Edição de N° 869

BRASIL

Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023
Edição de N° 869

TIRO E MORTE EM ESCOLA

imagem manchete

Um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo, deixou uma aluna morta, Giovana Bezerra, e outras duas estudantes feridas na manhã de hoje. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. O autor do ataque de 16 anos foi apreendido no local pela polícia e encaminhado para a delegacia. O caso está sob investigação. Este é o nono ataque a escolas do Brasil registrado neste ano. Leia mais nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


TERRORISTA LIBERA À CONTA-GOTAS REFÉNS DE GAZA

imagem manchete

O grupo terrorista Hamas ganha tempo para evitar invasão do exército israelense em Gaza. Hoje liberou dois dos mais de 200 reféns em poder do grupo. As duas pessoas libertadas foram idosas israelenses identificadas como Nurit Yitzhak e Yochved Lifshitz. Abu Obeida, porta-voz do braço militar do Hamas, o Al-Qassam, afirmou que as duas pessoas foram libertadas graças à mediação do Catar – que abriga a liderança do Hamas - e do Egito. Leia mais nesta edição.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

SÓ BARROSO VÊ PACIFICAÇÃO

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse hoje que considera as turbulências entre os Poderes Legislativo e Judiciário resolvidas. “Superpacificados”, afirmou. O comentário foi feito antes de uma palestra oferecida pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e ocorre após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ter afirmado que a PEC que limita as ações do STF vai seguir a velocidade normal dos trâmites do regimento interno d

MINISTRO DO STF NÃO QUER SER PRESIDENTE DO BRASIL

Na mesma palestra, Luís Roberto Barroso, afirmou não ter intenção de se candidatar a nenhum cargo do Poder Executivo no futuro, como sugeriu o ex-presidente da França Nicolas Sarkozy no último dia 13, em um evento em Paris. Barroso disse esperar concluir seu “tempo” no STF e ir para casa. “Eu não sou candidato a nada. Não tenho nenhuma aspiração política. Quero cumprir meu tempo e ir embora para minha casa, viver feliz e passear pelo mundo, se Deus quiser”, afirmou o presidente da Corte.

LULA INSISTE EM MEDIAR PAZ NA UCRÂNIA

O presidente Lula conversou por telefone hoje com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre o conflito entre Israel e Hamas no Oriente Médio. Os líderes debateram a proposta de resolução do Brasil na ONU que foi vetada pelos Estados Unidos e que pedia um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Na ligação, o petista, reafirmou ainda a disposição do Brasil para ajudar em qualquer mediação entre a Rússia e a Ucrânia quando os países, que também estão em guerra, estiverem dispostos a falar de paz.

‘ANDANDO NORMALMENTE’

O presidente Lula cumpriu hoje o primeiro dia trabalho no Palácio do Planalto depois da cirurgia no quadril, realizada em 29 de setembro. Ele se reuniu com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. Segundo ele, o encontro aconteceu para discutir assuntos da pasta. Marinho disse que Lula está “bem” e andando “normalmente”.

Anuncio

GAZA

TERRORISTAS DO HAMAS LIBERAM DUAS REFÉNS IDOSAS

imagem noticia

As Brigadas al-Qasam, braço armado do grupo terrorista Hamas, anunciaram nesta segunda-feira, 23, a libertação de dois reféns israelenses com cidadania britânica mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza, após mediação do Egito e do Catar. A informação foi confirmada por fontes do governo israelense aos canais 12 e 13, os principais de Israel.

DUAS SENHORAS DE 80 ANOS
“Libertamos dois prisioneiros, Nurit Cooper e Yochved Lifshitz”, disse em comunicado o porta-voz do braço militar do Hamas, Abu Obeida, que garantiu que a sua libertação ocorre “por razões humanitárias”. Ambas têm mais de 80 anos. Uma fonte familiarizada com o assunto relatou ao jornal Haaretz que houve um acordo para libertação de duas mulheres, sem confirmação de que elas haviam sido transferidas para a proteção da Cruz Vermelha.

ONU

ESTADOS UNIDOS MANDA RESOLUÇÃO COM AUTODEFESA DE ISRAEL

imagem noticia

Os Estados Unidos levaram aos demais países do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) uma nova minuta de resolução que tem como foco o direito de autodefesa de Israel pelos ataques terroristas cometidos em 7 de outubro.

BRASIL PRESIDE CONSELHO
Na condição de presidente do colegiado neste mês de outubro, o Brasil está fazendo consultas aos integrantes do Conselho de Segurança para aperfeiçoar o texto e verificar a possibilidade de aprovação. A ausência de termos fortes sobre o “direito de autodefesa” de Israel contra o Hamas foi o principal motivo apontado pela embaixadora americana nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, para vetar a resolução apresentada pelo Brasil na semana passada.

NOVO TEXTO
O novo texto “reafirma o direito de autodefesa individual ou coletiva, inerente a todos os Estados, como consagrado no Artigo 51 da Carta [da ONU]”. A minuta de resolução também diz que esse direito precisa respeitar o direito internacional e o direito humanitário.

ITAMARATY DIZ QUE O FOCO SÃO CRÍTICAS AO TERRORISMO
Na avaliação do Itamaraty, o texto está muito focado em críticas ao terrorismo e o documento só tem chances de ser aprovado com um alerta mais firme sobre a necessidade de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, onde a população sofre com escassez de suprimentos básicos, como água, comida e medicamentos.

ORIENTE MÉDIO

HAMAS, ISRAEL E QUEM MAIS FOR: PAREM AGORA

imagem noticia

Ângela Simões de Farias

Pedir cessar-fogo da guerra de Israel X Palestinos passou a ser a favor do terrorismo do Hamas. E mais, passou a ser discordância das ações/ reações de defesa e de ataques de Israel. Distorções brutais causadas pela emoção, pelo partidarismo irracional. Na verdade, nem uma, nem outra ideia.

COISAS DIFERENTES
Uma coisa é parar a guerra já, a despeito de todas as razões de guerra. Outra coisa é encontrar escusas para continuar a guerra, esta guerra, qualquer guerra. No caso de Joe Biden, o seu posicionamento ante à Resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, reflete a perspectiva eleitoral de uma reeleição. Tão somente.

INTERESSES
Há os clássicos interesses: fomentar a venda de armas; a ocupação ou invasão do território e a demarcação de influência, na região. Não há justificativa plausível.

SEM SAÍDA
Depois de iniciada, como se termina a guerra? Há exemplos vários na humanidade.
Em um passado recente, houve uma retirada inesperada do Afeganistão, pelos Estados Unidos, o que resultou na recuperação do poder do Talibã, naquele país, em 2021, com a aplicação da “sharia”( execuções públicas, chicotadas, amputações).
É, sempre tardia, no entanto, qualquer retirada de guerra. O dreno de dinheiro falou mais alto, no caso do Afeganistão. No Vietnam, os EUA ao perderam a guerra, capitularam por estafa de guerra; por enjoo, saturação, nojo interno e externo daquela guerra. Tal ocorre, também, porque os acordos, dificilmente, prosperam.

DESFECHOS
Solta-se uma bomba atômica; dizima-se o inimigo ou faz-se uma retirada abrupta. São raros e difíceis os acordos.

HAMAS
Diz- se, na grande imprensa, ser esta guerra entre Hamas e Israel. Não é. Na Cisjordânia não há Hamas e existe guerra. Todo dia tem carnificina lá, logo esta guerra é, de fato, entre Palestinos e Israel. E recentemente, por conta do radicalismo de Netanyahu, que não é o todo Israelense.

DESIMPORTANTE
Em guerras, não importa quem iniciou; quem invadiu; quem ocupou. Culpa, responsabilidade, crimes de guerra? Ao findar as guerras, porque tudo tem um fim, que surjam as versões, as culpas, os tribunais. É imperativo, todavia, haver no horizonte das guerras, instituições, representações para dizerem: parem!

* Poeta, escritora e ativista do feminismo.
- Do Ministério Público /PE
-Professora de Direito da FDR/ UFPE
-Pós- doutora pela Faculdade de Direito de Lisboa.

GOL DE LETRA

Médico e Cronista

Roberto Vieira
Autor

ISRAEL E A COPA DO MUNDO, PARTE 1

imagem coluna

Sábado de sol em Tel Aviv. Oito mil pessoas lotam o Maccabiah Stadium. Israel não é Israel, mas uma região batizada como Mandato Britânico. O árbitro egípcio Yussuf Muhammad apita desde 1924 jogos internacionais, porém, após a Olimpíada de 1928 está afastado de partidas entre seleções europeias. Yussuf ressuscita para esta partida porque é o único meio termo possível entre gregos e aquela região da Palestina. Por causa do boicote árabe, a seleção da casa escala apenas judeus para esta partida pelas Eliminatórias da Copa de 1938. Em Pernambuco, jornais dão manchetes sobre o receio dos EUA e Inglaterra pelo poderio naval japonês e músicas pernambucanas são irradiadas para os EUA pela Rádio Tupi. Gary Cooper está em cartaz no Cinema do Parque.

PRESENTE DE GREGO

Klein é o arqueiro do Hapoel Haifa e tem 30 anos de idade. Acostumado com o certame local, Stein não está preparado para o rápido Kleanthis Vikelidis, atacante do Tessalônica. O centroavante balanças as redes israelenses duas vezes nos primeiros dez minutos de jogo. Vikelidis marca seus dois primeiros gols pela seleção grega aos 22 anos e jamais será esquecido pelo público presente no Maccabiah Stadium. Um verdadeiro presente de grego.

PERI NEUFELD

Neufeld joga no Maccabi Tel Aviv. O rapaz entra para a história do futebol hebraico aos 21 minutos do primeiro tempo quando acerta belo chute na gaveta do arqueiro grego Spyros Sklavounos. O delírio toma conta do campo de jogo e a seleção do Mandato Palestino parte para cima do adversário, maIs na vontade do que na técnica. Nudelman, Fuchs e Mirmovich têm chances claras de empatar. Spyros salva os gregos.

O CAPITÃO MIGIAKIS

Antonis Migiakis é o jogador mais experiente em campo. Atleta do Panathinaikos, Migiakis tem 26 anos apenas, mas consegue descobrir uma brecha entre os zagueiros Beit-Halevi e Yosef Libermann. É o suficiente para a Grécia marcar 3x1 no início do segundo tempo. O gol é uma ducha de água fria naquele frio janeiro de 1938. Claro que para os israelenses, passar pela Grécia não significa a Copa do Mundo, pois ainda teriam de suplantar a poderosa Hungria na próxima fase. Entretanto, seria um alento para o jogo de volta em Atenas.

HOLOCAUSTO

A tristeza em Tel Aviv no final da partida é imensa em parte da região. O silêncio invade a noite local e pouca gente tem esperança no duelo do mês seguinte em Atenas. Festa mesmo fazem os árabes do Mandato Palestino que boicotaram a seleção desde seu início, formando sua própria associação de esportes. Os árabes não se imaginavam cantando o hino hebreu ou britânico antes das partidas. Madrugada, os judeus vão dormir planejando o próximo jogo contra os gregos. Quem sabe? Enquanto isso, Hitler traça os planos da solução final que pretende eliminar todos os Kleins, Neufelds, Nudelmas e Fuchs do planeta sem direito a jogo de volta. NOTA: Semana que vem, o jogo de volta.


MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

‘SOU VOCÊ AMANHÃ’

Tempos atrás, em 1987, um anúncio publicitário criou este bordão para a vodca Orloff como forma de certificar a boa qualidade da bebida e um saudável dia seguinte para o bebedor. Mas, ao contrário da intenção do anunciante, o bordão entrou para a política sempre comparando as diferenças ou semelhanças entre o Brasil e a Argentina. Quando um país piorava era um alerta para outro diante de uma economia integrada de gastança ilimitada.

RESSACA PORTENHA

O bordão “Sou você amanhã” volta a valer depois do resultado do primeiro turno da eleição presidencial argentina, na qual Sérgio Massa, candidato do atual governo que levou o país a inflação anual de 140% e a uma recessão econômica, ficou a frente do oposicionista Javier Milei. Para se colocar à frente, o esquerdista Massa compactua com uma política de distribuição de benesses sem lastro financeiro à população mais pobre do país, hoje quase 40% dos argentinos. E a continuidade da política peronista hoje no poder vai agravar a situação do país vizinho caso Massa seja eleito.

O AMANHÃ CHEGANDO

Pelos dados oficiais, em 2002 em torno de 2 milhões de argentinos viviam com a ajuda do governo. Em 2023, são 25 milhões de dependentes da bolsa-portenha. Pelo menos duas gerações de mais carentes não sabem o que é um emprego, a maioria deles prefere o benefício estatal. A gastança argentina não tem limites. Deve ser horrível viver num país em que os bolsistas do governo definem eleições.

TESOURO NACIONAL DIZ QUE PERNAMBUCO GASTA POUCO

Pernambuco é o Estado do Nordeste que obteve a maior economia de gastos de custeio de sua máquina pública de janeiro a agosto de 2023, segundo relatório de análise dos entes subnacionais publicado hoje pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda. No Brasil, considerando os 27 estados e Distrito Federal, Pernambuco ficou em 4º, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

SÃO MUITAS EXCEÇÕES

O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou hoje que os profissionais liberais que têm atividades regulamentadas deverão ter uma alíquota reduzida do novo IVA, o Imposto sobre Valor Agregado, que vai unificar cinco tributos existentes atualmente. Nesta categoria, estão incluídos médicos, advogados, contadores, engenheiros, dentistas, arquitetos, dentre outros.

TEXTO DA CÂMARA AUMENTAVA IMPOSTOS

Segundo o senador Eduardo Braga, “têm os profissionais liberais que estão no Simples e aqueles que estão acima do Simples. A carga tributária, aprovada pelo texto da Câmara, aumentava o tributo sobremaneira para esses profissionais. É aquele ditado: nem tanto nem tão pouco”. O senador disse que se acertou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


CONGRESSO X STF

EMENDA PODE LIMITAR AÇÃO DO SUPREMO

imagem noticia

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita poderes do Supremo Tribunal Federal (STF) entrou na pauta do Senado de terça-feira (24). A partir daí, passará a contar o prazo de cinco sessões para o texto poder ser, de fato, votado em plenário. A expectativa é que isso ocorra no dia 8 de novembro.

PACHECO SEGUE REGIMENTO INTERNO
Alguns líderes chegaram a pressionar pela votação da proposta já nesta semana. Mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avisou que vai seguir o rito estabelecido pelo regimento interno, embora trate o assunto como prioridade. Para uma emenda à Constituição ser aprovada, é necessária votação em dois turnos e contar com, no mínimo, o apoio de 49 senadores em cada um deles. Depois, o texto segue para Câmara.

LIMITA DECISÕES DE UM SÓ MINISTRO
A PEC 8/2021 limita decisões monocráticas e pedidos de vista nos tribunais superiores. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 4 de outubro, em votação relâmpago. A aprovação ocorreu em meio à escalada de tensão entre o STF e o Congresso, com decisões divergentes em pautas como o marco temporal para demarcação de territórios indígenas e a discussão sobre mandatos dos ministros.

MINISTRO NÃO CASSA SOZINHO ATOS DO EXECUTIVO E DO LEGISLATIVO
A proposta do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) propõe que magistrados do STF não poderão, por exemplo, por meio de decisão individual, cassar atos dos presidentes da República, do Senado ou da Câmara.

SÃO PAULO

ATENTADO EM ESCOLA DEIXA UMA ALUNA MORTA

imagem noticia

A Polícia Militar (PM) de São Paulo foi acionada por volta das 7h30 desta segunda-feira, 23, pela ocorrência de disparo de arma de fogo dentro da Escola Estadual Sapopemba, na capital paulista. Um aluno de 16 anos, do 1º ano do Ensino Médio, entrou armado e disparou contra estudantes. O próprio governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reconheceu que as medidas preventivas não funcionam bem, como a ronda policial escolar ativa e o treinamento dos funcionários da escola para estes casos.

TRÊS ALUNAS BALEADAS
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), uma equipe de motos prendeu o indivíduo e apreendeu sua arma de fogo. Três alunas foram baleadas no local, e uma delas, atingida na cabeça, teve a morte confirmada no pronto-socorro do Hospital Geral de Sapopemba. As outras duas vítimas dos disparos foram baleadas na região do tórax e clavícula, respectivamente, e seguem em atendimento no mesmo hospital. Outro ferido apresentou uma lesão, mas não foi atingido pelos disparos.

ATIRADOR SOFREU AGRESSÕES ANTERIORES
A Polícia Civil afirma que a arma é do pai do aluno e que o revólver calibre 38 é legalizado. As autoridades apontam que o atirador havia feito um boletim de ocorrência no dia 24 de abril deste ano, afirmando ter sofrido agressões e ameaças de outros alunos. Nas redes sociais, surgiram vídeos que registram ofensas verbais e agressões contra um aluno que supostamente seria o autor do crime.

RESTRIÇÃO A UM SEGURANÇA ARMADO
Esse tipo de crime sempre acontece em locais não policiados, como escolas, igrejas, clínicas médicas. A sociedade, pais de alunos, professores, que têm ojeriza à presença de vigilantes armados nas escolas deveriam revisar esta opinião. Um segurança armado pode intimidar esses criminosos e até mesmo evitar na maior parte dos ataques semelhantes.

EDUCAÇÃO

ALUNOS DO NORDESTE MELHORAM DESEMPENHO NO ENEM

imagem noticia

Estudo que analisou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2013 e 2021 revela uma melhora no desempenho e na competitividade dos estudantes do Nordeste em relação ao restante do País. Em nove anos, as médias dos alunos da região tornaram-se as segundas melhores do Brasil, ficando atrás apenas das do Sudeste.

UMA MÉDIA MAIOR DO QUE O SUL E CENTRO-OESTE
Em 2013, a média dos estudantes nordestinos era de 493 pontos, acima somente da dos alunos da região Norte. Mas, ela passou a subir e ultrapassou o desempenho registrado para estudantes do Sul e do Centro-Oeste e se consolidou apenas atrás do Sudeste em 2021, com 528 pontos. Os resultados são de um estudo inédito feito por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em parceria com o Instituto Unibanco.

BOAS NOTAS PARA CURSOS MAIS COMPETITIVOS
O trabalho também tabulou ao longo dos anos as notas com as quais os estudantes conseguiram ser aprovados em cursos mais e menos competitivos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), que é hoje o maior vestibular do País.

MEDICINA E ENGENHARIA
Os nordestinos se destacam ainda mais na competitividade para ingressar no ensino superior. Em 2021, eles aparecem com 18% de chances de estarem entre as notas que permitem conseguir uma vaga nos cursos mais concorridos, como Medicina e Engenharias. É o maior percentual; Sudeste tem 17%. Segundo o estudo, esse grupo tinha um resultado acima de 619 pontos no Enem, numa escala de 0 a 1000.

RIO DE JANEIRO

27 ÔNIBUS INCENDIADOS COMO REPRESÁLIA DE MILICANOS

imagem noticia

Um dos chefões de milícia Matheus Rezende, o Faustão, foi baleado na comunidade Três Pontes. Ele era apontado como o número 2 na hierarquia da milícia comandada pelo tio, e o terceiro da família morto pela Polícia Civil. A Avenida Brasil chegou a ser fechada por bandidos.

VIAS FECHADAS NA ZONA OESTE DO RIO
A morte do miliciano provocou um caos na Zona Oeste do Rio na tarde de hoje. Ao menos 27 ônibus foram queimados a mando de criminosos na região, no que já é o dia com mais coletivos incendiados na história da cidade, segundo o Rio Ônibus. Outros veículos e pneus também foram incendiados, fechando diversas vias em bairros como Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio e Campinho.

Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar