Edição de N° 876
BRASIL
Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
Edição de N° 876
HAMAS NÃO LIBERA BRASILEIROS
De nada valeram as expressões de apoio e salamaleques do governo brasileiro ao grupo terrorista Hamas que atacou de forma violenta Israel a partir da Faixa de Gaza no sábado (07/10). Os 24 brasileiros que querem deixar Gaza pela fronteira do Egito, não controlada pelos israelenses, foram esquecidos na lista de permissão do Hamas com 500 nomes. O embaixador do Brasil na área, Alessandro Candeas, disse que trabalha para incluir os brasileiros na próxima lista. Quem sabe se isso acontece? Leia mais nesta edição.
NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA
NOVA FORMA DE LEMBRAR OS NOSSOS MORTOS
Os mortos imortais das redes sociais têm amanhã o seu Dia de Finados Digital. No Facebook, por exemplo, a morte biológica do usuário não é motivo para que sua conta seja encerrada. Na maioria das vezes os parentes e amigos querem a sua continuidade, porque ali guardam lembranças de quem partiu. Comentários, atitudes, fotos podem ser revistos com saudade e lágrimas. Estarão lá até que um algoritmo maroto resolva extingui-los se não forem salvos na “nuvem” do Google Drive. Leia mais na coluna MERCADO.
EM PRIMEIRA MÃO
Coluna Diária
MILITARES OCUPAM PORTOS E AEROPORTOS
O presidente Lula, junto aos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa), anunciou hoje a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) dentro dos aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ). A medida, que irá até maio de 2024, permitirá que as Forças Armadas atuem diretamente dentro dos locais e em colaboração com a Polícia Federal.
DINO DIZ QUE UMA GLO DIFERENCIADA
Na semana passada, em café com jornalistas, o próprio Lula disse que não usaria GLO em relação ao caso da ação do crime organizado no Rio de Janeiro, na Bahia e em São Paulo. “Enquanto eu for presidente, não tem GLO. Não quero Forças Armadas nas favelas, não vai ter intervenção”, garantiu. O ministro Flávio Dino socorreu o presidente no evento, afirmando que esta GLO é só dentro de instituições federais e não em Estados, como quis dizer Lula.
JUSTIÇA VETA CENSURA DO SLEEPING GIANTS
Foi proibida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a ação difamatória continua do grupo Sleeping Giants Brasil contra a Jovem Pan News induzindo patrocinadores a retirarem anúncios de programas jornalísticos de cunho político. No processo, a Jovem Pan News afirmou que a campanha capitaneada pelos ativistas foi ilegal, uma vez que ofendeu a reputação e a imagem da empresa. “O que o Sleeping Giants pratica tem um nome só: censura. Tentam calar um veículo de comunicação porque ele não pensa como eles”, diz nota da empresa.
OUTRA CONDENAÇÃO PARA THIAGO BRENNAND
O empresário Thiago Brennand foi condenado a um ano e oito meses em regime inicial semiaberto pelo caso da agressão da modelo Helena Gomes em uma academia na zona sul de São Paulo, como mostrou a TV meses atrás. Cabe recurso. É a segunda condenação na Justiça. Brennand já recebeu uma pena em outra ação de 10 anos e seis meses por estupro.
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS DO FIES
O presidente Lula sancionou hoje projeto de lei que prevê a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Atualmente, há 1,2 milhão de pessoas inadimplentes, com saldo devedor de R$ 54 bilhões, segundo balanço do Ministério do Educação (MEC).
CNI TEM NOVO PRESIDENTE
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) deu posse a seu novo presidente para o quadriênio 2023-2027. É o empresário Ricardo Alban, 63 anos, sócio-diretor da Biscoitos Tupy – fábrica da família na Bahia. Ele disse que é preciso “trabalhar pela retomada do crescimento industrial do país” e buscar maior protagonismo por parte das ações da CNI junto ao setor. “A indústria quer ter condições para competir e se desenvolver”, completou.
DIA DO FINADOS
Por conta do feriado de Finados e o dia imprensado da sexta-feira, o jornal digital O PODER não vai circular amanhã e na sexta. No entanto, o nosso site vai continuar sendo atualizado. Confira em www.opoder.com.br. O jornal estará de volta na segunda-feira (06/11), às 19 horas.
BRASÍLIA
FUNDO PARA PROTEGER A CAATINGA NORDESTINA VAI SER CRIADO
Hylda Cavalcanti
Integrantes do Consórcio Nordeste — que conta com representantes de todos os estados da região —, o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, e técnicos dos ministérios de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Regional estão discutindo formas de captar investimentos para a instituição de um fundo para a caatinga. A ideia é que a proposta conte com investimentos estrangeiros e tenha os mesmos moldes do Fundo Amazônia.
EXCLUSIVO
Inicialmente, conforme o que já foi tratado nos primeiros encontros sobre o tema, os recursos seriam administrados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O bioma caatinga é o único exclusivamente brasileiro e, apesar disso, é o único do país que não é reconhecido como patrimônio nacional. Para além da questão da preservação ambiental, a caatinga oferece uma série de oportunidades para o Nordeste, especialmente em iniciativas ligadas à bioeconomia”, afirmou Danilo Cabral.
SUSTENTABILIDADE
De acordo com o superintendente da Sudene, além da importância biológica, a flora da caatinga apresenta um papel importante para o desenvolvimento sustentável da região. “A Sudene já participa da Impacta Caatinga, uma rede de pesquisadores de diversas instituições, cuja missão é gerar bioeconomia por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação”, acrescentou. Cabral afirmou que o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) tem entre suas diretrizes o aproveitamento sustentável da biodiversidade da região, especialmente a caatinga - o semiárido mais rico em biodiversidade do planeta. O que justifica a criação do fundo.
CONDIÇÕES
Os estudos apontam que novas iniciativas podem vir a ser fomentadas no Nordeste a partir do fundo, tais como a recuperação e revitalização de áreas degradadas; o combate à desertificação; o manejo sustentável da caatinga e atividades econômicas desenvolvidas a partir do uso sustentável desse bioma, dentre outras. Técnicos dos ministérios que estão envolvidos no projeto defenderam a iniciativa. Conforme dados das duas pastas, cerca de 42% da cobertura original da caatinga já sofreu algum tipo de alteração antrópica, o que mostra que o bioma “apresenta graves problemas de degradação ambiental”.
OPERAÇÃO INCÔMODA
GESTÕES ANTERIORES DO DETRAN-PE TERIAM DESVIADO ATÉ 100 MILHÕES
O potencial é explosivo. Muito. Como o Detran era da cota do PSD, a operação coloca em saia justa ministro de Lula e Secretaria de Raquel Lyra, governadora de Pernambuco. Investigação não significa culpa. Ser do mesmo partido sequer lembra cumplicidade. Ter sido indicado por ele, não sugere formação de quadrilha. Prisão Preventiva não é condenação, sequer indiciamento. Porém, incomoda e exige certas explicações.
DA LAMA AO CAOS
A operação de hoje atinge personagens instaladas nos governos, do cerrado brasiliense aos mangues do Recife. Na ordem inversa, da lama ao caos.
As investigações que resultaram na operação de hoje, envolvem nomes do PSD, partido que participa dos governos federal e estadual. Por enquanto, repetimos para deixar bem claro, ninguém é culpado. Mesmo que alguém seja apanhado, e provavelmente será, indicar alguém que pratique corrupção em determinado cargo pode não ir além de mera quebra de confiança.
DESCONFORTO
Entretanto, o desconforto é geral, total e absoluto. Até porque o onipresente empresário Sebastião Figueiroa, após sofrer quatro operações com busca e apreensão, dessa vez foi conhecer por dentro as instalações carcerárias do Cotel. Bem assessorado juridicamente, deve escapar como uma cobra, se contorcendo entre as brechas da lei.
ONIPRESENTE
O indigitado personagem, o empresário Sebastião Figueiroa, tem ligações profundas com gestões das mais variadas colorações. Sempre metido em concorrências suspeitas e transações que exalam o odor característico da corrupção, foi quatro vezes apanhado com a mão na lama pela PF, mas sequer tinha sido preso. Espécie de banqueiro informal da política pernambucana, financiou dezenas de mandatos de todos os níveis. É o que se fala. Pela primeira vez preso, Figueiroa não deve cumprir mais que alguns dias, por prevenção. Mas mesmo assim, muitos corações temerosos batem acelerados, no Executivo e no Legislativo.
O QUE É
O Ministério Público de Pernambuco, por meio da trigésima Promotoria de Justiça Criminal da Capital e do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, com apoio da polícia civil, deflagrou hoje, 1º de novembro, operação “Brucia la Terra”, (Terra queimada, em tradução livre) que objetiva apurar organização criminosa que deu prejuízos ao DETRAN–PE em mais de R$ 64 milhões.
O período da investigação é de 2016 à 2020, do Governo Estadual anterior. O Secretário das Cidades, órgão ao qual o Detran está subordinado, era o atual Ministro da Pesca. Representado também no atual governo do Estado.
FAMÍLIA DO BARULHO
Corrigindo o que informamos pela manhã, nenhum ex-deputado foi preso.Os presos foram Sebastião Figueiroa e mais quatro parentes seus.
BRASÍLIA
CONGRESSO APROVA 740 NOVOS CARGOS PARA TRIBUNAL MILITAR
Hylda Cavalcanti
Apesar das últimas investidas contra militares e as Forças Armadas, de um modo geral, nos três Poderes, o Congresso resolveu dar um respiro para os integrantes deste segmento durante votação na noite de ontem (31/10). Justamente, numa questão que é considerada particularmente delicada: o Superior Tribunal Militar (STM). É que o Senado aprovou a criação de 740 cargos no total (entre provimentos e funções comissionadas) para a Corte. Mas o valor do impacto que a medida terá no Orçamento Geral da União (OGU) ainda é incerto.
LIMITAÇÕES
Isto porque, conforme o texto, as despesas decorrentes da criação desses cargos correrão por conta das dotações orçamentárias consignadas à Justiça Militar da União no OGU. Ou seja, ainda serão discriminadas. E terão de atender, segundo assessores da mesa diretora do Senado, às limitações previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
EXTINÇÃO
Considerado o menor tribunal superior do país, pela estrutura que possui e também pela carga de processos em tramitação, o STM foi alvo, de 2010 até bem pouco tempo, por muitos juristas e políticos, de pedidos para que fosse extinto e os processos que lá tramitam, distribuídos para a Justiça comum. Com a aprovação de ontem, a história muda.
“REPOSIÇÃO”
A proposição cria 240 cargos de provimento efetivo, 97 cargos em comissão e 403 funções comissionadas. Apresenta como justificativa para esse acréscimo a necessidade de “reposição da força de trabalho e o concurso público realizado em 2017, cuja validade se estende até 2024”. De acordo com o relator da proposta, senador Humberto Costa (PT-PE), “a natureza dos serviços prestados impõe que o corpo técnico do órgão tenha vínculo efetivo com a União, por meio de concurso público”. Justificativa técnica ou não, a matéria — que seguiu direto para sanção presidencial — agradou bastante os militares de todo o país.
BRASÍLIA
CÂMARA PASSA A TER “BANCADA NEGRA”, COM 31 DEPUTADOS
Hylda Cavalcanti
A Câmara dos Deputados passa a ter, a partir da próxima semana, sua mais nova bancada: a “Bancada Negra”, com 31 parlamentares. A Casa aprovou hoje (01/11), projeto de resolução que institui o novo grupo e determina que seus representantes tenham a prerrogativa de participar, ao lado dos líderes partidários e de bancadas, de todas as reuniões convocadas pelo presidente, deputado Arthur Lyra (PP-AL), com direito a voz e voto na definição de pautas de plenário e outras questões. Assim como já acontece, por exemplo, com a bancada feminina e a bancada evangélica, entre outras.
RESOLUÇÃO
A matéria teve como autores os deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Daniel Feliciano (União Brasil-PB). Por se tratar de um projeto de resolução, não precisará passar pelo Senado: será promulgada de imediato pela Câmara. Segundo dados da Casa, existem hoje 31 deputados que, pelo critério racial, se declaram pretos e pretas e 91 deputados e deputadas que se identificam com a cor parda, o que corresponde a aproximadamente 24% dos 513 parlamentares.
AGENDA WOKE - BURACO NEGRO
Coincidentemente ou não, durante o início da manhã, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou durante programa para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que considera racista o termo “buraco negro” – que define uma região no espaço com campo gravitacional tão intenso que também absorve a luz”. Outro termo citado pela ministra como ofensivo foi o verbo “denegrir”.
DEBATES
“Denegrir é uma palavra que o movimento negro e que as pessoas que têm letramento racial não usam de forma nenhuma. Ou, por exemplo: ‘saímos desse buraco negro’. A gente escuta muito isso”, declarou. O tema foi objeto de debates e discursos nos plenários tanto da Câmara quanto do Senado. Por enquanto, o Senado não se manifestou quanto à criação de uma bancada negra.
MERCADO
Coluna Diária
O FINADOS DIGITAL
Houve um tempo em que só existiam imortais nas academias de letras. Uma confusão entre a imortalidade das obras literárias e os próprios autores. Hoje esse conceito de permanência atemporal das palavras deixou a literatura para se eternizar nas redes sociais.
SEM MORTE BIOLÓGICA
No Facebook, por exemplo, a morte biológica do usuário não é motivo para que sua conta seja encerrada. Na maioria das vezes os parentes e amigos querem a sua continuidade, porque ali guardam lembranças de quem partiu. Comentários, atitudes, fotos podem ser revistos com saudade e lágrimas. Estarão lá até que um algoritmo maroto resolva extingui-los se não forem salvos na “nuvem” do Google Drive.
NO FACEBOOK
Essa questão surgiu por conta da morte de Laílson de Holanda, o genial cartunista, artista plástico e músico, vítima da Covid produzida pelo vírus chinês que matou milhões de pessoas no mundo. Depois desse evento nefasto certamente seus muitos amigos procuram sua página no Facebook. Lá viram os últimos informes da sua filha Isabela sobre a saúde do pai até o anúncio da morte.
DIÁRIOS PESSOAIS
As redes sociais com contas válidas de pessoas falecidas são verdadeiros diários pessoais sobre o que fizeram da sua vida. Na minha conta pessoal do Facebook, com uma taxa menor de amigos virtuais em relação a muitos usuários, encontrei 10 ‘amigos‘ mortos com contas em aberto, incluindo Laílson.
MINHA IRMÃ
Lá está a minha querida irmã Rosário, permitindo que eu revisite bons momentos da sua vida até a última viagem turística a Foz de Iguaçu, onde teve um AVC que a levou definitivamente. Quanta saudade!
COLEGAS JORNALISTAS
E também em contas abertas no Facebook estão colegas contemporâneos do jornalismo, como Nagib Jorge Neto, o meu primeiro editor que a gente nunca esquece. A especialista em jornalismo turístico Ceça Brito, o simpático e eloquente Paulo Sérgio Scarpa, o virtuoso do Estadão Sandro Vaia e Toni Almeida, que levou eventos festivos e boas informações para casa de muitos telespectadores de Pernambuco.
PROFESSOR E INOVADOR
As páginas de saudades do Facebook abrigam também o competente diretor de teatro Antonio Cadengue, meu professor de artes cênicas no curso de Jornalismo da Católica. Mais o pioneiro da informática em Pernambuco, Rildo Pragana, conhecido do colégio Marista na década dos anos 1960, quando computador era coisa de ficção científica.
AMIGO ANALÓGICO
E lá está ainda o amigo mais analógico do que virtual Romero Duarte Ribeiro, da velha guarda que se adaptou aos tempos cibernéticos. Sei que o deixei frustrado por eu não aderir de verdade ao Rotary Club, uma vez que fui encaminhado por ele. Não combinava comigo, embora tivessem pessoas da mais alta qualidade. Creio que já fui perdoado a esta altura.
REENCONTRO COM A MELHOR FACE
Como apregoa a civilização ocidental cristã, a morte - ponto final do organismo vivo que havia sido criado a partir do nascimento – é um momento de perdão. De reencontro com a melhor face dos falecidos e isto vem sendo proporcionado pelas redes sociais. Que continuem assim. É isso.
FAIXA DE GAZA
BATALHA NA ÁREA URBANA DEIXOU 15 SOLDADOS ISRAELENSES MORTOS
As Forças de Defesa de Israel confirmaram a morte de 15 soldados israelenses em batalhas no norte da Faixa de Gaza desde terça-feira (31/10). Os combates continuam em meio a ofensiva terrestre no enclave palestino, com ataques a alvos do grupo terrorista Hamas.
VERSÕES DA GUERRA
Os soldados foram as primeiras vítimas confirmadas publicamente pelo Exército de Israel desde que o país passou a fazer incursões terrestres em Gaza na sexta-feira (27/10). Neste momento, os combates estão se intensificando e forças israelenses afirmam que estão próximas da Cidade de Gaza. O braço militar do grupo terrorista Hamas afirmou no Telegram que os seus combatentes fizeram uma emboscada contra soldados israelenses no norte de Gaza.
LONGA DURAÇÃO
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, prometeu prosseguir com a ofensiva terrestre no enclave palestino, apesar das mortes de soldados israelenses em Gaza. “Estamos em uma guerra difícil e será uma longa guerra. Temos conquistas importantes, mas também perdas dolorosas”, disse Netanyahu num comunicado divulgado pelo seu gabinete nesta quarta-feira, 1.
OPERAÇÕES MILITARES
Os militares israelenses afirmaram que atingiram mais de 11 mil alvos na Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando lançaram uma intensa campanha de ataques aéreos em resposta aos ataques terroristas do Hamas, que deixaram mais de 1.400 mortos no sul de Israel.
ATAQUE CONTRA TÚNEIS
Na terça-feira, as forças israelenses assumiram a autoria por um ataque aéreo em um campo de refugiado em Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza. As Forças de Defesa de Israel afirmaram que a área era um reduto militar do grupo terrorista Hamas.
SAÍDA DE GAZA
BRASILEIROS FICAM FORA DA LISTA DE LIBERAÇÃO
Estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º/11) pela primeira vez, desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Eles foram autorizados a sair do território após um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas. As saídas acontecem pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, única por terra em Gaza que não leva a Israel e que ficou fechada durante todo o conflito.
HAMAS ESQUECE BRASILEIROS
De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista, que conta com quase 500 nomes. No entanto, ele disse trabalhar para que os brasileiros sejam incluídos nos próximos grupos. As pessoas já liberadas para deixar o território palestino tiveram os nomes divulgados pela autoridade local de Gaza, controlada pelo grupo terrorista Hamas.
QUANTO TEMPO A PASSAGEM VAI FICAR ABERTA?
Não há, ainda, informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta, tampouco se todos os estrangeiros autorizados irão atravessar o corredor em um único comboio nesta quarta. Nesta primeira relação, estão autorizados a deixar a Faixa de Gaza nacionais da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Além disso, a lista também inclui nomes de integrantes da Cruz Vermelha e de algumas ONGs, segundo Candeas.
ITAMARATY SEM FORÇA E COM MUITA CONVERSA
"O número de estrangeiros é grande nessa região e o governo continua a insistir para que os brasileiros saiam o quanto antes. A informação que nos foi passada é que hoje não está prevista a saída de brasileiros da Faixa de Gaza", diz o comunicado oficial do Itamaraty.
VOTE
MUNDO BITA É NORDESTE NO PRÊMIO IBEST 2023
A animação infantil Mundo Bita, criada pela Pernambucana Mr. Plot, é finalista
do prêmio iBest edição 2023 nas categorias Júri Academia e Voto Popular. Nesta última, disputa o voto do público com a paulista Turma da Mônica e a gaúcha Flavinha Louise.
VOTAÇÃO POPULAR
A eleição popular que irá escolher qual o melhor conteúdo digital infantil brasileiro começou esta semana e termina em 29 de novembro. Os vencedores serão anunciados em 29 de janeiro no São Paulo Expo, durante a grande cerimônia de entrega dos Prêmios iBest.
REPRESENTA O NORDESTE
O Mundo Bita é um fenômeno, com mais de 17 bilhões de visualizações no YouTube e uma série de episódios transmitida com exclusividade pela BHO Max em toda a América Latina. Por estar presente em mais de 20 países e possuir uma grande influência na educação de milhões de crianças, representa com destaque a força criativa do Nordeste nessa importante premiação.
VOTE AGORA
EU GOSTO DE SER MULHER
UM PONTO FORA DA CURVA
Vocês que me proporcionam muita alegria, lendo minha coluna, talvez queiram saber quem sou eu, atrás de minhas palavras. Decidi descrever um pouco do que eu penso sobre tudo.
EU SOU DO MEU JEITO
Eu sou eu, tentando saber quem sou eu! Quando penso que já sei tudo, não sei de nada. Eu não vou dizer que sou uma mulher comum, porque sei que não sou, mas é bem desconfortável ser diferente da maioria. Um amigo querido me falou outro dia, que desde bem novinha, "eu sempre fui um ponto fora da curva", eu agora me dei conta disto, sou mesmo fora da curva!
O QUE NOS DEFINE
Algumas coisas nos definem por fora, outras por dentro. Mas somos sempre definidos por nossa maneira de ser e nossas atitudes. Eu não acumulo nada, nem mágoas, nem raivas, nem sentimentos desagradáveis, esqueço tudo com facilidade. Também não junto nada, nem mesmo dinheiro, gosto de aproveitar a vida hoje, procurar ser feliz de várias maneiras. Tudo que existe aqui, só tem função no presente. Já procrastinei muito na vida, porque tinha medo de ser como sou e desagradar pessoas. Hoje não, nada disso importa.
EU SOU MUITAS DE MIM MESMA
Eu tenho muitas versões de mim mesma, por dentro e por fora. Por ser tantas pessoas numa só cada uma delas me socorre em meus momentos de alegria ou de tristeza.
A MALUQUINHA
Sou "a maluquinha", quando preciso me livrar dos medos e da opinião idiota de "alguns outros" sobre minha pessoa. Não estou me incomodando com o que você pensa de mim. Toco o "não tô nem aí" e vou em frente com minha vida.
ME FAÇO DE SANTINHA
Sou a santa, para manter minha alma realmente descontaminada, das energias pesadas de muita gente do planeta. Com tanta energia densa por aqui, nestas horas precisamos respirar fundo, buscar toda nossa espiritualidade para nos purificar.
A ARTE EXPRESSA MINHA ESSÊNCIA
Sou artista: para soltar a minhas próprias amarras, meus antigos dogmas e grilhões e desta forma liberar minha expressão artística de forma autêntica. Cada uma das telas, cada uma de minhas fases, me mostra meus avanços e retrocessos, sempre seguindo meu estilo, sempre expressando minha alma, meus medos e minhas angústias.
AMIZADES SÃO UM BÁLSAMO
Sou a amiga verdadeira e acolhedora para quem precisa de meu abraço, meu beijo e de minhas palavras sinceras. Sempre eu me preocupo, sempre respondo para qualquer um que me procura para um bate papo, para se sentir mais tranquilo, mesmo quando estou vulnerável. Sou a "amante calorosa", para quem me quer e retribui meu amor com carinho, respeito e atitude.
NÃO TRAIA MINHA CONFIANÇA
Sou a "doida brava", para quem se mete à besta comigo, para as amizades que me decepcionam, aí eu sou de verdade uma Onça Pintada da savana. Todos estes papéis me ajudam no grande palco do teatro da vida.
CULTURA E AMENIDADES
O pluripoeta MARCELO MÁRIO DE MELO canta um dia da imaginação.
Perante a fogueira/ dos galos na cabeça/ dos acessos bloqueados/ das validades vencidas/ das máscaras arrancadas/ das palavras vazias/ de todas as bolhas rompidas/ um dia/ um dia/ um dia/ os netos dos nossos bisnetos/ verão nascer no Brasil/ uma esquerda verdadeiramente democrática/ socialista e proletária/ enraizada nos locais de trabalho/ nos movimentos sociais/ e nos locais de moradia./ Um dia/ um dia/ um dia.
ROMERO FALCÃO
O cronista fala sobre um passarinho de tornozeleira eletrônica.
Um acesso poético se apodera de mim, mas nem sempre consigo escrever o que sinto. Entre o sentir e segurar a pena há mistérios insondáveis. O céu clareou mais cedo, no meu terraço recebo a visita de um inesperado visitante; um delicado passarinho com aspecto de canário belga tateia pela cerâmica, sonda o ambiente, examinando tudo ao redor.
SUPONHO
Fico imóvel, não quero assustá-lo, vejo algo prateando pela luz solar na patinha direita, uma pequena argola que faz lembrar a tornozeleira eletrônica dos presos. No entanto, meu hóspede não está cumprindo prisão domiciliar, provavelmente é objeto de estudo, sendo monitorado por algum Centro de Biologia, suponho.
ACOLHIDA
Aproximo-me, chego perto, ele parece dócil e faminto, deve ter percorrido grandes distâncias, rompeu ventanias até descer na minha morada. Quanta honra receber o pouso do viajante ilustre. O bico ávido por comida cata migalhas de bolacha pelo chão. Espreito com cuidado até tomar a iniciativa de botar um pouco d'água perto, fico surpreso por não o incomodar com os meus movimentos. Ele se sente calmo e balança a cabeça como se me agradecesse pela estadia. Fiquei encantado por abrigar a frágil ave que parece compreender o meu cuidado.
CANTO NO "CHUVEIRO"
Talvez precise de um bom banho. Resolvi ligar a mangueira do jardim, regulando a pressão para não o encharcar. Ele caminha num passo miudinho, sente o refrescar da água, agita as asas, banhando-se com alegria, dá alguns estalos, ensaia um canto. Debaixo do "chuveiro" até os pássaros sentem vontade de cantar. Eu admirando tudo com satisfação, como é prazeroso deixar o pensamento alçar voo junto com as asas da criatura de Deus. No entanto, preciso voltar para a realidade e me despedir do meu idílico passarinho, pois a qualquer momento ele volta para a liberdade total.
ESPERA
Deixo meu companheiro, sigo para a rotina do dia. Ao retornar no fim da tarde, para o meu espanto, meu amigo não me abandonou, estava repousando no galho do pinheiro, esperando por mim. Uma acolhida com amor é tudo de que precisamos.
JOSUÉ SENA
O desembargador/poeta pega a onça pelos bigodes.
Ruge, sob o juazeiro, a onça destemida, / Na tarde sertaneja de luz ardente:/ “Sou a esfinge da morte e da vida,/ Opções que o destino consente.”/ Ela joga no solo os dados da sorte,/ Na verdade, pequenos ossos,/ E continua: “pelo poder que posso,/ Do sol sou dileta consorte,/ Decidirei se cairá a forte chuva/ Ou se o plantio será conduta vã./ Decidirei se raposas/ alcançarão as uvas,/ Direi se entoará o aziago acuã,/ O canto que anuncia gente viúva,/ Numa incendiada manhã.
GRAÇA NOVAES
Convida para festejar a terra dos guerreiros contra o cangaço.
Nenhum lugar do mundo gerou tantos volantes, como se chamavam os combatentes contra cangaceiros, do que Nazaré dos Picos, Distrito de Floresta. São mais de 40 casas de famílias descendentes desses intrépidos guerreiros do sol. Que só depuseram armas depois de exterminar Lampião, Corisco e outros bandoleiros menos conhecidos. Pois essas casas receberam placas identificando e contando um pouco da vida dos heróis que ali habitaram. Com QR CODE e tudo. Sábado próximo, dia 04/11, vamos inaugurar e festejar. Vai ser um momento único. Nas vidas dos nazarenos e nas nossas também.
A PROGRAMAÇÃO
Começa 15h com a inauguração da placa do letreiro. Segue-se palestra de cinco minutos sobre a Visão Histórica de Nazaré, por Luizinho Ferraz. Aliás, todas as falas serão mini- palestras de 5 ou 10 minutos, no máximo. Concluindo essa primeira fase, Rubelvam Lira fala sobre o significado das placas. Segue-se a caminhada cantante até a Igreja.
HINO E CONVERSA
Às 15h30, hino de Nazaré do Pico por Zinho; Cristina fala sobre a Associação dos Amigos de Nazaré e Gracinha Novaes, ou seja, eu, falo sobre o Programa Museu a Céu Aberto .Em seguida, Serginho Brayner explica o valor da sinalização em QR CODE para o turismo. Aí chega a hora de Hildebrando Nogueira Neto. Ele expõe a Importância das Forças Volantes de Nazaré no Combate ao Cangaço.
CASA POR CASA
O emocionante programa prossegue, às 16h, com o descerramento das placas e homenagens a casa dos volantes.
DE NOVO CAMINHADA CANTANTE
Iniciaremos na Igreja caminhada cantante por todas as residências, onde cada volante será homenageado na casa onde morou.
ENCERRAMENTO
No início da noite, O Futuro Turístico de Nazaré do Pico será abordado por Aderbal Nogueira. Antonio Lira fala sobre Nazaré do Pico: Terra Amada por Todos Nós. E vem "Sou das Volantes" , música, letra e interpretação de Jadilson Ferraz.
FORRÓ NA PRAÇA
Depois das sete da noite, pra manter a tradição.
ÂNGELA SIMÕES DE FARIAS
A pós-poeta canta os descaminhos do amor.
Delírio ou paixão?/ Pesadelo e desespero./ Tristeza,/ Desânimo?/ Feitiço./ Cansada,/ Cilada?/ Como se diz:/ ele (a) não vale nada,/ mas é o que você quer./ Desapegue, rompa e vaze./ Isso não é amor, paixão letal?/ É praga./ Constipação mental./
EMANUEL SILVA
O agrônomo e jardineiro de sonhos revisita Lewis Carroll.
No conto Alice no País das Maravilhas, no Capítulo VII, há uma cena no Jardim da Rainha. Alice encontra os jardineiros (cartas). Dois (o jardineiro) começou em voz baixa, "Bem o fato é, você vê, senhorita, isto aqui deveria ter sido uma roseira vermelha e nós colocamos uma branca por engano; e se a Rainha descobrir isto, todos nós devemos ter as nossas cabeças cortadas, sabe. Então veja, senhorita, nós estamos a fazer o nosso melhor, antes que ela venha, para..."
CABEÇAS FORA
No país das Mazelas, o Rei Maduro manda os jardineiros plantarem rosas vermelhas. Quem ousar plantar rosas brancas será decapitado (ao menos no sentido figurado). Maria Corina que o diga.
REFÚGIO
Já no reino vizinho da Brazuela, parte dos jardineiros do reino das Mazelas - Dois, Três e 7 Milhões - buscaram refúgio. Pena que ainda hoje os jardineiros do Reino da Mazela continuam a pedir ajuda aos súditos do Rei Branco da Brazuela.
SÓ VERMELHAS
No Reino da Brazuela parece que a ordem é plantar somente rosas vermelhas. Aos que não plantarem...
MALUDE MACIEL
Poeta filosofante seleciona pensamentos para reflexão.
- " Nunca o prazer se conhece senão depois da tormenta".(Joel Pontes) ". - "Não sabemos nada da vida, e a vida foge de nós em cada dia que passa ". (Álvaro Lins). - " Todos querem, procuram, buscam a paz, mas nem todos a conseguem ". (Dom Augusto de Carvalho). - " A dor é uma fixação mais suportável do que a angústia ". (Limeira Tejo). - "Aceitamos o desaparecimento das pessoas, continuamos a viver, porém o vácuo que fica com a ausência é muito grande ". (Elysio Condé). " O elixir da minha juventude é Deus ". (José Florêncio Neto, vulgo Prof. Machadinho). - "Ou se há de promover o povo-massa a povo-gente, ou o canto das sereias divorcistas atrairá os menos esclarecidos ao naufrágio ". (Monsenhor Bernadino A. de Carvalho). - "Contemplo enfim extasiado e mudo, dum Ser Supremo a mão onipotente ". (Augusto Monteiro Tabosa). - " Tudo passa na vida, mas nem tudo que acontece a gente esquece".( Prof. Kermógenes Dias). - "Amo a Natureza, porque vejo nela todas as nuvens do pincel divino". ( Prof. José Bione Araújo). - " Eu desta glória só fico contente porque amei a minha terra e a minha gente". (João Elísio Florêncio). - " O silêncio do mar, a doçura do céu, a beleza da costa, eram propícios àquele sonho de patriota ". ( Prof. Mário Sette). - " O saber é um dos maiores patrimônio do ser humano ". (Tony Gel). - " Dá! Queres recusar alguma coisa? Lembra-te: tudo que tens será dado um dia. Dá, pois, agora, para que a dádiva seja tua, e não de teus descendentes ". (Gibran K. Gibran). - " Temos que encontrar alguma base espiritual para viver, senão morreremos ". (Bill Wilson). - " Crer na vida quando a desilusão nos atormenta ". (Elaine Couto). - "Não existe verdadeira inteligência sem bondade ". (Beethoven). - " O tempo é implacável com tudo e com todos ". (Malude Maciel).
NELSON NUNES FARIAS
De Rei da Glosa a Imperador da Música, não perde o tom.
NEM TÃO DOCE NEM AMARGO Música e letra: Nelson Nunes Farias Intérprete: Suellen Fernandes Arranjos: Claudinho de Monteiro Áudio Brasil Estúdio.
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285