Edição de N° 875

BRASIL

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023
Edição de N° 875

PRIORIDADE: AUMENTAR RECEITA

imagem manchete

Pouco mais de 40 líderes, vice-líderes e presidentes de partidos foram recrutados hoje ao Planalto, onde ouviram da cúpula do governo federal a orientação para aprovar no Congresso todos os projetos que aumentem a receita do governo petista. Segundo o presidente Lula, os 47 programas sociais correriam risco se houvesse corte orçamentário. Leia mais nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


FAIXA DE GAZA INTERNACIONALIZADA DEPOIS DO FIM DA GUERRA

imagem manchete

Estados Unidos propõem internacionalizar temporariamente a Faixa de Gaza, depois da derrota do grupo terrorista Hamas por Israel. Foi o aconteceu em Berlim, Alemanha, em 1945 após o fim da guerra com a vitória dos Aliados sobre os nazistas. Segundo o secretário de Estado americano Antony Blinken, uma coalização de países tomariam conta do território até que um governo da Autoridade Palestina fosse instalado. Leia mais nesta edição.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

ISRAEL DIZ QUE MATOU COMANDANTE DO HAMAS

As Forças de Defesa de Israel (IDF) bombardearam hoje a área de Jabalia, na Faixa de Gaza, em uma operação contra líderes do grupo terrorista Hamas na região. Segundo os militares israelenses, o ataque matou Ibrahim Biari, um dos comandantes do grupo responsável pelos atentados do dia 7, e 50 terroristas.

TÚNEIS DESTRUÍDOS, SEGUNDO ISRAELENSES

Ainda de acordo com os militares israelenses, a infraestrutura subterrânea do Hamas na área foi destruída. Em uma ação paralela, tropas de Israel chegaram ao norte da Cidade de Gaza e avançam em direção à rodovia beira-mar que atravessa todo o enclave.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS SEM RECURSOS

Um terço dos municípios brasileiros não têm recursos próprios para manter a estrutura da prefeitura e da câmara municipal. Mais de 40% deles estão com as contas públicas em situação crítica ou difícil. Os dados constam do estudo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta hoje. Os especialistas analisaram dados referentes a 2022 de 5.240 municípios onde vivem 97,1% da população.

LULA CRITICA NEYMAR

As redes sociais sentiram a falta de Neymar na cerimônia do prêmio Bola de Ouro, em Paris, promovido pela revista France Football. Não foram as únicas. O presidente Lula não se privou de comentar a oitava conquista de Messi. Fez isso com certa indignação contra os jogadores brasileiros que só pensam em festa e não se entregam ao esporte como deveriam. Por trás da chateação de Lula, o apoio de Neymar a seu adversário Bolsonaro na eleição passada.

GAZA

EUA DISCUTEM FUTURO DA ÁREA DEPOIS DA DERROTA DO HAMAS

imagem noticia

O secretário de Estado americano Antony Blinken sugeriu que uma coalizão de países do Oriente Médio ou agências internacionais poderia assumir temporariamente a Faixa de Gaza no pós-guerra, depois da derrota do grupo terrorista Hamas por Israel. Esse controle interino se daria até que um governo da Autoridade Palestina fosse estabelecido no enclave, disse ele nesta terça-feira, 31.

POSSSIBILIDADE DO PÓS-GUERRA
“Estamos olhando agora para uma série de possibilidades”, declarou o chefe da diplomacia americana. Entre essas possibilidades, no entanto, Blinken descartou que Israel possa assumir o controle sobre a Faixa de Gaza.

imagem noticia unica



O DESTINO DA AJUDA HUMANITÁRIA
A senadores americanos, Blinken disse ainda que espera um aumento da ajuda humanitária na região, que poderia chegar a cem caminhões por dia esta semana. Ele admitiu que o volume é insuficiente para atender as necessidades dos civis em Gaza, que enfrentam um drama humanitário com os bloqueios israelenses e a escalada do conflito. Mas pontuou que, mesmo com um volume maior de ajuda, de até 500 caminhões por dia, ainda existe o desafio de garantir que esses recursos sejam de fato distribuídos no enclave.

ARTIGO

CENSURA EM GAZA: CAMPO FÉRTIL PARA A MENTIRA E A FICÇÃO

imagem noticia

Alexandre Santos

Ontem, em comunicado pelas redes sociais, a Agência de Comunicação Jawal, uma das poucas fontes palestinas que atuavam em Gaza, anunciou a completa interrupção dos seus serviços de comunicação e internet na Faixa de Gaza, pois “os intensos bombardeios destruíram as últimas conexões internacionais que ligavam Gaza ao mundo exterior”.

ASSASSINARAM A VERDADE
Como todos sabem, nas guerras, a primeira vítima é a verdade, pois o controle da informação e da propaganda se destaca entre as armas decisivas dos conflitos. Tomando isto ao pé-da-letra e fazendo uso cruel da sua infinita superioridade militar, dando suporte aos ataques a Gaza pelas Forças de Defesa de Israel, além de aplicar um conta-gotas sovino para liberar o fornecimento de itens básicos de sobrevivência para a população civil (inclusive água e medicamentos), o governo de Benjamim Netanyahu decidiu estabelecer a mais rigorosa censura sobre a carnificina em curso.

A REAÇÃO DOS CORRESPONDENTES
O cerco às informações é tão grande que, como forma de protesto, todos os jornalistas correspondentes da BBC na Cisjordânia pediram demissão.

imagem noticia unica



O APAGÃO DAS COMUNICAÇÕES
O apagão imposto por Benjamim Netanyahu às comunicações, bloqueando os sinais de internet para impedir até os simples telefonemas, abriram um vasto campo para a profusão das fake news e para a ficção, pois, se de um lado, o exército agressor destaca a ‘verdade’ que lhe interessa responsabilizando o ‘Hamas terrorista’ pelo seu próprio terrorismo, de outro [lado], o mundo noticia e comenta aquilo que lhe parece estar acontecendo.

TUDO VIROU BOATO?
Assim, perde credibilidade a versão israelense de que a morte de civis palestinos é o efeito colateral de sua guerra contra o Hamas, como ganha credibilidade a versão de que as Forças de Defesa de Israel estão praticando o genocídio sistemático, inclusive com fuzilamentos em massa, sepultamento de crianças em valas coletivas, etc.

A ÚNICA CERTEZA
Uma coisa é certa: até agora, o exército de Israel já assassinou quase 10 mil palestinos indefesos, incluindo 3.200 crianças, e, por aquilo dito pelo governo de Benjamim Netanyahu, ainda está longe de vencer o Hamas. Que Deus tenha piedade de todos!

* Alexandre Santos é presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural

GUERRA ISRAEL X HAMAS

GRUPO TERRORISTA DO IÊMEN ABRE NOVA FRENTE DE BATALHA

imagem noticia

Os rebeldes Houthis do Iêmen entraram na guerra entre Israel e Hamas, que acontece a mais de 1.600 quilômetros de sua sede em Sanaa. Nesta terça-feira (31/10), os Houthis assumiram a autoria de ataques com drones e mísseis contra Israel. Os militares israelenses frustraram a ameaça aérea na área do Mar Vermelho.

MÍSSEIS FORAM LANÇADOS
Em um comunicado transmitido pela TV Al-Masirah, de propriedade dos Houthis, o general Yahya Saree disse que as forças armadas do Iêmen lançaram um grande lote de mísseis balísticos e alados e um grande número de drones contra vários alvos do inimigo israelense”.

INSTIGADOS PELO IRÃ
Saree disse que esta é a terceira operação de apoio à organização terrorista Hamas, com planos de mais ataques até que a “agressão israelense” cesse. Os Houthis são uma organização política e militar xiita apoiada pelo Irã no Iêmen que tem travado uma guerra civil no país contra uma coligação apoiada pela Arábia Saudita.

META FISCAL

CORRIDA PARA ARRECADAR MAIS E NADA DE GASTAR MENOS

imagem noticia

Ministros e líderes de partidos aliados ao governo Lula voltaram a desconversar hoje sobre os rumores de uma possível alteração na meta fiscal do governo para 2024. O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias elaborado pelo próprio governo prevê "déficit zero" no ano que vem – ou seja, que o governo gaste exatamente o que arrecadar, sem criar dívida. Na sexta (27), no entanto, Lula disse que isso "dificilmente" será cumprido.

PROJETOS PARA AMPLIAR ARRECADAÇÃO
Lula se reuniu hoje no Palácio do Planalto com ministros e líderes na Câmara para debater a "pauta prioritária" no Congresso para os próximos meses. A maior parte dos projetos listados tem o objetivo, justamente, de ampliar a arrecadação de impostos no curto prazo.

CORTAR DESPESA AFETARIA O SOCIAL
O argumento do presidente é que fazer uma contenção de despesas demonstraria um descompromisso do governo com as obrigações assumidas, principalmente na área social. Nas contas apresentadas por Lula aos deputados, o governo lançou ou retomou 47 programas sociais neste ano, e um corte orçamentário poderia colocá-los em risco.

APERTAR O PAGADOR DE IMPOSTOS
Na saída da reunião, no entanto, os políticos que estavam com Lula evitaram falar diretamente da meta fiscal. Disseram que o foco está em arrecadar mais impostos sem aumentar a carga tributária – e não em abrir mão da meta.

LEI MARIA DA PENHA

MEDIDAS PROTETIVAS DA MULHER POR PRAZO INDEFINIDO

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as medidas protetivas determinadas nos casos referentes à Lei Maria da Penha, daqui por diante, não terão mais prazo definido. Em geral, tais medidas costumam ter um certo limite de dias ou meses, dependendo de cada caso. Mas, a partir de agora, vão durar o tempo em que a mulher vítima de violência doméstica e familiar estiver sendo considerada em situação de perigo. Ou seja, terão de ser avaliadas antes de serem revogadas.

MUDANÇA
A decisão é importante para o Judiciário de todo o país porque muda o entendimento sobre o tema e tem sido, inclusive, motivo de propostas parlamentares para alteração na lei. Há meses, registros de casos de feminicídios apontam entre as vítimas, mulheres que ficaram um certo tempo sob o efeito de medidas protetivas, mas que, assim que o prazo foi concluído, foram assassinadas pelos companheiros.

imagem noticia unica


REVISÕES
Segundo os ministros da Corte, “as medidas protetivas são válidas enquanto perdurar a situação de perigo da mulher. O que, por si só, impede a fixação de tempo de vigência”. Sendo assim, ficou determinado que caberá aos juízes que concederam essas medidas, a missão de revisá-las periodicamente, “sem estabelecer prazo genérico para que isso ocorra”.

VIOLÊNCIA

LULA SANCIONA LEI QUE DÁ PENSÃO A ÓRFÃOS DO FEMINICÍDIO

imagem noticia

Com a Agência Brasil

presidente Lula sancionou hoje lei que determina o pagamento de pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio. O Projeto de Lei (PL) 976/2022, aprovado pelo Senado no início do mês, prevê que o benefício, no valor de um salário mínimo, seja pago a menores de 18 anos pertencentes a famílias de baixa renda. O chefe do Executivo na live de hoje Conversa com o Presidente não identificou a fonte de pagamento desses recursos.

CUIDANDO DAS CRIANÇAS
“É preciso garantir que as pessoas que são vítimas da violência não tenham seus filhos abandonados pelo Estado. Se o Estado não cuidou da pessoa e permitiu que ela fosse vítima, o Estado precisa, pelo menos, assumir a responsabilidade de cuidar das crianças. Então, a gente quer criar uma bolsa para garantir que essas crianças possam estudar e se formar e, amanhã, poder ter o direito de viver, ter cidadania plena nesse Brasil."

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

SAPATOS DE ‘KEVLAR’ NA POLÍTICA BRASILEIRA

Para mercado financeiro, governo federal deu um “tiro no pé” com a reviravolta na meta fiscal. Analistas dizem que as declarações de Lula sobre o não cumprimento de déficit zero trouxe à tona um novo risco para a economia: o político. Por isso, a sugestão é para que os governistas andem de sapatos de ‘kevlar”, o material usado em blindagem de carros, para não se ferirem com os tiros no pé.

NOVA LEI PARA EMPRÉSTIMOS

Entrou em vigor, hoje (31/10), a lei que estabelece o chamado Marco Legal das Garantias de Empréstimos, sancionada pelo presidente Lula. Mas ele sancionou a legislação — apresentada ao Congresso no governo de Bolsonaro — com veto ao trecho que autorizava a tomada de veículos de devedores sem autorização da Justiça.

PARA REDUZIR CUSTO DO CRÉDITO

Na prática, o novo marco muda as regras para empréstimos e estabelece novos critérios para o uso de bens como garantia. O objetivo é reduzir custos e juros desta modalidade financeira. A nova lei regulamenta tanto empréstimos em bancos como as multas e punições em caso da não quitação da dívida — entre penhoras, hipotecas ou transferências de imóveis.

VÁRIAS GARANTIAS COM O MESMO BEM

A grande novidade do texto é permitir que, daqui por diante, um mesmo bem possa ser usado como garantia em mais de uma solicitação de empréstimo. Além disso, terão de ser criadas Instituições Gestoras de Garantias (IGGs) para gerir os bens dados como garantia de empréstimos. Este serviço deverá ser autorizado pelo Banco Central e regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

PASSAGENS AÉREAS CONTRIBUEM MAIS PARA A INFLAÇÃO

Com o fim da concorrência de 123 Milhas – que fraudou clientes – as companhias aéreas ficaram à vontade para aumentar o preço das passagens aéreas. Este mês subiu 23,75%, segundo dados do IPCA-15, divulgado pelo IBGE. Foi o item que mais contribuiu individualmente para a alta da prévia da inflação do mês, em 0,16 ponto percentual.

DESFEITO O SONHO DA PASSAGEM BARATA

E aí, ministro Sílvio Costa Filho? Onde estão as passagens aéreas de R$ 200 para aposentados e estudantes prometidas por seu ministério? O programa foi engavetado? O ministro anterior disse funcionariam a partir de agosto passado.

CARTÃO DO SERVIDOR: NOVA CHANCE PARA SE ENDIVIDAR

O governo federal incluiu o cartão consignado de benefício como uma das ferramentas de crédito com pagamento direto em folha para servidores públicos. A medida foi definida pelo Decreto 11.761/2023, assinado pelo presidente Lula e publicado hoje no Diário Oficial da União. O novo decreto inclui a amortização de despesas contraídas por esse tipo de cartão e a utilização dele na modalidade saque, como uma das possibilidades das consignações facultativas.

CHINA QUER BRASILEIROS ALTAMENTE QUALIFICADOS

Vistos para China são os mais procurados por brasileiros. O fenômeno se caracteriza pela migração de profissionais altamente qualificados em busca de oportunidades melhores no exterior. De acordo com dados da Fragomen, maior empresa de imigração do mundo, no primeiro semestre de 2023, o país que mais emitiu vistos de trabalho e estudo para brasileiros foi a China, onde os números triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi de 321%.

PARAGUAI TAMBÉM OFERECE OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Já o interesse pelo Paraguai cresceu 175% no mesmo período. A oferta de cursos universitários competitivos, além de incentivos fiscais para empresas, são fatores que atraem estudantes e empreendedores do Brasil e de outros países do mundo.


SEGURANÇA

O PERIGOSO ESTRESSE DOS POLICIAIS RODOVIÁRIOS

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Pesquisa divulgada hoje (31/10) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) constatou que pelo menos um terço dos policiais da corporação sofre ou sofreu com transtornos de ansiedade e depressão, por conta da quantidade de trabalho e número de casos perigosos com os quais eles precisam atuar, como acidentes fatais e apreensões nas estradas e rodovias.

NECESSIDADE OU MARKETING?

A notícia é importante, o levantamento é inédito e precisa ser divulgado. Mas é bom lembrar que não pode deixar de ser considerada, também, uma estratégia de marketing, no momento em que o Judiciário começa a se debruçar nos julgamentos dos casos de violência cometidos por policiais rodoviários federais contra simples cidadãos.

imagem noticia unica


SAÚDE MENTAL

O levantamento, realizado pela primeira vez na história da PRF, monitorou a saúde mental de 9,5 mil policiais para identificar a necessidade de atendimento especializado e registrou mais de 13 mil consultas psiquiátricas de agentes e servidores desde 2021. No total, o documento ressalta que dos 9,5 mil servidores, 3 mil deles foram identificados com algum indício de depressão, ansiedade ou estresse.

CONSULTAS

Desde 2021, conforme o relatório, a PRF registrou 13.637 consultas psicológicas e psiquiátricas para 1.496 servidores. Além disso, a corporação tem 436 psicólogos e 16 psiquiatras credenciados para atender seus servidores em todo o país. Entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, essa polícia especializada gastou R$ 1,6 milhão do orçamento próprio e R$ 725 mil provenientes de emendas parlamentares com a saúde mental de seus funcionários. Este ano, a previsão de gastos é de R$ 1,1 milhão, dos R$ 1,8 milhão investidos na saúde do quadro de pessoal desta polícia. O jornal O PODER tentou entrar em contato com dirigentes da PRF mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

BRASÍLIA

BRUXAS OU SACIS? UM DIA DO SACI EM SUBSTITUIÇÃO AO HALLOWEEN

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Bruxas ou Sacis? Muita gente acha que valem as duas homenagens, outras adoram as festas do Dia das Bruxas, importada de outros países, bem como a tradição de as pessoas se fantasiarem todo 31 de outubro - principalmente as crianças. Mas também há aqueles que implicam com a proporção que tomou, no Brasil, a comemoração do Dia das Bruxas. E isso vale para hoje: enquanto bares e boates, assim como escolas e centros educacionais fazem eventos variados, parlamentares lembraram que pelo menos 10 projetos foram protocolados na Câmara, nos últimos anos, pedindo a institucionalização da data em “Dia do Saci Pererê” no país.

imagem noticia-2


VALORIZAÇÃO
O ex-ministro e ex-parlamentar Aldo Rebêlo destacou que o “Dia do Saci” poderia ser uma forma de “se oferecer à sociedade um instrumento de valorização da cultura popular como elemento fundamental na constituição da identidade brasileira”. “Por meio da previsão anual da comemoração da data, teremos um resgate e valorização de nossas tradições e manifestações folclóricas originais”, completou.

imagem noticia-3INFLUÊNCIAS
É bom lembrar que, segundo historiadores, o personagem Saci Pererê — menino sapeca afrodescendente (para usar uma expressão atual) de uma perna só, que usa gorro vermelho e jamais se separa do seu cachimbo — reúne influências europeias, indígenas e africanas. Mas consiste numa das lendas mais famosas do folclore brasileiro, depois de ter sido imortalizado nos livros do escritor Monteiro Lobato.

Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar