMI dos atos do 8 de janeiro, foi a revelação pela Polícia Federal de que no governo passado a Abin monitorou ilegalmente a geolocalização de políticos, jornalistas e até ministros do STF. O mesmo sistema foi usado por governos estaduais e prefeituras, também de forma ilegal, para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid. Este sistema registra apenas a movimentação do dono do celular e não suas conversas pelo telefone. Leia mais nesta edição.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

HAMAS LIBERA REFÉNS AMERICANAS

As cidadãs norte-americanas Judith Raanan, 59, e Natalie Raanan, 18, mãe e filha, libertadas hoje pelo grupo terrorista Hamas, estão a caminho de uma base militar em Israel. Mãe e filha foram entregues na fronteira de Gaze e Israel e devem se reunir com a família ainda hoje. O Hamas, intimidado com a força militar americana em Israel, disse que optou por liberá-las devido ao declínio da saúde da mãe.

MAIORIA DOS SEQUESTRADOS ESTÁ VIVA, DIZ EXÉRCITO

O Exército de Israel informou hoje que “a maioria das pessoas” capturadas pelo grupo terrorista palestino Hamas “está viva”. Os reféns foram sequestrados durante o ataque do último dia 7 em território israelense, que deu início a guerra. “Dos aproximadamente 200 reféns que se encontram atualmente detidos na Faixa de Gaza, mais de 20 são menores de idade, entre 10 a 20 têm mais de 60 anos, e a maioria deles está viva”, afirmaram os militares em comunicado.

ARGENTINA DECIDE SEU FUTURO NO DOMINGO

O libertário Javier Milei despontou como favorito à Casa Rosada e lidera as pesquisas para eleição na Argentina. O quadro das intenções de voto dá como certo que o economista chegará ao 2º turno. A pergunta que fica é: será necessário? Ou a disputa já pode ser resolvida no domingo, 22 de outubro?

NO PRIMEIRO OU NO SEGUNDO TURNO

O cenário é improvável, mas não está totalmente descartado. Isso porque, na Argentina, é possível vencer a eleição em 1º turno com 40% dos votos, desde que a diferença para o segundo colocado seja de pelo menos dez pontos percentuais.

BRASÍLIA

PARA LULA ATAQUE DO HAMAS A ISRAEL FOI LOUCURA E REAÇÃO FOI INSANA

imagem noticia

O presidente Lula classificou os ataques do Hamas como “loucura” e “terrorismo” e disse que a reação de Israel é “insana”. As declarações ocorreram hoje em cerimônia de comemoração dos 20 anos do Bolsa Família. Lula segue se recuperando da cirurgia que fez no quadril para corrigir uma artrose e participou da solenidade por videoconferência de dentro do Palácio da Alvorada.

PREOCUPADO COM AS CRIANÇAS
Ao afirmar que o Bolsa Família protege crianças brasileiras da fome, Lula citou a guerra no Oriente Médio. “Eu queria prestar solidariedade às crianças que morreram na guerra da Rússia e da Ucrânia e as que estão morrendo agora nessa luta insana entre o Hamas e o Estado de Israel. Não é possível tanta irracionalidade, tanta insanidade”, disse o presidente da República.

LULA QUANTIFICA MORTE DE CRIANÇAS EM GAZA
“Eu fico lembrando que 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza. Que não pediram para o Hamas fazer o ato de loucura que fez, de terrorismo, atacando Israel. Mas também não pediram que Israel reagisse de forma insana e matasse eles. Exatamente aqueles que não têm nada a ver com a guerra”, disse Lula.

FOGUETE NÃO RESOLVE O PROBLEMA
“Precisamos propor, em alto e bom som, em nome da vida das nossas crianças, a gente propor paz, a gente propor a racionalidade de que o amor possa vencer o ódio, de que a gente não resolve o problema com bala, a gente não resolve o problema com foguete”, afirmou.

O PODER OFERECE SOLUÇÕES ORIGINAIS AO MERCADO

imagem noticia

Um passo à frente. A edição digital do Jornal O PODER provocou a possibilidade de propostas de patrocínio/ parceria diferente das opções convencionais disponíveis na mídia brasileira. Um novo posicionamento, que um dia todos vão adotar. Por enquanto...

QUEM SOMOS
O PODER é um portal diferente. O único com jornal diário, este que você assina, lê e valoriza (circula 19h). Site permanentemente atualizado. Com furos, análises e matérias de repercussão nacional e internacional. Nossas matérias já viralizaram, individualmente, em até 39 países, Temos um alcance superior a 4,4 milhões de visualizações mensais (Fonte Google Analytics) e 200 mil contatos permanentes de WhatsApp acessando o conteúdo do Portal.

O JORNAL
Continua pioneiro e líder absoluto em publicações jornalísticas feitas para leitura em Smartphones. Sem falar que fomos os primeiros a usar um canal exclusivo através es de distribuição via WhatsApp. Hoje, todos os principais veículos alardeiam os seus.

O COMERCIAL
Sim. Possibilidades infinitas para sua empresa. Faça contato e vamos marcar uma conversa. Com cafezinho. Sem limites para a imaginação.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

REFLEXOS DA GUERRA DO ORIENTE MÉDIO NO NORDESTE

Economista sócio na Ceplan Consultoria (Recife), Jorge Jatobá acredita que, embora as relações comerciais com o Oriente Médio tenham um peso variável entre os estados nordestinos, a eventual evolução da guerra em Israel para um conflito regional traria consequências globais que atingiriam todo o Nordeste.

IMPACTO NO PREÇO DO COMBUSTÍVEL

“O grande perigo de uma guerra como essa para o Nordeste é exatamente o impacto sobre o preço dos combustíveis, desde que haja o envolvimento de países árabes, sobretudo a Arábia Saudita, entre outros integrantes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a Opep”, alerta Jatobá, em entrevista para a Folha de Pernambuco.

REGIÃO DO AGRO VAI SER AFETADA

A Matopiba, fronteira do agronegócio em ascensão, a região que integra terras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região produtora de grãos responsável por 10% de todo o trigo e soja do Brasil, pode ser afetada pelas consequências da guerra.

PREJUÍZO PARA 337 MUNICÍPIOS

“O Nordeste está se destacando com o crescimento de Matopiba e se inseriu no contexto das regiões exportadoras de cereais e outros grãos”, explica o economista. Para ele, um aumento de custos logísticos, gerado por um choque do petróleo, e outros problemas resultantes de uma guerra no Oriente Médio podem prejudicar os embarques do polo, que reúne 337 municípios, totaliza 73 milhões de hectares e produz, entre outras commodities, soja, milho e algodão

HÁ QUEM DUVIDE DA TRAVA QUE IMPEDE MAIS IMPOSTOS

Para uma plateia lotada de lideranças da indústria nacional, o relator da reforma tributária, Eduardo Braga (MDB-AM), deu a sua palavra sobre a desoneração completa dos investimentos em bens de capital (máquinas e equipamentos) e informou que o Senado já formou maioria para incluir no texto uma trava ao aumento da carga tributária

REFORMA TRIBUTÁRIA ANTECIPA DOAÇÕES

O medo de que a reforma tributária em discussão em Brasília aumente a cobrança de impostos sobre herança no País está levando brasileiros aos cartórios. Desde que o texto foi aprovado na Câmara de Deputados, em julho, o número de doações em vida de bens a herdeiros aumentou 22%, mostram dados do Colégio Notarial do Brasil, do Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os 8.344 Cartórios de Notas em território nacional. Em agosto deste ano, o número de doações de bens passou para mais de 14,2 mil. A média mensal em 2022 era de 11,6 mil.

HERANÇA COM MENOS IMPOSTOS

A doação em vida de bens consiste em antecipar a transferência do patrimônio aos herdeiros, para que, após a morte, não seja necessário a abertura de um inventário para realizar a partilha. Na prática, o doador mantém a posse e o usufruto dos bens enquanto permanecer vivo, apenas já deixa registrado a destinação da herança no futuro

MONTADORA DE CARROS NÃO QUER PERDER INCENTIVO

De saída do Brasil para assumir, em novembro, o comando global da marca Jeep, o presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, disse que espera uma decisão favorável em relação à continuidade do programa de incentivos fiscais para o Nordeste, onde está a fábrica mais moderna do grupo escolhida para produzir os primeiros modelos híbridos e elétricos da marca a partir do próximo ano

BAGATELA DE R$ 5 BILHÕES AO ANO

A Stellantis, instalada em Goiana (PE), recebe atualmente um incentivo fiscal de cerca de R$ 5 bilhões ao ano. Está previsto para terminar em 2025, mas há um movimento para que seja prorrogado até 2032. O tema pode ser incluído no texto da reforma tributária, previsto para ser votado ainda este ano. Fabricantes do Sul e Sudeste são contrários à extensão dos benefícios.


CONSÓRCIO DE ESTADOS

SUL E SUDESTE JUNTOS PARA PLANEJAR FUTURO

imagem noticia

Os governadores do Sul e Sudeste formalizaram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e fizeram sua primeira reunião. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou que deseja trabalhar em conjunto com o governo federal. “Finalmente formalizamos o consórcio, sempre movido para o lema ‘dialogar para desenvolver’. E nós temos muitas oportunidades para dialogar”, comentou.

RATINHO JÚNIOR QUER PENSAR EM OUTRAS GERAÇÕES
A declaração de Tarcísio foi endossada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). “A ideia que nós temos agora com a formalização do Cosud é justamente dar oportunidade para que possamos fazer um grande planejamento estratégico para os próximos anos. Não pensando apenas nos nossos mandatos, mas também nas futuras gerações”, frisou.

SEGURANÇA PÚBLICA E MEIO AMBIENTE
A edição do Cosud vai até amanhã, em São Paulo. Os governadores, secretários e agentes públicos vão debater iniciativas conjuntas para diferentes setores. Entre os principais estão segurança pública e meio ambiente.

COMÉRCIO

REDE PERNAMBUCO DE SUPERMERCADOS É ALTERNATIVA AOS GRANDES ATACADOS DE VAREJO

imagem noticia

Atacados de varejo ou varejos de atacado - no popular, atacarejos, que dá o nome à marca mais conhecida. Faz parte do capitalismo. Os maiores e mais fortes vão surgindo, engolindo os formatos antigos de operar, destronado antigos reis do setor. No comércio atacadista e varejista não é diferente. Os supermercados engoliram os mercadinhos, foram engolidos pelos hiper, que foram absorvidos pelas redes estrangeiras.

imagem noticia-2



ATACADO PARA TODOS
Quando se pensava que o capital de fora iria dominar inteiramente o setor, surgiram os varejos abertos ao público. As grandes redes nacionais se recriaram. E hoje avançam céleres, nos grandes centros e no interior. Fascinando a massa, como se viu na inauguração de uma grande rede originária do Maranhão em Pernambuco, ontem, quinta-feira 19/10. O evento reuniu da Governadora do Estado a populares que, literalmente, quase se mataram pelo direito de chegar primeiro às gôndolas. As redes sociais de Pernambuco estão repletas de vídeos alusivos.

imagem noticia-3



PEQUENOS NEGÓCIOS
Entretanto, sempre haverá espaço para os pequenos e médios negócios, como se verifica em qualquer país capitalista desenvolvido. O desafio para os pequenos e médios é como ganhar escala e se reinventar para concorrer. A fórmula engenhosa não foi inventada por ele. Mas o empresário Flávio Monteiro Borba (Borbinha) foi o primeiro a investir fortemente, e hoje preside a maior rede de supermercados cooperados do Norte/Nordeste.

DIFERENCIAIS
Ele oferece uma série de vantagens aos coligados, tanto em serviços, como em assessoria e principalmente em escala de compras junto a grandes empresas parceiras.

imagem noticia-4



RODADA DE NEGÓCIOS
Uma das iniciativas de Borba são as Rodadas de Negócios. Ele reúne nomes de expressão do empresariado industrial, técnicos capacitados e comerciantes locais. Este ano foram oito rodadas, em todas as regiões de Pernambuco. Além de palestras técnicas, tem a parte social, que possibilita interação e troca de experiências. Ontem, no litoral Sul, ocorreu a rodada que encerrou o calendário.

GRANDES NOMES
Basta olhar a programação de ontem.
Palestra com Israel Ferreira, Consultor Tributário de renome nacional;
palestra com o empresário referência no Nordeste, Jorge Petribu;
palestra com Domingos Cordovil, especialista em varejo, um dos grandes palestrantes do setor. Onde e quando um pequeno comerciante poderia ouvir, perguntar e tomar cafezinho com Jorge Petribu, uma lenda viva do empresariado nordestino?

AGRADECIMENTO
Por tudo isso, rumo aos mil CNPJs coligados, Borba tem motivos para agradecer.
"Obrigado Litoral Sul pelo apoio e voto de confiança. Obrigado a todos os envolvidos no sucesso da nossa 8a Rodada de Negociações. E obrigado aos novos associados da maior rede de supermercados do Nordeste, pois a união faz a força e juntos somos mais fortes", diz Flávio Borba, usando seu slogan preferido.

NAS FOTOS
O palestrante Domingos Cordovil, a plateia, os palestrantes, os casais Patrícia e Jorge Petribu,
Kristhine Zenaide e Flávio Borba, e Rafael Monteiro pré candidato a prefeito Cortês com Borba.
Tamos juntos.

imagem noticia

AGRONEGÓCIO

EVENTO APRIMORA PECUÁRIA NO NORDESTE

imagem noticia

O criador José Orlando Duarte, presidente da União Nordestina de Agropecuaristas - UNA, faz um trabalho diário de agregação, motivação e informação dos criadores de gado de corte e leite. Uma de suas preocupações permanentes é com a defesa sanitária dos rebanhos, a introdução de novas tecnologias e o aprimoramento genético. Dentro dessa perspectiva, ele está convidando todos os filiados e amigos do agronegócio, especialmente os criadores, para o grande evento que está transcorrendo em Gravatá.

imagem noticia-2




O EVENTO
É o Sindi Weekend - um final de semana de oportunidades, promovido pelo conceituado empresário e pecuarista Marcelo Tavares de Melo. Entre diversos outros empreendimentos, ele está empenhado no aprimoramento e difusão da raça Sindi, razão de ser da promoção.

RAÇA SINDI
Sindi ou Sindi vermelho, diz o Google, é uma raça de gado bovino zebu, originária da Índia, atual província de Sinde, hoje Paquistão. Conhecida pela sua dupla aptidão, produzindo animais para leite e carne no mesmo indivíduo.

EVENTOS
O Shopping Findi FTI, já está em andamento e irá até o domingo. Amanhã, sábado, 21 de outubro, acontecerá o Concurso Novilha do Futuro, a partir das 8h30 e o 5º Leilão Findi FTI, a partir das 18 horas. Confira a programação é o mapa de acesso no cartaz que integra esta matéria.

AVALIAÇÃO
"Teremos um grande momento para a pecuária Pernambucana com este evento da Agropecuária FTI do meu amigo Marcelo Tavares de Melo. O Marcelo tem feito um importante trabalho de seleção em genética nas raças Sindi e Nelore.
Esse trabalho tem sido reconhecido pelas diversas pistas pesadas em vários Estados da Federação, destacando além das pistas ranqueadas de Pernambuco as exposições de Uberaba e a Festa do boi", explica José Orlando Duarte.

imagem noticia-3
QUALIDADE
"O Marcelo, nesse evento de amanhã, estará colocando à disposição da nossa pecuária excelentes animais que com certeza melhorarão os rebanhos de quem adquirir esses animais. Vale a pena conferir", complementa o presidente da UNA.

AMEAÇA AO AGRONEGÓCIO

INDÍGENAS PODEM TER AGORA TODAS AS TERRAS DO BRASIL

imagem noticia

O presidente Lula, contrariando o parlamento, vetou hoje à noite trecho de um projeto de lei que estabelecia a promulgação da Constituição, em outubro de 1988, como marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O presidente acatou a decisão do STF sobre o tema. Cabe agora o Congresso decidir se mantém o texto aprovado pelos parlamentares ou se acatam o veto de Lula. O parlamento precisa do voto da metade dos deputados e senadores mais um.

SANÇÃO DE PARTE DA PROPOSTA DO CONGRESSO
Lula, no entanto, sancionou trechos da proposta, aprovada pelo Congresso Nacional em setembro, que definem regras das demarcações. Entre os trechos que Lula sancionou, estão:
1.a previsão de que o processo de demarcação será público e com atos "amplamente divulgados" e divulgados para consulta online;
2.a previsão de que qualquer cidadão pode ter acesso às informações relativas a demarcações de terras indígenas, inclusive estudos, laudos, conclusões e argumentações;
3.informações orais citadas no processo de demarcação terão efeito de prova quando apresentadas em audiências públicas ou registradas em áudio e vídeo, com a devida transcrição;
4.direito das partes interessadas no processo de receber tradução oral ou escrito da língua indígena para o português e vice e versa, por tradutor nomeado pela Funai;

BRASÍLIA

POLÍCIA FEDERAL IDENTIFICA MONITORAMENTO ILEGAL DE CELULARES NO GOVERNO PASSADO

imagem noticia

A Polícia Federal identificou que o sistema FirstMile, utilizado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), fez 33 mil monitoramentos ilegais durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os servidores que teriam feito o uso irregular da ferramenta foram detidos pela Polícia Federal na manhã de hoje. Segundo os investigadores, 1.800 usos desse programa foram destinados a localizar políticos, jornalistas, advogados, ministros do STF e adversários do governo do ex-presidente. As informações são do jornal O Globo que quis transformar a informação num escândalo nacional.

APENAS APONTA A LOCALIZAÇÃO DO DONO DO CELULAR
O sistema FirstMile é capaz de detectar um indivíduo com base na localização de aparelhos que usam as redes 2G, 3G e 4G. Para encontrar o portador do aparelho, basta digitar o número do seu contato telefônico no programa e acompanhar em um mapa a última posição. Ele se baseia em torres de telecomunicações instaladas em diferentes regiões para captar os dados de cada aparelho telefônico e, então, devolver o histórico de deslocamento do dono do celular.

MESMO SISTEMA USADO POR GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS NA PANDEMIA
Sistema semelhante de geolocalização por meio de celulares foi muito usado durante a pandemia da Covid por governos estaduais e as prefeituras de algumas capitais, como a do Recife, por exemplo. O monitoramento só informa a localização do sujeito e não é uma escuta telefônica. Segundo as autoridades da época, o uso do sistema servia para localizar aglomerações a serem desfeitas por policiais. Em nenhum momento, esse monitoramento de geolocalização foi autorizado pelo Poder Judiciário. Eram feitos por ordem de governadores e prefeitos. De acordo com a Abin, a ferramenta deixou de ser utilizada em maio de 2021.

PERNAMBUCO

JUIZ MORTO COM TIRO NA NUCA. HÁ INDICATIVO DE QUE TENHA SIDO UMA EXECUÇÃO

imagem noticia

O corpo do juiz de direito Paulo Torres Pereira da Silva, de 69 anos, assassinado ontem à noite, apresentava uma perfuração à bala na região da nuca, os bens dele não foram subtraídos e a polícia não descarta nenhuma linha de investigação sobre o caso. Se foi a tentativa de latrocínio ou execução.

ENTREVISTA DA POLÍCIA
Esse foram os principais pontos apresentados hoje pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), na primeira coletiva de imprensa sobre a investigação do assassinato do magistrado, ocorrido em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

imagem noticia unica



ANALISAM CÂMERAS DA RUA
Segundo a corporação, todas as hipóteses serão apuradas e as coletas de perícias, além de imagens de câmeras nos arredores do local do crime, já estão sendo trabalhadas. Nenhuma marca de disparo foi encontrada no veículo do magistrado, modelo WR-V, da marca Honda. No carro, a polícia achou o celular do juiz, uma toalha e uma garrafa de água.

ASSASSINADO A 300 METROS DE CASA
A delegada Euricélia Nogueira, da Força-Tarefa de Homicídios do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), informou que o crime, na Rua Maria Digna Gameira, no bairro de Candeias, aconteceu a 300 metros da casa da vítima.

DESPREOCUPADO COM A SEGURANÇA PESSOAL
“Segundo os familiares, ele tinha o costume diário de dar um passeio na Praia do Paiva (no Cabo de Santo Agostinho), saindo no período da noite. Além disso, costumava andar de carro com os vidros abertos”, acrescentou Euricélia Nogueira.

Topo imagem

XICO BIZERRA

Autor

O grande XICO BIZERRA sextou com a gente sobre a mulher que não foi

Ela não foi. Ficou de ir e não foi. Sequer mandou alguém em seu lugar: melhor assim. Esse alguém talvez nem curtisse as cantigas do Chico, tampouco gostasse de sorver uma cerva bem geladinha. Só sei que a danada não foi. Ou seja: meu amigo estragou água morna e sabão, gastando-os em banho tão demorado. Se seus dentes resistiriam a mais um dia sem escovação, para que escová-los, gastando pasta e escova?

POR QUE?

Pia e pratos bem que poderiam ficar sem lavar: far-se-ia isto depois, com calma. Tudo em vão ... Mas tudo bem. Vai ver o UBER ‘farrapou’ ou a babá que ficaria com seu filho adoeceu. Vai ver ela torceu o pé ao descer a escada ou engasgou-se com o cuscuz, borrou o batom e deu-lhe preguiça de se ‘rebatonzar’ ...Terá tido uma dor de barriga? Ou o calo do mindinho voltou a doer? Talvez tenha ido a um chá de caridade e esqueceu a caridade que iria fazer. Não sei a razão. Sei que ela não foi.

LIGA NÃO

Apenas busco desculpas para desentristecer meu amigo. - Liga não, – disse-lhe - aproveita e deixa perdido o desodorante que se perdeu. Melhor assim. Quem sabe dona Solidão, que ‘tá já chegando ou já chegou, goste do cheiro dele do teu sovaco, se abanque por aí e dê fim ao teu já tão pouco sossego? A gente nunca sabe: a solidão é esquisita, tem uns gostos tão estranhos ...


JOSUÉ SENA

Autor

Sextou com a gente sobre seu espaco vital

Quintal e Lebensraum/ Afirmo que suporto mal/ Essa ausência mui sentida./ Falta um espaçoso quintal/ Na minha metropolitana vida./ Na casa dos avós,/ Havia um assim, / Na pacata vila de Condado,/ Por numerosas fruteiras ocupado,/ Por hortaliças e plantas de jardim./ Entre outras, a casa alada da goiabeira/ Era o sombreado quartel-general/ Das utópicas brincadeiras. / Flechava as bananeiras e,/ na condição de marechal,/ Tinha o sítio por meu espaço vital,/ Meu país, minha verde fronteira.


GRAÇA NOVAES

Autor

A pacata sertaneja sextou com a gente sobre caçadores de cangaceiros.

É com grande alegria que vamos inaugurar, no dia 04 de novembro (sábado), o roteiro Volantes da Vila, com placas contendo QR Code sobre 36 volantes, que moraram em Nazaré do Pico.

QUEM FEZ

Esse trabalho foi uma iniciativa da Associação dos Amigos de Nazaré do Pico e financiado por meio de ação integrada - proprietários atuais e familiares desses nazarenos. Cada casa que foi habitada por volante terá uma placa com QR Code, onde podemos ler e ouvir em português, inglês e espanhol, a história desses fortes guerreiros.

GRATIDÃO

Hoje, com esse fato, expressamos a nossa imensa gratidão, aos ensinamentos que eles nos deixaram. Viva o nosso povo que soube lutar pelos seus valores .

EQUIPE EXECUTORA

imagem coluna

* Eu, a própria, Maria das Graças C Novaes, Coordenadora do Programa Museu a Céu Aberto. *Serginho Brayner-SB Consultoria em Turismo *Cristina Lira- planejamento e articulação. *Antônio Lira, Hildebrando Nogueira Neto, Rubelvam, Sulamita e Zinho - planejamento, articulação e produção de textos. E aguardamos vocês


ÂNGELA SIMÕES DE FARIAS

Autor

A pós-poeta sextou com a gente pedindo paz.

Parem a guerra/ Insensatos./ De guerras e armas/ Estamos fartos./ Riquezas vis,/ Cínicas invasões./ Urubus cruéis, / Sedições./ Parem essa, esta e aquela guerra./ O mundo chora demais./ Só resta a dor/ Sádicos imorais!/ Feridos caídos na pista,/ Pedem socorro aos pacifistas./ Parem!/ Arrependam-se, belicosos do mal/ Filhos de Belzebus,/ Irmãos de Satanás.


SALMEN GISKE

Autor

O engenheiro e empresário sextou com a gente com uma história de tirar o chapéu.

Canteiro de obras no Sertão. Foram construídos os paióis para guardar os explosivos para dinamitações e construção de quatro pontes. Fiquei preocupado com a segurança, inclusive meu local de dormida era próximo. Falei com o mestre da obra para me arranjar um vigia noturno que tivesse a qualidade de não dormir. Ele me trouxe um sertanejo e garantiu que o homem era um lobisomem. Não dormia de jeito nenhum. Foi entregue a ele um capote, um rifle 38, uma caixa de balas, uma lanterna e um chapéu de massa com abas largas. Ficou o próprio Antônio das Mortes do filme de Glauber Rocha. Pronto. Bom trabalho e olho vivo no serviço, foi a recomendação final.

ACONTECE QUE

Logo na primeira noite, acordo e resolvo dar uma volta no pátio para checar o vigia. Ele estava sentado num tamborete baixo, agasalhado com o capote, o chapéu na cabeça e apoiado no rifle com a coronha no chão. Roncando alto. Me aproximo, tiro o chapéu da cabeça dele que continuva dormindo a sono solto. Jogo o chapéu no telhado do alojamento e volto para dormir.

PRA QUE CABEÇA?

Acordo bem cedo, dou as instruções a um e outro. Nisso vem o encarregado, esbaforido: “Dr Salmen, por favor, qual foi o recado que o senhor mandou para o vigia que o homem tá doido, correndo de um lado pro outro com a mão na cabeça”? Eu respondi: Mandei-o vir se apresentar de chapéu ou estava demitido!


MALUDE MACIEL

Autor

A poeta sextou com a gente com duvida shakespeariana.

USAR OU NÃO USAR, EIS A QUESTÃO/ Nossos lábios buscavam um colorido/ Vermelho, lilás, cintilantes batons/ Sorrisos alegres, lindos como arco-íris/ Palavras ecoando em diversos sons/ Com máscaras horrendas escondendo faces/ Por causa de um vírus, ocultando rostos/ Femininos desejos de fazer mil artes/ No entanto, presos em reais desgostos./ Período difícil por dois longos anos/ Doenças, mortes, tremendos sofrimentos/ Não foram poucos nossos desenganos/ Encarando mil coisas nesses desalentos./ Porém tudo está passando agora/ Com Deus, esperança num feliz futuro/ Sem máscaras viveremos outra hora/ Melhor tempo, alegre e seguro.


CARLOS BEZERRA CAVALCANTI

Autor

Historiador sextou com a gente sobre uma rua heroica

imagem coluna

RUA DEMÓCRITO DE SOUSA FILHO Beco da Fábrica foi sua primeira denominação, porque nela, no número 118, ficava a Fábrica de Óleos Vegetais Sipoas.

RUA DR SÁ PEREIRA

Posteriormente, esse logradouro foi batizado como Rua Dr. Sá Pereira, denominação esta depois permutada para uma rua no bairro do Cordeiro.

O HOMENAGEADO

imagem coluna

Trata-se de Demócrito de Souza Filho, líder estudantil assassinado na Pracinha do Diário, no Centro do Recife. Demócrito se encontrava ao lado de Gilberto Freyre, em um comício pela redemocratização, em 1945.

A REDEMOCRATIZAÇÃO

O objetivo central do movimento era a retomada da democracia, afinal tanto o plano externo, com a Vitória dos aliados na II Guerra, como o interno, com o desgaste da Ditadura Vargas, levava para a liberdade ideológica. Os estudantes de Direito, conduzidos por Gilberto Freyre e pela imprensa, defendiam a causa, com toda a gana.

CRIME ABALOU O RECIFE

A Placa da Rua, afixada em 27 de outubro de 1948, registra, com muita propriedade: "AQUELES QUE MORREM PELA LIBERDADE, NASCEM PARA A ETERNIDADE".


Topo imagem

CULTURA E AMENIDADES

Autor

O jornalista e poeta sextou com a gente com um alerta

A linha reta/ cansada/ encurva-se/ e caem os olhos/ sobre uma linha curva exausta / ralando os olhos no chão/ tentando erguer os ombros./ São tantas linhas quebradas/ são tantas curvas malfeitas / são tantos pontos de fuga/ errando a folha em branco / nas garatujas da vida.


NELSON NUNES FARIAS

Autor

O Rei da Glosa sextou com a gente convertido à música.

FEITO ÁGUA DE CACIMBA Música e letra: Nelson Nunes Farias Intérprete: Antenor Cazuza Arranjos: Claudinho de Monteiro Áudio Brasil Estúdio


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar