Edição de N 883
BRASIL
Terça-feira, 14 de Novembro de 2023
Edição de N 883
JUDEUS CORRIGEM FALA DE LULA
Depois de receber em Brasília os 32 brasileiros que estavam retidos em Gaza, o presidente Lula voltou a acusar Israel de praticar terrorismo na sua retaliação ao ataque do Hamas, no sábado (07/10), que matou mais de 1 mil civis israelenses. A comunidade judaica quer marcar uma reunião com o presidente Lula. Segundo o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, a fala de Lula é “equivocada e perigosa”. O objetivo, explica Lottenberg, é pedir uma declaração conciliatória, após igualar, por diversas vezes, o contra-ataque de Israel e os atos terroristas do Hamas. Leia mais nesta edição.
NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA
ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR CASAL HOMOAFETIVO OU TRANS NÃO PODE SER BARRADA NO TRIBUNAL
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu hoje que nenhum juiz ou desembargador pode recusar pedidos de adoção ou tutela de crianças e adolescentes com o argumento de que os requerentes formam um casal homoafetivo ou transgênero. O CNJ também informou que pessoas sem companheiros podem se beneficiar desta medida e nenhum magistrado vai proibir a adoção. Leia mais nesta edição.
EM PRIMEIRA MÃO
Coluna Diária
PSOL E COMANDO VERMELHO VÃO AO MINISTÉRIO
A advogada responsável por agendar com o Ministério da Justiça a realização de audiências com a presença da mulher do líder do Comando Vermelho no Amazonas recebeu pagamentos da facção criminosa, conforme recibos bancários obtidos pelo Estadão. Janira Rocha é ex-deputada estadual pelo PSOL no Rio e foi quem levou Luciane Barbosa Farias, a “dama do tráfico amazonense”, para audiências no MJ, segundo a própria pasta.
FORA DA AGENDA
O nome de Luciane não aparece na agenda do ministério – apenas o de Janira. Ontem, a pasta comandada por Flávio Dino argumentou que não tinha como saber da relação dela com o CV pois quem pediu a audiência foi Janira. Portanto, não havia prévio conhecimento da presença de Luciane na reunião. Os documentos mostram, porém, que Janira é ligada também à facção.
SENSAÇÃO DE CALOR NO RIO CHEGA A 58,5 GRAUS
A onda de calor atingiu com força o Rio de Janeiro, que bateu mais um recorde por conta das altas temperaturas de hoje. De acordo com o Alerta Rio, serviço de meteorologia da Prefeitura, a sensação térmica chegou 58,5 graus centígrados na Estação de Guaratiba às 09h15, na zona oeste da cidade. Essa foi a maior sensação de calor registrada na cidade desde 2014, quando o órgão começou a fazer a medição. A temperatura foi de 35,5°C, no mesmo bairro e horário.
CAPITAIS MAIS QUENTES
O calor atípico registrado nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano. O fenômeno é comum com a aproximação do verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses. El Niño deve durar ao menos até abril de 2024, aponta Organização Meteorológica Mundial. As capitais recordistas de calor nesta terça-feira, 14, de 2023 são Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, São Paulo, Rio de Janeiro e Teresina.
ALERTA PARA 15 ESTADOS E DF
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de "grande perigo" por conta das altas temperaturas para 15 estados e o Distrito Federal. O aviso, decorrente da onda de calor enfrentada pelo Brasil, agora se estende até sexta-feira (17/11).
JORNAL O PODER VOLTA NA QUINTA-FEIRA
Por conta do feriado nacional da Proclamação da República, amanhã, a versão digital de O PODER não circulará neste 15 de novembro. No entanto, o nosso site estará atualizando o noticiário. Voltamos na quinta-feira (16/11). Bom descanso nesta quarta.
GUERRA
LULA DIZ QUE ISRAEL QUER OCUPAR FAIXA DE GAZA E EXPULSAR PALESTINOS
O presidente Lula disse hoje que tem a percepção de que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos do território. “Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir a criação do Estado Palestino para que eles possam viver em paz com o povo judeu”, disse Lula. A declaração foi feita durante o programa “Conversa com o Presidente” – live semanal para tratar de medidas do governo federal.
CRÍTICA À REAÇÃO DOS ISRAELENSES
Ao comentar o conflito no Oriente Médio, o presidente voltou a criticar a reação do governo israelense aos ataques do grupo radical islâmico Hamas, em 7 de outubro. “É por isso que eu disse ontem que a atitude de Israel com relação às crianças e com relação às mulheres é uma atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa. Se eu sei que tá cheio de criança naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro. Eu tenho que matar o monstro sem matar as crianças”, enfatizou Lula.
CHEGAM OS REPATRIADOS
O grupo de 32 brasileiros e familiares repatriados de Gaza chegou à Base Aérea de Brasília na noite de terça-feira (13), após escalas em Las Palmas (Espanha) e Recife. Foram 36 dias de aguardo até a autorização para cruzar a passagem de Rafah, entre Gaza e o Egito.
RECEBIDOS PELO PRESIDENTE
Na Base Aérea, os repatriados foram recepcionados por Lula. Lá, o mandatário reiterou que “Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, que as mulheres não estão em guerra. Eles não estão matando soldados, estão matando crianças”.
REAÇÃO
CONFEDERAÇÃO ISRAELITA DIZ QUE FALA DE LULA É EQUIVOCADA
O presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg, divulgou uma nota na qual disse considerar a fala do presidente Lula “equivocada e perigosa”.
ESFORÇOS DE ISRAEL PARA POUPAR CIVIS
“A fala do presidente Lula equiparando as ações de Israel ao grupo terrorista Hamas são equivocadas e perigosas. Desde o começo dessa trágica guerra, provocada pelo mais terrível massacre contra judeus desde o Holocausto, Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos, pedindo que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques”, disse.
‘HAMAS SE ESCONDE ATRÁS DE MULHERES E CRIANÇAS’
Ele afirmou ainda que “o Hamas, por outro lado, se esconde cínica e covardemente atrás das mulheres e crianças de Gaza” e que “a morte desses civis palestinos é uma arma importante da estratégia do Hamas, uma estratégia que o próprio grupo terrorista reconhece que pratica”.
VISÃO DISTORCIDA DO CONFLITO
Lottenberg declarou também que as falas estimulam uma visão distorcida do conflito. “Além de equivocadas e injustas, falas como essa do presidente da República são também perigosas. Estimulam entre seus muitos seguidores uma visão distorcida e radicalizada do conflito, no momento em que os próprios órgãos de segurança do governo brasileiro atuam com competência para prender rede terrorista que planejava atentados contra judeus no Brasil. A comunidade judaica brasileira espera equilíbrio das nossas autoridades e uma atuação serena que não importe ao Brasil o terrível conflito no Oriente Médio.”
ARTIGO
ANISTIA A BOLSONARO É UM MAU EXEMPLO
Alexandre Santos
Todos sabem que, ao contrário daquilo que muitos pensam, a Lei não tem o objetivo de buscar a Justiça. Na realidade, em princípio, ela [a lei] tem o propósito de exercer o controle social e, no fundo, visa preservar o interesse dos mais fortes.
A GANGORRA
Naturalmente, no vai-e-vem das conjunturas políticas e econômicas, há alternância na posição de ‘os mais poderosos’ e, costumeiramente, grupos se revezam no topo da pirâmide. Aliás, a velha frase ‘decisão de juiz não se discute, se cumpre’ carrega em si um pouco da certeza de que, um dia, a elite eventualmente prejudicada hoje, poderá não o ser amanhã, ganhando, inclusive, a chance de recobrar prejuízos amargados no passado.
ALGUNS NÃO ACEITAM O RIGOR DA LEI
Isto vale para todos, menos para Bolsonaro e sua patota, que, adstritos à extrema-direita, sabem perfeitamente nunca terem constituído uma elite, nem no passado, nem hoje, nem nunca. Esta condição explica a ânsia como os bolsonaristas se aplicaram de forma tão apaixonada em aproveitar a chance de desfrutar, sugar e se beneficiar das benesses e regalias do poder, se locupletando dos cargos e patrimônio público - como se viu, com clareza, no caso das joias árabes, nas propinas recebidas na compra de vacinas e nas privatizações, no caso dos móveis do Palácio do Planalto, no assassinato da carpas imperiais para a coleta das moedinhas jogadas pelos turistas no lago residencial, etc. etc. etc.
O VENDAVAL NÃO ACABOU
Infelizmente, contrariando as expectativas da sociedade, o vendaval Bolsonaro não se acabou e ainda vai perdurar algum tempo, pois, com a cumplicidade de bolsonaristas de todos os escalões, até a velha regra segundo a qual ‘decisão judicial não se discute, …’ está sendo violada e a Lei [está sendo] modificada para manter o oba-oba. Aliás, por estes dias, dando provas da má-intenção como sempre os bolsonaristas trataram o poder, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas sancionou lei que - com o fito de livrar Bolsonaro de multas no valor de quase R$ 1 milhão a ele aplicadas por não usar máscaras - concede anistia às penalidades aplicadas em função de violações das regras sanitárias durante a pandemia.
ESTÍMULO AO CRIME
Esta ‘anistia’ burla o espírito da Lei e, no fundo, funciona como a impunidade que estimula o Crime. Este é o sentimento nutrido pela bolsonada em relação ao significado da Lei. Ela [a Lei] não visa buscar Justiça, nem Controle social, visa, apenas, legalizar o comportamento (certo ou errado) dos líderes bolsonaristas.
*Alexandre Santos é presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e coordenador nacional da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural
COMBATE AO CRIME
DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL DIZEM QUE GOVERNO DESRESPEITA CATEGORIA
Em meio ao impacto da visita da ‘dama do tráfico’ ao Ministério da Justiça - noticiada pela imprensa- e à GLO do governo Lula em portos e aeroportos para tentar conter a escalada do tráfico de drogas e armas, atribuição da Polícia Federal, delegados da PF anunciam para esta quinta, 16 - Dia do Policial Federal -, a suspensão de atividades por reestruturação das carreiras da corporação. Os policiais se dizem inconformados com o que classificam de ‘desrespeito’ do governo Lula ante uma antiga reivindicação da categoria.
‘GLO É UM PALIATIVO’
“Em plena crise da segurança pública, com o fortalecimento e a ampliação do domínio territorial por milícias, facções e narcotraficantes, o governo hesita em reestruturar e valorizar a Polícia Federal, assinando timidamente o decreto da GLO, um paliativo feito às pressas”, avalia a delegada Tânia Prado, presidente da Federação Nacional dos Delegados da PF.
DESCASO GOVERNAMENTAL
Será o segundo ato dos policiais federais em protesto contra o ‘descaso’ do Planalto. Várias atividades da PF em todo o país serão afetadas durante todo o dia, avisam lideranças do movimento.
MERCADO
Coluna Diária
ERROS NO BALANÇO DA MAGALU: PERDA DE R$ 322 MI
A Magazine Luiza comunicou ao mercado, na noite desta segunda-feira, 13, que identificou erros em lançamentos contáveis. De acordo com a empresa, após receber uma denúncia anônima, uma auditoria independente foi instaurada, em março deste ano. A Magalu anunciou que a apuração encontrou “incorreções” na forma como eram lançadas o balanço “bonificações em determinadas transações comerciais”. Segundo a nota enviada aos investidores, a empresa de Luiza Trajano sofreu um impacto total no patrimônio líquido de R$ 322 milhões.
SHEIN COM SOTAQUE BRASILEIRO
O marketplace da chinesa Shein no Brasil, com mais de 10 mil vendedores locais, já representa 50% do volume de vendas da empresa no País. Na proposta de nacionalização da empresa, a Shein anunciou que estabelecerá parcerias com 2 mil fábricas brasileiras, criando aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos nos próximos três anos, segundo suas estimativas.
MADE IN BRAZIL
A Shein conta com mais de 300 fabricantes brasileiros parceiros, e 213 deles já estão produzindo itens “Made in Brazil”. Esses parceiros estão em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Além disso, há cinco galpões logísticos, com mais de 256 mil metros quadrados, no Estado de São Paulo.
COMPENSAÇÃO PARA OS ESTADOS
O Congresso Nacional aprovou o projeto (PLN 40/23) que abre um crédito especial de R$ 15,2 bilhões no Orçamento de 2023 para compensar Estados e municípios por perdas de arrecadação, além de remanejar recursos entre ministérios. Os parlamentares ressaltaram a urgência de aprovar a proposta neste final de ano, quando muitos prefeitos estão com dificuldades para fechar as contas. O texto segue para sanção presidencial.
INVENÇÕES LEGISLATIVAS OU NÃO EXISTE NADA GRÁTIS
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou uma proposta que prevê a reserva e a gratuidade de passagens no transporte aéreo para pessoas com deficiência (PCDs) que possuam baixa renda. O projeto de lei foi aprovado no colegiado em deliberação terminativa, ou seja, com valor de decisão do Senado. Se não houver recurso para a votação em plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. O custo da “bondade” vai ser tirado do bolso dos passageiros sem deficiência. Nunca da autoridade que criou a lei.
MULTAS AMBIENTAIS
O Senado aprovou, ontem (12/11), um projeto de lei que destina parte da arrecadação com multas e infrações por crimes ambientais ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). Já aprovada pela Câmara, a matéria segue agora para sanção presidencial e vinha sendo cobrada há cerca de dois anos.
AUXÍLIO E ESTUDOS
Conforme estabelece o texto, que tem como autor o deputado Gilson Daniel (Podemos-ES), além de ajudar às famílias desassistidas nestes tipos de tragédias — como inundações e deslizamentos — esses recursos também contribuirão com estudos para prevenção de desastres.
MULTAS E DECISÕES JUDICIAIS
De acordo com o que foi aprovado, o Funcap deverá receber 5% dos recursos financeiros provenientes do pagamento de multas por crimes e infrações ambientais e o mesmo percentual dos recursos provenientes de acordos judiciais e extrajudiciais de reparação de danos socioambientais.
BRASÍLIA
AUMENTA COBRANÇA AO GOVERNO E AO CONGRESSO POR REGULAMENTAÇÃO DO HIDROGÊNIO VERDE
Hylda Cavalcanti
Conforme foi anunciado nos últimos dias, o interesse pela produção de hidrogênio verde no Brasil (H2V) virou moda e está chamando a atenção de empresários, políticos e autoridades diversas, sobretudo depois que uma das maiores mineradoras do mundo, a australiana Fortescue, manifestou na última semana interesse em investir neste segmento, no Ceará. Agora, a corrida do Executivo e do Legislativo precisa ser pela regulamentação de todos os setores, o que exige certo tempo protocolar — e já começou a ser cobrada.
PROJETOS-PILOTO
Hoje (14/11), o presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Alexandre Ramos, explicou que já existem projetos-pilotos em funcionamento no Brasil por pesquisadores desde 2019 que mostram possibilidade de êxito no uso do H2V. A CCEE emitiu, recentemente, os primeiros certificados de hidrogênio verde por aqui. Mas só esses certificados não bastam.
TRÊS TONELADAS
Tais documentos asseguram que os insumos produzidos por duas empresas — EDP Energias do Brasil e Furnas Centrais Hidrelétricas —, esta última, subsidiária da Eletrobras, foram fabricados com energia de fontes renováveis, seguindo as diretrizes da Europa (continente visto como o principal cliente potencial do país nesse mercado). Furnas teve a primeira planta certificada em Itumbiara (GO). A implantação do projeto-piloto de hidrogênio renovável começou em maio de 2018, com inauguração em dezembro de 2021. E já foi responsável pela produção de 3 toneladas de H2V.
GARANTIA
“A certificação é uma iniciativa pioneira, que vai garantir ao cliente a compra de um produto verdadeiramente sustentável. Essa parceria com as empresas representa um passo importante na construção de uma relação de confiança com os investidores do mercado de H2V, que vai garantir a liderança do nosso país nos esforços mundiais em prol da transição energética”, afirmou Ramos. “A expectativa, agora, é de que o tema avance nos poderes Legislativo e Executivo”, acrescentou ele.
INVESTIMENTOS
INÍCIO DE PROJETOS DE H2V TEM PERÍODO A SER PERCORRIDO, ALERTAM TÉCNICOS
Hylda Cavalcanti
No Ministério de Minas e Energia (MME) dados oficiais são de que já existem projeções de possíveis investimentos em Hidrogênio Verde (H2V) que totalizem US$30 bilhões para os próximos anos. Extra informalmente, porém, quatro empresas, inclusive a Fortescue, estão prontas para começar a tocar seus projetos e precisam do encaminhamento protocolar.
PERTO DE 2026
O representante da empresa Fortescue, Andrew Forrest, disse que os seus planos eram de começar os trabalhos em 2024. Mas um longo caminho precisa ser percorrido, conforme destacaram em reservado técnicos do MME, que pediram para não se identificar. A avaliação deles é de que, mesmo com tudo correndo dentro dos prazos, só será possível iniciar qualquer projeto do setor, perto de 2026.
RECADO
Ciente disso - e diante da decepção com o adiamento, na última semana, da votação do relatório preliminar do texto que regulamenta o H2V na Câmara dos Deputados, Forrest passou um recado enfático: “Estamos prontos para assumir o protagonismo do futuro Hub do hidrogênio verde, a partir do Porto de Pecém, no Ceará. Falta o Governo Federal cumprir a sua parte.”
INCENTIVO
Entre as possibilidades está a previsão de vir a ser criado algum tipo de incentivo fiscal para os investimentos em H2V — o que consiste, aliás, no tema de uma das 120 emendas apresentadas ao projeto de lei que tramita no Congresso.
DELOITTE
BRASIL TEM UM DOS MAIORES POTENCIAIS DE H2V DO MUNDO
Hylda Cavalcanti
Estudo da empresa Deloitte Brasil, divulgado em agosto passado inicialmente pelo jornal Valor Econômico, sobre o hidrogênio verde (H2V), destacou que o comércio global deste produto — ou seja, no mundo inteiro — pode gerar mais de US$280 bilhões em receitas anuais de exportação até 2050. E que o Brasil é um dos países com maior potencial para fazer uso desta tecnologia.
ABASTECIMENTO
Em relação aos investimentos, mais de US$9 trilhões deverão ser injetados na cadeia global de abastecimento de hidrogênio limpo. Desse total, cerca de US$3 trilhões serão investidos em economias em desenvolvimento. No tocante ao Brasil, em especial, o relatório da Deloitte destacou que o que deve “pender” o ponteiro da competitividade em direção ao país não será a facilidade de produção, mas o custo. Nesse sentido, algumas variáveis podem fazer diferença.
IMPACTOS
Levantamento da consultoria Clean Energy Latin America (CELA) usado para esse trabalho da Deloitte apontou fatores que podem impactar o potencial do H2V no país. São estes, os investimentos do Plano Plurianual (PPA) voltados para o setor, conexões à rede do segmento (H2V), investimentos em usinas, autopromoção, custos de materiais e facilidades em impostos, por exemplo. A CELA chegou a criar um índice, cujo valor, atualmente, oscila entre US$2,87 a US$3,56 por quilo de hidrogênio verde no Brasil, dependendo do estado onde é produzido (a consultoria não detalhou quais estados brasileiros foram pesquisados).
COMPETITIVIDADE
O levantamento enfatizou, ainda, que são valores competitivos, considerando-se que o custo do hidrogênio cinza, atualmente, se encontra na casa dos US$2,93 dólares por quilo. “Com a política correta e incentivos, esses valores podem cair para US$1,69 a US$1,86 por quilo, o que estaria numa faixa altamente competitiva”, acrescentou o relatório.
EDUCAÇÃO
PROJETO DO GOVERNO COM POUCAS HORAS PARA ENSINO TÉCNICO
Pai da reforma do ensino médio na gestão Michel Temer (MDB), o deputado federal e ex-ministro da Educação, Mendonça Filho (União Brasil-PE) será o relator da proposta enviada pelo governo federal à Câmara dos Deputados sobre as regras da etapa. Com a missão de analisar o texto e sugerir alterações, Mendonça já tem no radar um dos principais pontos que pretende revisar: a distribuição da carga horária.
HORAS DE FORMAÇÃO
A proposta enviada pelo governo, segundo o Estadão, prevê um mínimo de 2,4 mil horas para a formação básica e 600 horas para formação específica ao longo dos três anos para todos os itinerários, exceto aqueles que tenham articulação com ensino técnico. Nesse caso, há um mínimo de 2,1 mil horas a serem cumpridas de conteúdo básico.
MENDONÇA FILHO DIZ PROPOSTA PROMOVE DESIGUALDADE
Na visão do relator do projeto no Legislativo, essa estrutura promove desigualdades e inviabiliza os cursos técnicos no País. Para ele, a carga horária de formação básica oferecida deve ser a mesma, independentemente do itinerário escolhido.
LIMITAÇÃO ALTERADA
Antes do projeto do governo, a lei do ensino médio previa um teto de 1,8 mil horas para a formação geral básica dos estudantes. Havia consenso entre diversos atores influentes na discussão, incluindo o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), de que essa limitação deveria ser alterada. Após discussões, que também incluíram a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e sindicatos ligados aos profissionais da educação, o governo chegou na proposta fixada no PL.
DESCONEXÃO DO MUNDO
“É uma iniquidade quando se garante um conteúdo comum diferente para dois públicos, não está promovendo equidade. Muitos cursos técnicos na área de Saúde exigem 1,2 mil horas específicas, por exemplo. Como vai encaixar? Qualquer formulação na área tem de ser baseada em evidências e em conexão com o mundo”, afirma o parlamentar pernambucano.
“O Brasil está há muito tempo desconectado do mundo. Uma carga horária diferente não só desestimula os estudantes a buscarem o ensino técnico, como inviabiliza essa modalidade”, completa o ex-ministro.
CNJ DECIDE
JUIZ NÃO PODE RECUSAR ADOÇÃO DE CRIANÇAS POR CASAL HOMOAFETIVO
Membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovaram hoje a edição de uma regra proibindo juízes e desembargadores de recusarem pedidos de adoção ou tutela de crianças e adolescentes com o argumento de que os requerentes formam um casal homoafetivo ou transgênero. A medida, que entrará em vigor a partir de sua publicação, vale também para pessoas sem companheiros que queiram formar uma família monoparental.
IGUALDADE DE DIREITOS
Defendida pelo conselheiro Richard Pae Kim, a minuta de resolução, ou seja, o texto proposto, determina aos tribunais de justiça e aos magistrados que zelem pela igualdade de direitos, combatendo toda e qualquer forma de discriminação à orientação sexual e à identidade de gênero, evitando fundamentar manifestações contrárias aos pedidos de adoção e tutela exclusivamente com base no fundamento da orientação sexual dos candidatos.
EU GOSTO DE SER MULHER
AS EMOÇÕES, ALEGRIAS SURPRESAS E AFIRMAÇÕES DA VOLTA AO LAR
Aquela estória de "Bela, Recatada e do Lar", por incrível que pareça e apesar das "feministas", é uma tendência em pleno século 21. Muitas mulheres, em trabalhos fantásticos, CEO's de grandes empresas, profissionais liberais bem sucedidas, estão voltando às suas casas para cuidar da educação dos filhos, da administração do lar e de seus maridos. Lembrando, o lar é uma edificação espiritual, não uma construção de casa.
CARREIRA EM SEGUNDO PLANO
Muitas são as mulheres, que após alguns anos, trabalhando como advogadas, médicas, engenheiras, administradoras, muito bem sucedidas e remuneradas, sentem algum tipo de chamado interior de voltar para casa, observar o crescimento dos filhos e muitas vezes, cozinhar delícias para família. Outras decidem, por trabalhar em casa, pelos mesmos motivos. Isto não causa nenhuma desonra, ao contrário, faz parte da natureza feminina, de ser respeitada, assim como suas escolhas pessoais.
FEIURA, DA BELEZA DESCONSTRUIDA
Andei observando as mulheres feministas, as atrizes internacionais principalmente, antes belas, agora desconstruídas pela " nova estética", estão incrivelmente feias e deselegantes. Eu pergunto: mas qual é o objetivo de se tornar feia? A maioria das mulheres gasta dinheiro com nossas vaidades diárias para ficarmos sempre mais belas. Aí vem as harmonizações faciais, o botox, as plásticas, o pilates para ganharmos um corpinho musculoso, mas feminino. Usamos batons e outras maquiagens permanentes para acordarmos lindas, como realmente se vê no cinema. ENTÃO, porque ficar feia? Porque usar cabelos vermelhos, verdes, azuis, tatuar o corpo quase todo, axilas peludas, roupas extravagantes, enfim, nada que deixe as mulheres femininas e bonitas. É a negação da própria natureza, deixando lindas mulheres, atualmente irreconhecíveis, uma pena isto.
FEMINILIDADE X MASCULINIDADE
A mulher feminina não é uma construção e sim biologia e estrogênio. Da mesma forma os homens, sua masculinidade é biológica, vem da testosterona. Estes "opostos" não se opõem, eles realmente se complementam. Acho lindo de observar uma mulher doce, feminina, ousada e inteligente, tudo junto e misturado, assim como, um homem firme, masculino, charmoso e carismático. POR QUE então desconstruir o maravilhoso e harmonioso que foi criado pela natureza?
HÁ PRAZER EM SE TORNAR FEIA
Eu mesma não acredito que mulheres desejem se tornar menos bonitas, pouco sexys, deselegantes, grosseiras, sem que estejam envolvidas e manipuladas, pelo que todos erradamente chamam de feminismo. O que se quer demonstrar, quando não se ama a maternidade, não se cuida de suas próprias casas, não valorizam os maridos, desculpem a minha "ignorância", mas é apenas uma ideologia perversa, que elegeu Miss Portugal, uma mulher trans, uma humilhação para todas as candidatas lindas nascidas mulheres biológicas.
VAMOS SER TODAS BELAS
Então nós que estamos fora desta bolha, vamos todas nos valorizar, fazer valer nosso direito de ser mulher, bonita, elegante, delicada, sexy, inteligente e tudo mais que poderemos ser de bom e maravilhoso no planeta. Viva as mulheres femininas.
A AUTORA
*Sarita Tabatchnik é artista plástica, ceramista e cronista do dia-a-dia feminino. Ela é pernambucana e vive em Israel. https://www.instagram.com/saritatabatchnick/
Telefone/Whatsapp
Brasília
(61) 99667-4410Recife
(81) 99967-9957Endereços
Brasília
SRTVS QD. 701 Conj. L bl. 01 nº 38Sl 533, Parte 476
Brasília-DF. CEP: 70.340-906.
Recife
Rua General Joaquim Inácio nº 412, Sl 601Boa Vista - Recife-PE. CEP: 50.070-285