Edição de N° 895

BRASIL

Sexta-feria, 01 de Dezembro de 2023
Edição de N° 895

LULA ATACA QUEM FAZ GUERRA

imagem manchete

O presidente Lula discursou na manhã de hoje na COP-28, conferência da ONU que trata sobre a emergência climática global. No evento, sediado em Dubai, nos Emirados Árabes, o presidente criticou as principais potências mundiais pelo fracasso no cumprimento de tratados, denunciou os países que “lucram com a guerra” e não cumprem com os acordos climáticos. A carapuça vai para os Estados Unidos, Rússia e China, todos grandes poluidores, fabricantes de armamentos e promotores de guerras. Leia mais nesta edição.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


GUERRA NÃO ACABOU. HAMAS ROMPE TRÉGUA E MANTÉM 137 REFÉNS

imagem manchete

O governo de Israel confirmou que 137 pessoas ainda são reféns dos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza. O acordo entre o grupo radical islâmico e os israelenses foi encerrado nesta sexta-feira, 1º, após o fim da trégua, quando Israel foi atacado por foguete do Hamas vindo de Gaza. O cessar-fogo, a partir do dia 24, possibilitou a libertação de 105 reféns dos terroristas, dos quais 81 são israelenses e 24 estrangeiros. Leia mais nesta edição

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

COMUNIDADES ILHADAS EM MACEIÓ

imagem manchete

Moradores de bairros próximos à mina da petroquímica Braskem em Maceió (AL) fizeram um protesto hoje para reclamar da falta de acordo de compensação para sair dos locais que podem ser afetados pelo possível afundamento da mina de exploração de salgema. Eles fecharam todas as vias de acesso ao bairro de Bebedouro. As comunidades dos Flexais estão ilhadas socialmente após o deslocamento de cinco bairros vizinhos a partir de 2019. Só é possível acessá-lo passando pelas regiões que se transformaram em fantasma após o desalojamento da população.

PREFEITO DIZ QUE É MAIOR TRAGÉDIA URBANA DO MUNDO

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), definiu a iminência do colapso de uma mina da Braskem, situada na capital alagoana, como “a maior tragédia urbana no mundo, em curso”. Ele disse que a Prefeitura evita cravar horários para a ocorrência para amenizar a ansiedade da população. Na manhã de hoje (1º), o afundamento registrado era de 5 centímetros por hora, mas essa medida pode variar no decorrer do dia.

GOVERNO RECONHECE EMERGÊNCIA DA CAPITAL

O ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o governo reconheceu estado de emergência em Maceió em decorrência da crise envolvendo o colapso iminente da mina 18 da Braskem. A partir desse reconhecimento, o governo federal deverá liberar recursos para auxiliar o município.

O ACORDO QUE SÓ O BRASIL QUERIA

O Mercosul e a União Europeia desistiram de fechar um acordo de livre comércio na próxima semana, durante a cúpula de presidentes do bloco sul-americano, três dias antes da posse de Javier Milei na Argentina. O governo argentino — ainda com o peronista Alberto Fernández na Casa Rosada — comunicou ao Brasil que não terá condições de assumir novos compromissos nas negociações e que pretende deixar as decisões pendentes para Milei.

GUERRA DOS VIZINHOS

VENEZUELA ACELERA PLANOS PARA ATACAR GUIANA

imagem noticia

O Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, Holanda, decidiu hoje que a Venezuela não pode tentar anexar Essequibo, a região rica em petróleo da Guiana que Caracas afirma ser sua. A decisão vale para o referendo que a Venezuela realizará no domingo (3) sobre a incorporação de Essequibo.

NÃO RECONHECE CORTE INTERNACIONAL
Caracas, no entanto, já afirmou que não reconhece a Corte de Haia e que, portanto, mantém a realização da consulta pública. O tribunal é a corte mais alta da Organização das Nações Unidas (ONU) para resolver disputas entre Estados, mas não pode obrigar países a cumprirem suas decisões. Por isso, a decisão desta sexta tem mais valor simbólico que prático.

TRIBUNAL AINDA EM CIMA DO MURO
A decisão, a primeira em um tribunal internacional sobre o tema, favorece a Guiana, embora não bata o martelo sobre a quem pertence o território de forma definitiva. Por unanimidade, a Corte de Haia afirmou que ainda não é possível determinar quem deve ficar com Essequibo - reivindicado pela Venezuela desde a independência da Guiana do Reino Unido, em 1966. Mas decidiu que, de forma provisória, Caracas não pode interferir no atual status do território.

FIM DO CESSAR-FOGO

TERRORISTAS DO HAMAS ROMPEM TRÉGUA COM ISRAEL

imagem noticia

O Exército Israelense anunciou o retorno ao combate na Faixa de Gaza contra o grupo terrorista Hamas após os palestinos violarem o acordo de trégua, nesta sexta-feira (1º). Durante a madrugada, um foguete lançado de Gaza foi interceptado pelas Forças de Defesa de Israel.

ATENTADO DO HAMAS MATA TRÊS PESSOAS
O lançamento do foguete contra Israel aconteceu pouco antes do fim do acordo de pausa no conflito, que estava programado para as 7h desta sexta-feira, no horário local (2h, em Brasília). Na manhã desta quinta o Hamas também comandou um atentado terrorista contra um ponto de ônibus na capital israelense. 3 pessoas morreram e 6 ficaram feridas.

ISRAEL INFORMOU QUE FORAM MORTOS CINCO REFÉNS EM GAZA
O exército israelense confirmou, nesta sexta-feira (1), que cinco reféns que foram levados para a Faixa de Gaza morreram. Os familiares foram avisados. Daniel Hagari, um porta-voz do exército, disse que um comitê de especialistas determinou que as mortes aconteceram após uma investigação e baseando-se em informação dos serviços de Inteligência. O corpo de um dos cinco mortos foi levado de volta para Israel em uma operação militar.

ATROCIDADES NA INVASÃO
Em 7 de outubro, o grupo terrorista Hamas invadiu o território israelense, matou com crueldade 1.200 pessoas, a maioria civis desarmados, e fez mais de 250 reféns. No mesmo dia começou uma guerra entre Israel e o Hamas, que mantêm os reféns na Faixa de Gaza.

BRASÍLIA EM ALERTA

CAPITAL TEM FORÇAS DE SEGURANÇA ACIONADAS PARA IMPEDIR ATAQUES DO PCC

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

A Capital Federal passa a ser alvo de tensão e muitos cuidados. Isso, tanto por parte das forças de segurança, quanto da população. Informações que circularam no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal esta semana – onde estão concentrados os principais líderes da facção criminosa PCC e alguns dos maiores bandidos do país — são de que eles têm investigado localizações e rotina de policiais, para possíveis sequestros e execuções nestes primeiros dias de dezembro.

TRANSFERÊNCIAS
A possibilidade do “Salve” – como estes tipos de atentados são chamados pela facção — e os principais nomes apontados como “estrategistas” de tais ações, estão sendo fiscalizados e constantemente vigiados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que nos últimos dias promoveu várias transferências de detentos nos presídios do país. O problema, em Brasília, é que, como se não bastassem os nomes já detidos na Papuda, chegaram esta semana Cláudio Barbará da Silva, 62 anos, e Reginaldo do Nascimento, o Jatobá, 52 – o segundo e terceiro maior líder do PCC, respectivamente, depois de Marco Willians Herbas Camacho, 55, o Marcola, que já está num dos pavilhões de lá.

imagem noticia unica

PERTO DO PODER
A Penitenciária Federal de Brasília (PFBRa) é considerada uma das mais seguras do país, mas muitos especialistas reclamam do fato de ser localizada a poucos quilômetros do centro do poder. O Ministério da Justiça informou que essas transferências são feitas, sempre, com forte efetivo policial e por motivos de segurança. Mas com a nova composição de apenados na Papuda, Barbará e Jatobá se juntam aos demais cabeças do PCC, além de Marcola; como Roberto Soriano, conhecido como Tiriça, e Abel Pacheco de Andrade, mais conhecido como Vida Loka.

ALERTA
Informações extraoficiais são de que o “Salve” foi de fato montado e comprovado. Mas a Senappen estaria desarticulando seus organizadores, concentrados em Campo Grande (MS) e em Brasília (DF). Procuradas, forças de segurança não negaram nem confirmaram qualquer notícia. Mas a cidade vive dias estranhos, com mais policiais que o normal nas ruas, helicópteros sobrevoando áreas centrais e atiradores de elite em pontos estratégicos. Nos bastidores, a única informação confirmada é a ordem para que os policiais penais federais permaneçam em regime de alerta máximo nos próximos oito dias. Mas com o argumento de que a ação consiste em “mero treinamento”.

COP-28

LULA DIZ QUE OS ACORDOS CLIMÁTICOS NÃO SÃO CUMPRIDOS

imagem noticia

Em seu primeiro discurso na abertura da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, Emirados Árabes, o presidente Lula disse hoje que o planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas, de discursos eloquentes e vazios e do auxílio financeiro aos países pobres que não chega. “O planeta já não espera para cobrar da próxima geração”.

CONTA CHEGOU ANTES
Durante a solenidade, Lula citou que a humanidade sofre com secas, enchentes e ondas de calor cada vez mais extremas e frequentes e lembrou a seca no Norte do Brasil e as enchentes no Sul. “A Amazônia amarga uma das mais trágicas secas de sua história. No Sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito de destruição e morte”, destacou. “A ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes”.

MAIS INVESTIMENTOS EM ARMAS
“Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em salvar o planeta? Somente no ano passado, o mundo gastou mais de US$ 2 trilhões em armas. Quantia que poderia ser investida no combate à fome e no enfrentamento da mudança climática. Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo crianças e mulheres famintas?”

CONTA ALTA PARA OS MAIS POBRES
Segundo o presidente, a conta das mudanças climáticas não é a mesma para todos e chegou primeiro para as populações mais pobres. Ele lembrou que o 1% mais rico do planeta emite o mesmo volume de carbono que 66% de toda a população mundial. “O mundo naturalizou disparidades inaceitáveis de renda, gênero e raça.”

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

AMEAÇADA REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS

O STF deve concluir hoje, até às 23h59, o julgamento sobre o alcance da decisão que validou a chamada “revisão da vida toda” nas aposentadorias, tese que pode ser usada para o recalcular os benefícios. O Supremo reabriu o processo, a pedido do INSS, depois do Superior Tribunal de Justiça dar razão aos aposentados. A revisão vai e volta nos tribunais. E os beneficiários vão perdendo.

EMPATE NO PLACAR DO STF: 3 X 3

O placar está em três votos a favor de garantir a revisão, limitando os efeitos com marcos temporais para a sua aplicação. Nessa corrente, há duas propostas diferentes de data. Outros três votos defendem que o caso seja rediscutido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com anulação da decisão que permitiu o recálculo. Até o final da sessão, é possível pedir vista (o que interrompe a análise) ou destaque (que pode levar o caso para ser discutido no plenário físico).

HADDAD COMEÇA A PAGAR PRECATÓRIOS

O governo federal quer começar a quitar R$ 95 bilhões em precatórios ainda este ano. Pelo menos foi o que afirmou hoje, em Dubai, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após um painel na COP28. “O Tesouro Nacional se organizou para começar a pagar a partir da edição da medida provisória”, disse o ministro. Ele também destacou que o STF deu autorização para a quitação dessas dívidas. “Como o Supremo autorizou, já é possível”, disse Haddad.

RENEGOCIAÇÃO PARA EMPRESAS COM DÍVIDAS

Enquanto o presidente Lula viaja, o vice Geraldo Alckmin começa a anunciar benesses para o setor que comanda como ministro. Segundo ele, o governo federal está estudando lançar um plano de renegociação de dívidas para empresas inadimplentes, em ação similar ao programa “Desenrola Brasil”, voltado para pessoas endividas.

BURACO BRANCO DA SALGEMA AFUNDA MACEIÓ E A BRASKEN

Após fechar em queda de 6,25% na véspera, as ações da Braskem seguiram em forte baixa na sessão de hoje da Bolsa de Valores, atingindo uma queda máxima de 9,25% (R$ 17,36). A queda passou a predominar desde a tarde de quinta-feira (30), após a Braskem ser intimada em ação de R$ 1 bilhão sobre risco iminente de colapso em mina de salgema em Maceió, afundando parte da cidade.


LIBERDADE DE IMPRENSA

DEPUTADOS APRESENTAM PL CONTRA DECISÃO DO STF

imagem noticia

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) protocolou hoje um projeto de lei contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que responsabiliza jornais, revistas e portais jornalísticos por declarações de seus entrevistados contra terceiros se houver “indícios concretos” de que a informação é falsa.

VEÍCULO NÃO PODE SER RESPONSABILIZADO
O texto, que tem a coautoria do deputado Mendonça Filho (União-PE), diz que as empresas jornalísticas “não podem ser responsabilizadas civilmente por fala de entrevistado, mesmo se à época da publicação havia indícios concretos da falsidade de imputação e se o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos”.

É A MORTE DO JORNALISMO
“A decisão do STF é o pior retrocesso para a liberdade de expressão da história da Nova República. Ela fere de morte o jornalismo investigativo e cria uma blindagem ainda maior para a elite política corrupta do nosso País”, disse Kim. “Não podemos entrar para o rol de países que não respeitam a liberdade de imprensa.”

imagem noticia unica

PARLAMENTARES QUEREM UMA PEC
Os parlamentares ainda pretendem coletar assinaturas para elaborar um projeto de emenda à Constituição (PEC) que também trate do tema. Para isso, eles precisarão coletar 171, ou seja, 1/3, das assinaturas da Câmara.
“Com todo respeito aos ministros, acho que é um gravíssimo equívoco”, disse Mendonça Filho. “Não vai ser cerceando a liberdade de expressão e da imprensa que vai se combater o ódio da extrema esquerda e direita. É um remédio que vai virar veneno contra a democracia.”

INÉDITO EM BRASÍLIA

PAUL MCCARTNEY DÁ CANJA SURPRESA EM CLUBE DE CHORO

imagem noticia

Hylda Cavalcanti

Já pensou chegar na escola de música em que você tem aulas ou onde estuda um dos seus filhos, deparar com mais pessoas que o normal e um ex-Beatle, ao vivo, cantando os seus principais sucessos, ao lado dos músicos locais que lá costumam se apresentar? Pois foi isso o que aconteceu na noite da última quarta-feira (29/11), em Brasília, no Clube do Choro, um prédio pequeno, localizado no centro da capital do país, bem próximo do Palácio do Buriti.

PÚBLICO ACALORADO
Paul McCartney já declarou várias vezes que adora Brasília, tem encanto pelo Lago Paranoá e considera seus shows na cidade alguns dos mais acalorados que fez no Brasil. O show oficial dele, realizado na noite de ontem, foi programado há quase um ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, para perto de 2 mil pessoas — a ingressos que variaram de R$ 700 a camarotes de quase R$ 2.500 (dependendo dos tamanhos).
imagem noticia-2


COMOÇÃO
Mas o que ninguém esperava é que ele ficou comovido quando esteve na capital, anos atrás, com a história do Clube do Choro. Porque trata-se de um lugar que começou como reduto onde músicos começaram a se encontrar para cantar informalmente. Depois, passaram a cobrar e fazer shows a preços módicos até que, após muitas campanhas de arrecadação e doações de instrumentos, deram início a um trabalho de formação musical entre jovens. O astro lembrou que ele e John Lennon estudaram, juntos, na juventude, em uma escola de música muito parecida, em Liverpool. E prometeu a si mesmo que se retornasse a Brasília, faria esta apresentação.

SIGILO
O resto, já dá para imaginar. O presidente do Clube do Choro, Reco do Bandolim, contou do susto que tomou, dois meses atrás, quando foi procurado pela produção do cantor. “Quando comecei a contar a história do clube, um dos assessores dele disse ‘não precisa dizer nada, pois ele sabe de tudo e até já esteve aqui incógnito”. Foram feitas apenas duas condições: sigilo absoluto e que liberassem a preparação para ser feita pela equipe particular do Beatle.

DESLUMBRE
“Foi deslumbrante. Ficamos com umas 400 pessoas aqui dentro. O povo chorou, vibrou. O Paul tocou guitarra, contrabaixo, piano e ainda falou um pouco de português com o público. Nunca mais o Clube do Choro será o mesmo”, comemorou Reco. A animação provocou ainda mais expectativa em relação ao show oficial, realizado no dia seguinte. Agora, o mistério que anima os fãs no momento é: será que McCartney continuará neste fim de semana passeando por Brasília? E será que se emocionará com algo e topará outra apresentação gratuita?.
imagem noticia-3

XICO BIZERRA

Autor

O grande compositor e cronista sextou com a gente.

imagem coluna

UM BESTA E UM SABIDO Golpes, sempre existiram. O mais antigo que lembro é o do cartão premiado da loteria. Consistia na abordagem de um transeunte, bilhete lotérico premiado na mão e que, por algum motivo, o contemplado estava sem tempo de ir receber o prêmio, repassando o papelzinho supostamente premiado por apenas 10% do valor a receber. Incrível como tantos caíam em armadilha tão bizarra. Minha vó dizia que todo santo dia saem de suas casas um sujeito besta e um outro, este, sabido. Quando do encontro dos dois, consuma-se o ardil.

TECNOLOGIA A SERVIÇO DO MAL

Com o advento da tecnologia os golpes se aprimoraram e já nem é necessário que o besta saia de casa para ser vítima de uma 'sabedoria'. Comigo aconteceu. Num belo sábado de sol recebo um ZAP, número desconhecido. Dizia tratar-se de meu filho que, por descuido, deixara cair seu celular no vaso sanitário. Pedia repassasse ao número PIX por ele indicado o valor para aquisição de um novo aparelho que, após configurado e tendo instalado o app do seu Banco, faria retornar à minha conta o valor solicitado. Ainda tentei ligar para ele mas, urubu azarado é cagado pelo que mais alto voa, ele estava na praia com o telefone no carro. Não atendeu, claro. Azar o meu. Acreditei.

BESTA ALÉM DA CONTA

Com a experiência de mais de 20 anos de Banco Central, trabalhando na Fiscalização, não me perdoo, até hoje, por ter sido 'caído' em golpe tão primário. E o pior (esse detalhe, de tão burlesco, sempre escondo, mas agora o revelo aqui para prevenção dos leitores): o sabido da história pediu um PIX de $2.930. O besta, de boa-fé, preferiu arredondar o valor e presentear o sabido com $3.000. Não contem o detalhe para ninguém. O fato ocorrido, podem contar a todos, como contribuição para evitar que outros incautos sejam vítimas de tal situação e se transformem no besta do dia, como eu. Minha avó tinha razão ...


JOSUÉ SENA

Autor

O poeta togado do TJPE sextou com a gente.

imagem coluna

WATERLOO Grouchy, Grouchy, Grouchy!/ Clama ao espaço o Imperador/ Napoleão, Impede a união/ dos anglos e teutos aqui,/ Ou socorre-nos. A sorte está em tuas mãos!/ E o Deus das batalhas, irônico, sorri,/ Enquanto atroam gritos e sons de canhão,/ E, em marcha, bem perto dali,/ Os prussianos enchem a vastidão./ Impossível vencer o inimigo. A Velha Guarda avança,/ Vai ao sacrifício A reserva das reservas,/ Debalde o última batalhão se lança,/ O sangue lava o chão, empapa a erva,/ Waterloo, consome a França,/ O brilho de Napoleão se torna em treva.


JACQUES RIBEMBOIM

Autor

Escritor e pesquisador sextou com a gente.

JUDEUS EM PERNAMBUCO Meu novo livro aborda a presença dos cristãos-novos e judeus em Pernambuco, desde os primórdios do século 16. O livro tem 608 páginas e levou onze anos para ser concluído. Dividido em 6 capítulos, a intenção é apresentar ao público uma face pouco conhecida da história do Brasil, ressaltando a componente judaica na etnografia da população nordestina.

OLINDA

Após a chegada do donatário Duarte Coelho à capitania de Pernambuco, Olinda se desenvolve rapidamente e passa a ser um grande centro judaizante. “Na época, Portugal e suas colônias viviam sob a égide da Inquisição e era proibido praticar o judaísmo. Por isso, os filhos de Israel se viam obrigados a encobrir sua religião, tornando-se cristãos-novos, adotando o catolicismo. A prática de judaísmo às escondidas é chamada de criptojudaísmo”. Por volta de 1560, a então Vila d’Olinda abrigava a maior comunidade criptojudaica das Américas. São os olindenses que fazem a transição do judaísmo da Europa para o Novo Mundo.

HOLANDESES

Durante a ocupação batava, a comunidade judaica atinge seu ápice, erguendo duas sinagogas. Os holandeses eram bem mais complacentes que os portugueses e os espanhóis no sentido de permitir o exercício da fé mosaica. Das duas sinagogas construídas, uma se mantém até os dias atuais, com o nome de Tzur Israel, na rua do Bom Jesus, considerada por ser a mais antiga das Américas.

OS JUDEUS DE HOJE

A atual comunidade israelita do Recife é majoritariamente de origem asquenaze, isto é, formada por descendentes de judeus provenientes do Leste Europeu. Eu sou neto de avós nascidos na outrora Bessarábia, situada nos confins da Moldávia e da Ucrânia. Chegados nas correntes migratórias do início do século 20, os judeus do Recife se fixaram no bairro da Boa Vista, antes de se transferirem para outros bairros, principalmente para Boa Viagem, zona sul da cidade.

LANÇAMENTO

imagem coluna

O livro “Judeus em Pernambuco” será lançado no próximo dia 5 de dezembro, terça-feira, na Academia Pernambucana de Letras, a partir das 19 horas.


CARLOS BEZERRA CAVALCANTI

Autor

Historiador do IAHGP sextou com a gente.

imagem coluna

RECIFE DE ANTIGAMENTE RUA EDGAR WERNECK (RUA DA FUNDIÇÃO) Uma fundição localizada nessa rua, cujo surgimento é do século XIX, foi o motivo da sua primeira denominação, isto é, Rua da Fundição.

O PATRONO

Edgar Werneck foi um engenheiro ferroviário carioca, que pertencia ao quadro de dirigentes da antiga Great-Western, assassinado no desempenho de sua função aqui no Recife.

BIOGRAFIA

Edgard Werneck nasceu em 24 de novembro de 1888. Formou-se engenheiro. Planejou e executou a Estrada de Ferro Mossoró-Paraopeba, ocupando o cargo de Chefe do Tráfego. Foi assassinado a tiros por um funcionário da estrada de ferro, em 8 de junho de 1925.

A CAUSA DO CRIME

A Great-Western, em Pernambuco, estava acumulando prejuízos, e aquele engenheiro veio investigar o motivo de tais desfalques. Detectado os problemas e suas causas e autores, Edgar Werneck passou a ser jurado de morte pelos implicados

O CRIME

O CRIME No dia 8 de Junho de 1925, quando ele subia a escadaria do prédio da Firma, um pistoleiro, contratado pelos implicados no desfalque, de nome João Viana, desferiu--lhe um tiro de arma de fogo nas costas, matando-o instantaneamente.


Topo imagem

MALUDE MACIEL

Autor

A poeta do amor sextou com a gente.

OMISSÃO Não deixe o carinhoso beijo/ Sem dar Nem a boa palavra presa/ Sem falar Se há um abraço/ Por que não abraçar?/ E o sorriso gostoso/ Pra tudo iluminar?/ A gente se omite Se oprime/ E tudo passa Sem nenhum retorno/ Nem favor Aproveitemos,/ pois Cada instante/ Fazendo de cada gesto/ Ato de Amor


ROMERO FALCÃO

Autor

O cronista dos detalhes sextou com a gente.

A BELEZA DA LUZ O dinheiro do meu pai era curto para comprar um bom presente de Natal. Na época - início da década de 70 - ainda não haviam instalado o chip das grifes famosas na cachola dos meninos. Então, eu me contentava com uma calça de pano simples cobrindo minhas pernas magras. Mas os miúdos olhos sabiam que todo dezembro, mamãe ou meus irmãos levavam o fim de rama para ver a beleza da luz do Natal refletida no Capibaribe como garça luminosa a pousar no olhar da criança. A magia da festa de final de ano se misturava com o encanto produzido pelo Recife na noite mais brilhante.

VAGA-LUME DE FERRO

Era cultural as famílias apresentarem aos pequenos o centro da Veneza Brasileira enfeitado por enormes árvores de Natal fixadas em tonéis sobre o rio. As pontes acesas piscando como vaga-lumes de ferro na mítica lembrança. O comércio cheio de vida. Papai Noel caminhando pela rua Nova, Imperatriz, cercado por garotos e por lojas celebrando o faturamento. Quanta riqueza na recordação daqueles anos, os quais davam gosto e orgulho a um pai segurar a mão do filho, parar na calçada das lojas, conversar com comerciantes e comerciários, festejar a atmosfera natalina.

PRISIONEIRO DO CELULAR

Antes da pandemia, botei no carro meu sobrinho neto de dez anos, fomos passear pela cidade numa noite de dezembro. Hoje, é claro, a Capital do Frevo não se compara nem de longe com a efervescência que foi um dia no mês de festa. No entanto havia alguns pontos que mereciam o deslumbramento do menino que habita em mim, como chuva de luz, guirlandas em sóis noturnos, árvores de Natal radiantes por lâmpadas de Led. Entretanto, o filho do shopping e da tecnologia não deu bola para o fio de cobre resplandecente ao ar livre, pois sua atenção permaneceu prisioneira do celular. P.S Que o espírito do Natal sensibilize os corações em guerra


ÂNGELA SIMÕES DE FARIAS

Autor

A candente pós poeta sextou com a gente.

QUEM?? Satânico, Belzebu./ Lúcifer, Capeta e Tinhoso./ Diabo, Cão ou Tentador./ Palavras para decifrar o amor.


SALMEN GISKE

Autor

O empresário cronista sextou com a gente.

imagem coluna

ATÉ SANTO PAGA Mariozinho Gouveia tinha uma bonita propriedade em Aldeia, região alta perto do Recife, onde a água das nascentes é ótima. Tinha uma excelente piscina onde era cobrado entrada para quem vinha tomar banho.

O DONO MANDOU

Algumas pessoas que sabiam a quem pertencia a propriedade, argumentavam com o vigia: "Mariozinho disse que eu podia vir como convidado “e entravam sem pagar. A renda começou a diminuir e Mariozinho, danado da vida, resolveu dar uma prensa no vigia: "Seu fulano, se Jesus Cristo vier aqui e disser que é meu amigo, para tomar banho, paga. Está entendido?" Entendido estava. Concordado, nem tanto.

PAGA NÃO

O vigia analfabeto, simplório, mas muito religioso e com uma grande faca peixeira na cintura peitou o patrão: “Seu Maro, mim adiscuipe, mais se Jesus Cristo vinher aqui e quiser tomá banho, ele entra sem pagar". Mariozinho sentindo a barra, para não perder a autoridade: "Tá bom, tá bom, se Jesus Cristo quiser tomar banho ele entra sem pagar. Mas só ele. Até os apóstolos pagam. Entendido?" Dessa vez estava. Entendido e concordado.


IVAN FERRAZ

Autor

O Embaixador do Forró sextou com a gente.

imagem coluna

SÁBADO É PRA FORROZAR Passando para lembrar: amanhã, sábado, estaremos no Espaço Cultural Sanfona Forrozeira, na Av. Professor Luiz Freire, 600, Cidade Universitária, Recife, PE, ao lado do IFPE. Tem estacionamento grátis. Mas o que vale mesmo são as atrações: Antônio Paulino e banda na abertura. Paulinho do Acordeon, Netinho do Acordeon, Nize Carvalho e Paulo dos 8 Baixos. Além do locutor, apresentador e cantor que vos fala. Das 14h às 19h o forró vai comer no centro. Espero vocês lá.


NELSON NUNES FARIAS

Autor

O nosso Rei sextou com a gente. Vamos cantar?

INVISÍVEIS - Música e letra de Nelson Nunes Farias - Intérprete: Suellen Fernandes - Arranjos: Claudinho de Monteiro - Áudio Brasil Estúdio


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar