Edição de N° 889

BRASIL

Quinta-feria, 23 de Novembro de 2023
Edição de N° 889

VOTO CONTRA OU A FAVOR?

imagem manchete

É preciso ser um especialista no comportamento dos políticos para entender determinadas ações. Aprovada ontem pelo Senado a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os poderes do STF em relação ao Executivo e Legislativo, ministros da Alta Corte passaram o dia de hoje reclamando da aprovação da matéria com o voto do líder do governo Jacques Wagner. O público não sabe com certeza se ele foi orientado para agir assim, num recado do Governo ao Supremo, ou se votou por suas convicções. Leia mais nesta edição e assista vídeo.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


PARTE DOS REFÉNS DOS TERRORISTAS DO HAMAS COMEÇA A SER LIBERADA AMANHÃ

imagem manchete

Com um dia de atraso, começa amanhã, sexta (24/11), o cessar-fogo de quatro dias na Faixa de Gaza, que vai entrar em vigor às 7h, duas da madrugada no Brasil. O Catar, país que representou os terroristas do Hamas na negociação com Israel, informou que neste primeiro dia o primeiro grupo a ser liberado contempla 13 mulheres e crianças sequestradas em 7 de outubro. No final do cessar-fogo deverão ser liberadas 50 pessoas. Ficam em Gaza ainda 200 reféns dos terroristas. Leia mais nesta edição.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

GILMAR DIZ QUE STF NÃO TEM COVARDES

O ministro Gilmar Mendes, decano do STF, também criticou a iniciativa do Congresso. Ele disse que o tribunal não “admite intimidações”. “Essa casa não é composta por covardes. Essa casa não é composta por medrosos”, avisou. “Esta Corte não haverá de se submeter ao tacão autoritário, venha de onde vier, ainda que escamoteado pela pseudo-representação de maiorias eventuais.”

A MELHOR DEFESA É O ATAQUE

O ministro Alexandre de Moraes usou os mesmos termos de Gilmar, reafirmando que o tribunal não tem “covardes” e prometeu contra-atacar: qualquer iniciativa que avance sobre a independência ao Poder Judiciário é inconstitucional.

JAVIER MILEI DIZ QUE VAI CONVIDAR LULA PARA POSSE

A provável chanceler de Javier Milei, Diana Mondino, disse hoje à CNN que o presidente Lula será convidado para a posse na Casa Rosada no dia 10 de dezembro. Mondino disse: “Não entendo por que dizem o contrário. Há 2 meses eu já disse que se ganhássemos, claro que seria mais que bem-vindo”.

PRESIDENTE VOLTA A VIAJAR

Dois meses após se submeter a uma cirurgia para restaurar a articulação do quadril, o presidente Lula retoma sua agenda de viagens internacionais na próxima semana. Antes de desembarcar nos Emirados Árabes, onde participará da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas (COP28), da ONU, que começa no próximo dia 30, Lula visitará a Arábia Saudita e o Catar.

LIMITES AO STF

INCRÍVEL. SUPREMO AMEAÇA ROMPER COM O GOVERNO LULA

imagem noticia

O presidente Lula se reuniu hoje de manhã, no Palácio do Planalto, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O encontro, que inicialmente não constava da agenda do chefe do Executivo, ocorreu um dia após a aprovação no Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões monocráticas de ministros da Corte.

CORTE APONTA TRAIÇÃO
Segundo o Estadão, ministros do STF protestaram nos bastidores contra o voto do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Segundo apuração, eles consideraram que o voto de Wagner pela aprovação da PEC é uma “traição rasteira” depois da resistência ao bolsonarismo feita pela Corte Suprema.

TRIBUNAL PRESSIONA PT
A postura do senador levou a um ultimato do Supremo: “Ou o Jaques Wagner sai, ou não tem mais papo do STF com o Planalto e o governo”. Wagner foi o único senador petista a ir contra o próprio partido, que orientou pelo voto “não”.

52 VOTOS A FAVOR E 18 CONTRA
Na noite de ontem foi aprovada no Senado, por 52 votos a 18, a PEC que limita as decisões monocráticas de ministros da Corte Suprema. A proposta precisava de 49 votos para ser aprovada. Ela limita os casos em que são aplicáveis as decisões monocráticas de ministros da Suprema Corte e ainda fixa prazos para que essas determinações individuais sejam analisadas pelos colegiados do Tribunal.

AGORA VAI PARA A CÂMARA
Após ser votada na Casa sob chefia de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto será encaminhado para a Câmara, em que, pelo rito regimental, precisará passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por uma comissão especial e só então levada ao plenário.

REAÇÃO À PEC

PT QUER AFASTAR SENADOR WAGNER QUE VOTOU PELA APROVAÇÃO

imagem noticia

O voto do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, na PEC das decisões monocráticas gerou desconforto entre ministros do STF e a militância do Partido dos Trabalhadores. Integrantes do PT argumentaram que o senador deveria ser afastado da liderança do governo do Senado. O temor é que a atitude do senador atrapalhe o julgamento de pautas de interesse do Palácio do Planalto no STF.

INTROMISSÃO NO LEGISLATIVO
Durante a votação, Wagner afirmou que o governo não firmaria posição em relação à matéria, mas disse que o relator e o autor da proposta “fizeram um movimento exatamente para diminuir as diferenças que poderiam incomodar ou serem interpretadas equivocadamente com uma intromissão do Legislativo na Corte”.

CONTRARIEDADE E TRAIÇÃO
O posicionamento e o voto favorável do senador contrariaram a orientação do próprio PT, que indicou o voto “não”. Além disso, membros do STF declararam que se sentiram traídos com a aprovação da PEC, defendendo inclusive o fim do diálogo com o governo. Uma das formas de evitar esse afastamento seria com represálias a Wagner.

OAB X TSE

MORAES VETA SUSTENTAÇÃO ORAL DE ADVOGADO NA CORTE

imagem noticia

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, alfinetou a Ordem dos Advogados do Brasil na manhã de hoje ao negar que o um integrante da classe realizasse sustentação oral em julgamento na Corte.

MINISTRO NÃO PERMITE MANIFESTAÇÃO
O magistrado anunciava a finalização da sessão, logo após o julgamento de processos em lista - uma análise mais rápida de processos - quando foi interpelado por um advogado. Este afirmou que havia feito inscrição para se manifestar no Plenário do TSE e então questionou se a solicitação havia sido indeferida.

E DEBOCHA DA ORDEM DOS ADVOGADOS
Alexandre respondeu: “Doutor, trata-se aqui. Eu vou repetir novamente. A OAB vai lançar outra nota contra mim, vão falar que eu não gosto do direito de defesa. Vai dar mais uns 4 mil tuítes dos meus inimigos. Então vamos fazer, doutor, a festa do twitter, das redes sociais”.

RELAÇÃO ESGARÇADA
A relação entre Moraes e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil está esgarçada. A classe vê condutas do ministro como uma tentativa de silenciar advogados.

BANCO

PERNAMBUCANO MARCELO NORONHA ASSUME PRESIDÊNCIA DO BRADESCO

imagem noticia

O Bradesco anunciou hoje que vai mudar seu comando. Em comunicado, o banco informou que o pernambucano Marcelo de Araújo Noronha vai assumir o cargo de diretor-presidente, em substituição a Octavio de Lazari Junior. Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco destaca que a indicação de Marcelo “decorreu da sua vasta experiência profissional adquirida ao longo de mais de 38 anos no mercado financeiro, 20 dos quais dedicados ao Bradesco”.

FORMADO NO BANORTE
O novo diretor-presidente tem 58 anos, formado em administração pela Universidade Federal de Pernambuco, e iniciou sua carreira bancária no Banco Banorte, em 1985, no Recife. Um dos seus primeiros cargos que atuou foi a gerência da agência Banorte da Conde da Boa vista, terminando na diretoria do banco pernambucano.

VINTE ANOS NO BRADESCO
Com o fechamento do Banorte, Noronha transferiu-se para São Paulo em 1994 e, antes de ingressar no Bradesco, trabalhou na diretoria do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil até 2003. Foi, também, diretor-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) entre 2013 e 2017.

ORGANIZANDO O VAREJO
Em nota, Marcelo Noronha sinalizou que a sua gestão será focada em resultados e que tem consciência da missão ao assumir a liderança do segundo maior banco privado do Brasil. O executivo foi alçado ao posto depois de liderar a arrumação no segmento de varejo, que sofreu com o aumento da inadimplência e pressionou os resultados do conglomerado.

CONSCIÊNCIA DA MISSÃO
“O mercado é muito competitivo e exige múltiplas capacidades de todos nós. Com os pés no chão, tenho consciência da minha missão. E não será diferente dessa vez”, disse o banqueiro, em nota distribuída pelo banco.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

MARCELO NORONHA NA PRESIDÊNCIA DO BRADESCO

Conheci Marcelo Noronha ainda nos anos 1980 na gerência da agência do Banorte na Conde da Boa vista, apresentado pelo saudoso amigo Suemi Van Der Linden, também gerente. Talentoso, gentil com a clientela e dedicado ao trabalho foi subindo na organização até ser diretor de área do Banorte. Depois do fechamento do banco pernambucano foi para São Paulo e aí sua carreira decolou. Fico contente em ver seu sucesso.

O QUE DIZ O PRESIDENTE DO CONSELHO DO BANCO

Para Luís Carlos Trabuco, presidente do conselho de administração do Bradesco, na escolha de Noronha para a presidência do banco “enxergarmos que o Marcelo tem todas as condições, aptidão e dedicação para fazer esse desafio que é criar uma nova forma do varejo bancário, do crédito. A escolha do Marcelo não é por aquilo que ele já fez na organização, mas é por aquilo que ele pode realizar. Então, a gente tem uma confiança muito grande nesse próximo momento”.

NA BOLSA DE VALORES

Na visão do mercado financeiro a escolha de Marcelo Noronha foi de uma mudança positiva em meio aos diversos desafios que o banco enfrenta e levando em conta a grande experiência dele no setor, ainda que siga a cultura do antecessor por já também contar com experiência também no banco. Assim, às 12h50 (horário de Brasília) desta quinta, os ativos Bradesco na Bolsa subiram 3,81%, a R$ 16,33, após chegarem a uma máxima de R$ 16,65 no intraday, ou avanço de 5,85%.

INCENTIVOS PARA SUDENE E SUDAM

A Câmara dos Deputados aprovou ontem à noite o projeto de lei que prorroga até 2028 os incentivos fiscais nas áreas de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Os parlamentares, no entanto, deixaram de fora a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) na lista de beneficiários, medida que havia sido aprovada pelo Senado. O texto vai à sanção do presidente Lula.

O SUCESSO DOS LABORATÓRIOS NACIONAIS

A Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac), que está completando 40 anos de existência, divulgou na noite de ontem (22/11) um boletim com dados sobre o crescimento do setor ao longo de décadas. Conforme a entidade, em 1975, a participação das indústrias farmacêuticas nacionais no mercado consistia em 17%, em unidades. Em 2022, essa participação subiu para 72%. A Alanac representa, atualmente, 80% do mercado nacional de medicamentos farmacêuticos e veterinários, com faturamento acima de R$ 45 bilhões.

ENXOVAL DO PRIMEIRO CASAL

O presidente Lula renovará o enxoval de cama e banho do Palácio da Alvorada e da Granja do Torto com direito a algodão egípcio. A licitação aberta pela Presidência da República prevê a compra de 168 peças, por R$ 89 mil, entre colchas, lençóis, fronhas, edredons, cobre-leitos, tapetes e roupões. O padrão exigido é de “primeira linha, referência Zelo, MMartan, similar ou melhor qualidade”. A relação inclui 10 tipos de colchas de cama, sendo 31 delas “100% algodão egípcio”. Só com as colchas, o gasto será de R$ 48,7 mil.


GUERRA ISRAEL X HAMAS

CESSAR-FOGO COMEÇA COM ATRASO. REFÉNS DO HAMAS SÃO LIBERADOS NESTA SEXTA

imagem noticia

O cessar-fogo de quatro dias na Faixa de Gaza vai entrar em vigor às 7h desta sexta-feira, (24/11), (2h da madrugada pelo horário de Brasília), informou o Catar, que mediou a negociação entre Israel e o grupo terrorista Hamas junto com Estados Unidos e Egito. Uma parte dos reféns será liberada a partir das 16h do horário local (11h no Brasil).


PRIMEIRO GRUPO DE MULHERES E CRIANÇAS
Ainda de acordo com o representante do Catar, o primeiro grupo a ser liberado contempla 13 mulheres e crianças, sequestradas pelo Hamas no ataque terrorista de 7 de outubro e mantidas como reféns desde então. “Um certo número de civis será libertado todos os dias até atingir o total acordado de 50 no final dos quatro dias”, explicou. Depois desta curta trégua, ficam ainda quase 200 israelenses como reféns dos terroristas.

ATAQUE TERRORISTA DO HAMAS MATOU 1.400 ISRAELENSES
A pausa nos combates aprovada esta semana será a primeira desde o início da guerra, desencadeada pelo atentado sem precedentes contra Israel. Cerca 1.400 pessoas morreram e 240 foram sequestradas. Inicialmente, a trégua estava prevista para começar nesta quinta-feira, mas obstáculos de última hora parecem ter atrasado o acordo. O conselheiro nacional de segurança de Israel, Tzachi Hanegbi, disse que os reféns não seriam liberados antes da sexta-feira, sem dar detalhes sobre o motivo do atraso.

ALÍVIO PARA FAMILIARES
O cessar-fogo promete trazer alívio para os familiares dos reféns, que vinham pressionando o governo israelense pela liberação com protestos massivos e para os civis do enclave, que estão sob bombardeio constante.

Diversidade Religiosa

Coluna Semanal

Carlos André Cavalcanti
Autor

MOVIMENTO ANTIRRACISTA JÁ!

O (“neo”)racismo impressiona cada vez mais! Junto a ele, muitas outras formas de discriminação e violência simbólica ou mesmo física se espalham pelo mundo. Parecem renascer das suas tumbas. Começamos a navegar na internet ou acompanhamos o jornalismo da TV e logo aparecem cenas impressionantes de diversos tipos de agressões racistas xenófobas e de gênero! Até quando?

AO VIVO

Ou pior: no cotidiano social encontramos pessoas dispostas a alegrar superioridade sobre os outros pela cor da pelo, pelo “tipo” de cabelo, pela nacionalidade ou pela forma como escolheu amar. Sucedeu diante de mim em um shopping center. Uma respeitável e “fina” senhora branca, já de certa idade, tratava mal um jovem trabalhador preto com insinuações... O jovem ficou atônito. Intervi como cidadão lembrando a legislação nacional. Ela se retirou.

“AS PESSOAS ESTÃO LOUCAS”

Após esta intervenção cidadã, escutei a frase que aparece aspeada acima. Discordei. “As pessoas estão revelando sem vergonha a própria estupidez”, retruquei. Saí dali matutando. Ninguém nasce racista, como lembrou o memorável líder sul-africano Nelson Mandela. Hoje, porém, já sabemos que há uma rede internacional de organizações que busca criar influenciadores para a divulgação de um pensamento deliberadamente brutal. Nós podemos muito mais no combate cidadão a isto!

DEMOCRACIA E RELIGIÃO

Não se vê uma reação forte das democracias contra a ascensão desse pensamento reacionário tão próximo ao nazifascismo. Certas lideranças religiosas também não parecem dispostas a comprar esta briga. No cristianismo, muitos temem desagradar as super conservadoras igrejas neopentecostais com todo o seu poder de mídia. Precisamos alargar o debate para ganhar estes e outros setores da Sociedade Civil para um novo movimento social: o dos antirracistas! É preciso voltar a combater preconceitos que julgávamos superados...

O AUTOR

*Carlos André Cavalcanti é Pós-Doutor em Ciências da Religião e professor da UFPB.


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar