Edição de N°909

BRASIL

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024
Edição de N°909

Carnaval do calote

imagem manchete

Quem vê alegria, não vê bolso. Os músicos e artistas que garantem a animação única de Olinda, tocaram de bolsos vazios. Lupércio, o desastrado prefeito da cidade, ainda não pagou, pasmem, o carnaval de 2023.
Leia e fique indignado.

NOSSO TIME
Diretor Geral: José Nivaldo Junior. Dir. de Redação: Antônio Magalhães. Editora Nacional: Hylda Cavalcanti. Editor Regional NE: Severino Lopes .
UM EMPREENDIMENTO GLOBALZ CONSULTORIA


Papa abre campanha contra divisão e ódio no Brasil

Nos 60 anos das campanhas da fraternidade no Brasil, o Papa Francisco enviou mensagem manifestando o desejo de que a campanha “auxilie as pessoas e comunidades a superarem toda divisão, indiferença, ódio e violência”. O texto foi divulgado nesta Quarta-feira de Cinzas.

EM PRIMEIRA MÃO

Coluna Diária

Viradouro ganha com a força da mulher negra

imagem manchete

Após bater na trave em 2023 com o vice-campeonato, a Unidos do Viradouro sagrou-se campeã do carnaval do Rio de Janeiro de 2024. A escola de samba alvirrubra, que já havia conquistado o título de melhor agremiação por duas vezes (1997 e 2020), atingiu hoje à tarde a nota máxima na apuração (270 pontos) e levou o terceiro título da história para o seu barracão, em Niterói.

Batalhas africanas

imagem manchete

A Viradouro teve o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que retratou crenças voduns de povos africanos e exaltou a força da mulher negra. O enredo homenageou a cobra sagrada de Benin, mito africano em que uma serpente ganha épicas batalhas do século XVIII e se torna uma deusa para o povo local.

Lula e Janja nas Pirâmides

imagem manchete

Em dia de folga no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva visitaram as pirâmides próximas da capital, o Cairo, e a esfinge. Lula chegou ao Cairo mais cedo. No Egito, ele começa um giro de viagens oficiais pela África. Depois, o presidente vai para a Etiópia.

Inflação cai na Argentina

imagem manchete

O primeiro índice de inflação na Argentina sob o comando de Javier Milei indica uma desaceleração na alta dos preços. Segundo o IBGE de lá (Indec), a inflação subiu 20,6% em janeiro, depois de uma alta de 25,5% em dezembro. O refresco dá um respiro político a Milei, depois que seu projeto de reforma econômica retornou às comissões legislativas. A variação anual dos preços chegou a 254,2%.

Calote e Auditoria

Carnaval de Olinda encerra com Lupércio devendo cachês desde 2023

imagem noticia

A falta de compromisso do prefeito é sem tamanho. Ele se auto intitula professor de matemática. Embora não se conheça um ex-aluno dele. De nenhum tipo. Muito menos que consiga somar dois mais dois. O próprio Lupércio erra nas contas públicas mais elementares. Pagar aos artistas que se apresentaram no Carnaval do ano passado, 2023, até agora noves fira nada. O pagamento que não houve aos artistas que se apresentaram no Carnaval de Olinda está sob auditoria do Tribunal de Contas. O próprio prefeito confessa que deve a artistas da programação de 2023 e promete pagar a programação de 2024 a partir de fevereiro e ao longo do ano. Existe isso?

imagem noticia-2



Exploração

O prefeito explora ao máximo a folia do calote e a governadora do Estado ainda posou para fotos ao lado do desastrado gestor na abertura da festa. Selfie não significa aprovação, mas Lupércio usou os blocos para distribuir milhares de camisetas com o nome da pré-candidata Mirrella, secretaria da área que cuida da folia, e vereadores amigos. Abuso do poder econômico gritante e propaganda antecipada ostensiva. Lei é feita pros outros, pra Lupércio, não parece valer.


imagem noticia-3
Queixar-se a quem

Estaremos acompanhando a solução de 2023 e os pagamentos de 2024. Ou seja, se não pagar diante os patrocínios e verbas locadas, Lupércio vai se complicar ainda mais. Estamos também cobrando a prestação de contas do Carnaval 2024, que deve ser entregue à Câmara, no prazo de 30 dias.
Vamos acompanhar uma auditoria externa, que já estava em andamento desde antes do carnaval, apurando denúncias de supostos pagamento de patrocínio " por dentro" e " por fora". Assunto explosivo, que está sendo averiguado.

Detalhes escabrosos

Por enquanto é suposição. Mas segundo O PODER apurou, já na próxima segunda feira estará sendo entrada uma Aije na Justiça Eleitoral para apurar troca de patrocínio oficial por apoio político, o que infringe a legislação eleitoral. O fato foi materializado por milhares de camisas que continham o nome de Mirella Almeida nos blocos de carnaval em Olinda. A ação também irá focar no patrocínio de uma Bet de Aposta, cuja investigação poderá demonstrar a real dimensão e contornos de irregularidades e ações promíscuas entre o público e o privado. Foi um jogo que patrocina e ganha, segundo fontes que acompanham de perto o caso.

Pernambuco

Falta de internet prejudica comerciantes e foliões no carnaval de Olinda

imagem noticia

Desvalorização dos artistas locais, atraso no pagamento dos cachês e falta de estrutura para garantir o trabalho dos comerciantes durante o carnaval. Apesar de animado e de ter atraído uma multidão, o carnaval 2024 de Olinda teve algumas falhas atestadas por foliões, comerciantes e artistas.

Desconectado

Comida quentinha, bebida gelada e estrutura montada. Muitos comerciantes investiram alto para arrecadar bastante neste carnaval em Olinda, mas ele não contava com um problema: as oscilações no sinal de internet.

imagem noticia-2


Recorrentes
Segundo o vendedor Miguel Sebastião, as falhas têm sido recorrentes desde a quinta-feira (8), quando começou oficialmente a festa na cidade. Com o problema, comerciantes sofreram para receber pagamentos, já que as máquinas de cartão não funcionam e os clientes não conseguem sequer fazer PIX.

Falta de sinal

A falta de sinal não afetou somente as vendas, mas também a rotina dos foliões que precisaram do celular para se comunicar com outras pessoas e marcar pontos de encontro. Foi assim com a designer de interiores Larissa Santos.

SMS

Na ausência de internet, a alternativa foi apostar na clássica ligação e no SMS, que normalmente demandam menos da qualidade do sinal para funcionar adequadamente. "Estava difícil. A ligação cortava ou nem chamava", afirmou a foliona.

Reconheceu

A prefeitura de Olinda reconheceu a falha e disse que esteve em diálogo com as empresas de telefonia sobre a falta de sinal. A gestão municipal também afirmou que teve reuniões com a Claro, Oi e Vivo sobre 5G e toda a rede móvel.


E o pagamento?

Os artistas locais que se apresentaram no carnaval de Olinda também cobraram o pagamento por animarem a festa. A exemplo dos artistas nacionais, eles também reivindicaram receber o pagamento em dia.


O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, afirmou que o pagamento dos artistas e grupos de cultura locais, que compõem a programação do Carnaval 2024 da cidade, deverá ser realizado ainda neste mês de fevereiro.

No ano passado

O desprestígio com os artistas locais é recorrente na gestão. Lupércio reconheceu que no ano passado houve atraso no pagamento de algumas atrações, o que gerou diversas críticas e cobranças do setor cultural.

A festa

Apesar das falhas, a festa atraiu muita gente. As ladeiras de Olinda receberam, mais uma vez, o tradicional Homem da Meia Noite. O bloco homenageou os povos originários, com o tema "Terra Indígena".

Até a quarta-feira de cinzas

O carnaval de Olinda segue até quarta-feira de cinzas, quando sai às ruas outro bloco que é referência no carnaval da cidade, o Bacalhau do Batata. Centenas de blocos subiram e desceram as ladeiras.

Os polos

Além disso, a cidade teve mais de 150 shows em oito polos. Assim como a vizinha Recife, Olinda recebeu grandes nomes da música nacional, como Fundo de Quintal, Nação Zumbi, Mart'nália, Pitty, Otto e Raphaela Santos. (Severino Lopes)

imagem noticia-3

Os bem avaliados nevaram

João Campos e Vinicius Labanca pintam cabelo no carnaval.

imagem noticia

Eles têm varios pontos em comum. Sucedem ao pai na carreira. Os pais foram amigos e aliados. Eles seguem o mesmo caminho. Um encontro de duas lideranças. Dois gestores bem avaliados. Os dois prefeitos mais aprovados de Pernambuco, João Campos e Vinícius Labanca, respectivamente, do Recife e de São Lourenço da Mata, se encontraram no carnaval. Em clima descontraído, Labanca foi taxativo e elogiou o amigo:

“João Campos é o maior gestor do Brasil. Todos deveriam se espelhar nele!”, elogiou. E vice-versa. Essa nova geração promete.

Samba paulista

Escola Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de 2024

imagem noticia

Mocidade Alegre é a vencedora do carnaval de São Paulo de 2024, repetindo o feito do ano passado. Em segundo e terceiro lugares ficaram a Dragões da Real e a Acadêmicos do Tatuapé. Com uma homenagem, na avenida, ao Brasil imaginado por Mário de Andrade, a escola de samba Mocidade Alegre desbancou outras 13, com uma nota de 270 pontos, e se tornou a campeã do carnaval de São Paulo, pela 12ª vez.

Ganhou de 13 Escolas de Samba

Este ano, a Mocidade Alegre competia com a Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde, Rosas de Ouro, Vai-Vai, Tom Maior, Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Águia de Ouro, Império de Casa Verde e Acadêmicos do Tucuruvi. A Mocidade Alegre foi fundada em 1967 e tem sua quadra no bairro do Limão, zona norte da capital paulista.

Crônica para a Quarta-feira Ingrata

O bloco já passou, por Valéria Barbalho

imagem noticia

Procurando nos meus arquivos um texto sobre Carnaval, encontrei " Sou eu teu amor". Vamos repetir a dose, com esse gostinho de Quarta-feira Ingrata que chega tão depressa.

Sou eu Teu Amor

“Lá vem, lá vem o bloco / Cadê o bloco / Já passou! / Lá vem, lá vem o bloco! / Mas, cadê o bloco? / Já passou! / Um bloco veloz feito um raio / Chamado sou eu teu amor”. Assim começa o delicioso frevo, gravado por Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro, composto pelo genial compositor caruaruense Carlos Fernando em homenagem a uma tradicional agremiação carnavalesca do País de Caruaru: o “Sou eu teu amor”.

imagem noticia-2



Sobre o Autor

Carlos Fernando, que nos deixou em 2013, comoventes artigos escritos pelos seus inúmeros amigos foram publicados em vários jornais e revistas, e homenagens, reunindo artistas e parceiros cantando suas canções, aconteceram em programas de rádio e televisão. Seu enterro foi uma verdadeira “saideira”. Patrimônio cultural da Terra de Álvaro Lins e autor de sucessos como “Aquela Rosa” e “Banho de Cheiro”, escreveu, além de “Sou eu teu amor”, várias composições homenageando sua terra natal.

imagem noticia-3


Azul Palavra

O CD, “Crônicas Musicais de Caruaru” é uma obra prima. A canção Caruaru Azul Palavra (És caroara, aru, arara / Estás presente onde estou / Caruaru azul palavra / Agreste aceso mon amour), é uma verdadeira declaração de amor à Capital do Forró. Poesia pura! Sobre o bloco “Sou eu o teu amor”, os mais jovens, talvez, nunca tenham ouvido falar.

Para esses

Digo que ele foi fundado por Cacho de Coco, e que desfilava, durante o período momesco, na Terra de Vitalino, na época em que o carnaval da Capital do Agreste era o mais famoso da região (anos 50/60) e atraía gente de toda parte, até do Recife.

Famílias inteiras

Famílias inteiras, fantasiadas, lotavam as ruas, se divertindo, dançando e vibrando com os desfiles, não apenas do “Sou eu teu amor”, mas de Vassourinhas, Motorista, Sapateiros, entre outros. Atleta, Cacho de Coco, com um grupo de cabrochas, desfilava pela Rua da Matriz (foco da folia) tão rápido quanto o raio silibrina. A turma brincava: “Lá vem o bloco de Cacho de Coco. Onde? Cadê? Já passou!”. O inusitado “Sou eu teu amor” brilhou durante anos, graças à determinação do seu organizador, José Romão da Silva, o Cacho de Coco, que arrecadava doações antes da festa para garantir sua saída. Natural de Bezerros, ele chegou, ainda criança, à cidade que, mais tarde e merecidamente, lhe conferiu o título de cidadão.
imagem noticia-4




Cacho de Coco, o José Romão

Esse era o nome de batismo, fez de tudo um pouco para ganhar a vida, destacando-se como professor de dança de salão (na década de 30, manteve uma escola) e como técnico de futebol (atuou no Vera Cruz e no Central). Porém, o que o deixava mais feliz era o impagável “Sou eu teu amor”.

Chegada ao Céu

Hoje, imaginei a chegada de Carlos Fernando ao Céu de Caruaru. Ao reencontrar velhos amigos, como Souza Pepeu e Giacomo Mastroianni, pergunta por Cacho de Coco, que já está por lá desde 1975. Fica sabendo, então, que o “Sou eu teu amor celestial” irá desfilar, para saudá-lo. Todo contente, corre para a Rua da Matriz do Céu, para ver o desfile, mas, cadê o bloco? Cadê, cadê o bloco? São Pedro responde: Já passou!

imagem noticia

Campanha da Fraternidade

Papa destaca a amizade social em 2024

imagem noticia

O Papa Francisco enviou a já tradicional mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade nesta Quarta-feira de Cinzas. O pontífice manifestou o desejo de que a campanha que tem como tema a “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, desperte para o valor e a beleza da fraternidade humana.

imagem noticia unica



Ação de graças pelos 60 anos da campanha

Em sua mensagem, Francisco une-se ao episcopado brasileiro em ação de graças pelos 60 anos da campanha celebrada em âmbito nacional e destaca do tema o convite a, como irmãos e irmãs, “construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas”.

Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas, tradicionalmente, é a data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento — como se fosse necessária uma fronteira entre a festa da carne e o período de penitência chamado de quaresma. Para católicos praticantes, a Quarta-Feira de Cinzas é uma celebração rica em significado e necessária para a preparação rumo à Páscoa, 40 dias mais tarde.

Preparação para a Quaresma

Nas missas, há um momento em que o padre e seus ministros abençoam cada um colocando um pouquinho de cinzas sobre a cabeça ou fazendo uma cruz na testa. A Quarta-feira de Cinzas como uma manifestação de devoção popular entre os séculos 3º e 4º. Os cristãos, nesse dia, para se prepararem para a quaresma, impunham sobre si as cinzas em sinal de penitência pública.

Crime contra sistema financeiro

Justiça Federal condena donos da Braiscompany a quase 150 anos de prisão

imagem noticia

A Justiça Federal em  decisão do juiz Vinícius Costa Vidor, da 4ª Vara Federal em Campina Grande, condenou Antônio Inácio da Silva Neto e Fabrícia Farias, juntos, a 149 anos de prisão.


Donos

Os dois são paraibanos e donos da Braiscompany, e réus por um calote milionário contra investidores. A decisão do juiz foi tornada pública ontem terça-feira (13/02) e divulgada inicialmente no blog Pleno Poder, do Jornal da Paraíba.

A condenação

Antônio Ais foi condenado a 88 anos e 7 meses de prisão, em regime fechado. Fabrícia Farias foi condenada a 61 anos e 11 meses de prisão, também em regime fechado.


A decisão

Na decisão, o juiz também condenou outros oito réus por crimes financeiros. O juiz também determinou uma reperação de R$ 277 milhões em danos patrimoniais e R$ 100 milhões em danos coletivos.


Foragidos

Antônio Ais e Fabrícia Farias estão foragidos da Polícia Federal há um ano. Eles foram alvos de diversas operações contra crimes financeiros.

MERCADO

Coluna Diária

Antônio Magalhães
Autor

FGTS para antecipar parcelas da casa

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS, já liberou recursos para muitas coisas, atendimento de vítimas de desastres naturais, ajuda para casamento, compra de casa própria e outras coisas inomináveis. Dessa vez o Conselho Curador do FGTS decidiu criar a modalidade que libera o uso do fundo em financiamentos imobiliários, o chamado ‘FGTS Futuro’. Isso deve acontecer de março para os beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. A proposta permite que o trabalhador utilize créditos que ainda serão depositados no Fundo para abater ou amortizar prestações de imóveis financiados pelo programa.

Cibercriminoso não brinca, nem descansa

Diz o ditado que o ano só começa depois do carnaval. Mas, na política, a tendência é que demore ainda mais para engatar. Agora, por exemplo, o governo quer criar uma Agência Nacional de Cibersegurança. Em um cenário conflagrado pela polarização entre apoiadores do presidente Lula e discípulos de Jair Bolsonaro, porém, até mesmo a discussão sobre como tirar do papel um plano básico para enfrentar criminosos digitais é alvo de disputas.

Perfil da Câmara atacado

No sábado de carnaval, 10/02, o perfil da Câmara dos Deputados no X (ex-Twitter) foi atacado por hacker. Postada na rede social dois dias após a operação da Polícia Federal que atingiu militares e também civis muito próximos ao ex-presidente em investigações sobre a tentativa de golpe no País, a mensagem ficou quase 15 minutos no ar. Se por um lado os governistas ficaram injuriados, por outro podem ter ficado satisfeitos, uma vez que este ataque favorece a argumentação que as redes sociais devem ser regulamentadas’.

Fraudes carnavalescas online

O movimento esperado para o Carnaval de 2024 deve ser maior do que o registrado nos últimos anos, em linha com a recuperação da economia no pós-pandemia. E o número de golpes online, também. Somente no período entre 10 a 14 de fevereiro foram estimadas mais de 80 mil tentativas de ações fraudulentas, o que significa um aumento de quase 6% em relação ao Carnaval do ano passado, segundo levantamento da ClearSale.

Golpistas podem lucrar mais de R$ 100 milhões

A empresa dedicada à segurança em compras online estima que os golpistas podem lucrar até R$ 101,6 milhões, caso consigam efetivar as fraudes, valor 3,3% maior em relação a 2023. O ticket médio da fraude esperado é de R$ 1.218,98.

Reação ao Imposto do Pecado

De olho na regulamentação da reforma tributária, os setores da mineração e do petróleo se articulam para reduzir o impacto do Imposto Seletivo, o chamado “imposto do pecado”, que incidirá sobre itens considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente, incluindo a extração de recursos naturais não renováveis. Pelo texto, a alíquota será de até 1% sobre o valor de mercado do produto extraído.

Mineradoras estão chiando

Para as mineradoras, o essencial é barrar essa cobrança na exportação, com o objetivo de preservar a competitividade do produto brasileiro, sobretudo do minério de ferro - responsável por quase 60% do faturamento do segmento (veja gráfico abaixo). Já as empresas de óleo e gás buscam estabelecer redutores para a alíquota do tributo, além de possibilidades de isenção completa.

Tiro no peito

“A questão central, para nós e, se perdermos, não vemos outra saída que não seja peticionar os tribunais, é a (não) incidência do seletivo sobre a exportação. Isso nós não abriremos mão”, afirma ao Estadão o ex-ministro e atual diretor-presidente do Ibram, Raul Jungmann. Para ele, tributar as vendas externas “não é um tiro no pé, e sim um tiro no peito”.

O Autor

*Antonio Magalhães é diretor de redação de O PODER


Financiamento

BNB anuncia crédito estudantil. Inscrições até 29/02

imagem noticia

Estudantes de instituições privadas de ensino superior interessados em financiar até 100% do valor da mensalidade pelo Banco do Nordeste (BNB) têm até o dia 29 de fevereiro para realizar a solicitação do crédito no portal do banco na Internet (https://www.bnb.gov.br/fne-p-fies). A data final para inscrições também vale para os clientes que irão renovar seu financiamento, bastando acessar o site do BNB e requisitar a renovação.

Instituições de ensino conveniadas com o banco

A modalidade de crédito, concedida no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil (FNE P-Fies), é válida somente aos estudantes de instituições de ensino conveniadas ao banco. Em 2023, foram liberados R$ 36,5 milhões pelo FNE P-Fies em toda a área de atuação do BNB, que compreende a região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Somente no Ceará, o montante contratado foi de R$ 6,3 milhões.

Nota mínima do Enem é de 450 pontos

Para ter acesso ao crédito estudantil, os interessados devem ter realizado o Enem e obtido nota mínima de 450 pontos. Com a pontuação, basta procurar a sua instituição de ensino superior para confirmar a vigência do convênio com o banco. Todo o processo de aprovação e liberação de recursos acontece de forma on-line, entre a instituição financeira e o respectivo centro de educação no qual o aluno está matriculado. O prazo de pagamento chega até três vezes o tempo de duração do curso, e as prestações mensais equivalem a 35% do valor da mensalidade mais juros.

Adesão de centros de educação

Para adesão ao programa, os centros de educação devem buscar a Superintendência Estadual do BNB mais próxima, cuja informação também consta no site do banco, sinalizar interesse em adesão ao programa e realizar procedimentos necessários à viabilização do financiamento estudantil por meio do FNE P-Fies do Banco do Nordeste.

Segunda viagem

Presidente Lula chega ao Egito para visita oficial

imagem noticia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chega hoje, quarta-feira (14/02), ao Egito, para a segunda viagem oficial ao continente africano de seu terceiro mandato. Essa também será a segunda vez que o presidente visita o país. A anterior, em 2003, foi a primeira de um chefe de Estado brasileiro desde as viagens de Dom Pedro II na década de 1870.

O convite

O convite para a visita, que celebra os 100 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Egito, foi feito pelo presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, durante a COP 27, na cidade de Sharm el-Sheikh, evento do qual Lula participou ainda como presidente eleito em dezembro de 2022.

Visitas e reuniões

Na agenda de amanhã, quinta-feira (15/02), estão previstas a visita de Estado oficial, com reuniões entre os presidentes, assinaturas de atos bilaterais, um almoço oficial e declaração de ambos os chefes de Estado à imprensa. O presidente Lula também fará uma visita à sede da Liga dos Estados Árabes, no Cairo.

Capital

No fim do dia, a delegação brasileira embarca para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde o presidente Lula irá participar como convidado da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, nos dias 16 e 17. O governo brasileiro tem convites para reuniões bilaterais com diversos países e órgãos.

Relações bilaterais

O Egito é atualmente o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África: em 2023, o comércio bilateral entre os dois países chegou a US$ 2,8 bilhões (sendo US$ 489 milhões em produtos egípcios importados pelo Brasil e US$ 1,83 bilhão em produtos brasileiros exportados), atrás apenas da Argélia, com US$ 4,2 bilhões.

O país africano também se tornou integrante do BRICS em 2024 e participará do G20 a convite do governo brasileiro, que preside o bloco até dezembro.

O comércio

O comércio entre as nações tende a aumentar nos próximos anos, após a abertura do mercado egípcio para diversos produtos brasileiros em 2023, como peixes e derivados, carne de aves, algodão, bananas e gelatina e colágeno.

Expectativa

A expectativa é de que o governo egípcio aprove em breve novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para exportação de carne bovina. Também será discutida a abertura de uma rota aérea entre os dois países, ligando São Paulo ao Cairo.

Túneis de Gaza

Líder terrorista foge com a família por rede subterrânea

imagem noticia

Yahya Sinwar, líder do grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, foi identificado como o responsável pelo planejamento e execução do ataque a Israel em 7 de outubro, resultando em 1.200 mortes, 3 mil feridos e 239 reféns. As Forças de Defesa de Israel divulgaram um vídeo mostrando Sinwar e sua família em um túnel em 10 de outubro. Identificado por suas orelhas protuberantes, ele parecia saudável, carregava uma pasta e usava chinelos.

Informações valiosas

O vídeo revelou que as FDI obtiveram informações valiosas dos túneis do Hamas, incluindo condições confortáveis em que Sinwar vivia com outro líder do grupo. As FDI planejam operações com base nessas informações, incluindo resgates de reféns.

Escondido debaixo da terra

Sinwar, antecipando uma reação israelense, desceu para os túneis no início da guerra, protegendo sua família, mas sem demonstrar a preocupação típica dos demais palestinos. Com a chegada das forças israelenses a Khan Younis, Yahya Sinwar possivelmente utilizou a extensa rede de túneis, com mais de 500 quilômetros de extensão (cinco vezes maior que o metrô de São Paulo), para se deslocar até a cidade de Rafah, na fronteira com o Egito.

Presídio de segurança máxima

Ministério da Justiça diz que obra de reforma favoreceu fuga de dois presos

imagem noticia

A penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, está em reforma, e a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen) desconfia que as obras podem ter favorecido a fuga de dois presos: Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos.

Primeira fuga registrada

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima em cinco estados (Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Distrito Federal e Rio Grande do Norte).

Há menos de um ano no presídio

Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como "Tatu" ou "Deisinho". Ambos são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023.

Criminosos violentos

Os dois homens são ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar - preso na mesma unidade - e foram transferidos para o presídio federal de Mossoró após se envolverem em uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco. A rebelião resultou na morte de cinco detentos, três deles decapitados.

Segurança Máxima desde 2009

O presídio de segurança máxima de Mossoró foi inaugurado em 2009 e tem capacidade para 208 presos. A unidade recebeu os primeiros detentos em fevereiro de 2010 —eram 20, transferidos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte.

imagem noticia unica

EU GOSTO DE SER MULHER

Sarita Tabatchnik
Autor

Machos Alfa

Uma dica para homens Os homens mais ousados, libertinos, inteligentes e machos que andam em falta no mercado, os famosos "Machos Alfa", são sempre os preferidos da maioria das mulheres, ou seja, daquelas que se definem como mulheres, sem qualquer hesitação. Que gostam de realmente se sentir mulheres, nos braços de um verdadeiro Macho Alfa.

Um homem de verdade

imagem coluna

Falando de mim porque não posso mais falar por outras, um homem de verdade, assume seu controle e domínio sobre sua família, sem realmente se tornar um "machista", apenas sendo um homem forte protetor e seguro. Toda mulher, adora isto. Um homem que protege, que ama e faz sua mulher se sentir protegida, mimada, valorizada, em sua carreira e no seu relacionamento. Este homem, que muitos pensam ser um idiota, é na verdade um exemplo de masculinidade nada tóxica, um charme na arte da paquera, hoje estão querendo chamar de assédio sexual.

Sem mimimi

imagem coluna

A sociedade atual deseja feminilizar os homens, criando a geração de garotos MIMIMI. São uns "seres" idiotizados, chorões e cheios de frescuras. Pois bem queridos meninos, não entrem nesta canoa furada, mantenham seu porte de homem e sua testosterona em alta, porque mulheres gostam de homens fortes, viris, ousados, inteligentes, elegantes e cuidados.

Masculinidade tóxica

A masculinidade não é tóxica, como dizem as mulheres feministas atuais, que desvirtuaram os objetivos iniciais deste movimento que eram bem outros. Em nenhum momento peço desculpas a este grupinho recalcado e complexado, ao contrário, eu gosto ser mulher o tempo todo, como muitas mulheres de verdade, que choram e riem, PORÉM, sempre de BATOM e em cima do Salto Alto.

A Autora

*Sarita Tabatchnik é artista plástica, ceramista e cronista do dia-a-dia feminino Ela é pernambucana e vive em Israel https://www.instagram.com/saritatabatchnick/


Contato

facebook instagram
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site.
Ao utilizar nosso site e suas ferramentas, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Jornal O Poder - Política de Privacidade

Esta política estabelece como ocorre o tratamento dos dados pessoais dos visitantes dos sites dos projetos gerenciados pela Jornal O Poder.

As informações coletadas de usuários ao preencher formulários inclusos neste site serão utilizadas apenas para fins de comunicação de nossas ações.

O presente site utiliza a tecnologia de cookies, através dos quais não é possível identificar diretamente o usuário. Entretanto, a partir deles é possível saber informações mais generalizadas, como geolocalização, navegador utilizado e se o acesso é por desktop ou mobile, além de identificar outras informações sobre hábitos de navegação.

O usuário tem direito a obter, em relação aos dados tratados pelo nosso site, a qualquer momento, a confirmação do armazenamento desses dados.

O consentimento do usuário titular dos dados será fornecido através do próprio site e seus formulários preenchidos.

De acordo com os termos estabelecidos nesta política, a Jornal O Poder não divulgará dados pessoais.

Com o objetivo de garantir maior proteção das informações pessoais que estão no banco de dados, a Jornal O Poder implementa medidas contra ameaças físicas e técnicas, a fim de proteger todas as informações pessoais para evitar uso e divulgação não autorizados.

fechar