Edição de N•888

BRASIL

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023
Edição de N•888

PAPA MAL INFORMADO

imagem manchete

O Papa Francisco classificou hoje, no Vaticano, a reação de Israel ao ataque terrorista do Hamas como também “terrorismo”. Ele reuniu hoje parentes de reféns do Hamas e vítimas dos bombardeios em Gaza. O embaixador de Israel no Vaticano, Raphael Schutz, em reação ao discurso do papa, disse que "há uma diferença nos dois casos". "Um lado está assassinando, estuprando e não se importa com aqueles que estão do seu lado. O outro lado está envolvido em uma guerra de autodefesa". Nesta quinta, começa a valer o acordo de cessar-fogo de quatro dias para o Hamas liberar parte dos israelenses sequestrados. Leia mais nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


BARROSO NÃO EXPLICA DEMORA DE MORAES PARA LIBERAR MANIFESTANTE DOENTE

imagem manchete

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, em primeira declaração oficial da Corte, lamentou a morte há dois dias do manifestante Cleriston Pereira da Cunha na Penitenciária da Papudo. Ele estava preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes sob a acusação de ter participado de depredações no 8 de janeiro, em Brasília. Mas não condenou a demora de Moraes em liberar o preso, com parecer favorável da PGR, por conta de grave doença. Barroso disse que o STF pediu uma investigação aprofundada sobre o caso. E só. Leia mais nesta edição.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

MORAES AGORA TEM PRESSA PARA SOLTAR

Dois dias após a morte do manifestante preso, Cleriston da Cunha, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, revogou hoje as prisões de quatro réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro que tinham parecer favorável da PGR pela soltura. O parecer mais antigo protocolado pela PGR era do dia 25 de agosto, quando o MP pediu para o ministro a soltura do professor aposentado Jaime Junkes, de 67 anos. O mais recente é do dia 16 de outubro, do empresário Jairo Oliveira Costa, mato-grossense de 51 anos.

SENADO QUER LIMITAR AÇÃO DO STF

O Senado vota agora em plenário uma proposta que altera a Constituição e limita decisões individuais no STF. As chamadas decisões monocráticas são tomadas provisoriamente por ministros e valem até que o conjunto do tribunal se manifeste sobre uma ação, por exemplo.A PEC em discussão no Senado afeta decisões monocráticas que suspendam leis aprovadas pelo Congresso ou atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

DIFÍCIL CAMINHADA DA PEC

A proposta surgiu após o STF entrar em temas que, para alguns parlamentares, seriam de competência do Congresso, como a rejeição do marco temporal e a descriminalização do porte de drogas. O presidente do Senado nega que seja uma retaliação, porém. Por ser PEC, o texto exige duas aprovações no Senado e mais duas na Câmara. Se for aprovada hoje, a PEC ainda vai passar pela Câmara dos Deputados, onde pode ser rejeitada, como quer o governo federal e o STF.

BOMBA NA FRONTEIRA EUA/CANADÁ. FBI INVESTIGA O CASO

Uma explosão na ponte Rainbow, que liga os Estados Unidos e o Canadá, deixou dois mortos nesta quarta-feira, 22. O local, que fica próximo às Cataratas do Niágara, foi fechado, assim como as todas as quatro pontes sobre o rio Niágara que ligam os dois países. O FBI está no local investigando o caso.

DESCONFORTO EM BRASÍLIA

POSSIVEL OMISSÃO DE MORAES QUESTIONADA NO MEIO JURÍDICO

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Depois das críticas de parlamentares de vários partidos à morte do manifestante que estava preso há 10 meses no Presídio da Papuda, agora são magistrados e advogados que estão dando declarações públicas sobre o episódio e pedindo providências junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, estava detido acusado de depredação de prédios públicos em Brasília, em 08/01.

PARECER
No último dia 1º, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer sugerindo que a detenção dele fosse transformada em prisão domiciliar com o uso de tornozeleira, por se tratar de pessoa com muitas comorbidades e risco de “morte iminente”. Clériston faleceu na última segunda-feira (20/11) de forma súbita. As primeiras suspeitas são de infarto fulminante. Réu em cinco tipificações de crimes contra o Estado Democrático de Direito, era diabético e hipertenso.

RECLAMAÇÕES
O parecer da PGR não foi ainda avaliado por Alexandre de Moraes, ministro relator do caso e a quem compete analisar tal documento para decidir se acolhe ou não a sugestão. Hoje (22/11), tanto um desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Sebastião Coelho, muito respeitado entre os pares, como o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestaram.

VIOLAÇÕES
No caso da OAB, depois de um longo período de silêncio sobre os manifestantes presos, o presidente, Beto Simonetti, disse que a entidade fará uma investigação para apurar possíveis violações de direitos humanos no episódio. “O fato suscita questionamentos sobre possíveis irregularidades. Dessa forma, é de suma importância que sejam realizadas diligências para esclarecer tudo e garantir a transparência e a justiça”, afirmou.

imagem noticia-2


QUEBRA DE SILÊNCIO
Sebastião Coelho, por sua vez, incomodado com o silêncio da magistratura a respeito do tema, declarou que a situação dos manifestantes detidos no dia 08/01 precisa “ser reavaliada caso a caso”, para impedir que episódios do tipo voltem a se repetir. E disse de forma taxativa que, ao seu ver, “Alexandre de Moraes é o principal culpado pela morte”. A repercussão foi grande, sobretudo porque ministros do STF ficaram de se reunir para discutir o assunto, mas não falaram a respeito até agora. Moraes, por sua vez, limitou-se a pedir informações sobre o que aconteceu à Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal.

imagem noticia-3

MORTE DE MANIFESTANTE

PRESIDENTE DO STF ALIVIA PARA COLEGA DA CORTE

imagem noticia

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou hoje que a morte do manifestante Cleriston Pereira da Cunha, de 45 anos, preso na Penitenciária da Papuda, acusado de depredações em 8 de janeiro, aconteceu “ao que tudo indica”, por causas naturais. Cleriston estava preso preventivamente por ordem do STF e sofreu um mal súbito durante banho de sol na manhã de segunda, 20.


GRAVIDADE DA MORTE
Barroso, que não avaliou a gravidade da morte de um preso mantido pelo STF, prestou solidariedade aos familiares, em nome do tribunal, e lembrou que o ministro Alexandre de Moraes, relator das investigações das ações do 8 de janeiro e responsável pela prisão de Cleriston, determinou a investigação do caso.

DEFESA TINHA AVISADO DA DOENÇA
A defesa de Cleriston já havia pedido a substituição da prisão por medidas cautelares, como uso de tornozeleira, argumentando que ele estava com a saúde “debilitada”, atestado por médicos, por sequelas da covid-19. Inclusive com a concordância da Procuradoria Geral da República (PGR).

BARROSO DIZ QUE SUPREMO RECONHECE DIREITOS DOS PRESOS
Barroso lembrou que, no mês passado, o STF reconheceu violações sistemáticas de direitos das pessoas presas e determinou que os governos federal e estaduais apresentem planos para pôr fim aos abusos.

BRASÍLIA

PACHECO APRESENTA NOVA PROPOSTA A LULA PARA REPACTUAÇÃO DE DÍVIDAS DOS ESTADOS

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou que se reuniu na noite de ontem (21/11) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar a ambos um novo modelo de repactuação das dívidas entre os entes federados e a União.

“VÁRIAS MÃOS”
Pacheco — que tem interesse político particular nesta pauta para resolver a situação do seu estado, Minas Gerais — destacou que a proposta também é de vários governos estaduais e do Distrito Federal e foi “elaborada a várias mãos”. Conforme contou, Lula considerou as sugestões “sustentáveis e exequíveis” e incumbiu o ministro Haddad de estudar o documento por ele apresentado.

INVESTIMENTOS
“Caso seja acolhido pelo Executivo Federal, o novo modelo permitirá o pagamento de um volume menor, de forma que a capacidade de investimentos dos estados fosse retomada”, enfatizou. De acordo com o senador, dentre as sugestões estão itens como antecipação de créditos e encontros de contas.

DIÁLOGO MAIOR
O presidente do Congresso ainda ressaltou que sabe que a questão é antiga, vem sendo tratada há anos e já teve vários acordos anteriores, mas mesmo assim, “a dívida dos Estados continua sendo um problema federativo muito grave”. De acordo com ele, “a ideia é construir um diálogo maior entre União, Estado e DF em torno do tema”. “Um dos caminhos para isso pode ser a apresentação de projeto, de iniciativa do Executivo ou do Legislativo, para instituir uma forma alternativa de equacionamento das dívidas”, acentuou.

DÍVIDA DOS ESTADOS

MINAS QUER ABATER DÉBITO COM REPASSE DE BENS DO ESTADO

imagem noticia

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse hoje que concorda com a proposta de repassar ativos de Minas Gerais para a União para abater parte da dívida do Estado com o governo federal. A resposta foi dada após reunião de Zema com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), autor da proposta apresentada ao presidente Lula para evitar a adesão de Minas a um regime de recuperação fiscal.

PACHECO MOVIMENTA CANDIDATURA A GOVERNADOR
Zema disse que a reunião foi produtiva e que as conversas estão caminhando bem. Questionado se concordava com a proposta de repassar ativos para a União, o governador se limitou a dizer: “Sim, estamos de acordo”. O presidente do Senado busca fazer um contraponto a Zema e ser o responsável pela renegociação da dívida do Estado. Pacheco se movimenta, nos bastidores, para se cacifar para a disputa do governo de Minas Gerais em 2026.

SUGESTÃO PARA OUTROS ESTADOS
A proposta de Pacheco para controlar a dívida de Minas Gerais inclui um novo Refis e pagamentos em ações de empresas estatais. Ele também sugere que as condições sejam estendidas a outros estados em situação fiscal delicada.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

MEU NEGÓCIO É GASTAR

Os ministérios da Fazenda e do Planejamento anunciaram hoje um aumento na projeção de rombo das contas públicas em 2023. A expectativa da área econômica é de que o déficit primário fique em R$ 177,4 bilhões neste ano, contra projeção anterior, feita em setembro, de resultado negativo de R$ 141,4 bilhões.

HADDAD ERRA NAS CONTAS

Com a alta no rombo das contas públicas, a "meta informal" do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fica mais distante. Em janeiro, Haddad afirmou que as contas teriam déficit de R$ 100 bilhões em 2023 – algo em torno de 1% do Produto Interno Bruto (PIB).

CÂMARA LUTA PARA LIBERAR TRABALHO EM FERIADOS

CÂMARA LUTA PARA LIBERAR TRABALHO EM FERIADOS A Frente Parlamentar de Comércio e Serviços ampliou a pressão sobre o governo para que haja a revogação imediata da portaria que retira a permissão contínua de trabalhos aos domingos e feriados. O presidente da frente, deputado Domingos Sávio (PL-MG), deu um ultimato: “Vota hoje. Se não revogar, a nossa disposição é votar hoje”, afirmou o parlamentar, referindo-se ao projeto de decreto legislativo (PDL) que derruba os efeitos da portaria.

GOVERNO ANTERIOR PERMITIA

A portaria restritiva, editada pelo Ministério do Trabalho, exige que as empresas do comércio obtenham autorização prévia por meio de convenção coletiva no sindicato e aprovem uma legislação municipal para operar aos domingos e feriados. No governo anterior o acerto para trabalhar nesses dias era entre as empresas e os empregados. Nada de sindicato no meio, o que chateava os petistas.

REGULAMENTAÇÃO DE APOSTAS NO SENADO

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou hoje em votação simbólica o projeto de lei que regulamenta o mercado de apostas esportivas de quota fixa e cassinos online. O texto reduz de 18% a 12% os impostos sobre as empresas do setor. A regulamentação das apostas on-line, as chamadas bets, segue para o Plenário do Senado em regime de urgência.


APOSENTADORIA

STF RETOMA JULGAMENTO DA REVISÃO DA VIDA TODA

imagem noticia

Rodrigo Carvalho de Santana Pinho

Na sexta-feira (24/11), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento da Revisão da Vida Toda. A análise estava interrompida desde agosto por um pedido de vista do Ministro Cristiano Zanin.

ENTENDA
O caso trata da regra de transição da Lei n. 9876/1999. Na prática, impedia que quem possuísse salários anteriores ao ano de 1994, pudesse aproveitar no cálculo da sua aposentadoria ou auxílio os salários antigos.
Agora, quem se aposentou pode pedir a revisão e usar todos os salários- o que beneficia quem possuía rendimentos altos anteriores ao ano de 1994. Há casos em que a aposentadoria salta de um salário mínimo para dois ou três salários mínimos.

IMPACTO DE R$ 480 BILHÕES
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023, a União estima impacto de R$ 480 bilhões, considerando a projeção de 15 anos. Por isso, a União pediu algumas restrições à aplicação da decisão. É o pedido que vai ser analisado na sexta-feira. Entretanto, especialistas afirmam que o impacto seria bem menor do que os valores apresentados pelo governo federal.

*Rodrigo Carvalho de Santana Pinho é advogado.
rodrigo@rradvocaciaeconsultoria.srv.br

GUERRA ISRAEL X HAMAS

PAPA DIZ QUE ISRAEL TAMBÉM FAZ TERRORISMO

imagem noticia

O Papa Francisco disse hoje, no Vaticano, que a guerra entre Israel e Hamas se tornou "terrorismo". Relevou a iniciativa do ataque terrorista do Hamas contra civis israelenses, provocando 1.450 vítimas fatais, no sábado 7 de outubro.

COM ISRAELENSES E PALESTINOS
A fala do papa uma das mais duras desde o início da guerra no Oriente Médio, foi feita na audiência semanal na Praça São Pedro, após o pontífice se reunir com parentes de reféns do Hamas e de vítimas de bombardeios de Israel em Gaza.

EMBAIXADOR DE ISRAEL REAGE À FALA DE FRANCISCO
O embaixador de Israel no Vaticano, Raphael Schutz, em reação ao discurso do papa, disse que "há uma diferença nos dois casos". "Um lado está assassinando, estuprando e não se importa com aqueles que estão do seu lado. outro lado está envolvido em uma guerra de autodefesa".

imagem noticia unica


LIBERAR PARCIALMENTE OS REFÉNS DO HAMAS
Israel fechou acordo com o Catar, representante do Hamas, que prevê a libertação de 50 reféns do grupo terrorista em troca da libertação de 150 palestinos condenados pela justiça sem crimes de sangue. O trato foi oficializado hoje e começa amanhã (23/11). Também prevê uma pausa temporária no conflito.

O QUE PREVÊ O ACORDO?
1.Uma trégua de quatro dias para que 50 mulheres e crianças com menos de 19 anos feitas reféns pelo Hamas sejam libertadas em troca de 150 mulheres e adolescentes palestinos detidos em Israel.

2.Os 50 reféns serão divididos em grupos e cada grupo será libertado em um dia.

3.Israel anunciou em comunicado que estenderá em um dia a pausa no conflito para cada grupo adicional de 10 reféns libertados.

4.O Hamas disse que Israel concordou em interromper o tráfego aéreo sobre o norte de Gaza das 10h às 16h (horário local) em cada dia de trégua e interromper todo o tráfego aéreo sobre o sul durante o período.

5.O Hamas disse que Israel concordou em não atacar ou prender ninguém na Faixa de Gaza, e a permitir que as pessoas circulem livremente pela rua Salah al-Din, que é a principal estrada pela qual muitos palestinos fugiram do norte do território.

6.Um dos negociadores afirmou que o trato impede qualquer ataque, movimentação militar ou expansão de território durante o período de pausa.

7.O Catar disse que Israel também permitiu a entrada de combustível e ajuda humanitária em Gaza.

EU GOSTO DE SER MULHER

Sarita Tabatchnik
Autor

ISRAEL X HAMAS – NARRATIVAS E A VERDADE

Sarita Tabatchnik Desde que os terroristas do Hamas invadiram nosso território, assassinaram com requintes de crueldade e perversidade, fazendo 1450 mortos, inclusive 40 árabes israelenses, filipinos, tailandeses e 250 sequestrados, nós temos que nos perguntar: A Palestina nos invadiu ou foi o grupo terrorista Hamas, que se intitula como representante dos palestinos ou de sua causa o estado palestino?

QUE LEIS DE GUERRA ELES SEGUIRAM?

Mas então pergunto novamente: quais leis de guerra devem ser seguidas quando Israel se defende se os invasores miraram e assassinaram de propósito, apenas em civis, mulheres, idosos, homens, crianças, bebês? Isto já é um crime de guerra? Estavam todos em suas casas, no feriado do Shabat, outros milhares de jovens, numa festa em homenagem à natureza, eu então pergunto novamente, quais leis de guerra seguiu o Hamas? Existe por acaso algum NOME, que traduza o que foi feito em Israel!

QUANDO ISRAEL SE DEFENDE

É bem verdade que o mundo ficou "estarrecido" com o ataque selvagem dos terroristas a Israel e todos os atos praticados nele, já de pleno conhecimento de todos, pois não se trata apenas de matar, mas de ter prazer em fazer isto, até celebrar os crimes e divulgar nas suas redes sociais. Aí quase todos choraram por Israel. MAS SÓ ATÉ A PÁGINA 20! Porque no momento em que Israel invade Gaza para se defender, encontrar todos os 250 sequestrados, acabar com os terroristas e os mísseis diários, lá vem um grupo de pessoas que não conhece da história, que vive no Ocidente, fazer manifestações Pro-Hamas pelo mundo. No Brasil teve direito até a sambinha e batucada, um ridículo imenso, porque estas pessoas ignoram a verdade. Há também muitas manifestações Pro-Israel, bem bonitas, porém o antissemitismo cresceu no mundo, instigado por discursos de alguns "chefes de estado latinos" e agora todo Ocidente corre perigo por estar abrigando há muitos anos terroristas islâmicos radicais em seus territórios. Não se iludam, Israel está sozinho nesta briga, porém todos serão beneficiados.

ÉTICA DO EXÉRCITO DE ISRAEL

É o único exército do mundo, que avisa quando e onde vai atacar, se a área envolver civis, através de panfletos e mensagens de celular para que as pessoas saiam. O exército ficou duas semanas parado, antes de entrar em Gaza, esperando a evacuação dos civis, dificultada pelo Hamas, que não os deixa sair, pois são escudos humanos. Os terroristas do Hamas não se incomodam nada com os palestinos, eles só querem matar judeus, este é o objetivo da sua "carta constituinte".

AS LEIS DE GUERRA DE GENEBRA

imagem coluna

As instituições tipo hospitais, escolas, creches, parques, não deveriam ser atacados, DESDE QUE não estejam sendo usados como quartéis de operações militares, como ficou fartamente provado por Israel, que diante dos muitos vídeos de túneis com armamentos de todo tipo, encontrados em escolas e hospitais. Isto significa, pelas leis de guerra, que podem ser atacados, por não estarem servindo ao seu propósito original, porém mesmo assim tudo foi feito para amenizar as mortes de civis, coisa esta que o Hamas não faz, as mortes de civis palestinos estão todas na conta do Hamas.

FOGUETES DIÁRIOS

As pessoas devem estar pensando que a guerra está lá em Gaza e o território de Israel está tranquilo. Grande engano, todos os dias, desde 07/10 somos atacados por mísseis do Hamas, até agora mais de 10 mil mísseis que são dirigidos a qualquer lugar CIVIL e RESIDENCIAL de Israel. Destes 10 mil, 1.000 caem mesmo em Gaza, também em qualquer lugar, inclusive hospitais. Existem quatro grandes cidades evacuadas ao sul de Israel, duas delas foram destruídas no ataque de 07/10. Agora ao norte mais quatro cidades foram evacuadas, por conta dos ataques do Hezbollah.

ONDE ESTÃO?

Vocês imaginam, onde estão estes milhares de pessoas? Na casa de parentes, amigos, porque suas casas foram destruídas, queimadas pelo Hamas. Outras estão em diversos hotéis espalhados nas regiões, pagos pelo governo de Israel, que se preocupa e protege seus cidadãos. Se nós não tivéssemos nosso DOMO DE FERRO, que intercepta 85% a 90% dos mísseis, não mais estaríamos aqui. Estaríamos destruídos por 10 mil mísseis, não mais existiríamos.

SOBRE OS REFÉNS DE ISRAEL

imagem coluna

Que estatuto de leis de guerra, permite ao Hamas, sequestrar cidadãos civis, tirando os de suas próprias casas, não sem antes matar suas famílias? Isto igualmente constitui "crime de guerra", não se pode sequestrar civis, menos ainda idosos e crianças. Já imaginou esta angústia das famílias que restaram, dos amigos, todos os dias, sem saber onde estão, quando voltam, se estão vivos ou mortos, ninguém sabe. Será que este mundinho fluído já esqueceu, que há até bebês e crianças de até 4 anos entre os sequestrados! Os que têm famílias esperando, a maioria estava na festa, pois eram todos muito jovens, tanto os 350 mortos quanto os sequestrados. Para os valores do povo israelense, que adora a vida como um presente de Deus, isto é um grande tormento.

QUAL PROPORCIONALIDADE?

imagem coluna

Pedem proporcionalidade na resposta de Israel. Se for nas barbáries, ela nunca vai existir, nós não somos perversos, nem sádicos, sendo delicada. Então se estes terroristas se propuseram a invadir um país estabelecido e democrático, com investidas de terror inimagináveis, pensar que Israel não ficaria parado, é aquela história de "cutucar a onça com vara curta", há consequências e elas estão demonstradas na áreas destruídas de Gaza. A HISTÓRIA DE ISRAEL 0s judeus estão aqui há mais de 2 mil anos, aqui já foi Reino de Israel, com os Reis Saul, David, Salomão, Herodes e outros menos conhecidos. O famoso Muro das Lamentações é apenas as ruínas do Segundo Templo, destruído no ano 70 do calendário gregoriano, na época da ocupação romana, portanto Israel não é nenhum invasor, nem colonizador, já haviam judeus aqui durante todo este tempo. Judeus de todos os países do Oriente Médio foram expulsos e vieram para Israel. Nesta região, na época do domínio britânico, logo após a segunda Guerra Mundial, já haviam 700 mil judeus instalados aqui há centenas de anos. Se engana quem pensa que a maioria dos israelenses veio da Europa, a maioria é daqui mesmo, do Oriente Médio. DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS Vocês que gritam pelo Hamas não defendem os palestinos. Os árabes vivem se matando por aqui em diversas guerras, no Afeganistão, na Síria, na Libia, no Iraque, onde milhares de civis são mortos, na média 400 mil civis, e vocês não dizem nada. Sequer protestam, Por quê? Simples, porque não há judeus nestas guerras. Vocês que andam pelas ruas, segurando bandeiras do Hamas, não são pro-Palestina. São APENAS contra existência de Israel e do povo judeu em todo mundo. Ignoram toda nossa contribuição, na saúde, tecnologia, agricultura, em todos os segmentos. O celular que todos usam, a penicilina, a vacina anti poliomielite, milhares de aplicativos, vem todas dos judeus. Vocês não foram às ruas protestar quando a Rússia invadiu a Ucrânia, Todos estes que se posicionam Pro-Terrorismo, são simplesmente Antissemitas, todos são Antissionistas também o que é a mesma coisa. Eu sugiro que estudem, há muitos livros sobre a história de Israel e da Palestina, busquem a verdade e não aceitem narrativas jornalísticas. A AUTORA *Sarita Tabatchnik Artista plástica, ceramista e cronista do dia-a-dia feminino Ela é pernambucana e vive em Israel https://www.instagram.com/saritatabatchnick/


BANDITISMO - FILHA DE LAMPIÃO PROCESSA BIÓGRAFO DO CANGACEIRO

imagem noticia

O cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, com folha corrida recheada de crimes no século passado, até hoje é alvo de polêmicas em torno da sua trajetória de roubos e violência, liderança, estilo de vida e temperamento. Agora, virou tema de processo judicial no qual Expedita Ferreira Nunes, filha dele e de Maria Bonita, alega que houve” má-fé e difamação” sobre o pai numa nas últimas biografias lançadas sobre o tema.

DESMISTIFICAÇÃO
Expedita, que tem 91 anos, não gostou do livro intitulado “Da Silva: A grande fake news da esquerda”, que desmistifica a imagem passada por muitos biógrafos de que o líder do cangaço no Nordeste no século passado não passava de um “justiceiro”.
A obra foi lançada em agosto passado pelo escritor Tiago Pavinatto e faz duras citações a Lampião com base em ampla pesquisa em livros anteriores e documentos. O cita como “notório estuprador da história, psicopata; terrorista mercenário; maior traficante de armas pesadas da história do Brasil, torturador, ladrão, assassino; golpista, sequestrador e extorsionário”.

imagem noticia-2


FILHA QUER DINHEIRO
Na ação, Expedita afirma que houve uso indevido da imagem do pai e danos morais a uma personalidade já falecida. Ela pede indenização de R$ 245 mil e a remoção do “excesso de linguagem e adjetivação que implica em menções desonrosas à figura de Lampião”, sob pena de multa diária de R$ 500,00. “Importante ressaltar ainda que os demandados, em publicação datada de 18 de outubro de 2023, comemoraram a venda de mais de 50 mil exemplares no Brasil, com valor médio da unidade orçado em R$ 49,90, totalizando em R$ 2,4 milhões”, destaca ainda a ação movida pela filha do cangaceiro.

imagem noticia-3


ARMAÇÃO
Dificilmente, pela idade avançada, Expedita vai usufruir de qualquer ganho dessa ação. E sequer vai conseguir limpar a ficha do cangaceiro que assombrou o sertão nordestino por sua violência e de seu grupo no início do século passado. As vítimas do bandido continuarão esquecidas e sem direito a qualquer indenização. Este processo judicial é uma armação para ganhos de outras pessoas.

RETRATAÇÃO
Expedita exige na Justiça, também, uma “retratação pública” de Pavinatto e da editora Almedina Brasil Importação, Edição e Comércio de Livros, em nota a ser adicionada ao prólogo dos livros. “A retratação é para neutralizar as consequências decorrentes do exercício abusivo da liberdade de expressão dos demandados, assim como para restaurar e preservar a honra, nome e história de Lampião”, argumenta, na ação.

imagem noticia-4


“INDIGNADO”
Em tom irônico, o autor do livro limitou-se a responder por meio de uma nota na rede social X, o antigo Twitter. “Era só o que me faltava: a filha de Lampião querer tirar o meu livro de circulação. Se você ainda não leu, corra, porque eu não duvido de mais nada neste país”, frisou, dizendo estar “indignado” com o gesto de Expedita. Já a editora, não se manifestou até o fechamento desta reportagem. O processo corre, inicialmente, na Justiça de Sergipe.

Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar